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Os governos do Brasil e da SuÉcia chegaram a um acordo sobre a taxa de juros do financiamento da compra dos 36 caÇas Gripen NG para a FAB (ForÇa AÉrea Brasileira). Com isso, o caminho estÁ aberto para o fechamento do negÓcio. Os detalhes ainda serão divulgados, mas os suecos aceitaram cobrar juros anuais de 2,19% no financiamento oferecido pela SEK (agÊncia de promoÇão de exportaÇÕes do paÍs escandinavo), como o Brasil queria. O negÓcio foi acertado em 2014 por US$ 5,4 bilhÕes (hoje mais de R$ 18 bilhÕes), mas o valor deve cair porque a moeda utilizada É a coroa sueca, que perdeu valor recentemente.

 

O pagamento do financiamento sÓ comeÇa em oito anos e meio, e deve durar 15 anos. Estocolmo queria cobrar 2,54% de juros, valor da taxa em outubro de 2014, quando foi assinada a compra –a escolha do Gripen, fabricado pela Saab, ocorreram em dezembro de 2013 apÓs 12 anos de negociaÇÕes. SÓ que a taxa, ditada aos paÍses integrantes da OrganizaÇão de CooperaÇão e Desenvolvimento EconÔmico, flutua. Agora, estÁ em 2,19%.

 

Segundo a Folha apurou, os suecos abriram mão de cobrar pela diferenÇa entre as taxas, como vinham insistindo desde a segunda­feira (27), quando uma comissão da SEK chegou a BrasÍlia. Esse detalhamento ainda tem de ser dado pelo MinistÉrio da Defesa, que deverÁ divulgar nota; uma compensaÇão poderia ser feita em conjunto pelos dois paÍses, mas inicialmente isso não serÁ preciso. ]

 

SEM RISCO

 

A compra dos caÇas, apesar da crise econÔmica, não esteve sob risco. Para o Planalto, o desgaste internacional seria enorme, jÁ que as tratativas para a aquisiÇão e transferÊncia de tecnologia para o Brasil jÁ estão adiantadas. Pilotos brasileiros treinam com o Gripen na SuÉcia, e a Saab jÁ estÁ trabalhando com Embraer e outras empresas para capacitar a indústria nacional a fornecer peÇas e, no futuro, montar o caÇa no Brasil.

 

O último lote de aeronaves deverÁ sair, em 2024, da fÁbrica da Embraer. Os primeiros caÇas, se o cronograma for mantido, deverão chegar ao Brasil em 2019. Havia a expectativa do aluguel temporÁrio de modelos anteriores do Gripen, para adaptaÇão dos pilotos brasileiros e para melhorar a defesa do espaÇo do Brasil central, hoje nas mãos de antigos caÇas F­5 modernizados. Mas a crise econÔmica praticamente enterrou essa possibilidade, levando o foco para a compra dos aviÕes em si.

 

http://www1.folha.uol.com.br/p...ompra-de-cacas.shtml

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Se esse negocio fosse desfeito, o descrédito do Brasil seria tamanho na comunidade internacional, que o Brasil não conseguiria mais comprar NADA que não fosse na base do pagamento a vista e em espécie, assim como qualquer caloteiro pessoa física no mercado.  Seria a ruína total que zeraria o crédito não apenas do país, mas também de todas as empresas brasileiras e talvez até pessoas individuais.  

 

A gente tem que ficar com o pé atrás com esses petistas, porque aquela máxima criada pelo sapo barbudo:  "nunca antes na história desse país..." ainda pode ter muitos complementos.

 

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Last edited by Felipe C. Miranda

Olha...eu era mais crente na seriedade do Brasil em cumprir suas obrigações...mas com essa corja no governo e com a situação que eles criaram e no ponto em que a deixaram chegar, eu estou como o pessoal acima: So vendo ele voando, na BAAN, para eu ter certeza de que a coisa nao miou...

 

Para começar, existe o que se chama de "precedente"...

Quem vai garantir que, no futuro, o Brasil nao queira novamente, e quantas vezes achar melhor, mudar os termos de um acordo ja firmado e acertado?

Se voce da sua palavra numa coisa e depois diz que "nao era bem assim" uma vez, pode fazer isso quantas forem preciso ou interessante depois...

 

Outra coisa e: Para que adiantou todo o gasto e treinamento dos pilotos que foram para a Suecia, se vao ter que repassar o que tenham aprendido para os novos pilotos num simulador??

 

Alguém já parou para pensar que e extremamente limitado o que se pode aprender/ensinar num simulador??? Que nao existe substituto para o treinamento real num vetor que seja igual ou semelhante?

Se isso nao fosse verdade, os pilotos poderiam ter ficado no Brasil, e se trazido um simulador, que estaria resolvido o problema...

 

Isso sem falar que estaremos deixando a desejar no quesito de segurança do espaço aereo com o espichamento de uma situaçao tampão que nem deveria existir de começo...

 

Traduzindo em miúdos: Salvaram uma merreca boa, que vai acabar no rabo dos políticos ladrões da vez, como tudo nessa nossa republica de bananas...

 

O negocio foi salvo...ate o próximo capítulo da novela...

 

Edilson 

Não acredito que se vá comprar algum avião, e se fosse eu não venderia para alguém nada sério como esse bando de petralhas que desgovernam o País. Eu não confiaria, nem que me pagassem juros extorsivos como os que tem cobrado de todos os bocós que votaram e dos coitados que não votaram neles. Vamos ser defendidos é por teco-teco de aeroclube logo se continuarem no poder. Esperem e verão.

Originally Posted by oswaldo antonelli:

Não acredito que se vá comprar algum avião, e se fosse eu não venderia para alguém nada sério como esse bando de petralhas que desgovernam o País. Eu não confiaria, nem que me pagassem juros extorsivos como os que tem cobrado de todos os bocós que votaram e dos coitados que não votaram neles. Vamos ser defendidos é por teco-teco de aeroclube logo se continuarem no poder. Esperem e verão.

Desculpe, Oswaldo, mas todos aqui sabemos que mesmo que fosse o PSDB ou qq outro partido no comando do país a situação seria a mesma. Ninguém tem interesse real em ver as coisas feitas de forma séria e com resultado concreto. Atualmente, nesse país, não há políticos e administradores com capacidade de enxergar a realidade dos problemas e buscar de forma coerente a solução - ao menos tentar - para eles. E não sou eu que estou dizendo isso por achismo meu, é opinião de pessoas que entendem muito melhor e mais profundamente nossos problemas.

 

Reafirmo - com o risco de parecer defender esse bando de incompetentes em Brasília: eles ou qq outro não estão dando uma bola para segurança e defesa nacional. FHC passou oito anos enrolando e no fim jogou a peteca queimando no colo do Lula, que também se negou a segurar o rojão - o que, de certa forma, nos salvou de certo atraso tecnológico se tivéssemos fechado com algum dos candidatos do FX1.

 

Para finalizar, sou obrigado a fazer coro. De agora em diante, somente quando ver e ouvir os Gripen em Anápolis é que confiarei no programa.

Não é sério mesmo.

E concordo que, fosse qual fosse a sigla do partido que estivesse no poder, a ladainha seria a mesma.

Estamos vivendo uma crise ética e moral da nossa classe política. Quem sobe no poder tá se lascando para o povo, querendo apenas "se arrumar" e aos "amigos" e parentes.

Faço coro aos colegas aqui que 'só acreditam vendo' os Gripens com o cocar da FAB rasgando os céus do Brasil.

Abçs

André

Esses Gripens vão substituir os atuais F-5M? Se sim,esse número vai ser dividido pelos 5 esquadrões que operam os atuais F-5?(sempre lembrando que a idéia era a em cima da retirada dos Mirage 2000)

Esses 36 Gripens virão como primeira leva A.Bell, o propósito inicial (já não se pode mais afirmar nada com segurança no pais da anta...) é substituir todos os F-5 e AMX.  Esses 36 Gripens virão de fora enquanto a Embraer se prepara pra produzir o aviao aqui, dessa forma quando o 36º avião for entregue pela SAAB, a Embraer já terá condições de entregar o 37º.

 

Isso em tese...

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Esses 36 Gripens virão como primeira leva A.Bell, o propósito inicial (já não se pode mais afirmar nada com segurança no pais da anta...) é substituir todos os F-5 e AMX.  Esses 36 Gripens virão de fora enquanto a Embraer se prepara pra produzir o aviao aqui, dessa forma quando o 36º avião for entregue pela SAAB, a Embraer já terá condições de entregar o 37º.

 

Isso em tese...

 Entendi! Então teremos gripens em fartura!!! 

Originally Posted by Destino:
Originally Posted by JeanFabricio:
Originally Posted by Rogerio77:

Só acredito quando aqui chegar o primeiro Gripen da FAB.

2.

. q neste caso não é demais!!!

Só acredito quando TODAS as entregas forem finalizadas...ou seja..as 36 unidades....

E se a Embraer der pra trás?

 

O governo brasileiro teoricamente paga além da arma, a tecnologia a ser transferida para uma empresa privada de capital aberto, correto?

 

Esse mesmo governo não está facilitando em nada o desenvolvimento da Embraer, dando-lhe um calote de meio bilhão. 

 

Será que o conselho através de seu presidente vai deixar a Embraer se meter em uma aventura na qual ela não tem interesse em montar linha de produção para atender somente a FAB, dado o calote, mesmo que recebendo gratuitamente um pacote de tecnologia? A conta fechará?

 

Não sei. Tenho minhas dúvidas.

 

E se a Embraer pular fora, quem assumirá? Uma indústria genuinamente nacional, também de capital aberto com porte pra isso? Existe?

 

Não sei se é impressão minha devido à ojeriza que tenho por tudo que é da esquerda, mas:

 

- Observemos nossa atual situação econômica depois de mais de 12 anos do mesmo partido e ideologia no poder;

 

- Observemos o perfil progressista da Embraer à frente de negócios muitos importantes mundo afora;

 

- Observemos a coerência nas frases e articulações da nossa presidanta;

 

- Vejamos o quanto o mercado interno tem sido importante para a divisão civil da Embraer;

 

- Observemos a suposta sucessão presidencial num eventual caso de impedimento e toda um reestruturação de ideais e cargos comissionados;

 

Isso só pra citar o que acredito não seja passível da censura deste espaço virtual chamado Webkits  

 

Complicado.

Bem...os políticos, num gesto inusitadamente consciente e positivo para a nação (o que chega a ser assustador! ), aprovaram a verba...

 

Senado aprova operação para compra de 36 caças Gripen

05/08/201519h28
 
Brasília - O Senado aprovou nesta q1uarta-feira, 5, a autorização para que o Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica, contrate uma operação externa US$ 4,5 bilhões com a Swedish Export Credit Corporation (AB SEK) para financiar o projeto FX-2. O pedido teve uma tramitação relâmpago no Senado, sendo votado diretamente em plenário e não tendo sido apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

 

A mensagem presidencial com a operação chegou ao Senado nesta quarta. Ele seria apreciado pela CAE, mas como a comissão havia cancelado sua reunião, um acordo de líderes partidários permitiu que a matéria fosse votada em plenário. O texto seguirá para a promulgação, porque a matéria só precisa tramitar no Senado.

 

O presidente da CAE e líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), deu parecer em plenário a favor da operação. Ele explicou que, dos US$ 4,5 bilhões previstos, 95% dos recursos estarão atrelados à coroa sueca (moeda daquele país) e o restante em dólares. Ele disse que a maior presença de recursos em coroas suecas servirá para uma proteção cambial.

 

Delcídio explicou ainda que os juros da operação são "extremamente compatíveis", sendo menores do que os captados pelo Tesouro Nacional. Segundo ele, até 2026, o país vai pagar apenas os juros, de 2,9% ao ano, e, a partir daí, haverá a amortização do montante principal da dívida. "Sem dúvida nenhuma, a capacidade alavancadora desse projeto é extraordinária", disse o líder do governo.

 

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que, embora a oposição sempre tenha sido contrária a iniciativas de se acelerar o processo legislativo, a relevância da matéria é motivo para excepcionalmente votar a matéria no plenário. "Nós, da oposição, consideramos essa questão não de governo, mas de Estado", destacou o tucano.

 

O presidente do DEM no Senado, senador Agripino Maia (RN), afirmou que, apesar do atual momento de crise, a operação decorre de uma reivindicação "justíssima" da Aeronáutica.

Jaguar,

 

O governo (Estado) já pavimentou todo projeto.

A aprovação pelo Senado retifica a decisão do Executivo.

Depois de tantas idas e vindas, o fechamento deste contrato abre um horizonte importante para o país e a Embraer.

Para a Saab, ter um grande país com compra fechada é um baita trampolim no mercado.

Para a Aeronáutica, apenas o fato de ter a possibilidade de uma produto em quantidade e qualidade certo, já demonstra um poder de dissuasão, dentro da política do Ministério da Defesa.

Para a Embraer, este projeto vai aumentar sua capacidade empresarial no mercado de defesa.

 

Sou otimista, para um país em tempos de paz uma arma de última geração, ainda que em pequena quantidade, impõe muito respeito.

 

Abraço,

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