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HONDURAS DISCUTE A COMPRA NO BRASIL DE AVIÕES MILITARES

 

 

Os governos do Brasil e de Honduras estão discutindo um contrato de fornecimento de ao menos quatro aeronaves militares A-29 Super Tucano, mais a revitalizaÇão de nove T-27 Tucano, comprados em 1984, e de um esquadrão completo de cinco caÇas F-5E, supersÔnicos americanos fornecidos nos anos 80.

 

Embraer T-27 Tucano Fuerza Aerea Hondurena - FAH-258 - foto wikimedia N Mejía

 

O negÓcio, segundo o embaixador brasileiro em Tegucigalpa, Zenik Krawctschuk, “depende da anÁlise da linha de crÉdito e da definiÇão quanto ao tipo de financiamento – por bancos privados ou por agentes públicos”.

 

O valor estimado não foi revelado. Especialistas do mercado de produtos de Defesa consideram que sÓ a modernizaÇão dos 14 aviÕes envolvidos deve exigir entre US$ 35 milhÕes e US$ 63 milhÕes, dependendo da configuraÇão pretendida. Os turboÉlices A-29 Super Tucano novos, da Embraer, implicam entendimento comercial em separado.

 

F-5 Fuerza Aerea Hondurena - AirShow San Pedro Sula 2010 - foto Cesar B M - flickr

 

A aviaÇão hondurenha quer a frota renovada para expandir as aÇÕes de controle do espaÇo nas fronteiras contra voos clandestinos do trÁfico de drogas, contrabando de armas, a circulaÇão irregular de pessoas e de mercadorias, componentes eletrÔnicos principalmente. Para validar o programa de policiamento do ar, o presidente Juan Orlando Marques sancionou a Lei de Exclusão AÉrea, equivalente local à Lei do Abate brasileira.

 

A regra determina que aeronaves em atitude hostil ou suspeita de ato ilÍcito – por exemplo, sem plano de voo, não identificada, adotando comportamento evasivo, ou não reagindo à abordagem de interceptadores – serão obrigadas a pousar sob condiÇão controlada. Essa coaÇão, em situaÇão limite, pode chegar ao abate do invasor.

 

O subsecretÁrio de Estado dos EUA para assuntos de SeguranÇa, William Brownfield, revelou preocupaÇão: “ninguÉm quer ver derrubadas aeronaves inocentes”. Os Tucanos, da Embraer, e os F-5E da Northrop, foram fornecidos, hÁ 30 anos, para os hondurenhos, no ambiente da Guerra Fria. A NicarÁgua, apoiada pela União SoviÉtica, ameaÇava invadir o vizinho – que foi, então, equipado pelos EUA. As informaÇÕes são do jornal O Estado de S.Paulo.

 

 

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Originally Posted by Rogerio77:

Será que vale a pena revitalizar os T-27 e não comprar mais unidades de AT-29 ?

 Deve valer. Se não  apenas pelos valores,pela função que o Tucano também atende que é a de treinador avançado,coisa que o AT não é.

Honduras firma acordo com Embraer para reformular Força Aérea

Protocolo foi assinado nesta segunda-feira (7) no país da América Central.
Honduras foi 1º país a importar Tucanos da empresa brasileira em 1984.

 

Da France Presse

 

O governo de Honduras firmou nesta segunda-feira (7) um protocolo com a brasileira Embraer para reparar aviões da Força Aérea (FAH) e melhorar a capacidade de defesa contra o narcotráfico e situações de desastres naturais, informou a presidência.

 

"A assinatura do Protocolo de Intenções entre o governo de Honduras e a Embraer inicia um processo de reforço em áreas vitais para melhorar a segurança, o combate a alguns flagelos e a 'repotencialização' de alguns escudos do país para recuperar a paz e a tranquilidade do povo hondurenho".

Geraldo Gomes, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Embraer, recordou que Honduras foi o primeiro país a importar aviões Tucanos da empresa, em 1984.

Honduras aprovou em 17 de janeiro passado a 'Lei de Proteção do Espaço Aéreo', que prevê o "uso progressivo da força" até a "neutralização" contra "uma aeronave não identificada ou não autorizada" no espaço aéreo do país.

A FAH tem oito bombardeiros A-37 Dragonfly, sete caças F-5, oito Tucanos e sete ou oito helicópteros Bell-412.

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