HONDURAS DISCUTE A COMPRA NO BRASIL DE AVIÕES MILITARES
Os governos do Brasil e de Honduras estão discutindo um contrato de fornecimento de ao menos quatro aeronaves militares A-29 Super Tucano, mais a revitalizaÇão de nove T-27 Tucano, comprados em 1984, e de um esquadrão completo de cinco caÇas F-5E, supersÔnicos americanos fornecidos nos anos 80.
O negÓcio, segundo o embaixador brasileiro em Tegucigalpa, Zenik Krawctschuk, “depende da anÁlise da linha de crÉdito e da definiÇão quanto ao tipo de financiamento – por bancos privados ou por agentes públicos”.
O valor estimado não foi revelado. Especialistas do mercado de produtos de Defesa consideram que sÓ a modernizaÇão dos 14 aviÕes envolvidos deve exigir entre US$ 35 milhÕes e US$ 63 milhÕes, dependendo da configuraÇão pretendida. Os turboÉlices A-29 Super Tucano novos, da Embraer, implicam entendimento comercial em separado.
A aviaÇão hondurenha quer a frota renovada para expandir as aÇÕes de controle do espaÇo nas fronteiras contra voos clandestinos do trÁfico de drogas, contrabando de armas, a circulaÇão irregular de pessoas e de mercadorias, componentes eletrÔnicos principalmente. Para validar o programa de policiamento do ar, o presidente Juan Orlando Marques sancionou a Lei de Exclusão AÉrea, equivalente local à Lei do Abate brasileira.
A regra determina que aeronaves em atitude hostil ou suspeita de ato ilÍcito – por exemplo, sem plano de voo, não identificada, adotando comportamento evasivo, ou não reagindo à abordagem de interceptadores – serão obrigadas a pousar sob condiÇão controlada. Essa coaÇão, em situaÇão limite, pode chegar ao abate do invasor.
O subsecretÁrio de Estado dos EUA para assuntos de SeguranÇa, William Brownfield, revelou preocupaÇão: “ninguÉm quer ver derrubadas aeronaves inocentes”. Os Tucanos, da Embraer, e os F-5E da Northrop, foram fornecidos, hÁ 30 anos, para os hondurenhos, no ambiente da Guerra Fria. A NicarÁgua, apoiada pela União SoviÉtica, ameaÇava invadir o vizinho – que foi, então, equipado pelos EUA. As informaÇÕes são do jornal O Estado de S.Paulo.