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HMS Illustrious É rendido pelo HMS Ocean e retorna a Portsmouth pela última vez

 

HMS Illustrious é rendido pelo HMS Ocean - foto Royal Navy

 

NAVIO, QUE SERVIA COMO PLATAFORMA DE HELICÓPTEROS DA MARINHA REAL BRITâNICA, SERÁ DESATIVADO APÓS 32 ANOS DE SERVIÇO

 

Em 22 de julho, a Marinha Real britânica (Royal Navy) divulgou duas notas que ficarão para a histÓria dos que acompanham o desenvolvimento e operaÇão dos navios-aerÓdromos britânicos. O HMS Illustrious, que jÁ operou jatos Harrier e hoje É utilizado como porta-helicÓpteros, encontrou-se naquele dia com a fragata HMS Lancaster e o HMS Ocean na costa sul das Ilhas Britânicas, quando este último recebeu as tarefas do primeiro, que foi escoltado a Portsmouth pela fragata.

 

A partir de então, o HMS Ocean passou a ser a plataforma de helicÓpteros da Marinha Real, enquanto o HMS Illustrious seguiu para Portsmouth pela última vez, a caminho de sua desativaÇão apÓs 32 anos de serviÇo. O Ocean É atualmente o maior navio de guerra britânico em serviÇo, com 21.500 toneladas e seis pontos para pouso de helicÓpteros, e retorna à ativa apÓs um perÍodo de manutenÇão e modernizaÇão de 15 meses, a um custo de 65 milhÕes de libras. Foram mais de 60 melhorias realizadas em seu convoo, hangar e instalaÇÕes para aeronaves, alÉm de revisão em motores, hÉlices, eixos, lemes e estabilizadores.

 

HMS Illustrious é rendido pelo HMS Ocean - foto 2 Royal Navy

 

Quanto ao Illustrious, este aportou em Portsmouth pela última vez apÓs acumular cerca de 900.000 milhas nÁuticas em operaÇÕes ao redor do mundo em 32 anos, e aguardarÁ sua desativaÇão ainda neste ano. A chegada do navio à base contou com sobrevoo de helicÓpteros Apache, Merlin, Lynx e Sea King, sob os olhares de dúzias de famÍlias que aguardavam os tripulantes do veterano navio.

 

HMS Illustrious volta a Portsmouth pela última vez - foto 2 Royal Navy

 

O Illustrious É o segundo navio da classe Invincible, de trÊs navios-aerÓdromos de 22.000 toneladas, e foi construÍdo pelos estaleiros Swan Hunter no Tyne. Seu lanÇamento pela princesa Margaret deu-se em dezembro de 1978, e os trabalhos para completÁ-lo foram acelerados em 1982 apÓs o inÍcio da guerra das Falklands / Malvinas. A luta terminou antes da chegada do navio à Área do conflito, mas este participou das operaÇÕes que se seguiram na região. A pressa para enviÁ-lo era tanta que sua cerimÔnia de comissionamento foi realizada em rota para as Falklands / Malvinas, em 20 de junho de 1982.

 

HMS Illustrious volta a Portsmouth pela última vez - foto Royal Navy

 

Como outros destaques na carreira, na dÉcada de 1990 o navio ajudou a manter uma zona de exclusão de aÉrea sobre a BÓsnia e o Iraque. Em 2000, liderou um grupo-tarefa cuja missão era restaurar a paz e estabilidade em Serra Leoa, para no ano seguinte atuar por vÁrios meses na guerra contra o terror no Afeganistão, apÓs os ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos.

 

HMS Illustrious volta a Portsmouth pela última vez - foto 3 Royal Navy

 

 

Em 2006, juntamente com o destrÓier HMS Gloucester, o Illustrious ajudou na evacuaÇão de cidadãos britânicos em Beirute e, em 2008, teve destaque em documentÁrio em seis partes do canal 5, que cobriu uma comissão no Mediterrâneo, África, Oriente MÉdio e Sudeste AsiÁtico, numa visita a 20 portos. No ano passado, participou de operaÇÕes de ajuda humanitÁria nas Filipinas, apÓs o tufão Haiyan.

 

HMS Illustrious volta a Portsmouth pela última vez - foto 4 Royal Navy

 

Fonte: Royal Navy

 

 

Last edited by Milan
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Originally Posted by Staffa:

Não seria um investimento ruim para nós, suponho.

 

Aposentava-se o São Paulo e seria possível operar algo um pouco mais novo e possivelmente menos problemático.

 

 

 

 

certamente teriamos um excelente porta-helicópteros mas.....  certamente isto poria fim aos planos de contar com uma aviação de caça embarcada e mesmo operar NAes futuramente.......

Originally Posted by Anderson Salafia:
Originally Posted by Staffa:

Não seria um investimento ruim para nós, suponho.

 

Aposentava-se o São Paulo e seria possível operar algo um pouco mais novo e possivelmente menos problemático.

 

 

 

 

certamente teriamos um excelente porta-helicópteros mas.....  certamente isto poria fim aos planos de contar com uma aviação de caça embarcada e mesmo operar NAes futuramente.......

Com este aí só aviões VTOL, ou versão embarcada do A-29 Tucanão.

Originally Posted by Staffa:

Não seria um investimento ruim para nós, suponho.

 

Aposentava-se o São Paulo e seria possível operar algo um pouco mais novo e possivelmente menos problemático.

 

 

Sim, fazer negócio com ingleses é bem mais vantajoso do que com franchutes.

Originally Posted by Rogerio77:

certamente isto poria fim aos planos de contar com uma aviação de caça embarcada e mesmo operar NAes futuramente.......

Com este aí só aviões VTOL, ou versão embarcada do A-29 Tucanão.

 

Por quê ?

Não foi projetado para esse uso. Para pouso e decolagem convencional de jatos se faz necessário pista em ângulo, para não se correr o risco de, num pouso errado (não enganchar), poder arremeter, e não colidir com aeronaves que estejam à frente, a espera de decolarem, etc., ou de colidirem com a torre num acidente no pouso.

 

Além disso, teriam que retirar o Sky Jump (rampa) e colocar catapulta.

Last edited by FІЯЭFФЖ

Bom, ele é um navio bem mais novo que o A-12 (quase 20 anos), mas só opera com aeronaves V/STOL tipo Harrier II (que está sendo retirado) e F-35 (que ainda não está totalmente operacional). 

 

Se pensarmos em ser um porta-helicópteros, ele ainda é uma boa pedida... 

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