Caros
Bom dia!
Estou precisando de ajuda quanto às cores do Xavante na FAB
AlguÉm tem essa informaÇão correta? JÁ vi um monte de modelos pintados com cores estranhas, e estou comprando as tintas pra iniciar o meu,
Abs!
Sergio
Caros
Bom dia!
Estou precisando de ajuda quanto às cores do Xavante na FAB
AlguÉm tem essa informaÇão correta? JÁ vi um monte de modelos pintados com cores estranhas, e estou comprando as tintas pra iniciar o meu,
Abs!
Sergio
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Que me lembre são as cores do Vietnam, dois tons de verde por cima, mais o marrom(tan) e o cinza por baixo, todas as cores padrão FS(Federal Standard) cujos números não lembro, mais facilmente verificáveis via internet.
E assim como os F5 no início, mais tarde chegou o Gilson fazendo uma releitura, experimentou cinzas fantasmas, camuflages jordanianas e agora este cinza e verde, acredito que se os xavantes tivessem ficado mais tempo teriam ido para estas camuflagem atual.
Tirou daqui ó!
Osni!!
VALEU!!!!
E assim como os F5 no início, mais tarde chegou o Gilson fazendo uma releitura, experimentou cinzas fantasmas, camuflages jordanianas e agora este cinza e verde, acredito que se os xavantes tivessem ficado mais tempo teriam ido para estas camuflagem atual.
E assim como os F5 no início, mais tarde chegou o Gilson fazendo uma releitura, experimentou cinzas fantasmas, camuflages jordanianas e agora este cinza e verde, acredito que se os xavantes tivessem ficado mais tempo teriam ido para estas camuflagem atual.
Quiéisso, minino !
Eu só tenho culpa no desenho do padrão atual do F-5 (a proposta da Embraer era muito ruim) e do provável C-115 "modernizado" (que não chegou a ser utilizado: o avião foi desativado antes).
Obs.: Se eu fosse responsável em desenvolver um padrão de camuflagem atual para as anvs táticas, seria um padrão monocromático em cinza médio (tipo C-17) de baixa reflexibilidade com insígnias e inscrições em cinza escuro ou preto.
Obs.: A camuflagem anterior ("vietnam") atendia aos requisitos de visibilidade (camuflar a anv no T.O.). A atual, cinza e verde, procura atender o padrão anterior e também camuflar a anv sob o uso do NVG (além da economia brutal de tintas e menor tempo para a anv ficar pronta).
No início, um dos verdes do AT-26 não era o 34258 ("Verde Folha"), e sim um tal de "Verde Seco". Só que não acho o FS, aqui.
Depois padronizou tudo como no desenho do FCM.
Obs.: O "cinza" é o verde oliva (34079) desbotado.
Pintura nova:
Tem quase dois tons de cinza, mas Gilson, não leve a sério!
Tem quase dois tons de cinza, mas Gilson, não leve a sério!
Levo, não!
No início, um dos verdes do AT-26 não era o 34528 ("Verde Folha"), e sim um tal de "Verde Seco". Só que não acho o FS, aqui.
Depois padronizou tudo como no desenho do FCM.
No perfil do FCM aparece o verde mais claro como FS 34258, quem "voou" ?
Jet
No início, um dos verdes do AT-26 não era o 34528 ("Verde Folha"), e sim um tal de "Verde Seco". Só que não acho o FS, aqui.
Depois padronizou tudo como no desenho do FCM.
No perfil do FCM aparece o verde mais claro como FS 34258, quem "voou" ?
Jet
Corrigi lá em cima.
Gilson, se não me engano o FS do tal Verde Seco da FAB é 34201.
Abraços, Kina
Gilson, se não me engano o FS do tal Verde Seco da FAB é 34201.
Abraços, Kina
Não, Kina
Joguei esse FS aí no http://www.colorserver.net e achei muito marrom.
Esse verde seco era parecido com o folha, mas um pouco mais claro e acinzentado.
Alguma coisa próximo ao 14223:
http://www.federalstandardcolor.com/
Tipo esse aqui:
Durou pouco. Depois a FAB padronizou tudo.
Olha que site bacana (clicando nos perfis, eles aparecem maiores):
http://perfis7.rssing.com/chan-6122767/all_p2.html
Óia esse, Guacyr:
Existiu algum Xavante pintado coim esse cinza/verde padrão atual ????
Eduardo que eu saiba, não.
Max
Gilson (ou alguém que também possa ajudar), eu sempre tive uma dúvida em relação a camuflagens como essa do Xavante.
O que elas realmente camuflam? Ou seja, são eficazes?
Porque em vôo não vi até hoje uma filmagem ou foto onde o avião não seja visível.
E em solo... fora de algum abrigo, ou seja, "ao relento", funciona mesmo?
(não falo das modernas, falo dessas clássicas, da II WW até pouco depois do Vietnam).
Essa é clássica:
Eduardo que eu saiba, não.
Max
Existiu, não.
Gilson (ou alguém que também possa ajudar), eu sempre tive uma dúvida em relação a camuflagens como essa do Xavante.
O que elas realmente camuflam? Ou seja, são eficazes?
Porque em vôo não vi até hoje uma filmagem ou foto onde o avião não seja visível.
E em solo... fora de algum abrigo, ou seja, "ao relento", funciona mesmo?
(não falo das modernas, falo dessas clássicas, da II WW até pouco depois do Vietnam).
Muito boa essa questão, aí.
Sob determinadas situações, dependendo da distância e do padrão, a camuflagem realmente diminui a possibilidade da equipagem ser detectada visualmente. Praticamente todos os países que colocaram algo bélico no ar, preocuparam-se com isso (desde a I Guerra, excetuando-se os "Circos", claro). E "camuflar" um avião é uma coisa ruim: a tinta pesa, causa arrasto, exige logística,gera custo, indisponibiliza a aeronave, etc. mas é melhor com ela do que sem. Tanto que os EUA (II Guerra) só a abandonaram, quando conseguiram a supremacia aérea (chegaram a camuflar B-29: imagina quantos quilos de tinta! E o arrasto!).
A camuflagem do Xavante, assim como dos aviões da II Guerra, é do tipo "dissolutiva", ou seja, objetivam tornar a aparência da anv bem próxima do "terreno" onde operam, quando vistas por cima, a baixa altura. O padrão varia de acordo com o T.O. e as características de operação. Um avião tático operando a baixa altura tem necessidades diferentes de um interceptador de grande altitude.
Camuflagens dissolutivas (apesar de modernas, possuem o mesmo apelo das desenvolvidas na II Guerra):
Olha que site bacana (clicando nos perfis, eles aparecem maiores):
http://perfis7.rssing.com/chan-6122767/all_p2.html
Óia esse, Guacyr:
Interessante pela variedade, como teve aquele protótipo dele aqui, mas um com os tanques em laranja, é bom para montar vários kits da mesma aeronave, no caso do F5, tem aquele padrão fantasma que devo fazer pro gb, mas aqueles dois tons de cinza, aquela pintura do deserto jordaniano, aqueles iniciais 3 tons, e agora os cinza e verde, e voltando ao xavante ainda tem os Alouetes com pintura de exibição por baixo e camuflados por cima e ainda aquele quase todo verde "Tô lhe manjando" com uma decoração na cauda.
Gilson (ou alguém que também possa ajudar), eu sempre tive uma dúvida em relação a camuflagens como essa do Xavante.
O que elas realmente camuflam? Ou seja, são eficazes?
Porque em vôo não vi até hoje uma filmagem ou foto onde o avião não seja visível.
E em solo... fora de algum abrigo, ou seja, "ao relento", funciona mesmo?
(não falo das modernas, falo dessas clássicas, da II WW até pouco depois do Vietnam).
A idéia da camuflagem é justamente quebrar as linhas da aeronave e faze-la confundir com o ambiente. O padrão SEAD aparentemente é adequado, mas ele não é dificil de se distinguir do terreno ( de mato...selva...o que melhor acharem...). Já o padrão atual de cinza com verde é fruto de um bocado de estudo. E posso dizer que, em voo a baixa altura ela é muito boa. Ja voei em treinamentos com helicopteros de ambas as camuflagens e a camuflagem ciza e verde se mescla muito melhor no terreno que a SEAD. O mesmo vale pro A-29.
A idéia de camuflar no solo não é tão visada, já que as aeronaves sempre ficam sobre terreno limpo e preparado, mesmo as pistas de terra. Com helicoptero é um pouco diferente. A FAB adotou o cinza e verde e o EB adotou o olive drab. Eles tem sua eficácia.
Só a Marinha que quer nada com nada e pinta tudo de cinza com marcações carnavalescas....
Obrigado pelas explicações, amigos.
Minha pergunta é baseada sempre no objeto em movimento. Em fotos até eu segurando umas folhas de samambaia e parreira fico disfarçado.
Olha que site bacana (clicando nos perfis, eles aparecem maiores):
http://perfis7.rssing.com/chan-6122767/all_p2.html
Óia esse, Guacyr:
Mas no site acima mesmo diz que é fictícia esta pintura!
Olha que site bacana (clicando nos perfis, eles aparecem maiores):
http://perfis7.rssing.com/chan-6122767/all_p2.html
Oi, Marcelo!
Eu vi que os desenhos eram seus.
Fantástico como o pessoal leva na mão grande e na maioria das vezes nem faz menção à autoria.
Grande abraço!
(O teu site já está nos favoritos).