Skip to main content

MatÉria por Roberto Caiafa, publicada no site infodefensa.com

 

HelicÓpteros americanos para o Brasil

Boeing e Bell fazem ofertas ao ExÉrcito Brasileiro

29/10/2014

(Infodefensa.com) Roberto Caiafa, São Paulo – Em abril de 2014, a Boeing divulgou uma oferta ao Brasil de um lote de helicÓpteros CH-47 Chinook. Recondicionados e revitalizados, esses aparelhos atuariam como vetores de transporte com grande mobilidade e apelo logÍstico, especialmente no teatro amazÔnico. E a oferta foi em outubro “Tivemos algumas discussÕes iniciais sobre o Chinook com o ExÉrcito Brasileiro”, disse o porta-voz da Boeing Scott Day, quando perguntado sobre uma potencial venda CH-47 para o Brasil. Day se recusou a dar detalhes, mas disse que a potencial venda “não era grande.”. Segundo fontes ouvidas por INFODEFENSA.COM a oferta abrangeria doze cÉlulas da versão CH-47D a preÇos bastante atraentes, com a possibilidade de adiÇão de novos equipamentos e capacidades, caso isso seja especificado pelo ExÉrcito Brasileiro.

O fato novo que surgiu, segundo essas mesmas fontes, É a aparente oferta de lotes de helicÓpteros Bell OH-58D KiowaWarrior empregados operacionalmente no Afeganistão e que estão sendo desmobilizados e postos a venda por valores bem acessÍveis, o que teria despertado o interesse doEB.

 Esses aparelhos, fabricados a partir de meados da dÉcada de 1980, estão sendo substituÍdos noExÉrcito dos Estados Unidos pelo UH-72 Lakota. Com a recente decisão de investir-se mais recursos nos AH-64 Apache usados em missÕes de escolta, mais a necessidade de reduzir gastos causados pela grande diversidade de modelos em serviÇo, fez com que os OH-58 Kiowa Warrior fossem paulatinamente sendo retirados de serviÇo, apesar de um bom número deles terem sido submetidos a uma ampla modernizaÇão, que incluiu a instalaÇão de um novo motor, entre os anos de 2001 e 2011. Os OH-58D que estariam sendo oferecidos estão entre os que passaram por essa modernizaÇão. Trabalhos adicionais nas cÉlulas, desmonte de algumas unidades para obtenÇão de peÇas e componentes para estoque, ou o implemento de novas capacidades nas unidades operativas poderão serem realizados  no Brasil.

 

Link para a matÉria aqui.

Last edited by Sidney
Original Post

Replies sorted oldest to newest

A possibilidade da compra dos CH-47 Chinook é uma ótima noticia, faz muita falta um equipamento com esta configuração no Brasil.

Já os Bell OH-58D são obsoletos e só fazem sentido se comprados em uma boa quantidade a baixo preço, pois sua autonomia, armamento e numero de tripulantes deixam a desejar para a região amazônica, talvez seu emprego nas regiões mais tensa de fronteira sejam mais razoáveis. 

 

Last edited by CASTR0

O Chinook seria uma máquina excelente para o exército. O grande lance desta oferta é que vai sobrar células de CH-47D nas fileiras americanas. Atualmente estã substituindo sua frota por CH-47F. Diferente da transição doS CH-47A/B/C aonde as células eram reaproveitadas e eram trocados rotores, motores e transmissão e alguns aviônicos, os CH-47F tiveram a estrutura reprojetada e com grande emprego de material composto. Assim não é possível reaproveitar completamente as aeronaves antigas conforme era feito anteriormente. deste modo sobram várias unidades para serem vendidas a preço de banana por FMS. 

 

Vai ser uma aquisição muito boa no sentido de capacidades, no entanto, serão máquinas no fim de sua vida útil.

Os Chinooks cairiam como uma luva nas necessidades do EB, não só na Amazônia como também em todo o Brasil. 

 

Já os Kiowas, só se viessem com valores muuuuito baixo para compensar (principalmente se os americanos vetarem os instrumentos eletrônicos). Não nos esqueçamos que, dentro da medida do possível, os Esquilos fazem função bem próxima...

Eu acho que o Brasil não deveria diversificar sua frota...

O EUA estão tirando do ar o Warrior exatamente para padronizar com os novos Lakota.

Os "esquilos" dão conta do recado...sem contar que a manutenção de um Esquilo é feita m casa...

 

Quanto aos Chinook, são bons transportadores, que é o que se precisa... quanto sua manutenção, acredito que fica bem mais em conta do que um Mi-35...

 

Originally Posted by GDA:

CH-47 Chinook na Amazônia seria muito bem vindo,mas a manutenção $ desta máquina, acho que não dá para o Brasil

Dá pra Argentina e não dá para o Brasil?   E se a FAB está transformando os F-5 em "highlanders" o EB também vai conseguir estender a vida útil deles, acho que bem mais fácil que no caso dos caças.   Equipamento russo é dor de cabeça, os MI-35 dão a prova disso.

Originally Posted by Felipe C. Miranda:
Originally Posted by GDA:

CH-47 Chinook na Amazônia seria muito bem vindo,mas a manutenção $ desta máquina, acho que não dá para o Brasil

Dá pra Argentina e não dá para o Brasil?   E se a FAB está transformando os F-5 em "highlanders" o EB também vai conseguir estender a vida útil deles, acho que bem mais fácil que no caso dos caças.   Equipamento russo é dor de cabeça, os MI-35 dão a prova disso.

F5 highlander.......esse termo é novo para os bicudos..

Originally Posted by Ric Ardo:

Foram apenas 3 Chinooks para a Argentina, o H-91, H-92 e H-93, desde os anos 90 estão no chão pegando poeira... 

 

 Salvo engano,dois foram perdidos na Guerra das Malvinas,e esse foi encostado por falta de peças.Ele deve de fato ser retirado,pois a Argentina trouxe dois Mi-17 para a tarefa que esse executava.

Originally Posted by Destino:

       

Caso este venda venha a se concretizar, os Chinook ficarão apenas na Amazônia operando em conjunto com os Blackhawk??

 

 



       


Isso depende das cabeças pensantes do Exército. Ele seria fundamental para o emprego com as Brigadas Aeromóveis e para o ressuprimento aéreo. Então supre muito bem a função dos Cougar em qualquer lugar do TO.
Originally Posted by Ric Ardo:

Foram apenas 3 Chinooks para a Argentina, o H-91, H-92 e H-93, desde os anos 90 estão no chão pegando poeira... 

 

E esse é um que eu ainda vou montar !  Acho muito legal essa versão !

 

O outro vai ser do EB

 

Abs,

 

Rafael

Originally Posted by Rafael:
Originally Posted by Destino:

       

Caso este venda venha a se concretizar, os Chinook ficarão apenas na Amazônia operando em conjunto com os Blackhawk??

 

 



       


Isso depende das cabeças pensantes do Exército. Ele seria fundamental para o emprego com as Brigadas Aeromóveis e para o ressuprimento aéreo. Então supre muito bem a função dos Cougar em qualquer lugar do TO.

Infelizmente algumas cabeças pensantes acham "bonitinho" o painel cheio de "reloginhos" e "televisãosinha"  e, cíclico e coletivo, não passa de um período e treino de futebol, infelizmente esses é que decidem o que é melhor.

Já vi esse filme um pouco diferente há alguns anos com os S-70, inclusive um grande amigo de turma que voou essas máquinas falou "que chutaríamos esse cachorro quase morto por muito tempo", ainda está vivo mas a conta do "veterinário" está altíssima.

É uma oferta mas não é uma procura, espero que a comissão de avaliação (se formada) não perca o solo de vista e que tenha cuidado com o vento de cauda

 

Meus dois centavos.

 

Magalhães

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×