Chegou hoje no Brasil o primeiro VBC OAP 155mm M109 A5+ BR, do lote de 32 modernizados pela BAE Systems, para o EB.
A chegada desse único veículo foi em função do mesmo ser apresentado na exposição na LAAD Defence & Security 2017.
Fotos: CoLog.
Chegou hoje no Brasil o primeiro VBC OAP 155mm M109 A5+ BR, do lote de 32 modernizados pela BAE Systems, para o EB.
A chegada desse único veículo foi em função do mesmo ser apresentado na exposição na LAAD Defence & Security 2017.
Fotos: CoLog.
Replies sorted oldest to newest
Originalmente era 105mm?
Não. Eles já eram 155mm. Os 105 mm, são os M108, que estão sendo aposentados. Tem um deles (M108) que está sendo convertido em transporte de munição.
Externamente não vi diferença do que o EB já utilizava, só o barril do extrator de alma parece diferente.
M108...micharia de canhão comparado ao 109...
CLEDSONSALES posted:Externamente não vi diferença do que o EB já utilizava, só o barril do extrator de alma parece diferente.
as lagartas é que parecem ser aquelas totalmente de borracha, que anteriormente provaram num M113.
Valls
CLEDSONSALES posted:Externamente não vi diferença do que o EB já utilizava, só o barril do extrator de alma parece diferente.
Cledson, a versão A5 usa o mesmo obuseiro do A6 Paladin. Além disso esse A5+ recebido não possui a "cinta" na parte superior do casco junto à torre como os A3, além de não ter os "caroços" na blindagem frontal.
Isso porque esses A5 foram produzidos apartir de M109A2 "midle" ou "late" e os nossos veteranos A3 foram modernizados com base nos A1.
Imagino que não, elas são as mesmas e apenas com as sapatas de borracha, elas só estão pintadas na cor preta.
A esteira do M113 de borracha é diferente, inclusive a roda tratora.
Sim, a arma principal é a mesma do Paladin, mas veja que o tubo parece ser semelhante da versão A3 nessa foto.
Eu imaginava que ao menos o descanso para o tubo fosse igual ao do Paladin, mas é o mesmo da versão A3.
Seria bom conseguir imagens da parte superior do casco para confirmar o detalhe da cinta.
Valls posted:as lagartas é que parecem ser aquelas totalmente de borracha, que anteriormente provaram num M113.
Valls
Interessante é que de um lado temos lagartas novas e do outro lado as velhas T136 já bem gastas.
Veja a diferença do braço de descanso para a arma principal.
Essa é a versão do M109A6 Paladin
Essa foi a versão proposta para o EB
Essa é a Versão A5 do Exercito Americano
Essa é a que chegou
CLEDSONSALES posted:Veja a diferença do braço de descanso para a arma principal.
Essa é a versão do M109A6 Paladin
Esse da foto é o M109A7 Paladin PIN, não o A6
Sim, depois que verifiquei o equivoco eu corrigi a imagem.
CLEDSONSALES posted:Veja a diferença do braço de descanso para a arma principal.
Esse é o A6 Paladin, note a torre totalmente nova.
Agora, que diabos fizeram com esse A5+ BR, eu esperava mais mudanças. Acho que pegaram um A5 encostado que ainda não havia sido desmontado para a modernização, pintaram e mandaram pra cá. Ou então é um dos que vai ser canibalizado.
Se bem que quando chegou o outro A5, que veio juntos dos M113, M577 e M88A1, ele tava bem cru também. Acho que vai ser canibalizado mesmo...
Sim, eu percebi, a unica diferença que constatei foram os grampos que não estão na parte inferior fronta do casco, pois de resto, parece o mesmo carro com a mesma arma principal.
Já está confirmado que essa não é a versão modernizada, mas um dos equipamentos que o EB recebeu do lote de algumas viaturas doadas pelos Americanos.
O Paulo Bastos respondeu o seguinte à minha pergunta sobre as lagartas:
"Nesse exemplar, sim."
e sobre o veiculo das fotos:
"BAE Systems acabou de confirmar para o jornalista Roberto Caiafa, que esse NÃO é o M109A5+BR, apenas um M109A5 do contrato, os modernizados chegam realmente só em 2018, como relatou o Brian Lawton."
e a informação do Brian:
"This is actually a non-upgraded A5. We will use it at LAAD to show what can be done to take this A5 to the A5+. The upgraded vehicles will not arrive until 2019."
(isso pode ser comprovado no site de Veiculos MIlitares do Brasil no face)
Valls
PS: Brian Lawton is from BAE Systems. He is one of the responsibles for M113BR project
" barril do extrator de alma" seria aquela parte mais gordinha que tem no meio do cano?
Pra que serve????
Brumbar posted:" barril do extrator de alma" seria aquela parte mais gordinha que tem no meio do cano?
Pra que serve????
o termo oficial é extrator de fumo (fume extractor ou bore avacuator). Esse "barrilzinho" é uma câmara em volta de furos calibrados no tubo, e tem a finalidade de armazenar os gases da queima do propelente no tempo em que ele passa pelos furos e ainda não saiu do tubo.
depois, esses gases armazenados são "puxados" para fora do tubo pelo efeito da sucção.
In use, when a shot is fired, owing to the pressure difference between the bore and the reservoir, the main and auxiliary reservoirs are charged or pressurised by fumes passing through the two sets of ports from the bore into the main and auxiliary reservoirs. The main reservoir is thus pressurised via the said first set of ports, as well as from the auxiliary reservoir via the set of check valves.
When the projectile leaves the barrel, there is a pressure drop in the bore, so the set of check valves closes and the pressure in the main reservoir is released by blowing the fumes back into the bore via the first set of ports in the direction of the muzzle brake, thus to extract the fumes from the bore."
Isso é para evitar que, ao ser aberta a culatra, após um disparo, os gases encham a torre. Pelo contrário, esse efeito faz com que os gases tendam a sair pelo tubo.
Valls
Show de bola essa explicação!
Ah tá! Obrigado pela explicação, Valls!
Muito bom este tópico, rico em detalhes sobre um blindado utilizado pelo Brasil. Tem kit para fazer esta versão A5?
Sidney posted:Muito bom este tópico, rico em detalhes sobre um blindado utilizado pelo Brasil. Tem kit para fazer esta versão A5?
Tem kit não... E vamos ter que esperar para ver como ele vai ficar mesmo para poder indicar as modificações. De cara, o M109A2 da AFV com o tubo do M109A6 e algumas modificações deve resolver a questão.
Também estou imaginando isso, só vai precisar incluir o tubo para o M109A6 e o descanso para o tubo.