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OlÁ pessoal,

Pretendo montar o kit Italeri 1/48 do Xavante e gostaria de montÁ-lo com os flaps baixados.

Tenho  aquela serrinha para cortar a superfÍcie do flap na asa.

 

Quem jÁ baixou flap de kit..qual tÉcnica utilizou para fixar na asa o flap  na posiÇão baixado?

 

 

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GDA, vc pode usar a serrinha ou uma agulha de costura, que dá um acabamento mais fino pois a ponta faz um rasgo mais suave,se o kit for baixo relevo vc usa a própria linha, se for alto usa a linha de alto relevo como gabarito e se vc sentir necessidade de mais apoio, usa uma régua de aço ou uma lâmina Olfa que dá o mesmo efeito  .

Quanto ao angulo, eu uso um transferidor para fazer o angulo correto (risco um plano 0º e faço outro com o angulo pretendido, coloco ao lado do rasgo do flap e defino o angulo que eu quero), isso quando temos a informação de angulo correto ( Flap 10, 15, 30, 45..... ).

 

Espero ter ajudado.

 

Last edited by Flávio T-6-Tiger 26

Um dos meninos lá do Ceará (não me lembro qual dos dois), montou um Xavante na 1/72 e baixou os flaps, usando uma linha de soltar pipa. Ele colocou a peça bem fixa, para não se mover e foi passando a linha em movimentos de serra. Foi usada essa técnica, para não perder material plástico, em excesso.

Originally Posted by Elmo:

Um dos meninos lá do Ceará (não me lembro qual dos dois), montou um Xavante na 1/72 e baixou os flaps, usando uma linha de soltar pipa. Ele colocou a peça bem fixa, para não se mover e foi passando a linha em movimentos de serra. Foi usada essa técnica, para não perder material plástico, em excesso.

 

 

Linha cortante é proibido...(eheheeh)

 

Realmente, deve ficar bem lisinho...mas deve ser demorado...

Eu uso o riscador de linhas da Trumpeter. Basta riscar dos dois lados, bem fundo. Aí complete o corte das laterais com um estilete. Então é só quebrar a peça. Depois faça o acabamento cônico no flap e convexo na asa.

Em alguns casos eu colo no flap um perfil meia cana no bordo interno. aí é só lixar.

Claro que isso para flaps normais.

 

Em Flaps Fowler, como o do tornado ou do F18 dá mais trabalho, porque tem que criar a parte que fica dentro da asa, já que ao abaixar o flap ele vai pra tras e pra baixo, mostrando um pedaço que fica escondido e que não tem no kit.

 

[].

Originally Posted by Eduardo Boldo:
Originally Posted by Elmo:

Um dos meninos lá do Ceará (não me lembro qual dos dois), montou um Xavante na 1/72 e baixou os flaps, usando uma linha de soltar pipa. Ele colocou a peça bem fixa, para não se mover e foi passando a linha em movimentos de serra. Foi usada essa técnica, para não perder material plástico, em excesso.

 

 

Linha cortante é proibido...(eheheeh)

 

Realmente, deve ficar bem lisinho...mas deve ser demorado...

Mas, pelo que entendi, ele usa a linha pura, sem o famigerado serol.

Last edited by Elmo

É isso mesmo Elmo, o Carlos Alberto fez na 1/72 e eu fiz na 1/48:

Utilizamos linha de costura comum. Claro que ela quebra algumas vezes, mas é só pegar outro pedaço e continuar. A perda de material é da espessura do próprio baixo relevo do kit, ou seja, zero.

Em casos como os profundores do xavante, acho que é a única técnica que permite contar o contorno dos "dentes" sem perdê-los.

Aí é só fazer o enxerto com plasticard e moldar a parte abaloada que entra na asa/profundor.

 

abrs

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