é muito facil resolver a "manutencao"
colocar um solenoide naturalmente aberto na saida do dreno :-) quando desliga o compressor ele abre sozinho, ai colocar a saida numa garrafa pet com filtro pra nao espirrar. ou em vez do solenoite colocar uma torneira e aí é só abrir ela qdo desliga o compressor que a umidade e sujeira sai toda pra garrafa pet. Pra isso tem que tirar a valvula de seguranca de lá e com um tee e colocar ela la em cima com o pressostato ou se der liugar ela direto no pressostato. Infelizmente o microjet e o manzara tem o erro de colocar a valvula de seguranca no dreno do reservatorio pra economizar 10,00. isso nao é certo porque as impurezas podem danificar a valvula e alem disso faz a sujeira de espirrar pra todo lado, so por causa dessa sujeira que eu tinha preguiça de drenar.
eu ja tinha feito com o dreno automatico, agora estou remontando meu ex manzara que furou o reservatorio e resolvi refazer com outro reservatorio, comprei um reservatorio novo e apropriado de 6 litros.
e para facilitar ainda mais onteontem eu furei embaixo do compressor e soldei uma luva 1/4, agora nao preciso virar o compressor nem fazer malabarismos pra trocar o oleo, so abrir o dreno do oleo e esperar drenar ja testei, nao esta vazando e o motor esta OK. So tem que tomar cuidado na hora de soldar pra colocar ponto de solda rapido pra nao pegar fogo
Ah, um erro MUITO comum é usar oleo capela ou de refrigeracao que serve num circuito fechado que so tem o gas com zero umidade, quando usamos esses compressor num circuito aberto, tem que trocar e passar a usar oleo de compressor normal e fazer troca regular tipo a cada 6 meses... segue a explicacao:
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Polyolester oil
In the first few years of having this setup, I was in the habit of pouring out and replacing this oil occasionally, but now I’ve had enough of it. I strongly recommend replacing this oil with regular compressor oil.
The reason is that POE oil is hydroscopic (meaning it absorbs moisture). This its self isn’t necessarily a problem, however when this combination is heated, which happens inside the piston chamber – a chemical reaction creates a strong acid.
That acid is pumped out of the compressor and in my case has ended up in (and at the same time destroyed) the oil trap. We can clearly see it’s had quite a go at the steel pipework.
You don’t have to replace it, but if you leave it there, you’ve got a toxic soup brewing in the bottom of your compressor, as it sucks moisture from the air over time, which isn’t likely to do it much good long term.
This isn’t a problem in a refrigeration application because the system is sealed off from the outside world, and there’s no chances of any moisture getting in.
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