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Galera, eu vi um desses no ML e aqui na wk. Eles são silenciosos, mais são bons? Os com motor de geladeira são duráveis e silenciosos mais são mais caros. Vale a pena comprar um desses wimpel com balão (reservatório ) que funcionam sem óleo? Não conheço a durabilidade deles.

Last edited by steve
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Steve, o compressor de ar com motor de geladeira é mais caro em relação a este Wimpel que vc coloca em discussão. O Wimpel tem seu valor, assim como o simples inalador.
O caro é bastante relativo.
Cada compressor tem seu preço em função de muito detalhes.
Compare sua necessidade, potência do motor, capacidade do reservatório, silêncio, conforto ao utilizar, segurança e assistência de quem o fabrica...
Muitos usuários adquirem tais e quais compressores sem levar em conta a sua utilização e dentro de pouco tempo passam a ter problema.
Cada ferramenta deve ser utilizada de acordo com a finalidade a que se propõe. quando vc foge disto, é fatal que vc tenha problemas e procure um culpado.
Avalie seu bolso, também!
Abraços e boa sorte na escolha.

P.s.: Me desculpe... respondendo à sua pergunta... sim, compressor com reservatório é sempre melhor.

Vinicius Roland

Last edited by Roland

Roland, estou com interesse em comprar um compressor deste com motor de geladeira, tenho um ferrari de reservatório de 6 litros, mas poderia eu só trocar o motor do ferrari por um deste de geladeira, seria viável na sua opinião, ou melhor comprar já pronto?

Abs.

Roland , obrigado pelo retorno. Na verdade, esses compressores sem oleo, tem muitas peças de plástico internas e tenho receio que não dure muito, pois monto muitos kits por ano. Como não conheço eles, posso estar falando besteira. 

RUBENS COSTA posted:

Roland, estou com interesse em comprar um compressor deste com motor de geladeira, tenho um ferrari de reservatório de 6 litros, mas poderia eu só trocar o motor do ferrari por um deste de geladeira, seria viável na sua opinião, ou melhor comprar já pronto?

Abs.

Rubens.

Sim, é possivel a adaptação. Digo isto pois ja fiz algumas e, na maioria, para plastimodelistas.

Se vc possui um reservatório de 6 litros seria perfeito usar um motor 1/3 de hp de potência!

Abração!!

Vinicius Roland

steve posted:

Roland , obrigado pelo retorno. Na verdade, esses compressores sem oleo, tem muitas peças de plástico internas e tenho receio que não dure muito, pois monto muitos kits por ano. Como não conheço eles, posso estar falando besteira. 

Steve

O que achei estranho é o pistão do Wimpel e assemelhados trabalharem literalmente a seco!!

Abração

Vinicius Roland

silencioso e bons sao.... 

eu comprei um fengda AS-186 na WK mas estragou 3 vezes porque segundo o distribuidor alteraram o projeto trocando um parafuso que segura a rosca do eixo por adesivo, e quando esquentava, se soltava e babau, devolvi e comprei um com motor de geladeira e esqueci o assunto compressor.

voce esta falando do fengda ou do sagyma, nao tem winpel de reservatorio, eu estava passeando no paraguay e vi um com o motor igualzinho do winpel mas com reservatorio  300 reais, logico que comprei porque no fundo gostei do cpompressor e principalmente da praticidade de ser pequeno e leve... dei de presente para meu irmao, voltei la uns meses depois e o cara me vendeu mais um por 250 reais...

esta ali do lado do de geladeira de backup caso de problema no principal... 

se nao estragar eu acho que é melhor que o de geladeira por atender muito bem para o hobby, nao fazer barulho e ser pequeno e portatil. E por trabalhar a seco nao precisa manutencao, o de geladeira tem que ficar de olho no óleo, e completar ou trocar, é operacao simples mas que da trabalho e tem que achar o oleo capela que tem varios (SAE 20, 32, 48, 68)... muito rolo hehe

da um trabalhao virar o compressor e deixar virado um trambolho de 15 kg ate escorrer todo o oleo, e isto demora um tempao.

Se me permite, me adianto em colaborar com alguma resposta ao Rubens.

1 - O motor de geladeira trabalha em um circuito fechado quando em uma geladeira, não havendo perda de óleo.

2 - No compressor de ar, o motor trabalha em um circuito aberto. Quando o motor esta em estado de desgaste médio, pode estar com os aneis levemente gastos e propiciando a expulsão de óleo, captado na câmara de compressão para o reservatório de ar. Ocorrendo a perda de óleo.

3 - Alguns plastimodelistas adeptos do compressor à base de motor alternativo (de geladeira) ja criaram o hábito da manutenção no que diz respeito à verificação e troca de óleo, fazendo a dita troca semestralmente ou anualmente, dependendo do ritmo de uso do compressor.

4 - Quando se usa o compressor além da conta, sem descanso, há que se pensar em certos detalhes:
- aquecimento do motor com a consequente vaporização do óleo para o interior do reservatório.
- movimentação excessiva do motor ocasionando a entrada de óleo no ponto de captação de ar que direciona (o ar) para a câmara de compressão, consequentemente o óleo será levado ao reservatório.
Tudo isso ocasiona a perda de óleo.

Não recomendo completar nível do óleo. Acredito que a troca seja a melhor opção pois, ao retirar o óleo vc não só fica sabendo quanto perdeu de óleo, mas também, vê o "estado" do óleo, levemente queimado ou limpo e transparente. Desta forma vc pode avaliar o desempenho do compressor tendo em vista o seu próprio ritmo de uso e não o ritmo de uso de outras pessoas.

anghinoni posted:

...da um trabalhao virar o compressor e deixar virado um trambolho de 15 kg ate escorrer todo o oleo, e isto demora um tempao.

Dá não, Anghinoni!


Retire o motor do seu "berço", ligue o motor, deixando aquecer um pouco.
Abra as duas entradas de ar e verta o óleo por uma delas. Com o motor levemente aquecido o óleo sai rapidin!

Em minhas montagens tudo é feito para facilitar a manutenção ou troca de algum item.

 

RUBENS COSTA posted:

Amghinoni, um motor de geladeira trabalha em uma geladeira por anos e não se faz nada disso. Fiquei curioso o por que tem que ter esse trabalho.

porque a geladeira o circuito é fechado e o compressor é aberto, cospe oleo junto com o ar para o reservatorio e ai acaba o oleo ...

 

Roland posted:

Se me permite, me adianto em colaborar com alguma resposta ao Rubens.

1 - O motor de geladeira trabalha em um circuito fechado quando em uma geladeira, não havendo perda de óleo.

2 - No compressor de ar, o motor trabalha em um circuito aberto. Quando o motor esta em estado de desgaste médio, pode estar com os aneis levemente gastos e propiciando a expulsão de óleo, captado na câmara de compressão para o reservatório de ar. Ocorrendo a perda de óleo.

3 - Alguns plastimodelistas adeptos do compressor à base de motor alternativo (de geladeira) ja criaram o hábito da manutenção no que diz respeito à verificação e troca de óleo, fazendo a dita troca semestralmente ou anualmente, dependendo do ritmo de uso do compressor.

4 - Quando se usa o compressor além da conta, sem descanso, há que se pensar em certos detalhes:
- aquecimento do motor com a consequente vaporização do óleo para o interior do reservatório.
- movimentação excessiva do motor ocasionando a entrada de óleo no ponto de captação de ar que direciona (o ar) para a câmara de compressão, consequentemente o óleo será levado ao reservatório.
Tudo isso ocasiona a perda de óleo.

Não recomendo completar nível do óleo. Acredito que a troca seja a melhor opção pois, ao retirar o óleo vc não só fica sabendo quanto perdeu de óleo, mas também, vê o "estado" do óleo, levemente queimado ou limpo e transparente. Desta forma vc pode avaliar o desempenho do compressor tendo em vista o seu próprio ritmo de uso e não o ritmo de uso de outras pessoas.

esta tudo explicado aí :-)

 

 

 

 

Roland posted:
anghinoni posted:

...da um trabalhao virar o compressor e deixar virado um trambolho de 15 kg ate escorrer todo o oleo, e isto demora um tempao.

Dá não, Anghinoni!


Retire o motor do seu "berço", ligue o motor, deixando aquecer um pouco.
Abra as duas entradas de ar e verta o óleo por uma delas. Com o motor levemente aquecido o óleo sai rapidin!

Em minhas montagens tudo é feito para facilitar a manutenção ou troca de algum item.

 

é esta manutencao que acho ser simples, mas da trabalho

o que falta no meu compressor e nos outros acho é um indicador de nivel de oleo... ai sim ia ficar batata, so ficar completando 

da tanta preguica fazer toda a sangria so pra ver o quanto tem que o pessoal deixa pra la no fim fica anos sem fazer nada ate fundir o compressor hehe 

 

Pelo visto é como diversos aparelhos, tem que haver uma manutenção.

Devo optar por um compressor com o motor de geladeira, agora é a pesquisa de valores, mas deverá ser assim pois incomodara menos aqui em casa, inclusive a mim que não gosto destes barulhos de motor.

Valeu gente!

steve posted:

Galera, eu vi um desses no ML e aqui na wk. Eles são silenciosos, mais são bons? Os com motor de geladeira são duráveis e silenciosos mais são mais caros. Vale a pena comprar um desses wimpel com balão (reservatório ) que funcionam sem óleo? Não conheço a durabilidade deles.

É bom sim. Desde que você cuide bem dele. Ele é mais barulhento que o compressor com motor de geladeira. A diferença é onde você vai instalar. Como eu uso em uma pequena peça ao lado do meu quarto, faz bastante diferença.

Bem cuidado (manutenção) e manuseado vai lhe durar um bom tempo.

Um novo deve custar na faixa de 550,00 Reais e um com motor de geladeira uns 800,00 Reais (talvez eu esteja desatualizado sobre os valores), e eu acho o com motor de geladeira melhor (tenho os dois). Obviamente trata-se de minha opinião.

Abs;

 

 

Galera, obrigado pelas informações. Pelos preços pedidos pelos modelos a seco, acho que vale mais a pena o de geladeira, na minha opinião.

Levantaram a bola sobre o modelo com motor de geladeira poder jogar óleo no reservatório e poder entrar pela mangueira de ar e contaminar a tinta na hora da pintura. Existe meio de evitar isso?

Last edited by steve

A tendência, estando a temperatura do motor (de geladeira) num nivel ideal, é a de o óleo ir ao fundo do reservatório, não indo diretamente ao filtro regulador.
Em caso de super aquecimento deste motor existe a possibilidade de o óleo aquecido estar em estado vaporizado ir ao filtro regulador.
Em condições normais de temperatura e pressão (CNTP) o óleo não atrapalha a pintura.
Meios de evitar isto?? Sim.

Steve, há filtros de agua e de óleo que podem fazer todo o trabalho de eliminar estas impurezas da mangueira de pintura, creio que a melhor ideia seria colocar o filtro de óleo na saída para a mangueira e o de agua já próximo ao aerógrafo, assim evita agua condensada na mangueira quando se utiliza bastante.

Roland posted:

A tendência, estando a temperatura do motor (de geladeira) num nivel ideal, é a de o óleo ir ao fundo do reservatório, não indo diretamente ao filtro regulador.
Em caso de super aquecimento deste motor existe a possibilidade de o óleo aquecido estar em estado vaporizado ir ao filtro regulador.
Em condições normais de temperatura e pressão (CNTP) o óleo não atrapalha a pintura.
Meios de evitar isto?? Sim.

Isso tambem tem a ver com qual oleo esta no compressor, eu tenho dois aqui SAE 68 mineral e SAE 32 Sintetico e sao bem diferentes,ate agora nao sei qual é melhor, uns dizem que o 68 por ser mais grosso nao sobe com o ar... mas o 32 na especificacao diz: "por ser totalmente sintético não carboniza não forma borra, e não altera a viscosidade após longo período, por essas características é indicado para compressores de refrigeração hermético e semi-herméticos."

qual usar?

 

steve posted:

Galera, obrigado pelas informações. Pelos preços pedidos pelos modelos a seco, acho que vale mais a pena o de geladeira, na minha opinião.

Levantaram a bola sobre o modelo com motor de geladeira poder jogar óleo no reservatório e poder entrar pela mangueira de ar e contaminar a tinta na hora da pintura. Existe meio de evitar isso?

o meu compressor jamais cuspiu oleo ou agua... 

muitas vezes o pessoal fala que esta "cuspindo" quando é pura inexperencia... o aerografo "cospe" tinta que se :
- acumulou tinta na protecao da agulha por soltar o gatilho de ar antes de fechar o de tinta, ou pela saida de ar estar suja criando turbulencia no jato

- tinta secou no aerografo

- tinta com pelotas.

 

sinceramente eu nuca vi meus compressores cuspirem oleo ou agua... no comeco eu ate usava uma mangueira com filtro e filtro na entrada do aerografo mas vi que era inutil para meus compressores...
e olha que eu nao monto so kit, faco aerografia por horas no curso e la tambem nao tem nada e nao cospe...

 

anghinoni posted:

Isso tambem tem a ver com qual oleo esta no compressor, eu tenho dois aqui SAE 68 mineral e SAE 32 Sintetico e sao bem diferentes,ate agora nao sei qual é melhor, uns dizem que o 68 por ser mais grosso nao sobe com o ar... mas o 32 na especificacao diz: "por ser totalmente sintético não carboniza não forma borra, e não altera a viscosidade após longo período, por essas características é indicado para compressores de refrigeração hermético e semi-herméticos."

qual usar?

 

1 - o óleo indicado para refrigeração é o 68 (há outros!!!!) por estar em contato com um gas refrigerante, isso quando é usado em circuito fechado (refrigeração).

2 -  dizem as más linguas que óleo sintético veicular serviria para lubrificação do motor de geladeira quando usado para compressão de ar em circuito aberto.

3 - o óleo "sobe", sai do motor por:
a - vazamento nos anéis do pistão;
b - por estar próximo da área de captação do ar.
Quando se movimenta o motor, há a tendência de alguma quantidade do óleo ir parar no tubo de captação de ar que o leva à câmara de compressão e, por consequência, para fora do motor.

Até o momento não tive oportunidade de experimentar usar óleo sintético veicular.
Quanto ao 32, desconhecendo, não posso tecer comentário.

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