Skip to main content

Concorde pode voltar aos cÉus, graÇas a

um fã-clube

 
Concorde pode voltar aos céus

Aposentado desde 2003, o jato supersÔnico Concorde vai voltar aos cÉus, pelo menos, desde que ele confia em seu grupo de fãs com grande quantidade de dinheiro em mãos. O Concorde Club – que inclui ex-pilotos da aeronave, os frequentes passageiros daquela Época  e  outros entusiastas da aviaÇão – tem grandes planos para fazer com que a aeronave possa voar de novo.

 

Segundo o “The Telegraph”, o clube pretende comprar duas unidades da aeronave. Uma delas serÁ exibida em Londres em 2017, em uma plataforma sobre o o rio Tâmisa, como parte de uma atraÇão turÍstica que vai incluir um restaurante com pratos no menu que foram servidos nos voos Concorde.

 

Para financiar a compra, o grupo afirma ter 40 milhÕes de euros disponÍveis.

 

Concorde-rendering

 

Mas o outro Concorde, que o grupo quer ver decolando em 2019, vai exigir mais trabalho e – consequentemente – mais dinheiro. O clube diz que tem acesso ao fundo de reserva no valor de R$ 120 milhÕes para comprar e renovar o Concorde exposto no aeroporto de La Bourget, em Paris.Quando ele estar pronto para voar de novo, serÁ usado para eventos especiais, fretamento privado e demonstraÇÕes em shows aÉreos.

 

A data escolhida para o possÍvel retorno do Concorde aos cÉus não foi aleatÓria, marca o 50º aniversÁrio do vÔo supersÔnico inaugural em 1979. Se for bem sucedido, o clube não descarta a possibilidade de adquirir mais um jato para voar.

 

Depois de quase trÊs dÉcadas de serviÇo, operado pela British Airways e Air France, o Concorde terminou sua histÓria em 2003. A histÓria do Concorde tambÉm foi marcada por tragÉdia. Em julho de 2000, o jato supersÔnico da Air France caiu sobre um hotel, pouco depois de decolar do aeroporto Charles De Gaulle, em Paris.

 

Um total de 113 pessoas foram mortas, entre os quais todos os passageiros e tripulantes e quatro pessoas que estavam em terra.

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Na vdd 40 anos do primeiro voo e não 50.

Uma coisa que não aguento nas matérias sobre o Concorde é que todas no fim das contas falam dele como se fosse um leproso "uma tragédia que matou mais de cem, mimimimimimimi". Caramba, quantas pessoas não morreram em diversos outros modelos de aviões e ninguém cita isso sempre?

Originally Posted by Leo Costa:

Na vdd 40 anos do primeiro voo e não 50.

Uma coisa que não aguento nas matérias sobre o Concorde é que todas no fim das contas falam dele como se fosse um leproso "uma tragédia que matou mais de cem, mimimimimimimi". Caramba, quantas pessoas não morreram em diversos outros modelos de aviões e ninguém cita isso sempre?

O Comet matou mais!

Originally Posted by Guacyr.:
Na verdade nao foi isso. havia uma peça de metal na pista que por sua vez cortou um dos pneus do Concorde a tal ponto que mandou o pneu estourou e lançou um enorme pedaço dele contra a asa esquerda. o impacto foi tão forte que gerou uma onda de choque no interior do tanque de combustível na asa que fez estourar um dos drenos. O combustível escorreu até que entrou em contato com os fios partidos do trem de pouso, iniciando o fogo. O calor foi tal que, literalmente, derreteu a asa provocando a queda.

Lembro que o Concorde caiu por que absorveu pela turbina uma peça caída na pista!

 

Last edited by TEN GUSTAVO ROCHA
Resumindo, o Concorde caiu, mas não por defeito e nem por falha de pilotagem, a aeronave estava perfeita até acontecer o que está descrito abaixo, sinteticamente e analiticamente.
 
Originally Posted by TEN GUSTAVO ROCHA:
Originally Posted by Guacyr.:
Na verdade nao foi isso. havia uma peça de metal na pista que por sua vez cortou um dos pneus do Concorde a tal ponto que mandou o pneu estourou e lançou um enorme pedaço dele contra a asa esquerda. o impacto foi tão forte que gerou uma onda de choque no interior do tanque de combustível na asa que fez estourar um dos drenos. O combustível escorreu até que entrou em contato com os fios partidos do trem de pouso, iniciando o fogo. O colar foi tal que literalmente, derreteu a asa provocando a queda.

Lembro que o Concorde caiu por que absorveu pela turbina uma peça caída na pista!

 

 

Last edited by Guacyr.
Originally Posted by Leo Costa:

Vi um documentário que explicou que ele caiu porque o motor sugou detritos e ficou sem força. Na minha leiga opinião ele acabaria explodindo mesmo que não perdesse a força.

Na verdade nao foi isso. havia uma peça de metal na pista,oriunda de um outro avião, que por sua vez cortou um dos pneus do Concorde a tal ponto que mandou o pneu estourou e lançou um enorme pedaço de borracha contra a asa esquerda. o impacto foi tão forte que gerou uma onda de choque no interior do tanque de combustível na asa que fez estourar uma das juntas. O combustível escorreu até que entrou em contato com os fios partidos do trem de pouso, iniciando o fogo. Houve o apagamento dos motores em função do fogo e da quantidade de combustível que entrava. O calor foi tal que, literalmente, derreteu a asa provocando a queda.

"...um pedaço de metal havia se soltado de um motor de um DC-10 da Continental que decolou minutos antes do Concorde.
Durante a corrida de decolagem, o Concorde passou sobre este pedaço de metal, causando um estouro de um dos pneus. Pedaços do pneu perfuraram o tanque de combustível logo a frente dos motores, causando as labaredas que aparecem na foto. Um dos motores ingeriu também pedaços do pneu, vindo a falhar logo após o rotation e o outro falhou após ingerir os gases da queima junto com querosene."

 

http://www.avioesemusicas.com/...m-julho-de-2000.html

Originally Posted by Leo Costa:

Na vdd 40 anos do primeiro voo e não 50.

Uma coisa que não aguento nas matérias sobre o Concorde é que todas no fim das contas falam dele como se fosse um leproso "uma tragédia que matou mais de cem, mimimimimimimi". Caramba, quantas pessoas não morreram em diversos outros modelos de aviões e ninguém cita isso sempre?

Também fico irritado com isso, mas é a nossa mídia né.

Quanto mais tragédias, melhor

E sucesso para o grupo. Acho triste não termos nenhum avião diferente hoje nos céus.

O pior de tudo que esse foi o ÚNICO ACIDENTE que  o Concorde teve!!!

Voou por mais de 24 anos .

Pra mim isso é um recorde em matéria de segurança e confiabilidade.

Mas como ele ja estava sendo preterido por ser muito barulhento na decolagem em grandes cidades e o seu consumo de combustível era muito alto.

Foi preciso um único acidente pra tirarem o Concorde do ar...

 

Quero só ver se, quando cair o primeiro Airbus A380, se a Qantas, a Emirates e outras mais, vão descartá-los também...

 

Dois pesos, duas medidas...

Depois do acidente ele voltou a voar até 2003. Ninguém "obrigou" as 2 companhias operadoras a aposentá-lo. Foram aposentados por estarem dando prejú.

 

Não vi nada aí de "1 peso, 2 medidas".

tudo falado acima está correto. O acidente foi um estopim para sua aposentadoria que aconteceria cedo ou trade devido ao alto consumo e o custo do combustível.

Ainda dentro desse tema, eu adoraria ter visto o Boeing SST voar de verdade; um supersônico com asa de geometria variável. A Revell acabou lançando esse avião em kit na escala 1/144 mas é uma mosca albina de olhos azuis. A última vez que vi estavam pedindo mais de R$ 300 pelo kit.

Seria legal montar um com as cores e logotipo de companhias aéreas atuais.

Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

"...um pedaço de metal havia se soltado de um motor de um DC-10 da Continental que decolou minutos antes do Concorde.
Durante a corrida de decolagem, o Concorde passou sobre este pedaço de metal, causando um estouro de um dos pneus. Pedaços do pneu perfuraram o tanque de combustível logo a frente dos motores, causando as labaredas que aparecem na foto. Um dos motores ingeriu também pedaços do pneu, vindo a falhar logo após o rotation e o outro falhou após ingerir os gases da queima junto com querosene."

 

http://www.avioesemusicas.com/...m-julho-de-2000.html

Exatamente, ficou muito claro na época que foi um FOD...

Que literalmente FODEU tudo!

Originally Posted by JeanFabricio:
Originally Posted by TomcatSP:

A última vez que vi estavam pedindo mais de R$ 300 pelo kit.

150,00:

 

http://www.ebay.com/itm/Boeing...d:g:WU8AAOSw~bFWMQjO

Tem um colega vendendo um por uns 115,00 aqui no mp aviação , o kit na 1/144 não vale 300,00 nem phod.... , quer um na 1/72 tem na alfa modelismo por 320,00 mangos.

 

Abs

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×