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Amigos, eu sempre achei que os sabres utilizados na Guerra da CorÉia fossem pintados em Alumilac, ou outra tinta alumÍnio, mas vendo algumas fotos da Época no livro Mig Alley, percebi que alguns aviÕes fotografados de perto pareciam ser NMF, ou seja sem pintura, apenas com as insÍgnias e faixas amarelas pintadas.

 

Ai fui pesquisar e achei mais fotos assim, junto com outras em que os aviÕes pareciam ser pintados. Mas não encontrei nenhuma informaÇão escrita, nem de tinta, nem de NMF.

 

AlguÉm sabe mais sobre o assunto, para esclarecer esse caso?

 

AbraÇos, Paulão.

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Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

Amigos, eu sempre achei que os sabres utilizados na Guerra da Coréia fossem pintados em Alumilac, ou outra tinta alumínio, mas vendo algumas fotos da época no livro Mig Alley, percebi que alguns aviões fotografados de perto pareciam ser NMF, ou seja sem pintura, apenas com as insígnias e faixas amarelas pintadas.

 

Ai fui pesquisar e achei mais fotos assim, junto com outras em que os aviões pareciam ser pintados. Mas não encontrei nenhuma informação escrita, nem de tinta, nem de NMF.

 

Alguém sabe mais sobre o assunto, para esclarecer esse caso?

 

Abraços, Paulão.

Tudo que tenho dos Sabres na Coréia, eles estão no alumínio natural, acho quem naquele F-86 in Action da Squadron, tem um pintado de verde.

Originally Posted by guacyr:

Tudo que tenho dos Sabres na Coréia, eles estão no alumínio natural, acho quem naquele F-86 in Action da Squadron, tem um pintado de verde.

Se não me engano, a pintura causava arrasto e eles aboliram a pintura.

Mas há coisas como isto, já como Guarda Nacional:

 

F-86H of the 138th FIS, Syracuse Air National Guard

 

Olhem este site:

http://www.sabre-pilots.org/

 

 

 

 

Eu sei que existiram sabres com pinturas camufladas. Mas a minha dúvida era sobre os alumínio. Pelas fotos, parecia um Natural Metal Finish, bem desgastado, mas sem a tinta alumínio. Pelo menos na Fuselagem.

 

Essa coisa do arrasto aumentar com a pintura eu já tinha lido, num comentário de uma foto de um dos sabres que foram pintados em Olive Drab, pra esconder os aviões dos Migs. Mas a tentativa não funcionou e ainda tirou alguns KM/h na velocidade final dos aviões.

 

Acho que isso explica a razão do acabamento NMF.

 

eis algumas fotos, pra exemplificar o que eu disse:

 

 

 

acho que quando novos deveriam ser mais ou menos assim, como nesse restaurado:

 

 

Se era assim, basta fazer essa pintura e incluir desgastes, além de alguns pontos mais foscos pelo uso...

 

Agradeço pelas respostas.

 

[], Paulão.

Outro ponto que exige um certo cuidado ao se fazer um avião da coréia, no caso um F86F reside no fato de ter que verificar se o avião que se vai representar usa a asa antiga, com Slats ou a nova asa dura, sem Slats e mais comprida.

Quem for fazer o F86F-30 ou -40 1/48 da Hasegawa só terá a opção de usar a asa dura, que é a que o kit traz.

 

é necessário que o modelista verifique o avião que vai representar, pois na Coreia além dos "A" iniciais, foram usados os "E" e "F". Todos os "E" usavam a asa com slat, então só dá pra fazer um deles com o kit da Hase, fazendo uma pequena cirurgia nas asas e reescrevendo as linhas das asas para representar os slats. Já nos "F", alguns usavam a asa antiga e outros a asa nova. Cada caso é um caso.

 

Eu tenho um artigo do Expert Larry Davis em inglês mostrando as diferenças e como modificar uma para fazer a outra.

Deixa eu traduzir e subir os desenhos, que eu posto aqui, ou lá no GB, onde acharem melhor.

 


 

Se era assim, basta fazer essa pintura e incluir desgastes, além de alguns pontos mais foscos pelo uso...

 

Agradeço pelas respostas.

 

[], Paulão.

Este aí um modelo restaurado e paparicado, mesmo no metal natural não fica assim brilhoso polido quando em combate.

Last edited by Guacyr.

Achei uma maneira mais simples de demonstrar a diferença das asas.

 

Esses diagramas dão a exata dimensão do que se precisa fazer para as conversões de asa:

 

Essa é a asa do Hase F86F-30 ou F40 na 1/48, com a modificação para a asa antiga em vermelho:

 

 

E aqui o caso contrário, para quem tem um kit Italeri ou ESCI, que vem com a asa antiga, com slats, e o modelista quiser fazer a asa nova (6.3 hard Wing):

 

 

[].

 

Originally Posted by Di Stephano:

É uma pena não ter um kit do F - 86 A decente. Vi bons trabalhos naquele Matchbox 1/72, mas já poderiam ter lançado um novo.

Eu tive este, era o F-86 A pois vinha as faixas pretas e brancas fazendo analogia ao dia, usaram estas de 51 a 52, depois mudaram para amarelas as faixas.

Hey pessoal...

  Tenho a oportunidade de fazer fotos do cockpit desse bicho num museu da força aérea que tem aqui perto de casa(Hamamatsu-Shizuoka) .... Se vcs precisarem de algum detalhe dele que um modelo de museu possa ajudar, dêem um toque ok?!

  Tô achando tão legal essa seqüência de informações do sabre que vou acabar entrando nesse GB ... Sempre quis reproduzir um chapado como ele...

FT

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