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Acabei de receber esse kit que pretendo montar em breve, mas surgiu uma dúvida.

Na parte interna da portinha da escotilha da torre existe um detalhe que se parece muito com uma parte almofadada ou algo do gênero. Até agora ainda não consegui descobrir do que se trata.

Mas o problema está na cor. Vi em alguns (no plural mesmo) vídeos de montagens no YouTube essa parte pintada de um vermelho quase laranja e em outros da cor do tanque mesmo.

Ontem em outro vídeo, nesse caso de um desfile real de tanques e carros de combate restaurados, um veículo desses impecável e com essa parte pintada de laranja.

Em outro tanque que montei e deixei as escotilhas abertas pintei a partes internas das portas da cor interna do veiculo que era de um branco "sujo".

Fui alertado corretamente que a cor deveria ser a mesma da cor externa do veiculo por uma questão do destaque facilitar a visualização do inimigo quando da abertura da porta.

Agora me aparece esse pintado de cor de abóbora.

Desentendi.

[]s.

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@Sidney posted:

Bota  as fotos que  você achou aí homi.... ajuda nóis a te ajudar....

Não são fotos xerife. Foram vídeos no Youtube.

E o do tanque real era alemão, acho. Vou dar uma fusada e ver se encontro.

[]s.

Boa noite.

O Panzerkampfwagem 38(t) ou PzKpfw 38(t) tem uma história operacional muito rica e pretendo, quando fazer uma Introdução Histórica dele, esmiuçar bastante.



A cor oficial da Wehrmacht para o Panzerkampfwagen 38(t) Ausf E/F, em fins de 1939, era o Dunkelgrau (Cinza Escuro) Ral 7021 e todos os veículos construídos após essa época, deixavam a fábrica da BMM, em Praha-Liben, apenas com essa cor.

Como a produção desse veículo, como tanque, foi terminada em junho de 1942, ele nunca saiu de fábrica com o Dunkelgelb (amarelo escuro) RAL 7028, tornado padrão em 1943.

O Dunkelgrau era bastante eficaz em áreas urbanas e arborizadas, pois servia para camuflar o veículo quando à sombra de prédios e de árvores, mas, em campo aberto, tornava-se ineficaz, o que criou a necessidade da procura de novos padrões de camuflagem num futuro muito próximo.



No que diz respeito aos veículos blindados fechados, onde esse veículo se inclui, o interior, à época, era pintado em Elfenbein Nr. 20 (marfim), e as escotilhas eram pintadas em Dunkelgrau RAL 7021 para que, quando abertas, não atraíssem a atenção de atiradores inimigos.



Em relação às cores que se observa na internet em veículos restaurados, é melhor esquecê-las, pois a maioria está simplesmente errada. Vê-se algumas monstruosidades, que modelistas desavisados e não afeitos em estudar o objeto original de sua montagem, perpetuam através dos fóruns.



A peça interna a que te referes, era, como o Paulo postou, uma proteção fina em couro para amortecer uma possível pancada da cabeça do comandante do carro, quando em deslocamento por terreno irregular. Mas era muito fina.

Espero ter ajudado.

Como o Artemius bem observou acima, é preciso tomar cuidado com os veículos restaurados, como esse do filme. A gente nunca sabe se os ítens usados na restauração estão de acordo com aqueles usados originalmente. A cor desse proteção, por exemplo, parece muito viva. De qualquer maneira, ver e ouvir esse bichinho andando é uma beleza!

[  ]s

Zé, é um acolchoado pra proteger a cabeça, como o Staffa falou, e revestido de couro. Esse do veículo restaurado é couro tratado, novinho, por isso a cor vibrante.

Cuidar de produtos em couro: veja tudo o que você precisa saber

O original talvez fosse da mesma cor, mas devia ficar sujo bem rápido, porque além da fumaça no interior do tanque, ainda servia de almofada pro comandante sentar, como na caixa da Tamiya.

Eu faria como esse outro que postou, cor de couro sujo.

Blz. pessoal.

Que era algum tipo de "protetor de chifre" eu já tinha imaginado desde o inicio, mas o que me chamou muito a atenção foi a cor carnavalesca usada.

O meu, quando sair, será em algum tom de marrom.

Valeu meus mestres. Bom fds per tutti!

[]s.

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