Skip to main content

Salve amigos

 

Eu estava pesquisando sobre as variantes do SdKfz 222, pois estou montando um na cor Panzer Gray. Acontece que eu não faÇo ideia sobre a cor da parte inferior desse blindado.

 

Em outras palavras, a cor do chassi, eixos, cardã e entre outras partes que ficam na parte inferior dele.

 

Pesquisei por referÊncias, mas não encontrei nenhuma foto de Época ou algo que indicasse a cor certa.

 

Assim, fui atrÁs de walkarounds sobre o blindado em questão, e encontrei essas fotos:

 

http://svsm.org/albums/Sdkfz222/IMGP8777.jpg

 

http://the.shadock.free.fr/Tanks_in_France/museum_roscoff/images/SdKfz%20221%20Roscoff%2012.JPG 

O de cima preserva a cor original panzer gray, depois de receber um novo esquema de pintura. O de baixo, teve toda a parte inferior pintada.

 

Valeu e um abraÇo

Last edited by Rafael Barouki
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Boa noite.

Tudo o que segue abaixo, mesmo quando não tiver representatividade do Sd kfz 222, pode ser aplicado a ele, pois são baseados em normativas do Exército alemão para todos os veículos e equipamentos.

 

 

A cor vai depender da época de representação do kit que pretende montar.

 

Nos Sd kfz 222 de primeira geração ou produção, inclusive os enviados ao Afrika Korps, tanto interior quanto exterior eram pintados Dark Gray. No interior, a cor era mantida mas externamente, o acúmulo de lama e pó dava uma tonalidade de amarelo claro, conforme a foto abaixo.

ScreenShot457

Esse Sd kfz 261 mostra, na Rússia, o uso de camuflagem de inverno sobre a cor padrão Dark Gray.

 ScreenShot458

O mesmo para esse Sd kfz 221.

ScreenShot474

 

A partir da primavera de 1942, no fronte russo, você vai continuar tendo a cor base Dark Gray sendo usada, mas vai ocorrendo o surgimento de alternativas, como Dark Green e Dark Brown, usadas segundo solicitação dos comandantes, sempre que as condições geográficas assim exigiam.

As perdas pesadas no Fronte Russo também fazem com que veículos e equipamento de apoio com cores tropicais (Yellow/Brown, Gray Green ou Brown/Gray) destinados à África sejam desviados levando cores diversas das empregadas até então pelas Divisões envolvidas na campanha russa, causando com isso algum embaralhamento e confusão.

 

Alias, na África, a partir de uma diretiva de 17 de Março de 1941, todos os veículos para lá enviados recebiam como pintura básica Yellow Brown (cobrindo 2/3 do veículo ou equipamento) com Gray Green (cobrindo o restante 1/3) fazendo a tonalidade de camuflagem, ambas foscas. Rodas e pequenas partes eram pintadas de apenas uma cor.

Em muitos casos, tais pinturas eram feitas apenas externamente, deixando o interior Dark Gray, mesmo em veículos abertos.

É interessante salientar que nos modelos referentes ao Fronte do Deserto, o desgaste, o envelhecimento eram tão brutais que faziam com que, em determinados momentos, a pintura ficasse quase branca, comprometendo a camuflagem.

Deve ser salientado que a camuflagem não visa exclusivamente "esconder" o veículo mas também alterar a sua silhueta quando em campo aberto.

 

Uma nova diretiva, de 18 de Fevereiro de 1943, ordena a criação do sistema de três cores, tendo como cor base o Dark Yellow. Todos os veículos e partes grandes de equipamento recebiam Dark Yellow enquanto pequenas partes, como rádios, caixas de ferramentas, de armazenamento e armários eram deixadas na cor original até novas orientações.

As pastas para camuflagem eram solicitadas pelas unidades e a sua aplicação seguia a orientação dada pelo oficial comandante. Essa pastas eram usadas para colorir lonas e coberturas das cabines.

É interessante notar-se que a diretiva mandava que todo o material novo, veículos e equipamentos, a ser entregue às unidades no fronte recebessem o Dark Yellow sobre o Dark Gray. No equipamento em uso, porém, seria mantida a cor base Dark Gray, mas o esquema de três cores deveria ser aplicado de imediato conforma as condições locais.

Esse Schwimmwagen abaixo, exemplifica essa etapa intermediária, com Dark Yeloow cobrindo Dark Gray

ScreenShot495

 

Nos últimos anos da guerra (1943-45), o que temos é um verdadeiro caos em matéria de pintura e camuflagem das unidade alemãs.

 

A distância do fronte para aprovisionamento de tintas bem como a sua ordem de prioridade de transporte, as condições mutantes da topografia de combate, o tempo escasso para pintura em unidades envolvidas em combates mortais, a manutenção nas linhas de frente de material danificado e posto em ordem de marcha por canibalização de outros materiais semelhantes, o castigo incessante a que o material era submetido, tudo isso e mais a instabilidade das pastas de camuflagem, fizeram com que rapidamente, dentro de uma mesma unidade, existissem os mais variados padrões de pintura e camuflagem.

Seguidamente, veículos passavam o tempo  com apenas uma cor, Dark Yellow.

Veja isso no Stug II Ausf G abaixo.

ScreenShot497

A bagunça era tão grande que relatos falam , por exemplo, que a pasta Olive Green era, na lata, quase preta e que, quando aplicada, dependendo do agente diluente, variava entre Dark Green profundo a algo que poder-se-ia chamar de Verde Pera.

 

No final da guerra, fins de 1944, com o encurtamento dos recursos, alguns veículos eram totalmente Dark Yellow.

 

Mas os veículos que ainda saíam das fábricas iam ou Red Oxide Primer como base ou na última cor base oficial que foi o Dark Green.

 

Em resumo:

 

Como sempre posto, se pintar quaisquer das cores acima no seu kit, NINGUÉM, poderá dizer que ela está errada, incorreta.

 

É comum termos pessoas dando aulas longas sobre pintura e camuflagem, esquecendo que estamos falando de condições de combate e uso, principalmente no lado alemão, extremamente desgastantes, violentas e exigentes, tanto para homens como para equipamentos.

 

Há muito mais para se colocar sobre o tema, mas paro por aqui.

Espero ter ajudado.

Qualquer coisa pode contar comigo.

Abs.

Attachments

Images (5)
  • ScreenShot457
  • ScreenShot458
  • ScreenShot495
  • ScreenShot497
  • ScreenShot474
Last edited by artemius111
Originally Posted by Rafael Barouki:

Salve amigos

 

Eu estava pesquisando sobre as variantes do SdKfz 222, pois estou montando um na cor Panzer Gray. Acontece que eu não faço ideia sobre a cor da parte inferior desse blindado.

 

Em outras palavras, a cor do chassi, eixos, cardã e entre outras partes que ficam na parte inferior dele.

 

Pesquisei por referências, mas não encontrei nenhuma foto de época ou algo que indicasse a cor certa.

 

Assim, fui atrás de walkarounds sobre o blindado em questão, e encontrei essas fotos:

 

http://svsm.org/albums/Sdkfz222/IMGP8777.jpg

 

http://the.shadock.free.fr/Tanks_in_France/museum_roscoff/images/SdKfz%20221%20Roscoff%2012.JPG 

O de cima preserva a cor original panzer gray, depois de receber um novo esquema de pintura. O de baixo, teve toda a parte inferior pintada.

 

Valeu e um abraço

Rafael, desculpe-me por não ter adequadamente respondido a sua pergunta.

 

Todas as cores inferiores no veículos de combate seguem o padrão do restante do equipamento.

É claro que haverá exceções, em especial, nos caminhões que tinham seus chassis e suspensões pintados de preto fosco. Mas, na medida que a guerra foi andando e o material e o tempo foi encurtando, a pintura única tornou-se padrão.

 

Outro detalhe a ser levado em consideração.

Os veículos restaurados, inúmeras vezes, estão com suas pinturas e camuflagens incorretas, quer na cor, quer, no que é mais comum, nas tonalidades.

 

Por outro lado, nas fotos, você percebe claramente a incoerência do restaurador em pintar apenas um pedaço da suspensão. Um veículo de combate nunca terá esse tipo de "arte" pois foi feito para uso em condições de combate e não para ficar parado, ao abrigo.

 

Abs.

Originally Posted by МиГ:
Originally Posted by Assef:

Panzer grey pra não errar! Se quiser arriscar um pouco mais, pinte algumas partes de red oxid!

Que partes mais especificamente Assef?

 

 

[]s!!!

Foram construídos 989 Sdkfz 222 de 1936 a junho de 43! Então pra não erar, pinte de cinza. As partes inferiores não tinham o capricho da pintura das partes superiores, até por que não aparecem, então nestes veículos algumas partes como parte de trás das rodas, suspensão, junções, o red oxid aparece! Veja alguns exemplos!

 

Panzer 38[t) Ausf G (227) • <a style=View on Flickr" class="afg-img" src="http://farm3.static.flickr.com/2849/9478742022_a5d4b9daa1_m.jpg" title="Panzer 38(t) Ausf G (227)" />Panzer 38[t) Ausf G (226) • <a style=View on Flickr" class="afg-img" src="http://farm8.static.flickr.com/7435/9475954375_30259cb6b7_m.jpg" title="Panzer 38(t) Ausf G (226)" />

Artemius, que aula a sua!!

 

Muito obrigado pela sua explicação e por mostrar exemplos e fotos. Tinha a intenção de fazer ele em panzer gray, e representar uma versão utilizada na Polônia, porém agora estou em dúvida entre essa versão e uma utilizada pela Afrika Korps.

 

Mas você apontou um detalhe muito importante. Nos últimos momentos da guerra, não existia um padrão a ser seguido, mas eu não havia me tocado que os veículos pintados totalmente de dark yellow se deu pelo fato da escassez de suprimentos e condições críticas que o exército enfrentava.

 

Mas tanto a versão da Polônia quanto a versão da Afrika Korps, pela sua explicação, constata-se que o veículo era pintado inteiramente em Dark Gray.

 

Na versão usada pela AK, acredito que o veículo recebeu uma nova pintura somente na parte superior, sendo que na parte inferior ainda preservaria a cor original, o dark gray.

 

Porém a observação do Assef é interessante: existem alguns pontos na cor red oxid. O problema seria verificar que peças recebem essa cor. O cardã por exemplo, seria panzer gray? No mais, obrigado por indicar as partes que recebiam red oxid (parte de trás das rodas, suspensão, junções). Aliás, o que seria exatamente essas junções? Haha.

 

 

E Assef, algumas imagens postadas por você não estão aparecendo.

 

 

Last edited by Rafael Barouki

Aliás, pesquisando sobre o 222 da Tamiya, encontrei um tópico que o rapaz faz um exemplar usado pela Afrika Korps.

 

http://www.militarymodelling.c...asp?th=69380&p=1

 

O resultado final ficou legal:

 

http://www.militarymodelling.com/sites/1/images/member_albums/102703/352678.jpg

 

Mas isso me chamou a atenção:

 

http://www.militarymodelling.com/sites/1/images/member_albums/102703/349764.jpg

 

Ou seja, ele manteve a parte inferior em Panzer Gray. Esse raciocínio está correto?

 

Valeu pessoal.

Last edited by Rafael Barouki
Originally Posted by Rafael Barouki:

Artemius, que aula a sua!!

 

Muito obrigado pela sua explicação e por mostrar exemplos e fotos. Tinha a intenção de fazer ele em panzer gray, e representar uma versão utilizada na Polônia, porém agora estou em dúvida entre essa versão e uma utilizada pela Afrika Korps.

 

Mas você apontou um detalhe muito importante. Nos últimos momentos da guerra, não existia um padrão a ser seguido, mas eu não havia me tocado que os veículos pintados totalmente de dark yellow se deu pelo fato da escassez de suprimentos e condições críticas que o exército enfrentava.

 

Mas tanto a versão da Polônia quanto a versão da Afrika Korps, pela sua explicação, constata-se que o veículo era pintado inteiramente em Dark Gray.

 

Na versão usada pela AK, acredito que o veículo recebeu uma nova pintura somente na parte superior, sendo que na parte inferior ainda preservaria a cor original, o dark gray.

 

Porém a observação do Assef é interessante: existem alguns pontos na cor red oxid. O problema seria verificar que peças recebem essa cor. O cardã por exemplo, seria panzer gray? No mais, obrigado por indicar as partes que recebiam red oxid (parte de trás das rodas, suspensão, junções). Aliás, o que seria exatamente essas junções? Haha.

 

 

E Assef, algumas imagens postadas por você não estão aparecendo.

 

 

Boa noite.

 

Vamos por partes.

 

Esse Sd kfz 250/3 da 21ª Divisão Blindada mostra bem a completa pintura  Yellow Brown desse veículo, inclusive suspensão, certamente novo e enviado diretamente para o Afrika Korps.

ScreenShot457

Como eu postei acima,

É interessante notar-se que a diretiva mandava que todo o material novo, veículos e equipamentos, a ser entregue às unidades no fronte recebessem o Dark Yellow sobre o Dark Gray. No equipamento em uso, porém, seria mantida a cor base Dark Gray, mas o esquema de três cores deveria ser aplicado de imediato conforma as condições locais.

 

Assim, um veículo Dark Gray poderia manter as suas áreas inferiores em Dark Gray e receber Yellow Brown e, posteriormente, Dark Yellow e o sistema de três cores sem maiores dificuldades.

 

também deve se levar em conta que nada poderia impedir que um veículo danificado, fosse reparado utilizando-se uma cor não padrão para essa área de combate. Tudo dependeria da disponibilidade das pastas de pintura, o que nem sempre ocorria. O espaço em um navio, aeronave, trem ou caminhão era muito valioso e haviam momentos em que era mais importante e vital deixar as pastas de pintura para trás e levar medicamentos, combustível e munição.

 

Esse Leichte Zugkraftwagen 3t Sdkfz 11 21º Divisão Blindada apresenta sobre a cor base Dark Gray, uma cobertura Yellow Brown mal acabada, feita às pressas.

 

Sdkfz 11 com Dark Yellow sobre a cor base

Tempo fala muito na rotina do soldado em frente de batalha.

 

Racionalizando...

 

Em Junho de 1943, ocorreu a suspensão da produção do Sd kfz 222, como assinalou o Assef.

 

Foi somente em meados de Setembro de 1944, quase 15 meses após, que os veículos começaram sair de fábrica com primer Red Oxider, com alguma camuflagem esparsa.

E somente a partir de 31 de Outubro de 1944, que uma camuflagem mais elaborada em Dunkelgelb, Rotbraun e Olivgrün começou a ser aplicada nas fábricas sobre o Red Oxider.

Quanto o Dunkelgelb não estava disponível, a ordem era usar o Dunkelgrau o que, pela ausência de evidência, na prática, ao que parece, nunca foi efetivado.

 

Assim, a menos que o veículo tenha sofrido reparos e pintura na EUROPA, é quase impossível que um veículo do AK tenha sido reparado e pintado na sua suspensão com Red Oxider.

 

Por ora, abs.

Attachments

Images (2)
  • ScreenShot457
  • Sdkfz 11 com Dark Yellow sobre a cor base
Originally Posted by Rafael Barouki:

 

 

E Assef, algumas imagens postadas por você não estão aparecendo.

 

 

Rafael, clique em view on flickr, que abre a página! Não consegui colar aqui!

Panzer 38[t) Ausf G (226) • <a style=View on Flickr" class="afg-img" src="http://farm8.static.flickr.com/7435/9475954375_30259cb6b7_m.jpg" title="Panzer 38(t) Ausf G (226)" />

Last edited by Assef
Originally Posted by artemius111:
 

Em Junho de 1943, ocorreu a suspensão da produção do Sd kfz 222, como assinalou o Assef.

 

Foi somente em meados de Setembro de 1944, quase 15 meses após, que os veículos começaram sair de fábrica com primer Red Oxider, com alguma camuflagem esparsa.

E somente a partir de 31 de Outubro de 1944, que uma camuflagem mais elaborada em Dunkelgelb, Rotbraun e Olivgrün começou a ser aplicada nas fábricas sobre o Red Oxider.

Quanto o Dunkelgelb não estava disponível, a ordem era usar o Dunkelgrau o que, pela ausência de evidência, na prática, ao que parece, nunca foi efetivado.

 

Assim, a menos que o veículo tenha sofrido reparos e pintura na EUROPA, é quase impossível que um veículo do AK tenha sido reparado e pintado na sua suspensão com Red Oxider.

 

Por ora, abs.

Sério? Por que tenho fotos dos primeiros panzers pintados com red oxid? Veja a foto que postei! Era uma pintura pré guerra. O red oxid foi substituído ao final de 44 pelo dark green! Talvez vc esteja confundindo!

A primeira coisa a ser considerada quando se trata de guerra na Africa do Norte é que os alemães sempre tiveram problemas de suprimento lá.

Outra coisa é que lá eles nunca utilizaram o conhecido Dark Yellow.

 

Os primeiros veículos enviados, às pressas para salvar os italianos, foram em Panzer Gray, e há toda uma literatura confiável descrevendo isso. Assim, esses veículos, que saiam de fábrica em cinza, eram todos pintados nessa cor.

Depois houve uma leva, que coincidiu com uma das ofensivas de Rommel, em que os veículos estavam destinados à Russia, todos pintados de yellow brown, e foram redirecionados para a Africa do Norte. 

 

Da mesma forma, e devido à limitação de suprimentos, os alemães usaram até tintas inglesas, que certamente não seria nenhuma padrão RAL. Também nunca lí que eles tenham usado lá as conhecidas pastas solúveis em qualquer coisa para pintar seus veículos.

 

Em geral, toda repintura, mais ainda em tempo de guerra, costuma cobrir as partes mais visíveis e deixar as demais na cor original.

 

Uma ultima coisa. A pintura dos chassis em preto é uma peculiaridade russa.  Isso não é só tinta, mas uma especie de proteção contra a ferrugem que eles usam devido às condições climáticas, e padrão até hoje.

 

Assim, na Africa do Norte, entendo que os padrões foram mais flexiveis que os usados na Europa.  

Last edited by Valls

Henriques,

 

Estou no trampo. Chegando em casa verifico isso .

Outra coisa é que no inicio, os alemães não dispondo de tinta, usavam lama para esconder o PG (que era bem escuro).

Também o pó fino do deserto acabava cobrindo a superfície dos veículos, parecendo que o veiculo levou um "overspray" por cima do PG.

 

Valls 

Um reparo: Tinha escrito "Depois houve uma leva, que coincidiu com uma das ofensivas de Rommel, em que os veículos estavam destinados à Rússia, todos pintados de yellow brown, e foram redirecionados para a África do Norte."

Na verdade, conferindo as minhas referencias, ocorreu exatamente o contrario. Os PZ III destinados à 5a Panzer, pintados em yellow brown foram desviados para cobrir as perdas na Russia.

 

Henriques,

 

O yellow brown é o Gelbbraun RAL7008.

Não tenho a referencia da Humboll. Faz tempo eles eliminaram varias cores e passaram a indicar como obtê-las misturando outras. Tenho a referencia da Revell, que é o 380.

Também há um livro muito bom sobre camuflagens alemãs.

É o Whermacht Heer camouflage colors 1939-1945, do Tomas Chory.

 

Se vc conseguir ele, é uma ótima referencia, inclusive com laminas coloridas de todas as alternativas.

 

Valls

Vou dar uma contribuição !
Os tanques chegaram na África assim, cinzas!






Este saiu agora da fábrica (cinza, red. óxido?)


Inicialmente cinzas , eles só recebiam uma camada de poeira por cima!( este siegfried eu tenho montado a mais de dez anos, esqueci do tirar foto, amanhã eu tiro)!



Depois recebeu pintura , a Tamya é desert yellow!



Algumas fotos coloridas encomendadas pelo tio bigodinho! Primeiro mostrando a pintura do marrom sobre o cinza!





Agora algumas de sdkfz 222 e 223 no deserto!( note que no deserto era comum a retirada da tampa do motor )







Este aqui é uma montagem minha!



Amanhã posto o Siegfried !
Valls uma coisa que me chamou muito a atenção nas lâminas coloridas contidas no livro do Tomas Chory foi o tom da cor ELFENBEIN que é muito diferente do que é divulgada no mundo do nosso hobby como a cor correta, que seria mais para o bege bem claro (a Moldem Master e a Life Colors são assim) e pelo que eu li na Internet, as cores do livro do Chory são aceitas como as mais corretas.... ou seja - os fabricantes de tinta para plastimodelismo de modo geral, estão errando feio na reprodução desta tinta que cobria boa parte do interior dos blindados "fechados" alemães .....


Abs - Manoel Henriques
Originally Posted by Henriques:
Valls uma coisa que me chamou muito a atenção nas lâminas coloridas contidas no livro do Tomas Chory foi o tom da cor ELFENBEIN que é muito diferente do que é divulgada no mundo do nosso hobby como a cor correta, que seria mais para o bege bem claro (a Moldem Master e a Life Colors são assim) e pelo que eu li na Internet, as cores do livro do Chory são aceitas como as mais corretas.... ou seja - os fabricantes de tinta para plastimodelismo de modo geral, estão errando feio na reprodução desta tinta que cobria boa parte do interior dos blindados "fechados" alemães .....


Abs - Manoel Henriques

Henriques,

Essa cor marfim deve ter variação de tom conforme o fabricante.

Nesse link do Axis tem uma discussão interessante.

http://forum.axishistory.com/viewtopic.php?t=151774

 

Valls

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×