Boa noite.
Tudo o que segue abaixo, mesmo quando não tiver representatividade do Sd kfz 222, pode ser aplicado a ele, pois são baseados em normativas do Exército alemão para todos os veículos e equipamentos.
A cor vai depender da época de representação do kit que pretende montar.
Nos Sd kfz 222 de primeira geração ou produção, inclusive os enviados ao Afrika Korps, tanto interior quanto exterior eram pintados Dark Gray. No interior, a cor era mantida mas externamente, o acúmulo de lama e pó dava uma tonalidade de amarelo claro, conforme a foto abaixo.
Esse Sd kfz 261 mostra, na Rússia, o uso de camuflagem de inverno sobre a cor padrão Dark Gray.
O mesmo para esse Sd kfz 221.
A partir da primavera de 1942, no fronte russo, você vai continuar tendo a cor base Dark Gray sendo usada, mas vai ocorrendo o surgimento de alternativas, como Dark Green e Dark Brown, usadas segundo solicitação dos comandantes, sempre que as condições geográficas assim exigiam.
As perdas pesadas no Fronte Russo também fazem com que veículos e equipamento de apoio com cores tropicais (Yellow/Brown, Gray Green ou Brown/Gray) destinados à África sejam desviados levando cores diversas das empregadas até então pelas Divisões envolvidas na campanha russa, causando com isso algum embaralhamento e confusão.
Alias, na África, a partir de uma diretiva de 17 de Março de 1941, todos os veículos para lá enviados recebiam como pintura básica Yellow Brown (cobrindo 2/3 do veículo ou equipamento) com Gray Green (cobrindo o restante 1/3) fazendo a tonalidade de camuflagem, ambas foscas. Rodas e pequenas partes eram pintadas de apenas uma cor.
Em muitos casos, tais pinturas eram feitas apenas externamente, deixando o interior Dark Gray, mesmo em veículos abertos.
É interessante salientar que nos modelos referentes ao Fronte do Deserto, o desgaste, o envelhecimento eram tão brutais que faziam com que, em determinados momentos, a pintura ficasse quase branca, comprometendo a camuflagem.
Deve ser salientado que a camuflagem não visa exclusivamente "esconder" o veículo mas também alterar a sua silhueta quando em campo aberto.
Uma nova diretiva, de 18 de Fevereiro de 1943, ordena a criação do sistema de três cores, tendo como cor base o Dark Yellow. Todos os veículos e partes grandes de equipamento recebiam Dark Yellow enquanto pequenas partes, como rádios, caixas de ferramentas, de armazenamento e armários eram deixadas na cor original até novas orientações.
As pastas para camuflagem eram solicitadas pelas unidades e a sua aplicação seguia a orientação dada pelo oficial comandante. Essa pastas eram usadas para colorir lonas e coberturas das cabines.
É interessante notar-se que a diretiva mandava que todo o material novo, veículos e equipamentos, a ser entregue às unidades no fronte recebessem o Dark Yellow sobre o Dark Gray. No equipamento em uso, porém, seria mantida a cor base Dark Gray, mas o esquema de três cores deveria ser aplicado de imediato conforma as condições locais.
Esse Schwimmwagen abaixo, exemplifica essa etapa intermediária, com Dark Yeloow cobrindo Dark Gray
Nos últimos anos da guerra (1943-45), o que temos é um verdadeiro caos em matéria de pintura e camuflagem das unidade alemãs.
A distância do fronte para aprovisionamento de tintas bem como a sua ordem de prioridade de transporte, as condições mutantes da topografia de combate, o tempo escasso para pintura em unidades envolvidas em combates mortais, a manutenção nas linhas de frente de material danificado e posto em ordem de marcha por canibalização de outros materiais semelhantes, o castigo incessante a que o material era submetido, tudo isso e mais a instabilidade das pastas de camuflagem, fizeram com que rapidamente, dentro de uma mesma unidade, existissem os mais variados padrões de pintura e camuflagem.
Seguidamente, veículos passavam o tempo com apenas uma cor, Dark Yellow.
Veja isso no Stug II Ausf G abaixo.
A bagunça era tão grande que relatos falam , por exemplo, que a pasta Olive Green era, na lata, quase preta e que, quando aplicada, dependendo do agente diluente, variava entre Dark Green profundo a algo que poder-se-ia chamar de Verde Pera.
No final da guerra, fins de 1944, com o encurtamento dos recursos, alguns veículos eram totalmente Dark Yellow.
Mas os veículos que ainda saíam das fábricas iam ou Red Oxide Primer como base ou na última cor base oficial que foi o Dark Green.
Em resumo:
Como sempre posto, se pintar quaisquer das cores acima no seu kit, NINGUÉM, poderá dizer que ela está errada, incorreta.
É comum termos pessoas dando aulas longas sobre pintura e camuflagem, esquecendo que estamos falando de condições de combate e uso, principalmente no lado alemão, extremamente desgastantes, violentas e exigentes, tanto para homens como para equipamentos.
Há muito mais para se colocar sobre o tema, mas paro por aqui.
Espero ter ajudado.
Qualquer coisa pode contar comigo.
Abs.