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Originally Posted by Gauthier:

Alguém pode me ajudar com as cores.

FS, marca, etc...

 

Obrigado

 

Abs

 Gauthier, se eu entendi, você está fazendo um dos últimos do GDA.

Aí vão os FS:

 

Em cima 35109 cinza azulado médio

Em baixo 36622 cinza claro

 

Um Abração.

Originally Posted by Gilson:

Se for seguir a OTMA do F-103 cinza, os FS são:

 

36118 - superior

36293 - inferior

31136 - marcações em vermelho

Eu jamais discutiria com o Gilson em cores da FAB, mas 36118? Isso é cinza escuro. E o tom azulado das fotos?

 

Um Abração.

Quando novo, o 36188 é bem escuro, mas sob a luz do sol e sob determinadas condições fica um pouco azulado, efeito que aumenta com o desgaste da tinta.

 

Quem quiser ver um de perto (e até tocar na asa) é só dar um pulo aqui na entrada do Pama (ainda está com a pintura boa).

 

A fotos abaixo estão bem realistas (clique para ampliar).

 

 

 

 

Last edited by Gilson

Contra fotos (olha o trocadilho, rsrsrsr) não há argumentos. Comparem com as partes em branco, a superficie inferior da aeronave é mais para um branco gelo (branco sujo como eu dizia) que propriamente para um tom de cinza (entenda-se mistura de branco e preto);

 

Mirage novo cinza escuro com um certo briho...

Mirge novo começando a voar, é cinza escuro fosco

Mirage usado depois de muito uso é cinza cor de bufa na carreira!!!!

 

A melhor maneira de pintar um Mirage IIIE é se basear em um serial e buscar fotos dele e fazer uma média.

 

O cinza escuro 36118 é a cor correta dele. Fabinho, esse 36628 é para a parte de baixo? Interessante...

 

Abraços,

 

Matte

Originally Posted by fabinhoAN:

Eu falei o que eu eu vi, essa OTMA eu tenho e tb outras. se acharem o catalogo da RENNER que era a fabricante da tinta fica mais fácil. 

 

Perfeito. 

É a 1-1-4-19.

As cores que eu mencionei são as que constam do documento.

Last edited by Gilson
Oba, essa é a referencia da Renner? Originally Posted by Gilson:
Originally Posted by fabinhoAN:

Eu falei o que eu eu vi, essa OTMA eu tenho e tb outras. se acharem o catalogo da RENNER que era a fabricante da tinta fica mais fácil. 

 

Perfeito. 

É a 1-1-4-19.

As cores que eu mencionei são as que constam do documento.

 

Salve MATTE, folga em vê-lo (ou lê-lo, rsrsrs) o Gilson postou a referencia da tinta Renner. Sim, para a parte inferior da 'Jaca'.
 
Originally Posted by Matte:

Mirage novo cinza escuro com um certo briho...

Mirge novo começando a voar, é cinza escuro fosco

Mirage usado depois de muito uso é cinza cor de bufa na carreira!!!!

 

A melhor maneira de pintar um Mirage IIIE é se basear em um serial e buscar fotos dele e fazer uma média.

 

O cinza escuro 36118 é a cor correta dele. Fabinho, esse 36628 é para a parte de baixo? Interessante...

 

Abraços,

 

Matte

 

Originally Posted by Gilson:

Quando novo, o 36188 é bem escuro, mas sob a luz do sol e sob determinadas condições fica um pouco azulado, efeito que aumenta com o desgaste da tinta.

Ainda bem! Cheguei a ficar assustado. Eu estou concluindo meu mirage III 1/32 nessa pintura, e quando fiz a cor de cima, me baseei no tom sugerido pelo Felipe nas decais, que seria o 35109.

Só que achei muito azulado, ai puxei a cor bastante para o cinza, e consegui deixar bem próximo do tom das fotos.

Aí vem o Gilson e me diz que é cinza escuro. Me caiu os butiá do bolso!

Será que teria que remover a tinta e repintar?

Mas então, pelo visto, posso deixar o avião em cinza levemente azulado, mesmo. Estou fazendo o 4827 bem desgastado, com as marcações pretas, um pouco antes de mudarem pra branco.

 

Valeu, pessoal.

 

Um abração.

Last edited by Paulão - Tchwrma
Originally Posted by fabinhoAN:
Oba, essa é a referencia da Renner? Originally Posted by Gilson:
Originally Posted by fabinhoAN:

Eu falei o que eu eu vi, essa OTMA eu tenho e tb outras. se acharem o catalogo da RENNER que era a fabricante da tinta fica mais fácil. 

 

Perfeito. 

É a 1-1-4-19.

As cores que eu mencionei são as que constam do documento.

 

 

TEM que ser, pois essas são cores oficiais que constam da OTMA.

Lembrando que: nesta época (hoje quase não ocorre isto), havia alguma variação de lote pra lote.

 

Obs.: O Pamasp era o central do F-103. Tenho ainda um pouco das tintas originais guardadas aqui.

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
Originally Posted by Gilson:

Quando novo, o 36188 é bem escuro, mas sob a luz do sol e sob determinadas condições fica um pouco azulado, efeito que aumenta com o desgaste da tinta.

Ainda bem! Cheguei a ficar assustado. Eu estou concluindo meu mirage III 1/32 nessa pintura, e quando fiz a cor de cima, me baseei no tom sugerido pelo Felipe nas decais, que seria o 35109.

Só que achei muito azulado, ai puxei a cor bastante para o cinza, e consegui deixar bem próximo do tom das fotos.

Aí vem o Gilson e me diz que é cinza escuro. Me caiu os butiá do bolso!

Será que teria que remover a tinta e repintar?

Mas então, pelo visto, posso deixar o avião em cinza levemente azulado, mesmo. Estou fazendo o 4827 bem desgastado, com as marcações pretas, um pouco antes de mudarem pra branco.

 

Valeu, pessoal.

 

Um abração.

 

 

Paulão,

 

Já vi F-103 na 1/72, pintado com as tintas originais.

Fica escuro pra caramba, não passa a sensação do "avião real".

 

Esse negócio de pintar "religiosamente" determinado equipamento com os santos FS da vida, nem sempre é a melhor solução.

Last edited by Gilson

Como dito pelo Gilson, FS exato nunca vai ficar igual ao original, há vários fatores tipo quantidade de luz recebida pelo modelo e pelo original. Estes dois estão pintados com a cor original, um cinza escuro azulado note que até o verniz produz alteração na tonalidade.

Camarada Gilson, tinha algumas latas aqui tb, guardadas como jóias da coroa, um belo dia resolvi abrir para dar uma conferida... e estavam secas, destino lixo, e na epoca nem me ocorreu arrancar a etiqueta da lata.

Originally Posted by fabinhoAN:

Camarada Gilson, tinha algumas latas aqui tb, guardadas como jóias da coroa, um belo dia resolvi abrir para dar uma conferida... e estavam secas, destino lixo, e na epoca nem me ocorreu arrancar a etiqueta da lata.

 

Mas tu foi muito "zóiudo" (olho grande) em querer guardar as latas.

Eu guardei em vidrinhos de 100 ml.

Originally Posted by fabinhoAN:

então devolve as fotos, pois são minhas e não do Gilson rsrsrsrsrsrsrsrs.

 

É verdade! Eu estou tão acostumado em receber fotos do Gilson, que nem me dei conta que o post não era dele.. Perdão e obrigado Fábio!

 

Um abração.

Creio que não, ao menos esse cinza a que me refiro, e digo que... houve com certeza ao menos dois tons de cinza superior em um mesmo período, não se trata de cor despotada ou queimada, mas sim dois tons diferentes.
 
Originally Posted by Gauthier:

O cinza da barriga não é mesmo do Bandeirulha?

 

Abs

 

Originally Posted by fabinhoAN:
Creio que não, ao menos esse cinza a que me refiro, e digo que... houve com certeza ao menos dois tons de cinza superior em um mesmo período, não se trata de cor despotada ou queimada, mas sim dois tons diferentes.
 
Originally Posted by Gauthier:

O cinza da barriga não é mesmo do Bandeirulha?

 

Abs

 

Ok.

 

Abs

Originally Posted by Marcelo Ribeiro - Mach 2:

E por falar em Mirage III e suas cores, gosto muito desse link aqui

 

http://perfisdeavioes.blogspot...r-mach-2-da-fab.html

 

Vou ver se aproveito que estou de férias e termino o artigo com o restante das informações dos MIII prateados.

 

Abs!

 

Marcelo 

Beleza!    Todo o material ajuda.

 

Obrigado

Originally Posted by Marcelo Ribeiro - Mach 2:

E por falar em Mirage III e suas cores, gosto muito desse link aqui

 

http://perfisdeavioes.blogspot...r-mach-2-da-fab.html

 

Vou ver se aproveito que estou de férias e termino o artigo com o restante das informações dos MIII prateados.

 

Abs!

 

Marcelo 

Excelente artigo, Marcelo. Parabens!

 

Um Abração.

Tenho aqui uns frascos da Lifecolor UA22 (FS 36118 Gunship Grey) reservadas para pintar o meu, e da Humbrol 125.

 

A cor de baixo pensei que fosse o Camouflage Grey FS 36622 (Humbrol 28) não sei se tem muita diferença desta 36293.

 

 

Alguns tópicos deveriam ser reunidos em um único artigo para ficar fixo na WK.

 

Esse tópico deveria ser unido ao dos uniformes alemães por se tratar do mesmo tema: FIDELIDADE DE CORES EM ESCALA.

 

Acho muito saudável que hoje em dia a maioria está se abrindo para essa mudança de paradigma em relação ao tom correto de uma cor num kit. Há muito tempo defendo que se uma cor parece certa num kit é porque ela está certa. Antes isso era estranho, herege até! Eu e alguns outros colegas encontrávamos dificuldade em simplesmente conversar sobre isso.

 

Com todos os dados disponíveis hoje em dia fica mais fácil entender essas diferenças nos tons. Dados como os que o Gilson apresenta ajudam muito.

 

Esse é o mundo ideal no modelismo: fazer com que PAREÇA real, algo que REPRESENTE o real, e não o real propriamente dito.

 

Parabéns a todos!

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