O naufrÁgio do navio de cruzeiro Costa Concordia ocorreu no dia 13 de Janeiro de 2012, quatro anos atrÁs.
Navegando prÓximo demais da costa da ilha italiana de Giglio, região da Toscana,
a embarcaÇão abalroou rochas submersas em virtude do seu calado e iniciou um processo irreversÍvel de afundamento, que culminou com o seu emborcamento.
ApÓs um solavanco e um corte de corrente elÉtrica, o comandante comunicou que havia uma avaria no gerador e que em breve a energia seria restabelecida; Na sequÊncia, foi dada a ordem de abandonar o navio, uma vez que o comando da embarcaÇão estava na responsabilidade do imediato do comandante.
Naquele momento, e da inspeÇão do imediato, observou-se que estava entrando Água no navio. Segundo comunicado do armador, o navio bateu num banco de areia. Fotos indicam que embarcaÇão tambÉm bateu em rochas, ficando um pedaÇo de pedra preso ao casco rompido do navio. O navio adernou a estibordo ficando com aproximadamente dois terÇos dentro da Água.
Alguns sobreviventes relataram que a música My Heart Will Go, de CÉline Dion, trilha sonora do filme Titanic, foi a última canÇão ouvida pelos passageiros do navio Costa Concordia quando ele afundou.
O capitão Francesco Schettino foi um dos primeiros a abandonar seu navio. Segundo informaÇÕes dele junto à comunicaÇão social internacional, o mesmo justificou que fora arremetido na hora do choque e caÍra no mar e que jÁ tinha outro comandante, o imediato, em seu lugar. Dessa forma se recusou a retornar para organizar a retirada dos passageiros e tripulantes.
Mesmo assim ele foi suspenso pela Costa Crociere e ficou em prisão domiciliar atÉ o dia 5 de julho de 2012.
Na semana apÓs o incidente, uma camiseta com a frase em italiano "Vada a bordo, cazzo" comeÇou a ser vendida na Internet, na esteira da repercussão do tenso telefonema entre o capitão do cruzeiro e a Capitania local.
A proprietÁrio do navio iniciou o processo de remoÇão do navio visando o seu desmantelamento e venda como sucata.
Um processo ambicioso foi elaborado e estima-se que custou à Carnival Corp, proprietÁria do Costa Concordia, e suas seguradoras, mais de 1,5 bilhão de euros (US$ 2,14 bilhÕes), mais de trÊs vezes o custo do navio.
Antes e apÓs o desviramento do navio, digamos assim, em Setembro de 2013. ApÓs esse processo, foi preciso ainda mais dois anos para preparÁ-lo para deslocamento atÉ GÊnova.
A velocidade de 2 nÓs por hora, levou 4 dias para 8 rebocadores levarem o Costa Concordia a percorrer os 280 km entre a ilha de Giglio atÉ o porto de GÊnova onde foi ancorado para iniciar o seu desmanche.
Um consÓrcio liderado pelo grupo de engenharia italiana Saipem e baseado em GÊnova San Giorgio del Porto irÁ desmantelar o navio em uma operaÇão de 100 milhÕes de euros ($ 134,24 milhÕes), o que pode demorar atÉ dois anos.
Cerca de 80% do navio serÁ reciclado em um projeto de quatro estÁgios que comeÇarÁ com remoÇão do mobiliÁrio de interiores e acessÓrios dos decks de superfÍcie.
Tudo terÁ de ser destruÍdo, impedindo a venda do mobiliÁrio em respeito ao mergulhador que morreu durante as operaÇÕes de remoÇão dos destroÇos e as 32 vÍtimas da tragÉdia que ocorreu em 13 de janeiro de 2012.
A chegada ao porto industrial completa o maior salvamento marÍtimo na histÓria e um dos feitos de engenharia mais ambiciosos e complexos.
O fujão covarde pegou apenas 16 anos de cadeia e estÁ apelando. LÁ como aqui, os bandidos são protegidos pelas leis.
Abs. e atÉ o prÓximo AP & I.