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O naufrÁgio do navio de cruzeiro Costa Concordia ocorreu no dia 13 de Janeiro de 2012, quatro anos atrÁs.

Navegando prÓximo demais da costa da ilha italiana de Giglio, região da Toscana,

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a embarcaÇão abalroou rochas submersas em virtude do seu calado e iniciou um processo irreversÍvel de afundamento, que culminou com o seu emborcamento.

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ApÓs um solavanco e um corte de corrente elÉtrica, o comandante comunicou que havia uma avaria no gerador e que em breve a energia seria restabelecida; Na sequÊncia, foi dada a ordem de abandonar o navio, uma vez que o comando da embarcaÇão estava na responsabilidade do imediato do comandante.

Naquele momento, e da inspeÇão do imediato, observou-se que estava entrando Água no navio. Segundo comunicado do armador, o navio bateu num banco de areia. Fotos indicam que embarcaÇão tambÉm bateu em rochas, ficando um pedaÇo de pedra preso ao casco rompido do navio. O navio adernou a estibordo ficando com aproximadamente dois terÇos dentro da Água.

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Alguns sobreviventes relataram que a música My Heart Will Go, de CÉline Dion, trilha sonora do filme Titanic, foi a última canÇão ouvida pelos passageiros do navio Costa Concordia quando ele afundou.

O capitão Francesco Schettino foi um dos primeiros a abandonar seu navio. Segundo informaÇÕes dele junto à comunicaÇão social internacional, o mesmo justificou que fora arremetido na hora do choque e caÍra no mar e que jÁ tinha outro comandante, o imediato, em seu lugar. Dessa forma se recusou a retornar para organizar a retirada dos passageiros e tripulantes.

Mesmo assim ele foi suspenso pela Costa Crociere e ficou em prisão domiciliar atÉ o dia 5 de julho de 2012.

Na semana apÓs o incidente, uma camiseta com a frase em italiano "Vada a bordo, cazzo" comeÇou a ser vendida na Internet, na esteira da repercussão do tenso telefonema entre o capitão do cruzeiro e a Capitania local.

A proprietÁrio do navio iniciou o processo de remoÇão do navio visando o seu desmantelamento e venda como sucata.

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Um processo ambicioso foi elaborado e estima-se que custou à Carnival Corp, proprietÁria do Costa Concordia, e suas seguradoras, mais de 1,5 bilhão de euros (US$ 2,14 bilhÕes), mais de trÊs vezes o custo do navio.

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Antes e apÓs o desviramento do navio, digamos assim, em Setembro de 2013. ApÓs esse processo, foi preciso ainda mais dois anos para preparÁ-lo para deslocamento atÉ GÊnova.

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A velocidade de 2 nÓs por hora, levou 4 dias para 8 rebocadores levarem o Costa Concordia a percorrer os 280 km entre a ilha de Giglio atÉ o porto de GÊnova onde foi ancorado para iniciar o seu desmanche.ScreenShot935ScreenShot931

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ScreenShot934ScreenShot932Um consÓrcio liderado pelo grupo de engenharia italiana Saipem e baseado em GÊnova San Giorgio del Porto irÁ desmantelar o navio em uma operaÇão de 100 milhÕes de euros ($ 134,24 milhÕes), o que pode demorar atÉ dois anos.
Cerca de 80% do navio serÁ reciclado em um projeto de quatro estÁgios que comeÇarÁ com remoÇão do mobiliÁrio de interiores e acessÓrios dos decks de superfÍcie.
Tudo terÁ de ser destruÍdo, impedindo a venda do mobiliÁrio em respeito ao mergulhador que morreu durante as operaÇÕes de remoÇão dos destroÇos e as 32 vÍtimas da tragÉdia que ocorreu em 13 de janeiro de 2012.

A chegada ao porto industrial completa o maior salvamento marÍtimo na histÓria e um dos feitos de engenharia mais ambiciosos e complexos.

O fujão covarde pegou apenas 16 anos de cadeia e estÁ apelando. LÁ como aqui, os bandidos são protegidos pelas leis.

Abs. e atÉ o prÓximo AP & I.

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pak43 posted:

Não sei quanto vão receber pela sucata mais não sairia mais barato leva-lo a um ponto mais profundo do Mediterraneo onde não  seria perigo para a navegação e afundá-lo?

Esta é uma pergunta que muitos além de mim e do pak43, gostariam de saber a resposta.

Pak e Rubens, conversando com um amigo da MB fiz também a mesma pergunta e ele me respondeu que para fazer isso e virar coral artificial eles deveriam primeiro tirar todo o material toxico de dentro do navio,  e  já que eles teriam que ir para um porto pra retirar tudo de dentro ( inclusive os pertences dos passageiros que não ficaram submersos e corpos se ainda houvessem ) , resolveram diminuir o prejuízo vendendo o que dava desmontando o navio.

Aqui vai um documentário bacana sobre a retirada dele.

 https://www.youtube.com/watch?v=fAtj10ZtRlg

 

Abração a todos.

Boa tarde.

As leia ambientais em vigor para a área do Mediterrâneo são muito duras, graças, em parte. ao trabalho pioneiro do oceanógrafo Jacques Cousteau.

O aço eles irão recuperar 100% e do cobre 80%.

Para quem já gastou tanto, conseguir diminuir esse prejuízo é sempre algo bem-vindo.

Abs.

 Viajei de barco pelo Mediterraneo duas vezes nada parecido com este luxo todo,não faz o meu estilo eu gosto de coisas mais rusticas verdadeiras.Uma vez foi da Italia de Bari ou Brindisi nem me lembro mais para Patras na Grecia,ida e volta dormi sentado em uma poltrona.Oura vez fui  de um porto na Turquia,acho que era Mersin .perto de Tarsus,lembra Saulo de Tarso,até o Chipre Turco ,não me lembro o porto,mas lembro do desafio o navio era horrivel dentro fazia 50 graus e fora uns 6 ou 7,não havia lugar para sentar era se atirar no chão mesmo era um ferry.Quando chegou no Chipre fiquei preso mais de hora para sair pois um caminhão estragou bem na saida,uma  a ventura para tirar de lá,mas valeu cada minuto neste mar e nestes navios me senti o Ulisses.as vezes aquele barco que tu acha que vai pro fundo não vai e outros...

Flávio T-6-Tiger 26 posted:

Pak e Rubens, conversando com um amigo da MB fiz também a mesma pergunta e ele me respondeu que para fazer isso e virar coral artificial eles deveriam primeiro tirar todo o material toxico de dentro do navio,  e  já que eles teriam que ir para um porto pra retirar tudo de dentro ( inclusive os pertences dos passageiros que não ficaram submersos e corpos se ainda houvessem ) , resolveram diminuir o prejuízo vendendo o que dava desmontando o navio.

Aqui vai um documentário bacana sobre a retirada dele.

 https://www.youtube.com/watch?v=fAtj10ZtRlg

 

Abração a todos.

Valeu por esclarecer.

É bom saber que há leis que são respeitadas neste nosso mundo.

Abs.

pak43 posted:

 Viajei de barco pelo Mediterraneo duas vezes nada parecido com este luxo todo,não faz o meu estilo eu gosto de coisas mais rusticas verdadeiras.Uma vez foi da Italia de Bari ou Brindisi nem me lembro mais para Patras na Grecia,ida e volta dormi sentado em uma poltrona.Oura vez fui  de um porto na Turquia,acho que era Mersin .perto de Tarsus,lembra Saulo de Tarso,até o Chipre Turco ,não me lembro o porto,mas lembro do desafio o navio era horrivel dentro fazia 50 graus e fora uns 6 ou 7,não havia lugar para sentar era se atirar no chão mesmo era um ferry.Quando chegou no Chipre fiquei preso mais de hora para sair pois um caminhão estragou bem na saida,uma  a ventura para tirar de lá,mas valeu cada minuto neste mar e nestes navios me senti o Ulisses.as vezes aquele barco que tu acha que vai pro fundo não vai e outros...

Estas são realmente aventuras, e que aventuras.

Já fiz um cruzeiro no Costa Concórdia na costa brasileira, era fantástico, como todos os navios da Costa, mas todos os navios da Costa modernos, acho que todos lançados já no século 21, tem uma decoração no meu ponto de vista exagerada, diferente dos MSC que são menos decorados, mas todos com muito conforto.

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