O armamento principal consistia de seis canhões, em três torres gêmeas em "A", "B" e as posições de "Y". Eles foram foram montadas com uma elevação de 46° para o disparo. O calibre deles era de 190 mm (7,5 polegadas) e estes canhões foram projetados especialmente para esta classe [a classe italiana Trento tinha 8 canhões de 203 mm (8 polegadas)] . A escolha deste calibre foi incomum, uma vez que o único outro uso conhecido foi em duas classes dos cruzadores britânicos (Devonshire e Hawkins ). No entanto, as armas argentinas tinha um alcance muito respeitável: 29,856yds (27,300nm).
O armamento secundário também foi de um novo desenho, similar às armas 100-102 mm padrão da época. Ela consistia de doze canhões de 102 milímetros (4 polegadas), disparando um projétil de 13,5 kg (30 lb), todos em montagens individuais. Este foi um arranjo incomum para cruzadores pesados italianos, que geralmente possuíam entre quatro a oito canhões. No entanto, para aliviar o peso, os escudos dos canhões foram removidos, o que prejudicou a sua operacionalidade em condições de mau tempo. Os tubos de torpedo estavam em suportes fixos no meio do navio, disparando num angulo muito pequeno, o que causou problemas em seu aproveitamento de forma eficaz.
A artilharia antiaérea consistiu em seis canhões Vickers-Terni 40 de 39 mm, tudo em montagens individuais, á ré da superestrutura. Estas armas estavam entre as primeiras armas pesadas automáticas, disparando entre 100 a 130 tiros por minuto, mas foram de pouca confiabilidade. Embora montagens individuais eram mais simples e mais confiável, eles ofereceram uma concentração de fogo mais fraca. A Marinha Real utilizou armas semelhantes em canhões quádruplos ou mesmo montagens óctuplos, com melhor eficiência. Finalmente, havia uma catapulta para hidroaviões, que fora colocado sobre uma plataforma á meia nau.
Seu esquema de proteção como um todo, era o mesmo utilizado na classe Trento, diferindo apenas na menor espessura de proteção horizontal. A blindagem estava mais dentro do padrão de cruzadores leves do que para cruzadores pesados. Uma cinta blindada de 70 mm ( 2,75 polegadas ) foi montado a partir da primeira até a última torre principal. A torre de cmando possuia 60 mm ( 2,33 pol). Suas barbetas e torres de canhões possuíam blindagem de 50 mm (2 pol) e apenas 25 mm (1 pol) de blindagem foi prevista na plataforma blindada sobre suas máquinas.
Após a Segunda Guerra Mundial, os navios foram modificados para melhorar sua estabilidade e navegação através de uma sensível redução de peso. As poderosas baterias duplas de 102mm foram substituídos por seis canhões Bofors de 40mm , um para cada dupla de montagem , reduzindo assim drasticamente o armamento secundário. Os outros quatro Bofors substituiram os seis canhões Vickers AA Mk.53. Novos diretores de radar também foram instalados para melhorar a eficácia do fogo antiaéreo. O ganho em estabilidade , com várias toneladas removidas para cada arma 102 mm , foi de algum modo compensada pela adição de instalações de radar para a superestrutura e mastros. A catapulta foi transferida para o convés da frente.