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Estava eu vendo uma página sobre armamento naval quando me deparo com estas 2 belonaves, desconhecidas para mim. São os cruzadores pesados Veinticinco de Mayo e Almirante Brown.

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Displacement:6,800 tons (standard)
9,000 tons (full load)
Length:171 m (561 ft 0 in)
Beam:17.82 m (58 ft 6 in)
Draught:4.66 m (15 ft 3 in)
Propulsion:2 shaft Parsons turbines, 6 oil-fired boilers, 85,000 hp
Speed:32 knots (59 km/h)
Range:8,030 nautical miles (14,870 km) at 14 knots (26 km/h)
Complement:780
Armament:6 × 190 mm (7.5 inch)/ 52 caliber guns (3 × 2)
12 × 102 mm (4 inch)/ 40 caliber DP guns (6 × 2)
6 × Vickers-Terni 40/39 mm AA guns
6 × 533 mm (21-inch) torpedo tubes
Armour:70 mm (2.75 inch) inch belt
25 mm (1 inch) deck
50 mm (2 inch) turrets
60 mm (2.3 inch) conning tower
Aircraft carried:2 × Grumman J2F Duck aircraft
Aviation facilities:
01Catapult launcher

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Argentina teve uma competição de longa data com Brasil e Chile, os três sendo conhecido nos círculos navais como "ABC " . Nos meados de 1920 a Argentina teve a mais numerosa da marinha em continente , no entanto as suas forças de cruzadores irremediavelmente se tornaram desatualizados. O programa de Dez anos Naval aceito em 1926 com um custo total de 75 milhões de pesos, previa a construção de três cruzadores pesados.

Apenas dois foram ordenados. Este dois navios, "Veinticinco de Mayo" e "Almirante Brown" , foram encomendados em 1926, construidos pela empresa italiana Odero Terni Orlando ( OTO) e concluída em julho de 1931. O projeto Veinticinco de Mayo foi derivada da classe italiana Trento, mas diferiram por menores dimensões, principalmente no calibre e número dos canhões , na sua proteção e maquinarios . Os navios eram menores do que o original e levou significativamente menos blindagem. Eles tinham um desenho limpo e simples, com uma relação comprimento / largura de cerca de 10: 1. Os navios argentinos ficaram leves, levemente protegido, mas rápidos .

O armamento principal consistia de seis canhões, em três torres gêmeas em "A", "B" e as posições de "Y". Eles foram foram montadas com uma elevação de 46° para o disparo. O calibre deles era de 190 mm (7,5 polegadas) e estes canhões foram projetados especialmente para esta classe [a classe italiana Trento tinha 8 canhões de 203 mm (8 polegadas)] . A escolha deste calibre foi incomum, uma vez que o único outro uso conhecido foi em duas classes dos cruzadores britânicos (Devonshire e Hawkins ). No entanto, as armas argentinas tinha um alcance muito respeitável: 29,856yds (27,300nm). 

O armamento secundário também foi de um novo desenho, similar às armas 100-102 mm padrão da época. Ela consistia de doze canhões de 102 milímetros (4 polegadas), disparando um projétil de 13,5 kg (30 lb), todos em montagens individuais. Este foi um arranjo incomum para cruzadores pesados italianos, que geralmente possuíam entre quatro a oito canhões. No entanto, para aliviar o peso, os escudos dos canhões foram removidos, o que prejudicou a sua operacionalidade em condições de mau tempo. Os tubos de torpedo estavam em suportes fixos no meio do navio, disparando num angulo muito pequeno, o que causou problemas em seu aproveitamento de forma eficaz.  

A artilharia antiaérea consistiu em seis canhões Vickers-Terni 40 de 39 mm, tudo em montagens individuais, á ré da superestrutura. Estas armas estavam entre as primeiras armas pesadas automáticas, disparando entre 100 a 130 tiros por minuto, mas foram de pouca confiabilidade. Embora montagens individuais eram mais simples e mais confiável, eles ofereceram uma concentração de fogo mais fraca. A Marinha Real utilizou armas semelhantes em canhões quádruplos ou mesmo montagens óctuplos, com melhor eficiência. Finalmente, havia uma catapulta para hidroaviões, que fora colocado sobre uma plataforma á meia nau.

Seu esquema de proteção como um todo, era o mesmo utilizado na classe Trento, diferindo apenas na menor espessura de proteção horizontal. A blindagem estava mais dentro do padrão de cruzadores leves do que para cruzadores pesados. Uma cinta blindada de 70 mm ( 2,75 polegadas ) foi montado a partir da primeira até a última torre principal. A torre de cmando possuia 60 mm ( 2,33 pol). Suas barbetas e torres de canhões possuíam blindagem de 50 mm (2 pol) e apenas 25 mm (1 pol) de blindagem foi prevista na plataforma blindada sobre suas máquinas.

Após a Segunda Guerra Mundial, os navios foram modificados para melhorar sua estabilidade e navegação através de uma sensível redução de peso. As poderosas baterias duplas de 102mm foram substituídos por seis canhões Bofors de 40mm , um para cada dupla de montagem , reduzindo assim drasticamente o armamento secundário. Os outros quatro Bofors substituiram os seis canhões Vickers AA Mk.53. Novos diretores de radar também foram instalados para melhorar a eficácia do fogo antiaéreo. O ganho em estabilidade , com várias toneladas removidas para cada arma 102 mm , foi de algum modo compensada pela adição de instalações de radar para a superestrutura e mastros. A catapulta foi transferida para o convés da frente.

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Estes navios bonitos e poderosos colocaram a Argentina bem à frente de seus dois rivais na categoria cruzadores na década de 30 e 40. Especialistas navais europeus e americanos consideraram que os desenhos desses navios concentraram armas em demasia num casco de cruzador, mas eles foram bem pensado pela Marinha Argentina , que se serviu bem deles, até serem desmantelados em 1960 ( Veinticinco de Mayo ) e 1961 ( Almirante Brown).

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O cruzador leve da Marinha Argentina era o "La Argentina". Este navio foi construído pelos Estaleiros Vickers e, no geral, se assemelhava a uma pequena combinação " bastarda " entre um cruzador classe Leander e um cruzador classe Colony.

Ele deslocava cerca de 7.500 toneladas, tinha velocidade máxima de 30 nós, seu comprimento era de 164m, largura de 17m e calado de 6,2m. Sua cinta de blindagem era de 75mm (3 pol) com torres blindadas de 50mm (2 pol). Seu armamento principal consistia em 9 canhões de 155mm (6 pol) em três torres triplas, 4 canhões de 102mm (4 pol) em pontos simples, 8 canhões antiaéreos de 20mm e 12 metralhadoras de 7,62mm. Além disso possuia 2 canhões de 75 mm "de saudações" sobre rodas, 4 canhões "de saudações" de 47 mm. 2 aviões anfíbios Walrus "Sea Gull", 1 catapulta e 6 tubos de torpedos de 21 polegadas. 

 

 
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Excelente pesquisa Milan!

Como esses navios a Marinha Argentina estava bem à frente da nossa no período anterior à Segunda Guerra. Se a memória não falha, possuíamos apenas dois cruzadores (leves) - o Bahia e o R. G. do Sul.

[  ]s

Em 1940, a Marinha Argentina era a 8ª mais poderosa do mundo, (atrás das potencias europeias (Reino Unido, França, Itália, Alemanha, URSS), Japão e USA e era a maior da América do Sul. Após 10 anos de programa de construção naval e US$ 60 milhões investidos, eles possuíam uma força de 14.500 marinheiros e oficiais. Sua força era composta de 2 encouraçados modernizados, 3 cruzadores novos, 12 contratorpedeiros novos, 2 rebocadores novos e 2 navios hidrográficos. Além disso também possuíam 4 torpedeiros da 1ª Guerra além de uma miscelânea de navios mineiros, canhoneiras, navios patrulhas, etc. 

Com relação aos submarinos, os argentinos possuíam 3 submarinos: eram o ARA Santa Fe (S-1), ARA Salta (S-2, depois S-3) e o ARA Santiago del Estero (S-3, depois S-2), todos de 1933.

Já o Brasil possuía na época 4, sendo 3 deles novos. O mais antigo era o Humayta (1929) e os demais eram o Tupy, o Tymbira e o Tamoyo (1937).

Uma coisa bastante interessante era que todos eles (tanto os brasileiros como os argentino) foram produzidos na Itália.

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ARA Cervantes (E1) and ARA Juan de Garay  (1927): Ambos construídos na Espanha apresentavam as seguintes características:

Deslocamento de 1650 toneladas, 101m de comprimento; 9.6m de boca, calado de 3,3m; potência de 42000hp; velocidade de 36 nós; alcance de 5000mn a 10 nós, tripulação de 160 homens e eram armados com 5 canhões simples de 120mm (4.7 pol), 1 canhão de 76mm (3 pol) AA, 4 metralhadoras,  6 tubos de torpedos de 533mm( 21 pol) e 2 racks de cargas de profundidades  

 

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ARA La Rioja (E-4), ARA Mendoza (E-3) e ARA Tucuman (E-5): Construídos no Reino Unido, foram incorporados em 1929 e apresentavam as seguintes características:

Deslocamento de 1595 toneladas, 102m de comprimento; 9,68m de boca, calado de 3,81m; potência de 42000hp; velocidade de 36 nós; alcance de 4500mn a 14 nós, tripulação de 160 homens e eram armados com 5 canhões simples de 120mm (4.7 pol), 1 canhão de 76mm (3 pol) AA, 2 metralhadoras, 6 tubos de torpedos de 533mm (21 pol).

Mendoza 1932.jpg

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ARA Buenos Aires (E-6), ARA Corrientes (E-8), ARA Entre Rios (E-7), ARA Misiones (E-11), ARA San Juan (E-9), ARA San Luis (E-10) e ARA Santa Cruz (E-12): Também construídos no Reino Unido, foram incorporados em 1937 e apresentavam as seguintes características:

Deslocamento de 2010 toneladas, 98,45m de comprimento; 10,38m de boca, calado de 3,2m; potência de 34000hp; velocidade de 35 nós; alcance de 4100mn a 14 nós, tripulação de 130 homens e eram armados com 4 canhões simples de 120mm (4.7 pol), 8 metralhadoras de 13mm, 8 tubos de torpedos de 533mm (21 pol) 2x4.

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ARA Catamarca (D-1), ARA Jujuy (D-3): Construídos na Alemanha em 1912, foram utilizados até 1957 e apresentavam as seguintes características:

Deslocamento de 1357 toneladas; 83,13m de comprimento; 8,25m de boca, calado de 3,33m; potência de 25760hp; velocidade de 27 nós; alcance de 3000mn a 10 nós, tripulação de 150 homens e eram armados com 4 canhões simples de 101.6mm, 2 canhões de 37mm, 4 tubos de torpedos de 530mm.

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ARA Córdoba (D-2), ARA La Plata (D-4): Também construídos na Alemanha em 1912, foram utilizados até 1957 e apresentavam as seguintes características:

Deslocamento de 1357 toneladas; 90m de comprimento; 9,0m de boca, calado de 3,15m; potência de 28000hp; velocidade de 35 nós; alcance de 3000mn a 10 nós, tripulação de 150 homens e eram armados com 4 canhões simples de 101mm, 2 canhões de 37mm, 4 tubos de torpedos de 530mm.

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