Skip to main content

Replies sorted oldest to newest

E todo um bale, muito sincronizado e profissional, para que o Porta-avioes possa projetar suas aeronaves e operar com seguranca e eficiencia...

 

E pouco falada e pouco glorificada a funcao de Deck Hand, mas sem eles os pilotos nao poderiam operar e cumprir suas missoes...o mesmo se aplicando a mecanicos e outros tecnicos pelo PA afora...

 

E todo um trabalho de equipe que vem se apurando e solidificando a praticamente um seculo, atraves de operacoes em todo tipo de ambiente e situacao, e de guerras que "lapidaram" procedimentos de operacao, seguranca, comunicacao, etc...

 

E um know how que os Americanos dominam como ninguem...e que outras nacoes tambem partilham em menor escala...

A China por exemplo, que comeca agora a ter aspiracoes de operar PAs chegou ao extremo de adotar inclusive o mesmo tipo de codigo de cores e procedimentos se nao iguais parecidissimos...

Prova de que no que esta funcionando nao se mexe (muito)...

 

Edilson 

Caracoles!  Belíssimo vídeo, hem?  Muito bom mesmo.  Me pergunto se a pessoa que faz tal registro teve autorização para colocar no YouTube... hehehehe

 

Depois de ver tal vídeo, algumas considerações são importantes.  Como já salientou o Edilson, é realmente um balé no deck.  Embora a equipe de terra possa se comunicar através de rádio, muitas das sinalizações são feitas à mão o que garante uma maior segurança no entendimento nas mensagens.

 

Outra coisa interessante: as cores dos coletes/camisas.  Cada um tem o seu significado e sua importância.  Por exemplo:

- "camisas amarelas": são os oficiais que guiam as aeronaves e são também os responsáveis pelos aviões.  São os únicos no deck autorizados a mover um avião para taxiar ou colocar em outra posição.

- "camisas verdes": trabalham sob ordens dos camisas amarelas.  São responsáveis pela colocação dos aviões na catapulta e também pelo travamento das mesmas.

(reparem que, aos 1:11, o "chefe" de colete amarelo está à frente do F/A-18 "203" enquanto que o de camisa/colete verde está verificando o encaixe da catapulta.  Quanto é dada a ordem, o camisa/colete verde sai de baixo do F/A-18 enquanto que o "chefe" de colete amarelo fica perto da aeronave até ela levantar vôo.  O próprio autor da filmagem é um camisa/colete verde o que se pode verificar aos 03:39 enquanto guia um EA-6 Prowler para a catapulta.)

- "camisas vermelhas": responsáveis pelo armamento das aeronaves.

- "camisas púrpuras": embora não apareçam no vídeo, são responsáveis pelo combustível das aeronaves.

 

Outra coisa: reparem que, aos 02:34, o piloto do F/A-18 "111" coloca as mãos em um "PM" (alça, pega-mão ou puxador).  Pelo que sei, até a aeronave ser lançada pela catapulta, o piloto não mexe no manche até que seja projetada para fora do porta-aviões.  Se estive errado, me corrijam por favor.

 

Reparem outra coisa: aos 02:59 um "camisa verde" carrega uma caixa com um número, no caso 56.000.  Pelo que sei, corresponde ao peso da aeronave que vai ser lançada, no caso o EA-6 Prowler e esse número é mostrado ao piloto.  O número corresponde também ao quanto de força a catapulta irá exercer sobre a aeronave, ou seja, o peso da aeronave deve ser o mesmo que está programado na catapulta.  Se houver uma diferença entre o empuxo da catapulta e o peso da aeronave, esta pode ser lançada com força demais ou de menos.

 

Por fim, aos 04:20, é possível ver a catapulta sendo recolhida após ter lançado o F/A-18 "111" para que seja presa ao trem de aterrissagem frontal do EA-6 Prowler.

 

Abrs a todos!!!

A Raguenet

Last edited by ARaguenet

A Raguenet,

 

É isso mesmo. Todo procedimento de decolagem é automatizado. O piloto não mexe no manche até que a aeronave saia da catapulta.

Vi de perto em 2010 o lançamento de Super Hornets e Hawkeyes no CarlVinson justamente ali da catapula 4.

Experiência incrível ! O convés de um PA é um ambiente hostil, por isso a questão segurança é colocada em prática nos mais altos níveis.

Quanto ao peso da aeronave isso é regulado 100%, pois pode-se haver muita pressão da catapulta e assim danificar o trem de pouso da aeronave , como pode haver pouco empuxo e jogar a aeronave no mar.

 

Enfim...o vídeo é excelente !

 

Abraços ! 

Last edited by Bruno "Gripen" Magalhães
Originally Posted by Bruno "Gripen" Magalhães:

Vi de perto em 2010 o lançamento de Super Hornets e Hawkeyes no CarlVinson justamente ali da catapula 4.

Experiência incrível !

 

Baita sortudo! Que inveja... no bom sentido é claro! Hehehehehe

 

Abrs a todos!!!

A Raguenet

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×