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Esse vai ser minha próxima vítima.

Venho pensando nele há algum tempo e quando começa assim é porque já ficou definido que é quem eu vou estragar.

Há um ano sem fazer uma montagem de cabo a rabo sem interrupções, fiquei olhando essa montoeira.

Então, isso sempre encarei como desafio.

Mas confesso que me assustei um pouco. E esse tem pouca coisa perto de outros monstrinhos que descobri guardados no meu armário. Tem um transporte lançador de misseis que tem um aftermarket em PE's com quase o mesmo número de peças do kit.

(putz será que fui eu mesmo quem comprei?)

Edu

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Anderson e Pak, grato pela visita e vamos montar juntos.

Espero daqui a um ano não estar terminando como foi o caso do Sheridan; afff!!

Mas, 80% da culpa da demora foram das esteiras.

E por falar em esteiras, estive olhando as deste cara aqui, e cada elo tem 4 peças além da sapata. Vai de link by length aí?

Edu

Eu fico pensando sera que tem tanta gente que gosta de um desafio destes,se eu puder evitar eu evito,recentemente comprei umas esteiras link by link da RFM para substituir as da AFV  no kit do M40 segundo consta o modelo é para a versão usada na Coreia ,é muito trabalho este tá na fila tambem.

Interessante esse Caterpillar. Não conhecia esse kit.

Pela quantidade de peças vai dar uma bela mão de obra mas aparentemente o resultado vai compensar.

Gostei do bicho, mas não seria para mim.

Vou acompanhar com certeza. Boa sorte!

[]s.

@Zé Victor posted:

É esse aí né?



[]s.

Aí Zé, bom tê-lo por aqui.

Então, não sei se é esse não porque não tem a grade de proteção da cabine. É que eu não recebo a caixa porque ela faz muito volume na mala, então quando vem, as árvores são colocadas onde tem espaço e a caixa fica pra trás.

Pelo menos não pago o frete.

Edu

@pak43 posted:

Eu fico pensando sera que tem tanta gente que gosta de um desafio destes,se eu puder evitar eu evito,recentemente comprei umas esteiras link by link da RFM para substituir as da AFV  no kit do M40 segundo consta o modelo é para a versão usada na Coreia ,é muito trabalho este tá na fila tambem.

bom, as esteiras LBL são "polêmicas"........  no caso da MENG, tive problemas com as que vieram no AMX30 deles... acabei JOGANDO FORA!!! encostando o blindado semi-finalizado (só faltando as "benditas" esteiras!) enquanto aguardava chegarem outras LBL da Bronco (estas com apenas UMA PEÇA para cada link) muito mais fáceis de montar.



Desde que usei LBL em um dos M113 da Academy, sempre que tenho essa opção tenho preferido, mas, enfim, vou com o que tenho aqui rsrsrsrs

O problema não é a link by link e sim algumas,logo que a Meng apareceu no mercado ouvi de modelistas que as esteiras do leopard I eram complicadas,como não sou fâ deste blindado nem pensei em comprar,mas de modernos eu tenho um T72 deles nem me lembro como são as esteiras,pois ainda não tem data para sair da caixa,enfim ligar um elo em outro sem problema,realmente é um upgrade no modelo,agora cinco ou quatro ´peças para fazer um link realmente é saco. Felizmente o que tenho para montar com esteiras em sua maioria é link by link ou link by length,recentemente comprei umas link by link para dar um upgrade nos RSO da Dragon que eu tenho, as magic tracks vou colocar nos dois Italeri que eu tenho.

@Zé Victor posted:

Não é porque eu tenha uma preferência maior por veículos com uma aparência de mais usados, mais sujos, longe disso, mas fica aí a dica...

[]s.

Zé, grande contribuição.

Se tem uma coisa que tenho preguiça, até porque preciso aprender a fazer, é buscar esse tipo de material de referência, aí chega na hora de adicionar o intemperismo, fico sem referência, não tenho ideias do que fazer e acabo deixando com poucas marcas.

Preciso aprender de uma vez a procurar essas fontes para facilitar a minha vida.

Edu

Então, resolvi colocar um pouco de história desse equipamento para situar o dito. Tive, em minha vida profissional, oportunidades de conviver com o D8 L e o D8 K e falávamos nesse monstrinho e até no D 10 quando surgiu no início dos anos 70 e foi ele, o D 10 que introduziu esse conceito de roda motriz elevada, que diminui o desgaste do material rodante bem como aumenta a vida útil do comando final (a redução que transmite o torque do motor para a roda motriz)  por adotar o comando final com sistema de transmissão por planetárias, diferente dos comandos finais de até então, que tinham o par de engrenagens - pinhão e coroa - por solução.

Especificamente o D9 foi introduzido pela Caterpillar em 1954 que era principalmente usado para remoção da camada superior do solo da área de trabalho em construções de estradas e nas minas a céu aberto. O D9 tem como motor diesel um 8 cilindros em linha e quando sua lâmina é montada com os cantos adicionais pode empurrar um volume de até 33,5 metros cúbicos de material e um peso máximo de 74 ton. Há variações desse modelo de trator, sendo que o R tem 298 kw ou 405 CV.

A versão que faremos é a utilizada pela IDF (Israel Defense Forces), que inicialmente combatia basicamente com equipamento civil. Em 1956 durante a Crise de Suez, o Combat Engineers Corps expropriou bulldozers D9 que eram utilizados em construção de estradas, pavimentação de acessos e para construção de fortificações, limpeza de campos minados e de obstáculos anti-tanques. Desde então os tratores D9 viram ação com a IDF nos campos de batalha no meio leste.

Durante a Operação Paz para a Galiléia em 1982, os membros da tripulação dos bulldozers da IDF deram suporte às forças aliadas na A'wali Beach sofrendo pesados danos sob o fogo da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) quando os tratores operaram sem nenhuma proteção. A partir daí a IDF resolveu colocar proteção blindada nas cabines, que deveriam ter as seguintes características: operar sem afetar a performance do trator, dar proteção ao operador na cabine, com no máximo de 5,5 ton de peso adicional, blindagem nas janelas e entradas de ar e sistema de proteção máxima.

Essas modificações deram surgimento ao D9 N. Um grande número de bulldozers foram adquiridos pela IDF (D9L, D9N e D9R); a versão blindada podia remover obstáculos sob fogo inimigo e destruir suas construções golpeando, empurrando ou esmagando o que encontrasse pela frente. Podia também se livrar de artefatos perigosos como minas terrestres e explosivos caseiros. (fonte parcial - o próprio manual e mais fontes externas)

Ao longo da jornada adicionarei mais detalhes.

Last edited by edufari

E que comecem os jogos

Eu sei que é cedo ainda pra falar, mas os primeiros encaixes são perfeitos. Fiquei muito impressionado com a preocupação da engenharia para colocar os  pinos de ejeção em locais absolutamente incríveis e que não prejudicam a peça em seu acabamento e encaixe.

Uhmm! Não sei não, mas está me cutucando aqui uma ideia que vai multiplicar a dificuldade e aumentar exponencialmente o desafio.

Eu estou pensando em não terminar esse fechamento porque depois fica difícil de realizar: colocar aí dentro uma central de iluminação e levar a luz para o painel de instrumentos e, quem sabe, até para os faróis.

Se eu fechar, vai ficar impossível. Mas como não sei se vou mesmo fazer, não vou fechar já. Sei lá, vai que.

E, pronto. A Misha disse que é hora de eu comer alguma coisa e que a partir de então, estou proibido de continuar, então como obedece quem tem juízo, vou nessa.

Edu

Last edited by edufari
@edufari poste

Eu estou pensando em não terminar esse fechamento porque depois fica difícil de realizar: colocar aí dentro uma central de iluminação e levar a luz para o painel de instrumentos e, quem sabe, até para os faróis.

[]s.

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Bah sempre ache esse kit fantástico

Já namorei ele inúmeras vezes mas xomo disse o amigo acima caro ... bem fora do meu teto que estabeleci

Mas quero muito ver essa montagem

E vai tranquilo que Meng é muito bom

@edufari posted:

Eu sei que é cedo ainda pra falar, mas os primeiros encaixes são perfeitos. Fiquei muito impressionado com a preocupação da engenharia para colocar os  pinos de ejeção em locais absolutamente incríveis e que não prejudicam a peça em seu acabamento e encaixe.

Montei três Meng e em todos eles a qualidade do plástico, clareza do manual, engenharia da montagem e a qualidade do encaixe são ótimos. Verdadeira Tamiya chinesa

@Zé Victor posted:

Consideração correta.

Tendo uma ideia luminosa. Literalmente no caso.



[]s.

Espero ser exequível pelo menos. Comprei há algum tempo uns abajures feitos com uma fibra ótica, aqueles que têm uma base luminosa e um feixe de fibras saindo dela e quando acende as pontas ficam iluminadas.

É uma fibra de 2a ou 3a linha, então como eu não sei os raios de curva que vou precisar, é possível que não sirvam, mas se tudo conjuminar, vou tentar.

Edu

Pois é, animado com o novo projeto arranjei tempo para mais uma etapa, o riper.

O que seria a nossa vida sem um CAD. Precisão de relojoaria.

Detalhes excelentes. Se eu conseguir fazer uma pintura razoável, vai ficar show, porque o modelo é.

As partes que seguram o ripper ainda não estão coladas, mas tem até os estalinhos no encaixe, ou seja, segura praticamente sozinho.

Segue o féretro.

Edu

Um pouco mais da história.

Ao entrar no século XXI a IDF solicitou novas modificações no sistema de blindagem, tomando por base a experiência  na operação da blindagem do D9N . Em outubro de 2003 a Divisão Ramta da Indústria Aeroespacial de Israel (IAI), desenvolveu uma blindagem totalmente nova - Daqhpor Memugan - para os D9R bulldozers que eram a maioria na frota da IDF e que consistiu em uma cabine blindada com uma alta visibilidade bem como um sistema de proteção para o motor, combustível, tanque de óleo do sistema hidráulico e para o sistema elétrico.

A blindagem de 15 ton era efetiva contra o fogo de armas leves6 de uso pessoal. A partir de 2005 aos D9R foi adicionada a blindagem Sulamot que era efetiva na proteção contra ataques de RPG-7 além de proteção contra armas tipo metralhadoras e lançadores de granada no teto da cabine.

Os bulldozers D9R entraram em serviço na IDF como equipamento standart no Batalhão de Engenharia de Combate ao final de 2003 e começo de 2004. Durante a Segunda Guerra do Líbano em 2006, os D9R com a proteção adicional Sulamot foram usados em tarefas como demolição de posições e construções do Hezbollah, limpeza de campos minados, construção de fortificações para forças amigas. (fonte Manual)

Edu

Last edited by edufari

E eu fico aqui matutando, não sou modelista das primeiras levas, sou relativamente novo no hobby quando comparado a outros mestres aqui da WK, comecei em 2009 e já havia no mercado kits de muito boa qualidade, e nunca até hoje, peguei uma goiaba daquelas bem antigas, o que será que sente esses desbravadores quando pegam esses modelos mais modernos onde a quantidade de detalhes chega a ser impressionante.

Digo isso porque achei esse kit sensacional, até agora, com detalhes realmente muito bem feitos.

Quem gosta de um scratch fica meio decepcionado, porque não dá coragem de arriscar desmelhorar algo que, no meu julgamento pelo menos, está muito bom.

Como disse tive a oportunidade de trabalhar com tratores de esteiras em empreiteiras e o ripper era peça chave no canteiro de obras em algumas situações tão fundamental quanto o próprio trator.

Desculpa aí se pareço meio deslumbrado, mas é real.

Bom, tive que mudar um pouco a sequência da montagem porque a próxima do manual pede a pintura das hastes dos cilindros hidráulicos e me pareceu uma media prudente essa operação nesse momento e como a tinta que tenho não atende às minhas expectativas, fui atrás da Molotow, que felizmente tem no Mercado Livre, nem sei se é a melhor opção, mas gostei do que estava escrito, embora hoje seja sábado, dizia: Entrega hoje.

Sei não, mas na pior hipótese, 2a ou 3a.

É a base da cabine. Vamos prosseguir um pouco a partir daí e ver se o sistema do ML sabe mesmo que hj é sábado

Mais tarde tem mais.

Edu

Toca eu pará de novo. O burro aqui nem se deu conta de que cabine, parte interna, tem que pintar antes de fechar, e a tinta Sinai Grey que é a certa, chegará apenas no dia 23 próximo, portanto, nada de cabine ainda.

Edu

PACK, agradeço a participação, e o que te falo é o seguinte: comprei da AK e a tonalidade me parece um bege escuro, meio amarronzado.

Mas também: só vou esperar porque achei essa, pelo menos com o mesmo nome e referência do kit, porque se não, eu já estava pronto para preparar e minha tinta, ia misturar o german grey com o OD e dar uma regulada na tonalidade, mais clara ou mais escura.

Os puristas devem ficar arrepiados, mas como eu não vou participar de concurso e tenho a certeza de que ninguém chegará a ver e se vir será alguém que só vai olhar a estética e certamente será uma pessoa que entende nada ou pelo menos muito menos que eu, não teria o menor problema e fazer isso.

Mas ... já está comprada. O difícil agora é a espera, só para a outra semana ainda.

Pela referência é isso aí em cima. Não vejo muito sentido em se chamar grey, mas é como está no kit.

Edu

Last edited by edufari

E por mais increça que parível a Molotow chegou ontem.

Para mim que sou de meados do século passado, isso realmente impressiona, apesar de ter acompanhado toda a evolução durante esses anos, é de fato uma diferença astronômica, vc fazer uma compra sem sair de casa de algo que não é assim tão comercializável, efetuar a compra ao meio dia e às oito da noite receber o produto em casa. Gostei!

Vamos para a bancada.

Edu

olha eu não sou tão purista,mas sempre que posso procuro aproximar as cores do indicado.  Vendo fotos do deserto do sinai dependendo a hora do dia e o angulo a cor  esta mais para esta que você postou.

É, acredito que sim, se vc olhar a imagem na primeira postagem, vai ver que é bem diferente dessa amostra, mas depois que entrei mais no assunto, acredito que a da amostra seja mais perto do real.

Tanto que nem vou cogitar de fazer qualquer alteração, já que a tinta indicada logo estará a caminho.

Edu

Achei o que eu estava procurando: o último rolete. Tinha um monte deles nos sprues e fui tirando e tirando e não acabava até que eu encontrei o dito cujo, olha ele aí

16 mas até que bem tranquilo. Minha mãe diria que é servicinho de preso, mas desde que evolua e não fique caindo e sumindo no chão, até que tá de boa.

Agora, fala sério, montar esse truck sem colar os componentes, é coisa pra pirar.

Você encaixa um o outro tá fora, quando consegue colocar o que saiu, sai o que estava no lugar e sucessivamente, agora com 8 roletes te fazendo de trouxa, só mesmo a esperteza para vencer

Montei e colei as laterais com as rodas de guia encaixadas e mais o eixo do truck no trator, que fica na lateral, e deixei para encaixar os roletes por último forçando um pouquinho a estrutura. Tranquilo.

Um pouco empenado foi inevitável usar a força.

E claro nem tudo são flores em Pandora. taí o resultado do empenamento.

Vamos de puty para fechar a fresta. Mas no final ficou tudo alinhadinho.

Agora tem uns PE's meio sem noção. Acho que os caras pensam: pra quem gosta de PE tá muito pouco, vamos inventar mais alguns mesmo que não precise.

Taí o puty. Esperar secar bem, lixar, ver se precisa de mais e por aí vai.

Bom, por hoje acho que vou ficar por aqui.

Feliz dias dos pais.

Alguém pode falar: já tá de noite, dia dos pais já acabou.

Não Alfredo, todo dia é dia dos pais, ou você se preocupou com seus filhos só um dia no ano?

Edu

Last edited by edufari

Boa noite amigos. Pelo menos para vcs espero que sim, porque por aqui passei uma raiva que há muito não me lembrava de ter passado igual.

Adivinhem: esteiras.   E o pior é que eu falei que adoro, que quanto mais peças tiver cada elo, mas eu gosto, retiro tudo o que disse.

Vamos ficar só com o seguinte: várias peças é bom, mas quando o projeto é bom. Essa morfiosa dessa esteira, deveria ter pelo menos um gabarito para auxiliar a montagem

Quando olhei o manual tive a impressão, graças a Deus eu estava errado, de que eram 4 peças e mais a sapata por elo.

Na verdade são apenas 3 peças: os dois lados do link e a sapata por cima.

Um link tem moldado nele o pino da esteira que deverá ser colado no link oposto nesse rebaixo que aparece no elo deitado, só que ele, o rebaixo, é raso e bem mais largo do que o pino, e o dito fica dançando no rebaixo sem uma posição definida.

O que vai definir a posição deles é a sapata, que deve ser colada somente no final, quando a cola já estiver seca. Além do que, pelo fato de o rebaixo ser raso, um pouquinho de cola que se coloca, acaba transbordando quando o pino vai ali e evidentemente, soldando links subsequentes.

C@Rn@ foi o melhor elogio que fiz para o projetista.

Cheguei a procurar as esteiras em metal no Ali e no Ebay mas nada, e nem pensar em usar uma de tanque, porque são completamente diferentes.

Bem, depois de muita raiva, mas nem pensar em deixar essa morfiosa me vencer, estou pegando o jeito; então vcs sabem, em umas vc apanha, em outras eles te batem e assim a gente vai tomando, e demora mas sai.

Edu

Cheguei a procurar as esteiras em metal no Ali e no Ebay mas nada, e nem pensar em usar uma de tanque, porque são completamente diferentes.

olha eu não sei quantas pessoas compraram este bicho e nem se a Meng ainda esta injetando,ai lagartas de metal para um kit destes seria algo muito caro pela quantidade que iria se fabricar,apesar de não serem baratas as de panthers por exemplo é algo que se pode fazer em grandes quantidades pois o numero de kits vendidos devem ser milhares.Bem que os fabricantes vem colocando esteiras link by link ou length bem razoaveis nos kits,umas com maior dificuldade outras mais simples é uma questão do que você quer com o modelo e quanto pretende investir.

PAK nem cogitaria do preço se achasse as corretas em metal. Mas entre utilizar as de tanque ou montar esse lixo que vem no kit ainda prefiro as do kit.

Vão dar uma trabalheira imensa, mas pelo menos serão as corretas. Acabo de pensar em uma possibilidade que talvez resolva, vai dar trabalho mas vou montar uma vez só. É que pelo motivo que eu disse acima, acontece de links ficarem grudados aos links da frente por causa do excesso de cola que vai no rebaixo aí secam e para descolar, é preciso forçar o movimento o que acaba desmontando partes já prontas. Um verdadeiro pesadelo.

Amanhã vou tentar uma solução alternativa e se der certo eu publico por aqui.

Grato, amigo.

Edu

Nada de tentar fazer o que imaginei. Vamos ter que encarar a besta de frente mesmo. Depois de apanhar mais que boi ladrão, parece que descobri uma maneira de desdificultar um pouco a montagem

Alterar a posição em que se encaixam as peças. O manual mostra a posição de operação, mas pelo menos para mim, consegui melhores resultados, deitando os links.

Não sei se é facilmente percebível a gota de cola na ponta do pino que está com os dois lados do link.

Aí encaixo os que tem os pinos moldados juntos, e depois vou colando os lados "de cima" dos links

Foi o que deu melhor resultado até agora, com a vantagem de ganhar muito em velocidade.

Não que me importe em ser um processo lento, afinal não basta dizer que é diversão, tem que ser diversão, tedioso pode ser mas insuportável, tem alguma coisa errada.

O que me tira do sério é reprocesso, montar e a coisa se desmontar sozinha ou colar e ficar tudo fora de posição, soldando peças umas nas outras quando deveriam ser móveis, enfim, um verdadeiro inferno.

De novo, merecia um gabarito de montagem. Não é um kit barato e tem um nível de detalhamento bom, peças muito bem engenheiradas, encaixes quase perfeitos, tudo isso mais que justificaria um gabarito para essa parte que é muito importante no visual do conjunto.

Tá andando.

Edu

Last edited by edufari

Edu,

Parece que não anda dando sorte com lagartas ultimamente...

Realmente alguns kits de qualquer marca, deixam a desejar neste ponto, tenho até evitado de comprar alguns, após pesquisar na Internet.

Fico feliz que aparentemente encontrou uma solução ainda no início, eu costumo descobrir este tipo de coisa, quando estou quase no fim

Outro ponto importante a considerar, se o "workable" for muito frágil, complexo ou impossível, monte como "fixo", tipo "link by lenght", pois quase nunca eu e provavelmente quase ninguém, coloca um kit pronto para "rodar".

Acompanhando e torcendo aqui

PlastiAbraços

Rubens, antes de tudo, grato pela visita e pelos comentários.

Sim, ainda classifico um pouco cedo para dizer, mas o método que estou usando, é viável pelo menos para essa etapa; por que digo isso, porque quando vem as sapatas por cima, elas têm 4 furos que devem se encaixar em 4 micro pinos, 2 em cada link e, é claro, devem estar precisamente distanciados um do outro, e perfeitamente alinhados para a posição da sapata.

Só que com a diferença entre os diâmetros dos pinos e do furo do link como mostrei acima, permitindo um grau de liberdade no movimento e, por conseguinte, no posicionamento final de um lado em relação ao outro, faz com que a fixação de cada sapata seja quase um trabalho individual.

Quanto à workabilidade, pensei sim em fixar os elos, mas como ainda não sei onde serão as curvas, vou tentando manter os movimentos. Talvez na hora real da montagem, quando a conformação ficar definida, eu faça isso mesmo.

Amanhã chega um kit - o link é esse aí embaixo, dá uma olhada na esteira.

Não vi nenhum comentário, também não procurei, mas agora estou achando que deveria ter feito isso. Mas pelo menos tem um gabarito de montagem.

https://www.scalehobbyist.com/...00005038/product.php

De novo, grato

Edu

Last edited by edufari

Assim como o Rubens também sou adepto de deixar o máximo possível das peças fixas.

Além de muitas vezes facilitar na montagem ninguém aqui com certeza tem mais idade para brincar de carrinho.

Só prestar muita atenção para não montar errado e transformar uma suposta facilidade em um inferno. Digo por experiência do burrão aqui..

Quanto ao Sherman (o tanque mais feio da WWII) tenho um na fila, mas o da Italeri.

Seguimos acompanhando.

[]s.

Edu,

Nunca montei nem tenho nenhum RFM, pois um dos meus receios, são algumas de suas lagartas.

Em teoria, as lagartas deste seu Sherman devem montar bem, embora provavelmente gerem algum trabalho para limpar, na prática depois você posta para nós... Este é o tipo do caso que se for dificil manter "workable" pode colar tudo, pois no Sherman as lagartas eram "tensas", então praticamente não faz diferença.

E não dê muita atenção para quem considera o Sherman como o tanque mais feio da WWII, pois eu gosto maioria

PS: Alguns antigos Sherman Dragon vinham com LBL com cada sapata formada por 3 peças, até que relativamente simples, mas como os pinos de junção com as grades eram bem grossos e havia uma infinidade de marcas de injeção, sua limpeza e preparação eram um pesadelo, embora sua montagem fosse até simples... Se eventualmente encontrar um destes, recomendo fugir!

PlastiAbraços

Olha pessoal, há muito tempo que me convenci que deveria montar um Sherman mas toda vez que ia comprar, aparecia um outro que me encantava e entrava na sacola, aí a hora que ia ver, já tinha passado da linha vermelha, então ficava para a próxima.

Desta vez, como tenho uma porrada de kits para montar, nem ia comprar nada, quando me lembrei do Sherman, aí resolvi não deixar o saco vazio.

Bem, vazio não, porque comprei um Messerschmitt para fazer para um amigo e um pouco de tintas. (e mais umas coisinhas que não resisti)

Então, quero montá-lo logo para mexer com essas esteiras e ver como são.

Porque as desse D9 são mais que um pesadelo, são dois porque são duas uma de cada lado.

A boa notícia é que a tinta para esse D9 chegou hoje. Ainda não está em mãos, mas acredito que amanhã poderei utilizá-la.

E obrigado pela presença e pelas dicas
Edu

Last edited by edufari

Novamente cito aqui o que vi no para choques de um caminhão subindo a serra: É mole mas sobe.

Assim tô eu. A gente vai se adaptando às intempéries. Conseguimos até viver nos polos, será que eu não consigo montar essa desgraça?

Para mim, pelo menos, o melhor jeito de montá-las é as duas de uma vez. Como tenho que por diversas vezes desfazer a cola que foi feita nos links, colo a sapata, e refaço a montagem desfeita. Enquanto ela endurece, vou fazendo a outra esteira e versa vice.

Agora, pode falar e xingar o quanto quiser, que fica com um shape real e sensacional, isso é indiscutível.

Tá igual a um parente meu quando foi questionado o que ele achava de filhos, ele solenemente respondeu: "Filho dá trabalho, mas em compensação, dá uma despeeeesa...."

Brincadeiras; eu sempre disse: se Deus inventou alguma coisa melhor que filho, ele ainda não fez o download. Pelo menos para mim é a maior verdade.

Edu

Edu,

Faça como eu e alguns outros colegas daqui, entre um encrenca e outra, monta um Tamiya, nem que seja daqueles mais antigos e básicos, quase todos montam maravilhosamente bem e ficam bastante aceitáveis

PlastiAbraços

Rubens o conselho pode ser bastante bom; minha compulsão por desafios no entanto, faz com que eu compre, em sua maioria, kits que acabam por se mostrar complicados. Até mais do que imagino quando os compro.

Mas vou procurar seguir a indicação e ver se tenho um que me estresse menos. Se bem que já passou a raiva inicial às esteiras, porque seja complicado ou difícil, está andando.

Ainda mais que chegou a tinta indicada para a todo o trator e isso vai me fazer voltar na sequência do manual para a montagem da cabine, que será um trabalho que deverá aparecer bastante e isso me anima.

Agradecido pela presença e pelas observações.

Edu

Last edited by edufari

Um pouco mais sobre as esteiras (Afff!)

As sapatas já vem com quebrado original de fábrica, pra completar.

Vou olhar pelo lado do bem: acredito que na tentativa de manter as dimensões dentro da escala, é claro que a de menor valor (dimensão) acabou ficando fina demais e isso acontece.

Merecia um controle de qualidade ou uma readequação de projeto para evitar esse tipo de falha. Várias delas estão assim.

Depois de muita pesquisa consegui descobrir o nome do projetista dessa aberração: Freddy Krueger. É, só podia ser ele.

Como disse, a tinta original para esse cara, chegou.

Ainda bem que na hora da compra resolvi adquirir duas, porque uma delas vazou na viagem. Se fosse a única, poderia não ser suficiente para o projeto.

Edu

Last edited by edufari

Então, Zé, o problema não ocorreu no transporte, essas grades vieram em um saco plástico lacrado então qualquer pedaço que se soltasse das peças, deveria ficar dentro do saco, mas ele estava limpinho, porque pelo número de sapatas com esse problema, a quantidade de resíduo chamaria a atenção.

Isso foi na fábrica mesmo. Por isso que falei de um controle de qualidade no final da linha.

Mas não adianta verter lágrimas sobre o leite derramado, pois não?

Teremos que fazer o trator empurrando terra e a esteira com sujidades que escodam esse "pequeno" equívoco.

Edu

Edu

Se eu não tiver enganado eu comprei este trator aqui no Brasil mesmo e saiu relativamente barato na epoca,te confesso que devo ter visto as peças só quando comprei e depois nunca mais mas dá uma lida neste review

http://www.missing-lynx.com/re...ss002reviewbg_1.html

  o cara aparentemente não viu defeito,não sei se montou

Pois é PACK é como eu disse, com as peças dentro do bag, lacrado, não se percebe nada, elas são pretas e todas juntas formam um balaio de gato que só se vc souber o que está procurando percebe.

Na hora de montar, em que se manuseia as peças individualmente, aí sim, pega-se uma a uma, é quando, havendo alguma falha, a coisa se torna perceptível.

Nesse review o cara não montou, porque duvido que ele não anotaria a dificuldade na montagem das esteiras. Eu me classifico como alguém não enjoado em relação à complicação de montagem, mas essas esteiras chegam a ser exponencialmente piores que as link by length do Sherman que montei e quase desisti, não fosse tê-las encontrado em metal como aftermarket.

Edu

Last edited by edufari

Muitos detalhes, gosto disso. Pode até não aparecer, mas se quiser olhar de perto, vai perceber.

pequeno, mas de perto, faz a diferença

seja de frente, seja de ré.

E o rabo tá quase pronto.

Com as mangueiras no lugar, vai ficar muito realista.

Muito bom. Aqui pelo menos, os encaixes funcionam.

Segue o féretro

Edu

Só uma coisa: não é porque a gente para de falar do inferno, que ele vai esfriar, não. A prova:

Um dia eu acabo.

Mas olha, o fato de ela ficar almost workable, até que me anima. Bem mais do que a do Sherman, que me trouxe n pesadelos.

De novo, essa é pior a montagem, mas o resultado, pelo menos, é interessante.

Edu

Last edited by edufari

PG penso desse jeito também e é o que está fazendo com que eu encontre motivação para terminar as benditas.

Minha mãe dizia: "não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe"

Amanhã espero ter a oportunidade de retomar a montagem da cabine; vai envolver a pintura, o que está me deixando motivado. Quero muito ver esse bichinho pronto.

Eu estava pensando a princípio em fazer uma central de iluminação para acender o painel e os faróis, mas depois dessas esteiras terem me tomado um baita de um tempo e ainda não estarem prontas, creio que vou deixar para outra vez. Até porque estou determinado a fazer um Messerschmitt para dar de presente no natal a um amigo e pretendo fazer umas firulas nele que podem me tomar mais tempo do que o necessário.

Afora o fato de avião não ser muito a minha praia no modelismo.

Vamos nessa que devagar também é pressa.

Edu

Last edited by edufari

Sigamos a saga sem sustos.

Iniciei a montagem da cabine com a parte do painel de instrumentos.

Muitas peças miúda e delicadas para uma mão de ogro, então dá um trabalho adicional concertar o que quebra.

Quero ver na hora de pintar esse monte de detalhes no pincel.

Até que por enquanto não são tantos assim, mas miúdos. Vai exigir uma sessão de umas 3 horas de yoga depois de dormir 10 horas seguidas antes de me arriscar na pintura.

Mas se conseguir fazer um trabalho razoável, vai ficar bem legal.

E as esteiras? Bem, é assim, cola duas sapatas, solta um lado de um link, cola o link, como a cola só é rápida quando está no dedo ou onde não deve, sou obrigado a deixar endurecendo um tempão, tenho deixado de um dia para outro, para aí colar mais umas duas sapatas, consertar mais um ou dois links e por aí vai.

Edu

Last edited by edufari

Continuando a montagem, ataquei os bancos do operador e do atirador.

Em um primeiro plano as esteiras que, finalmente terminei a montagem.

Estão somente colocados no lugar. Vou pintá-los primeiro para depois montar.

É bom de montar, mas

Foi bem difícil para mim escapar de deixar uma escoliose em uma das esteiras.

Edu

@edufari posted:


Estão somente colocados no lugar. Vou pintá-los primeiro para depois montar.



Fazia muito isso quando montava cockpits de aviação. Só não esqueça depois de dar uma descascada na tinta onde for colocar cola.

[]s.

@Mano posted:

Edu, faz a esteira em impressão 3D, já fiz...

Mestre Mano,

muito bom tê-lo por aqui. Que belo trabalho como sempre.

Infelizmente não tenho toda essa competência, mestre. Até tenho uma impressora 3D mas é FDM, pelas imagens, essa foi feita em resina.

Que programa de modelagem foi utilizado? Eu uso o Fusion 360 mas mais para objetos não orgânicos, que exigem mais de planos e retas e menos de arte

E olha que seria uma boa ideia. A sapata é mais simples do que as de tanque, mas o ideal, pelo que vejo, seria imprimir o conjunto dos dois links já montado com sapata, só para uni-las como nesse caso que vc mostra.

Um dia, quem sabe, chego perto.

Edu

É.

Enquanto minhas habilidades não atingem  o nível necessário para fazer as esteiras em resina, tenho que me conformar em dar a continuidade ao projeto original mesmo

Estou montando a blindagem da cabine e vou utilizar o vidro branco provisoriamente para ajuste e, talvez, como acessório na pintura, caso necessário. O vidro verde será o protagonista final. Tô aqui pensando, vidro verde com essa tinta meio verde, vai dá liga.

Montei várias partes mas não fotografei.

Uma dúvida: a cor do interior da cabine, será que é branca?

Edu

@edufari posted:
Tô aqui pensando, vidro verde com essa tinta meio verde, vai dá liga.

Não sei se te entendi direito, mas sempre usei essa para pintar vidros de cockpit, lentes de lanterna... e outros legumes.

Da até para fazer um degrade estiloso.

[]s.

Last edited by Zé Victor
@Zé Victor posted:

Não sei se te entendi direito, mas sempre usei essa para pintar vidros de cockpit, lentes de lanterna... e outros legumes.

Da até para fazer um degrade estiloso.

[]s.

Sim, sim, ela é de fato muito boa, não cheguei a fazer degradê, e nem .... legumes mas já a utilizei para diversas finalidades.

O asno aqui se esqueceu de dizer que no kit vêm dois jogos de transparências, um branco e outro esverdeado, como quero deixar no final o verde, e não quero correr o risco de errar na pintura e estragar o que vai ficar no final, estou montando com o transparente para no final mudar para o outro.

A bem da verdade, acho uma viadagem até que grande; eu vi isso em um video de montagem desse bicho, o cara fez desse jeito, alegando o que eu disse acima, mas no final não vi nada que realmente justificasse. Em todo o caso, como no video dele só aparecem as etapas meio prontas, vou seguir a receita.

Edu

Last edited by edufari

Nova etapa. Em termos.

Pintura do interior que não teremos mais acesso a não ser visual.

Os bancos. Ainda receberão uma mão de verniz semi-brilho

Agora a blindagem pelo lado interno. Tem um monte de detalhe que no manual manda pintar tudo de branco.

Provavelmente porque os detalhes não serão lá muito visíveis, então não faz sentido mesmo ficar perdendo tempo. Mas eu gosto.

A turma quase toda está aí

E mais uma

E o painel. Claro que a mão do ogro, quebrou alguns detalhes, que vou deixar mais na hora de fechar tudo para consertar, porque se não, já sabe.

Essa é a parte maior da blindagem

As partes internas das janelas

"É mole mas sobe"

Vou deixar secando essa turma toda para dar continuidade.

Eu ainda não entendi, até porque não vi indicação no manual se o piso é branco, minha lógica diz que não, deve ser da cor do equipamento, ou seja, o tal do sinai grey, que de grey não tem nada.

Edu

Olá pessoal, cá vamos com força. Não total, mas conforme o para-choques do caminhão

Concentração na cabine. Fechamento é meio delicado e se não tomar devidos cuidados, perde-se serviço e arruma-se mais outros no lugar.

Àqueles que porventura leiam isso aqui, gostaria de deixar algumas palavras, principalmente para quem está mais para o começo no hobby. Escutem o conselho de quem tem mais experiência e não subestimem o tempo de bancada.

Não me considero mais novato, lá se vão 13 anos de montagens e algumas coisas mudaram e outras nem tanto. Dentre essas últimas se encontra a cabeça dura desse que vos fala. Se olharem alguns posts acima, haverá um de um experiente modelista, bom pra caramba, que diz:

" Só não esqueça depois de dar uma descascada na tinta onde for colocar cola." (José Vitor)

O interior da cabine é branco, e apesar de a tinta ser de boa qualidade, a cobertura do branco não é lá grande coisa e para compensar, dei diversas mãos a fim de obter o branco que eu queria.

Preocupação com as áreas de colagem? Nenhuma. Vai de cianoacrilato que cola quase qualquer coisa (principalmente os dedos. No modelo )

Algumas coisas evoluíram muito, como as técnicas de moldagem com CAD etc. o que permite que as tolerâncias das peças sejam muito pequenas resultando em encaixes mais perfeitos.

E taca cianoacrilato sem descascar as áreas de colagem. Conclusão: quem disse que a cabine encaixava nas canaletas da base onde deveria ser montada. A ação de aumentar as passadas de tinta, criou nas áreas de colagem uma camada  que deu interferência dimensional deixando a cabine montada, em um tamanho maior do que o tolerado no projeto. Afora o fato de que, mesmo se ficasse dentro da tolerância, poderia descolar caso a tinta se soltasse da base.

Última linha: desmonta tudo, descasca as áreas de colagem conforme meu amigo Zé sugeriu e monta direito.

Ainda haverá ajustes, mas pelo menos está dentro do local que deveria.

Eu ainda vou ter que estudar melhor essa montagem para ver em que momento será necessário pintar as coisas para não ficar nada visível sem cor.

É legal, a porta abre; não sei se vou deixar isso disponível, mas pelo menos seria uma maneira de permitir a vista de parte da mão de obra que deu.

Gosto desses detalhes em PE (sei que é o horror de muitos)

Por enquanto é só tudo isso. Se der tempo e o saco não estiver muito cheio, vou voltar à bancada ainda mais uma vez hoje à tarde.

Depois da mão de obra nas esteiras essa foi é pouco.

Edu

acompanhando,só um pitaco,quando você pinta peças em separado para depois juntá-las e não quer tinta ou muita tinta nas junções,uma opção é um produto acho que é acrilex,mascara liquida para pintura,há outras importadas,mas eu tenho a impressão que esta serve e é nacional. Basta uma lambida nas junções e depois pintar.

@pak43 posted:

acompanhando,só um pitaco,quando você pinta peças em separado para depois juntá-las e não quer tinta ou muita tinta nas junções,uma opção é um produto acho que é acrilex,mascara liquida para pintura,há outras importadas,mas eu tenho a impressão que esta serve e é nacional. Basta uma lambida nas junções e depois pintar.

PAK

Siimmm, sabe do que mais? Eu tenho essa disgrama e nem cogitei em usar.

Mas é bom para aprender a não ser cabeçudo.

Sempre aprendendo.

Edu

Cavalheiros!!

Agradeço as palavras Edu mas parodiando o saudoso Professor Raimundo:

- Menos Batista, menos...

Em relação a mascara liquida tenho usado uma que foi uma dica do Pitoco aqui mesmo na WK.

Na época para mim foi a mais indicada, pois minha filha tinha e eu só peguei "emprestado".

Não riam. É essa aí:

A grande vantagem que vi nela é que descola bem fácil.

Para a junção de peças onde o encaixe é mais justo, como por exemplo as paredes de sua cabine, aí vamos de lixa/estilete mesmo para uma boa raspada.

É isso. Toca daí o féretro.

[]s.

Last edited by Zé Victor

Tudo o que ajuda, ajuda né?

Zé fica a pergunta: a máscara de que o Pak fala, eu tenho e o problema dela, pelo menos comigo, é ela secar no recipiente, uma vez que o uso é limitado e usa-se muito pouco de cada vez, então justamente na hora da necessidade ela está seca. Voltando ao início, fica a pergunta: será que essa argila preta também seca no recipiente facilmente?

Porque se sim, aí é melhor no estilete mesmo.

Edu

No meu caso não tive esse problema. Estou com ela a alguns meses e minha filha já a tinha a algum tempo.

É claro que mantenho a embalagem sempre bem fechada.

Em peças pequenas vou sempre na raspadinha. Aliás peça pequena e raspadinha na mesma frase pode até soar meio estranho, mas...

[]s.

Nunca havia me preocupado com isso, até agora.

Pintura, montagem e manda vê. Daqui por diante, acrescenta mais uma fase: proteção das áreas de colagem.

Quem disse que burro velho não aprende truque novo?

Edu

Fim de semana com votação, vamos desestressar antes de ir votar, afinal o trator tem que ficar pronto.

Continuo invariável: precisão. É bem impressionante; parece até que vc está montado o bicho virtual. (Exceto as esteiras, é claro)

Mas sabe que a montagem está numa fase tão tranquila, que até deu para esquecer o perrengue das esteiras?

Dá trabalho, mas se é hobby, não é trabalho, certo? Porque se for chamar de trabalho o hobby, que nome se dá ao trabalho de verdade?

Vista superior

E como sempre, não resisto a um spoiller.



Até mais tarde.

Edu

Last edited by Sidney

E vamo-nos com mais força!!

Detalhes, muitos detalhes. Por isso que esses kits chegam a ter mil peças. Não que eu ache ruim, já cheguei até a escolher kits para compra usando esse critério, quanto mais peças, maior o interesse.

Ao invés de injetar na peça maior o detalhe do tamanho de um pentelhésimo, não, é feita toda uma engenharia de construção do molde, marcação para encaixe e colagem, com detalhes tão finos e precisos, que na hora que vai destacar do sprue, quebra

Não são exatamente o caso desses que aparecem acima, mas de alguns outros que fazem parte do teiado.

É chovê no moiado, mas precisão impressiona.

O teiado pela parte de dentro. Pintado e com os detalhes no lugar, até porque, não dará para tratar depois e nem sei se vai dar pra ver, acho que só mesmo com muito esforço e boa vontade.

Suporte do rádio e o próprio rádio

Claro que não há nenhuma indicação de cor, mas acredito que o contraste é algo a ser buscado, na remota hipótese de poder ser visto por fora.

E os detalhes internos montados, uma vista geral, provavelmente a última.

Alguns detalhes externos, dos muitos que há, já foram montados porém não se acham ainda registrados, mas em breve, espero, mais novidades eletrizantes, pois já vejo nuvens negras no céu a frente.

Edu

Last edited by edufari

Continuando, mais detalhes. Pra quem gosta é um prato derramando.

Suporte em PE. Meio chato a falta de maiores informações sobre o ponto de dobra na maior extensão aliada a uma escapada na hora de fazer a dobra, produziu um suporte meio escoliozado, mas como vai ter galões dentro, deverá disfarçar.

Detalhes na parte traseira da cabine, como suporte de antenas mais antenas, farol na parte de baixo no meio, mais a placa com o número de série,

E um semi dryfit

E mais um

Edu

Segue a saga sempre.

Roda motriz montada e colocada no lugar. Como tem policap, já vai ficar assim mesmo. Pela bitola da chapeleta externa dá para ter uma noção do tamanho da redução final desse eixo motriz.

Detalha da lanterninha traseira. Com molotow

Como sempre eu gosto de um dryfit

Já tá ficando com cara dele mesmo.

Edu

Last edited by edufari
@pgplasti posted:

Essa fase é muito legal

A gente te começa a viajar no que vai ainda, como pintar quais os efeitos

Bom eu pelo menos

É exatamente o que acontece comigo, porém praticamente nunca consigo reproduzir o que pensei.

Falta competência.

Mas fica a diversão (e um pouco de frustração também)

Edu

@Zé Victor posted:

E aí? Tá pronto?

[]s.

Quase, dependendo do ponto de vista. Afinal, 6 meses em relação à vida do planeta, é um instante

Estou me vendo obrigado a fazer o que nunca gostei: dois projetos ao mesmo tempo. É que me propus a fazer um avião para um amigo que pretendo terminar até o natal, e o meu tempo não é dos mais livres, portanto estou até com receio de não conseguir terminar o avião a tempo.

Isso, é claro, atrapalha o D9, embora ele já esteja meio adiantado para os meus padrões.

Edu

@pgplasti posted:

Pois é como tá isso

Como eu estou em abstinência de bancada estou me intoxicando com os dos amigos... até vou abrir um tópico da montagem que tá de aniversário na bancada

Aniversário. Nem toca nesse assunto. Aff.

O Sheridan que pretendia terminar rapidinho, ficou mais de ano na bancada e só terminou (em termos - falta ajustar a esteira - sempre a esteira ) porque consegui comprar a versão de metal.

Abstinência de bancada é algo só aceitável quando é compulsório, às vezes, a bancada ajuda muito na motivação para outras coisas.

Edu

E que minha bancada é digamos móvel

Fica tudo guardado em gavetas

Todo material é kontahem qdo vou montar vainp mesa do escritório

Como estou com má gestão do tempo deixei acumular muitas tarefas de estudo e atraso de conteúdo

Ainda algumas tarefas domésticas que quero fazer antes do final do ano.

Pinturas do apt e algumas pequenas reformas

Daí a dona encrenca encrenca se eu arrumo a bancada ao invés de fazer

Nossa! Faz tempo.

Agora que me desincumbi do Messerchmitt, estamos de volta com esse monstrinho. Infelizmente não tenho competência nem espaço para desenvolver mais de um projeto por vez. Até tentei, mas não dá.

Recomecei montando os cilindros de elevação da lâmina e fazendo um dryfit para não perder o costume.

Se eu tiver um pouquinho de competência, esse bruto vai ficar bem bonito.

Depois do perrengue que foram as esteiras, espero que daqui para frente seja só alegria. (Tomara).

O kit é excepcional, se é que eu já não falei mais de cem vezes daqui para trás.

Edu



PS: Só para apreciação umas fotos do avião que terminei como um presente para um amigo.

Essa tampa em acrílico foi o que pegou. Contratei para uma empresa fabricar e acabou que não fizeram e nem me deram resposta até hoje. Comprei uma chapa de acrílico de 2mm, a cola, um scriber que nunca tive e fabriquei a danada. Mas não em tempo para o natal, que era a minha intenção.

Last edited by edufari

De volta à bancada, o dia hoje foi de detalhes entre os quais os cilindros da lâmina.

Ainda bem que algumas falhas no fechamento dos tubos dos cilindros ficarão impunes, porque tem tanta blindagem por fora, que nem com raio X vai dar para notar.

Começando pelos faróis que ficam na parte superior dos cilindros.

A foto ficou meio fora de foco, mas dá para ter uma boa ideia.

A blindagem da parte superior do cilindro, como fica instalada.

Aí juntando tudo fica assim.

De novo fixei o foco no cilindro errado.

Mas nessa dá para se ter ima ideia melhor de como vai ficar.

É, detalhes e peças que não acabam mais.

Edu

Last edited by edufari
@Rubens posted:

Legal ter retomado!

Mas me chamou mesmo a atenção aquele "aviãozinho", pareceu muito bem feito e grande... Que kit é aquele?

PlastiAbraços

Grato pela visita e comentário, Rubens, o kit é esse do link abaixo, que resolvi montar para um amigo, que só gosta de aviões americanos.

https://www.scalehobbyist.com/...00002297/product.php

Edu

@edufari posted:

Grato pela visita e comentário, Rubens, o kit é esse do link abaixo, que resolvi montar para um amigo, que só gosta de aviões americanos.

https://www.scalehobbyist.com/...00002297/product.php

Edu

Que coincidência! Um dos primeiros kits "grandes" que montei foi o BF 109 1/32 Revell Kikoler, me marcou muito, tanto que montei mais uns dois e até uns anos atrás tive um na caixa, do qual me desfiz.

Mais recentemente, tentei comprar outro, mas acabei encontrando um Trumpeter, quase igual ao seu (02296 BF 109G-6 Early).

Colegas "puristas" me alertaram destes kits terem problemas dimensionais diversos e recomendaram o novo Revell, de qualquer modo, pelo meu ponto de vista, estes Trumpeter são melhores que o antigo Revell, além de terem motor e outras coisinhas que os novos não tem.

Já vi alguns montados em concursos, mas nada muito além disso... Nunca montei um Trumpeter 1/32, na verdade nem lembro qual o último avião que montei, nem escala e nem marca... Então fica a grande dúvida, na caixa parecem fabulosos, mas montam com relativa facilidade, ou são um quase um pesadelo? Alguma grande observação?

Obrigado e PlastiAbraços

Olha Rubens, duas coisas sobre mim como modelista: a primeira é que avião não é o que monto com maior frequência, apesar de gostar e a segunda é que nem passo perto de ser um purista, se há falhas dimensionais nesse kit, para mim passou totalmente em branco, não percebi nada.

Quanto à montagem, posso dizer que quem está acostumado a montar esse tipo de equipamento, monta de olhos fechados, porque tirando as dúvidas de que hora pintar e que hora montar cada conjunto, sequência etc... o resto foi brincadeira.

Muito tranquilo. Passei alguns perrengues mais por conta da falta de hábito mesmo.

Bons encaixes, bons detalhes, para quem gosta de detalhes como eu gosto, fica satisfeito. Poderia até fazer uns scratches como fiação e tubulações, mas estava com prazo (que aliás no final acabei estourando) e precisava ir atrás de referências, mas como disse, o tempo estava contra.

Resumindo, gostei. Não consigo apontar algum aspecto negativo que tenha me causado irritação. Recomendo.

Edu

@edufari

Apenas para esclarer, as tais "falhas" seriam basicamente:

- A fuselagem é ligeiramente mais longa do que deveria e a parte inferior, logo atrás da asa é plana, quando deveria ser curva.

- Como as carenagens dianteiras são muito longas, os escapamentos ficam mais atrás do que deveriam.

- No caso do meu G-6, a entrada de ar para resfriamento do gerador, sob a carenagem de estibordo, deve ser removida, pois não era instalada na maioria das aeronaves desta versão.

Especialistas em 109 devem provavelmente apontar diversas outras, mas para mim, isso é pouco relevante.

Na minha opinião, desde que depois de montado pareça um 109, já me atende perfeitamente... Na realidade, isso se aplica comigo com qualquer kit.

De qualquer modo é uma opção muito melhor que o Jurássico Revell, ainda mais agora, sabendo que e montagem é relativamente tranquila.

Não tenho grandes pretensões nesta escala, podem me chamar de louco, mas este 109 foi puro saudosismo,  talvez até nunca chegue a monta-lo, mas gosto de abrir a caixa de vez em quando e apreciar seu conteúdo

Obrigado e PlastiAbraços

@Rubens posted:

@edufari

Apenas para esclarer, as tais "falhas" seriam basicamente:

- A fuselagem é ligeiramente mais longa do que deveria e a parte inferior, logo atrás da asa é plana, quando deveria ser curva.

- Como as carenagens dianteiras são muito longas, os escapamentos ficam mais atrás do que deveriam.

Não me pareceu que os escapamentos ficassem fora de posição, mas como disse, não sou especialista e nem purista, portanto para mim estavam ótimos.

- No caso do meu G-6, a entrada de ar para resfriamento do gerador, sob a carenagem de estibordo, deve ser removida, pois não era instalada na maioria das aeronaves desta versão.

Não reparei se a fuselagem tinha a parte inferior plana, logo atrás das asas.

Na minha opinião, desde que depois de montado pareça um 109, já me atende perfeitamente... Na realidade, isso se aplica comigo com qualquer kit.

Exatamente! É isso. Esse é o meu sentimento em relação aos kits. Quero fazer o melhor que eu consiga, mas é hobby.

Pode ter sido por bondade e educação, mas quando meu amigo pegou o avião que dei para ele seguiu-se o seguinte comentário: "Isso aqui não foi vc quem fez" com cara de admiração, então supondo que havia alguma sinceridade, fica como um elogio. Para mim isso basta.

De qualquer modo é uma opção muito melhor que o Jurássico Revell, ainda mais agora, sabendo que e montagem é relativamente tranquila.

Não tenho grandes pretensões nesta escala, podem me chamar de louco, mas este 109 foi puro saudosismo,  talvez até nunca chegue a monta-lo, mas gosto de abrir a caixa de vez em quando e apreciar seu conteúdo

Fico torcendo para que vc resolva montá-lo e de preferência, documentando aqui na WK. De novo, obrigado.

Obrigado e PlastiAbraços

Last edited by edufari

E vamos prosseguir na saga. Não sei se já falei, mas apesar de todo o perrengue, principalmente das esteiras, esse é um dos projetos de que eu mais estou gostando. Talvez pela nostalgia dos meus tempos profissionais ou porque ele é muito legal principalmente à medida em que vai se transformando.

Sensacional! Kit super recomendado.

E mais uma.

E uma última

Espero poder fazer mais um pouco mais tarde.

Edu

Last edited by edufari

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