Outra coisa que não dá pra deixar passar batido: Os faróis trens de pouso.
Os primeiros não possuíam faróis na frente, só atrás e depois inverte, só na frente e nada atrás.
Fiz esse diagraminha:
Os dois faróis redondinhos do trem principal dos A/B deviam iluminar bem menos a pista que os dois retangular avante dos C/D.
Esse "A" do Coronel Ilan Ramon que participou da "Operação Ópera" dá pra perceber isso que ilustrei acima:
Outra diferença nos "C" particularmente nos IAF que notei: O sensor cinza logo após o radomo nos "C" possuem retas e não são formatos de gotas por causa dessas retas. E ainda nos "C", a luz de navegação a meia-altura imediatamente atrás da entrada da tomada de ar possui uma estrutura mais alta.
Essa foto ilustra bem isso:
E por último: Os canopys dos A/B são mais clarinhos, cristalinos, enquanto nos C/D estes apresentam maior fumê, devido ao aumento na película anti-UV. Eu não consegui fotos, mas há quem diga que alguns A/B tiveram essas peças trocadas, mas não todos os Vipers e ainda: Alguns A/B tiveram só a parte basculante trocada, ficando a parte fixa mais clara.
Importante notar os tipos diferentes de motores conforme o FAB-WAN menciona acima, com o cuidado de observar os C/D que sofreram upgrade após a Lockheed assumir o projeto da General Dynamics.
Mazel Tov !
Gui Tavares