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tenho dois kits da Hasegawa :
um F-16C e outro D
queria fazÊ-los nas versÕes da fÔrÇa aÉrea Israelences, mas não quero fazer C , nem o D de israel pq são muuitas as modificaÇÕes e jÁ tem kits especificos para estas versÕes.
então minha pergunta É?
É muito trampo?
o q muda?
motores?
deriva?
bocal da turbina?
antenas?

desde jÁ agradeÇo

 

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  Estes teus kits fazem, sem modificações, os A e B de Israel pois estes da Hasegawa, salvo engano, são C e D Block15, que quase não possuem modificações para os A e B de Israel. Mas aguarda a opinião de um pessoal fera em aviação israelense como Serelle e FAB WAN para vc ter certeza.

  Um abraço.

Igor, sempre que bato o olho em um F-16, sendo mono ou biposto, a primeira característica que observo é a raiz da empenagem: Se for A/B, é uma raiz estreita, sem a antena na base. Os C/D possuem uma raiz mais larga e a antena. Essas são as principais diferenças que vejo de imediato.

Veja de perfil:

Aqui um “B”:

E um “D”

Repare como nos bipostos o padrão segue o mesmo dos monos C, liso e D com maior robustez e antena.

Espero ter ajudado um pouco. Depois você paga uma coca-cola.

Abraço

Gui Tavares

Ygor, se entendi direito, vc tem kits do F-16 C/D, mas quer montá-los como F-16 A/B por causa das customizações dos C/D israelenses?

Cara a Hasegawa tem "257 caixas" de F-16, muitos são exatamente os mesmos kits, eles tem basicamente UM kit do F-16, mas com vários Sprues extras que fazem praticamente qualquer kit...dependendo da caixa, só mudando os decais, então seria legal vc postar exatamente quais vc tem ai.

Se o kit possui ambas as empenagens verticais que o Agnaldo mencionou acima, vc provavelmente consegue montar sim F-16's Netz dos primeiros lotes e do começo ciclo operacional deles na IAF, na primeira metade dos anos 80, onde eles ainda basicamente não tinham modificações.

Conforme mais recente a versão que vc quiser representar, provavelmente maior o trampo que vai ter em relação a antenas, carenagens, casulos etc...

Outra coisa que vc tem que cuidar, é em relação ao motor, já que os F-16A/B (Base do Netz) usam o motor PW F100 e os F-16C/D pode ter tanto o PW F100 como o GE F110 (Os Barak usam o GE F110). Normalmente os kits da Hase vem com as duas opções de motores.

Do C/D em diante, conforme o motor tem uma treta tbm em relação as intakes. Os aviões equipados com motor PW tem uma intake menor que os equipados com motor GE.

Se ele for Block 30/40/50 o motor é GE, se for 25/32/42/52 é PW.

É por isso que seria interessante vc dizer ao certo qual kit vc tem.

Acho que é isso. O Serelle manja mais que eu, derepente ele me corrige.

Outra coisa que não dá pra deixar passar batido: Os faróis trens de pouso.

Os primeiros não possuíam faróis na frente, só atrás e depois inverte, só na frente e nada atrás. 

Fiz esse diagraminha:

Os dois faróis redondinhos do trem principal dos A/B deviam iluminar bem menos a pista que os dois retangular avante dos C/D.

Esse "A" do Coronel Ilan Ramon que participou da "Operação Ópera" dá pra perceber isso que ilustrei acima: 

Outra diferença nos "C" particularmente nos IAF que notei: O sensor cinza logo após o radomo nos "C" possuem retas e não são formatos de gotas por causa dessas retas. E ainda nos "C", a luz de navegação a meia-altura imediatamente atrás da entrada da tomada de ar possui uma estrutura mais alta.

Essa foto ilustra bem isso:

E por último: Os canopys dos A/B são mais clarinhos, cristalinos, enquanto nos C/D estes apresentam maior fumê, devido ao aumento na película anti-UV. Eu não consegui fotos, mas há quem diga que alguns A/B tiveram essas peças trocadas, mas não todos os Vipers e ainda: Alguns A/B tiveram só a parte basculante trocada, ficando a parte fixa mais clara.

Importante notar os tipos diferentes de motores conforme o FAB-WAN menciona acima, com o cuidado de observar os C/D que sofreram upgrade após a Lockheed assumir o projeto da General Dynamics.

Mazel Tov !

Gui Tavares

Claudio Moura posted:

Não disse que o cara era especialista?!?!  Rsrsrsrs

verdade!
pessoal, muito origado pela aula!
estava de férias então demorei a responder.
vou pegar os kits (estão guardados)  e verificar o q tenho em mãos e partir para o abraço.

todá e lehitra´ot para todos

vamos lá
o kit do C é este aki:
http://www.1999.co.jp/eng/image/10000566a/20/1/1

e realmente na parte das árvores não vem a opção das duas tubeiras e duas entradas de ar.
só com a opção da turbina GE F110 e sua respectiva entrada de ar , e o leme é estreito e não tem a antena.

ou seja no caso específico deste kit , dá para fazer numa boa os "A"  iniciais sem as grandes modificações posteriores.

já o kit do D é um DJ Block 50 e vem as duas opções de turbinas e tubeiras, porém só com a opção do leme estreito tbm.

é este aki:
https://www.scalemates.com/kit...k-50-fighting-falcon

tenho duas folhas dos mais famosos A/B/C/D/I da Isra decals então dá para fazer numa boa os "A" e "B" já q todos os meus kits vão ficar com trem recolhido, em posição de vôo e com piloto.

para os C/D/I é mais facil comprar os kits de versões específicas Israelenses q já com toda a bagatela de modificações q a IAF é craque em matar a gente na hora de montar um kit deles....hehehehh

se eu ainda estive vacilando em alguma coisa, é só avisar pessoal.

vlw de eu salvar e ficar com os kits, pq ja tava a fim de vender caso não fizessem IAF ou ThunderBirdis.

 

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