Projetado na Holanda durante o ano de 1939, pela empresa de construção naval holandesa NV Koninklijke Maatschappij De Schelde, de Vlissingen, o De Schelde S.21 era um interceptor incomum, caracterizada por uma fuselagem dividida diretamente relacionada ao plano asa, configurando um duplo diedro e sobre o qual repousava uma grande gôndola central que servia como cockpit e compartimento do motor.
A aeronave foi concebida para, além do papel de interceptor, também atuar como aparelho de ataque ao solo. Em virtude disso, foi instalado um grande canhão Madsen de 23 mm que tinha uma montagem flexível no nariz, em conjunto com quatro metralhadoras FN-Browning 7,9mm nas laterais da fuselagem. O canhão podia ser fixado pelo piloto para combate ar-ar mas, quando necessário, podia ser liberado e utilizado manualmente pelo piloto para ataque ao solo, Um sistema de estabilização automática controlava ailerons e elevadores para ajudar o piloto a manter o controle da aeronave, enquanto mirava e disparava o canhão.
O S.21 também tinha um sistema de propulsão que consistia de um motor Daimler-Benz DB 600G de 1.085 hp posicionado atrás do cockpit e com a hélice propulsora que podia ser destacada em voo, evitando que o piloto fosse atingido durante o abandono do avião.
Assim configurada, a aeronave toda em metal e com um trem de pouso em formato triciclo retrátil, parecia fornecer um alto nível de desempenho, especialmente em termos de velocidade máxima e capacidade de manobra e, ao mesmo tempo, prestou-se a uma grande utilização operacional: além do armamento pesado, o piloto recebeu amplos vidros dianteiros que permitiam uma visibilidade quase perfeita.
Peculiar foi a solução adotada para a proteção traseira ativa: dirigido para trás, atuando através do cubo da hélice, um segundo canhão Madsen de 23mm atuava na defesa.
Graças a estas características, foi encomendada a construção de um protótipo. Todo o projeto foi resultado de uma aventura particular do projetista T.E. Slot, mas a época se revelou adversa.
Quando da invasão alemã dos Países Baixos, o De Schelde S.21 ainda estava em fase de construção e não pode ser concluído antes da sua captura pela Wehrmacht.
A aeronave teve seu projeto parado e o protótipo foi destruído após um curto espaço de tempo durante o qual foi submetido a um atento estudo por parte de pessoal técnico alemão.
Paradoxalmente, o De Schelde S.21 experimentou uma estranha "carreira operacional" na mídia impressa dos Aliados. Convencido de que havia uma nova unidade aérea da Luftwaffe, britânicos e americanos acreditavam que a aeronave entrara em serviço sob o nome do Focke-Wulf Fw 198, mas isso de fato nunca aconteceu.
Esta crença equivocada foi tão bem manipulada que o evasivo Fw 198 até aparece em alguns textos sobre a aeronave, pelo menos até 1942, até com a presença de um data-sheet dedicada ao caça em um livro de identificação aérea impresso no Estados Unidos em 1942).
O perfil de cor refere-se a um S.21 hipotético sendo testado sob a insígnia alemã.
Kit
Em princípio , apenas um kit em estireno e na escala 1/72 é injetado e distribuído no mercado. Tem preço sugerido de $17.61.
Aparentemente, é um kit com poucas peças e montagem fácil.
Peças com boa definição e nenhuma marca de injeção. Flash não aparente.
Alguns modelos montados.
Com hipotéticas cores alemãs...
Como as cores do protótipo...