Galera, finalizada a arte. Falta só preparar a instrução e amanhã mesmo segue pra gráfica!
Os detalhes conformais estão formatados para o kit Italeri novo.
Galera, finalizada a arte. Falta só preparar a instrução e amanhã mesmo segue pra gráfica!
Os detalhes conformais estão formatados para o kit Italeri novo.
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Que jóia Felipe, vou encomendar uma desses pro Nilton da Chalenger.
Você tem idéia de quando vai finalizar o do LYNX 1/48???
Ricardo Leão posted:Você tem idéia de quando vai finalizar o do LYNX 1/48???
Qualquer hora dessas Ricardo, estou sem inspiração pra voltar no Lynx...
Tenho dois kits 1/32 da revell e 01 airfix na escala 1/48 aguardando o seu decal!!!
Estarei no aguardo.
Grande abraço
Oi Felipe,parabéns por mais este belo trabalho.
Haveria a possibilidade ao lançar uma folha de decal para a FAB vir as sequência das dezenas finais.
Aí o plastimodelista iria escolher a numeração do avião da FAB.
No teu decal do Mirage 1/32 tem as numerações 4915,4912,4927...acho que seria muito interessante pelo fato histórico ter a substituição de algumas destas numerações pelo 4916 por causa da interceptação do avião cubano em 1982.
E seria interessante se viessem na folha de decal 1/32 do Mirage também as marcações vermelhas somente das linhas emoldurando as parte móveis dos freios aerodinâmicos.
Não estou reclamando...só é uma sugestão
Ok Jaguar, o lance dos numerais é que fazer isso em separado não tem como, seria mais uma folha de decalque a ser produzida e com custo, sendo que eu estou tentando fazer da forma mais econômica possível pra caber no meu bolso... Esse 4915 que está na folha é da versão com a cabeça de pantera. O 4816 é dessa mesma versão? Se for, eu faço a troca.
Já a moldura só em vermelho dos freios eu não coloquei por ter justamente escolhido versões que usam a variante mais comum. Não haveria espaço pra colocar os dois tipos sem sacrificar uma versão, não é como numa folha 1/48 onde há mais espaço. Essas molduras virão na próxima folha, com as versões com canards.
Oi Felipe...sim o 4916 já utilizava a cabeça do jaguar na deriva ao interceptar o avião cubano.
Legal que você lembrou de corrigir a posição da cabeça do jaguar...ambas estão olhando para frente do avião de ambos os lados da deriva
Abraço.
Ok Jaguar, farei a troca do numeral. As quatro versões possíveis serão essas:
Um dos poucos kits que faria em 1/32, pois o tive quando a Revell Kikoler lançou, pura nostalgia!
formidável!!!!
Felipe, vc sabe dizer se o kit do IIIE 1/32 da Italeri faz FAB direto da caixa?
Se não fizer, existe a seu ver alguma chance de haver edição futura com a configuração dos nossos?
Forte abraço
De fato direto não faz. Falta nele a barbatana na base da deriva. Por conta disso eu deixei de fora as ultimas versões, que tem canards, pois esses são ainda mais difíceis de fazer em scratch...
Eu particularmente acredito que a Italeri vai fazer um novo box do Mirage, contemplando as versões que esse não oferece, tanto que a base da deriva, onde encaixaria a barbatana, é uma peça separada. Como eles fizeram dois boxes do F-104, acho que não será diferente com o Mirage. Daí eu acredito que futuramente virão em um novo kit tanto a barbatana, os canards e novos icos pra fazer o Mirage V, 50, etc...
Se eles não fizerem, a Kinetic não abortou a idéia de ampliar o Mirage deles para 1/32...
Quando sair o decal vou pegar um.... mais pra frente penso no kit.
Valeu Felipe, boas vendas!
Abs
Felipe,uma duvida. qual o praso de validade para um decal? em media?
Nao digo so do seu,mas de um modo em geral, o que pesa mais? a cola que envelhece rapido ??
parabens pelos trabalhos!!!
A validade de um decal depende do material usado na confecção dele e o cuidado na estocagem. Essas duas variantes são tão grandes que não tem como estipular um prazo de validade, cada caso é um caso a ser observado.
Eu por exemplo quando decidi buscar uma grafica estrangeira pra imprimir os decalques, tinha entre as opções a MicroScale e a Cartograf. A Cartograf italiana é a opção de praticamente todos os fabricantes de kits para seus decalques e vários aftermarkets também, mas eu tenho muitos kits meus montados e na caixa, com decalques da Cartograf, que depois de alguns anos (entre 5 e 7) começa a amarelar e não tem retorno. Tanto kits montados e com decalques selados sob verniz, quanto decalques dentro das caixas do kits estavam inutilizados dessa forma. Já decalques da SuperScale impressos pela MicroScale, com perto de 30 anos guardados na minha coleção, estavam como novos. por isso escolhi a Micro.
Outro detalhe importante, diferente dos demais fabricantes, que imprimem todas as cores e por fim imprimem o verniz transparente, a Micro faz o inverso: eles primeiro imprimem o verniz e depois as cores por cima. daí se o verniz amarelar, ele está por baixo e não inutiliza a estampa. Por isso quando compro decalques de outras marcas pra meu uso, só o faço se forem marcas que imprimem lá como eu.
Daí, Los, não tem como saber, e os fabricantes pelo menos os de kits, não estão preocupados com isso, pois depois de vendido, é da conta do modelista...
positivo...ja tirou minhas duvidas!! muito obrigado..esta questao do verniz que eu nao sabia...
Los,
O que eu costumo fazer é guardar meus decalques em pastas , daquelas para documento, com elástico, e guardar as pastas dentro de gaveteiros fechados e com aqueles anti-mofo junto, isto parece prolongar a vida dos decalques estocados evitando bolores e parece também diminuir as chances de amarelamento... mas é tudo muito relativo...
Das impressões novas do Felipe, tenho aqui duas folhas guardadas desta forma que apresentaram um pouco de amarelamento do filme (32-06 e 72-28)... já os outros estão perfeitos, inclusive alguns das fornadas antigas dos anos 2000.
Tenho decalques da Superscale adquiridos no ebay recentemente, impressos a 30 anos atrás e em perfeito estado.
É tudo muito relativo, como o Felipe falou, depende muito do processo do fabricante, mas acho que depende mais da armazenagem posterior do que da fabricação.
Há decais reconhecidos como ruins mesmo, os Hasegawa mais antigos mesmo já saíam de fábrica amarelados e com filme parecendo uma fita isolante de tão grossos.
Abração.
bom saber...e o qu efaz eles racharem? seria o filme grosso demais?
O que faz o filme rachar é a variação de temperatura. Todos os materiais sofrem o processo de dilatação no calor e contração no frio, isso em proporções ínfimas, mas relevantes. Como o decalque é feito de materiais diferentes, o papel de base do decalque dilata e contrai mais que o material sintético da tinta/verniz. Daí se o material do decalque estiver ressecado e perder a elasticidade, ele racha, milhares de micro rachaduras que voce só vai perceber na hora que colocar na água e tudo se espalhar...
Por isso mais uma vez entra o cuidado na estocagem, de ser em um local protegido de variações muito amplas de temperatura. O triste é que não basta voce estocar bem, se antes o fabricante e o lojista não teve esse cuidado, e voce já recebe a bomba engatilhada.
Porquê os decalques da Hasegawa apresentam problemas? O Japão é um país onde o índice de umidade é bastante alto, isso facilita muito que o verniz usado no decalque oxide, e é por isso que muitas vezes os decalques dos kits deles já devem sair de fábrica amarelados: Provável falha na estocagem, se nõa for problema no verniz usado pela Cartograf no material feito pra eles.
O que faz o filme rachar é a variação de umidade. O papel do decalque é higroscópico, absorve água facilmente do ambiente, e toda vez que faz isso aumenta ligeiramente de tamanho, voltando ao normal quando o clima fica seco. Acontece que a tinta do decalque não é flexível, então esse estica e relaxa durante as estações do ano acaba por trincar o filme. É o mesmo motivo das trincas nos vernizes de quadros de museu (só que lá é tela e não papel, claro) .
A melhor maneira de guardar seus decalques é em plasticos do tipo ziplock, evitando essas mudanças ao longo dos anos.
E eu tenho a desconfiança que o que amarela o decalque é acidez da tinta ou da cola, não oxidação.
P.S. "Porquê os decalques da Hasegawa apresentam problemas?" - Porque os Tamiya (e outros japoneses) não?
Na caixa onde guardo decais coloco todos os pacotinhos de silica gel que consigo em produtos eletrônicos. Isso pode ser prejudicial por eliminar exageradamente a umidade dentro do recipiente ?
Na minha visão das coisas, o que não pode é ficar variando. Se você acha que a silica gel consegue manter tudo estável, continue assim. Eu ponho tudo em saquinhos, comprei um pacotão com uma centena e fui empacotando todos aqui. O futuro dirá se meus decaques vão durar íntegros.
Fernando Estanislau posted:P.S. "Porquê os decalques da Hasegawa apresentam problemas?" - Porque os Tamiya (e outros japoneses) não?
Tamiya, Trimaster, Fujimi e outros japoneses amarela também sim, todos os de meus kits estão amarelados, montados e na caixa, além de decalques avulsos da Trimaster que comprei e paguei uma nota na época. Citei a Hasegawa apenas porque foi a marca que o Tristar mencionou.
Pois é, mas ainda resta a questão: se amarela porque oxida, qual a explicação para amarelar se estiverem envernizados, ou seja, amarelar por baixo do veniz?
O verniz não sela?
Quando você faz algum curso de restauração (e eu ja fiz mais de um, não que eu esteja aqui dando carteirada) o que se ensina é sempre o mesmo: papel amarela quando está exposto à acidez, e não amarela quando é neutro ou alcalino.
Papel de jornal, envelope pardo, todos eles ácidos, amarelam com o passar do tempo e provocam o mesmo no que estiver em contato com eles, são o terror dos documentos e fotografias. Mas, nunca me disseram que algo amarela em contato com oxigênio. Por isso minha desconfiança, nesse ponto, com o ph do material que se usa.
Olha Fernando, não sou especialista da área nem fiz nenhum curso dessa natureza, apenas estou respondendo as questões que me foram feitas de acordo com o que me passaram. Quem me passou essa informação foi o Cândido, dono da Seriart, que era a gráfica onde eu imprimia meus decalques aqui no Brasil.
O que descrevi foram fatos, tenho kits meus aqui, premiados em concursos décadas atrás que estão inutilizados por conta do filme amarelado, sob o verniz. O único que não amarelou está com decalques SuperScale.
O Candido já lhe contou que tipo de tinta ele usava para imprimir? Era esmalte sintético, nitrocelulose, acrílica?
Pergunto porque antigamente, (lá na década de 40, por exemplo) marcações, stencils e até emblemas eram aplicados nos aviões em decalques "molhados" .
De fato, o uso de decalques era generalizado, usava-se para decorar ou sinalizar tudo, eu mesmo comprava quando criança cartelinhas de decalques para decorar o caderno ou os times de futebol de botão, vinha impressos e ficavam em catálogos, nas papelarias a gente escolhia no album que ficava em cima do balcão.
O caso é que vendo imagens dessas decalcomanias antigas no google, a grande maioria está amarelada, mas as cores não parecem ter mudado, então será que o verniz é que é o vilão?
Sim o que amarela é o verniz. As tintas que eram usadas nos decalques eram esmalte porque outras secavam muito depressa e entupiam a tela com estampas tão delicadas quanto eram as dos decalques. O vilão era o verniz tanto que no ínício o verniz usado também era esmalte e todo mundo gostava dos decalques por serem muito finos e acomodavam no kit sem uso de amaciantes. A tinta em si não aparenta amarelar por causa da concentração de pigmento.
Mas em seis meses os primeiros começaram a amarelar e muito, tanto que apresentei esse problema a ele e o verniz sintético foi trocado por outro, acrílico, que não amarelava, mas se mostrou duro e não amolecia nem com amaciante. Mais uma vez apresentei esse problema ao Cândido, e a solução foi adicionar plastificante ao verniz, o que restaurou a maciez esperada no decalque, mas teve um efeito colateral: reduziu a aderência do verniz que descolava do decalque. Tive prejuízos enormes na época com decalques onde na pilha quase todo o verniz de uma folha soltava e grudava nas costas da folha de cima... Foi desse defeito que surgiu a idéia do "wet transfer".
No final das contas essa combinação, mesmo com esse problema do filme descascar, foi a melhor possível com os materiais disponíveis aqui no Brasil. por isso meus decalques na época vinham com uma folha de papel manteiga de proteção por cima, pois podia grudar e descascar até em contato com o plástico da embalagem.
Tudo se resolveu quando migrei para a Microscale.
Nesse decalque da ilustração aparentemente o que amarelou / escureceu foi a goma por baixo do decalque. Já vi isso acontecer com decalques de kits da Monogram, onde o decalque estava OK mas a goma por baixo estava quase marrom. Pra ter certeza só colocando na água mesmo.
Pois é, eu desconfio também da goma. Se a gente descobrir que o problema está nela, seria o caso de deixar o decalque mais tempo na água, para eliminá-la o máximo possível, e usar uma cola livre de ácido na hora de aplicar . Essas colas são usadas pelo pessoal de artesanato para fazer colagens / montagens com imagens em papel, decorar caixinhas, etc.
Os decais da monogram quando ficam antigos formam uma goma branca ao serem colocados na agua..acho que e a cola que esbranquica. ja consegui aplicar decais deles ,mas antes tem que com um pincel na agua tirar a goma toda do verso..qai sai o amarelado,a goma..sai tudo