Skip to main content

Desculpem a minha INGUINORâNCIA, mas pergunto aos entendidos de plantão: É possÍvel um vÔo ter a sua decolagem cancelada devido ao excesso de calor?  Bem, foi o que aconteceu hoje em Porto Alegre...

 

http://zerohora.clicrbs.com.br...raturas-4408397.html

 

Abrs a todos!!!

A Raguenet

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Originally Posted by Julio Campos:

ar + quente = menor densidade = menor sustentação

Julio, quanto mais alto o ar não fica mais frio?

 

A sustentação não seria mais ao alto, deixando a cargo em baixas altitudes os motores?

Há muito tempo, íamos em um vôo fretado daqui de Rio Preto para Fortaleza. O vôo estava marcado para sair as 6 da matina, mas como houve um pequeno (   ) atraso, só iríamos decolar as 12:30.

Nisso, o comandante veio avisar que não iria decolar com a lotação completa, já que o vôo estava ocupado até o último assento, porque com o aumento da temperatura, teria que entrar na margem de segurança para fazer a decolagem, e isso ele não iria fazer. Umas 30 pessoas tiveram que pegar outro vôo até Ribeirão Preto, onde a pista é bem maior, e o avião poderia decolar com carga completa.

 

Agora, se não tiver opção, como a que fizeram aqui, de dividir os passageiros, acho que só cancelando mesmo, ou transferindo para o dim do dia, ou a noite, quando a temperatura já baixou bem. 

Last edited by fernando frota melzi
Originally Posted by kogyro:
Originally Posted by Julio Campos:

ar + quente = menor densidade = menor sustentação

Julio, quanto mais alto o ar não fica mais frio?

 

A sustentação não seria mais ao alto, deixando a cargo em baixas altitudes os motores?

 

Não. Quanto mais alto, mais frio fica o ar, mas também mais rarefeito. Por isso que decolar de aeroportos altos, como Lima, requerem que se use muita pista. Precisa aumentar a velocidade para compensar a pouca sustentação que o ar rarefeito oferece.

 

No nível do mar, a velocidade de decolagem é menor, por conta da densidade maior do ar. Só que se o ar estiver muito quente, a aeronave precisa de mais pista, porque o ar quente também oferece menos sustentação, então se pista for curta, como é o caso daqui de Rio Preto, o viãozinho não decola.

Hummmm... vivendo e aprendendo.  Por isso que gosto deste forum: é uma profusão de conhecimento.

 

Então me corrijam se estiver errado: em países como no Oriente Médio onde o calor impera, os pilotos SEMPRE terão de levantar vôo com menos carga ou em pistas maiores, certo?

 

Abrs a todos!!!

A Raguenet

Originally Posted by ARaguenet:

Hummmm... vivendo e aprendendo.  Por isso que gosto deste forum: é uma profusão de conhecimento.

 

Então me corrijam se estiver errado: em países como no Oriente Médio onde o calor impera, os pilotos SEMPRE terão de levantar vôo com menos carga ou em pistas maiores, certo?

 

Abrs a todos!!!

A Raguenet

Sim, mais ou menos por aí.

 

Entre no site da Emirates e você vai perceber que a esmagadora maioria da gigantesca malha deles decola de Dubai durante a madruga, 3, 4 da manhã.

 

Apesar de que a pista lá é generosa

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×