Você só pode abrir uma disputa em um dos órgãos, ou seja não pode abrir a mesma disputa em ambos.
Assim, deverá escolher um dos dois!
O prazo no eBay varia muito, de acordo com o pais do remetente e fica especificado lá no item que comprou em 'minhas compras'...
Já o PayPal, o prazo máximo é de 45 dias do pagamento (inclusive).
Ambos funcionam da mesma maneira para a solução da questão.
Após abrir o caso, será especificado um prazo entre 10 à 20 dias para o vendedor fazer contato ou se explicar.
Expirado este prazo, caso você não esteja satisfeito, você deverá então 'solicitar a resolução', que será tomada à seu favor ou não! Se não for solicitado, o caso será fechado automaticamente. Fique atento.
Nota:
a falta de contato do vendedor não especifica propriamente 'um calote'...
alguns vendedores realmente não respondem mais após a compra... ou podem estar ausentes etc... sabe-se lá o motivo!
O importante é verificar a contagem positiva ou negativa na reputação 'antes' de uma compra...
Evite comprar de vendedores muito negativados... uma ou outra negativa é normal, muitas é sinal de que algo não vai bem!
Lembre também que:
a lentidão do correio/alfândega para a entrega de um objeto, supera 'em muito' qualquer prazo estipulado pelo eBay ou PayPal em uma resolução.
Pode ocorrer de receber um item, após muuuito tempo depois de uma resolução à seu favor com reembolso!
Cabe então à honestidade e caráter de cada um, devolver o reembolso!
Boa sorte!
Abs.