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OlÁ amigos.

 

Depois de anos sem problemas, fiz uma compra no Ebay e acho que me passaram a perna, como a RF estÁ em greve, o certo seria esperar para abrir disputa, mas o que me dÁ a quase certeza que levei ferro É o fato do vendedor não retornar nenhuma das minhas mensagens pedindo o rastreio e os muitos feedbacks negativos que ele levou depois da minha compra e todos com os mesmos relatos.

Minha duvida, preciso abrir primeiro a disputa no ebay e depois no Paypal ou posso abrir direto no Paypal ? e quais os prazos ?

 

Grato e abraÇo a todos.

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Você só pode abrir uma disputa em um dos órgãos, ou seja não pode abrir a mesma disputa em ambos.

Assim, deverá escolher um dos dois! 

O prazo no eBay varia muito, de acordo com o pais do remetente e fica especificado lá no item que comprou em 'minhas compras'...

Já o PayPal, o prazo máximo é de 45 dias do pagamento (inclusive).

Ambos funcionam da mesma maneira para a solução da questão.

Após abrir o caso, será especificado um prazo entre 10 à 20 dias para o vendedor fazer contato ou se explicar.

Expirado este prazo, caso você não esteja satisfeito, você deverá então 'solicitar a resolução', que será tomada à seu favor ou não! Se não for solicitado, o caso será fechado automaticamente. Fique atento.

 

Nota:

a falta de contato do vendedor não especifica propriamente 'um calote'...

alguns vendedores realmente não respondem mais após a compra... ou podem estar ausentes etc... sabe-se lá o motivo!

O importante é verificar a contagem positiva ou negativa na reputação 'antes' de uma compra...

Evite comprar de vendedores muito negativados... uma ou outra negativa é normal, muitas é sinal de que algo não vai bem!

 

Lembre também que:

a lentidão do correio/alfândega para a entrega de um objeto, supera 'em muito' qualquer prazo estipulado pelo eBay ou PayPal em uma resolução.

Pode ocorrer de receber um item, após muuuito tempo depois de uma resolução à seu favor com reembolso!

Cabe então à honestidade e caráter de cada um, devolver o reembolso!

 

 

Boa sorte!

Abs.

Last edited by Marcus

Complementando a informação do Marcus, lhe passo algumas coisas baseadas em experiências próprias.

Em 1º lugar o Ebay não tem proteção. Só quem dá essa proteção é o PayPal. os usuários do Ebay só tem essa proteção se pagarem comPaypal. Então se abrir uma disputa, o faça no Ebay, que vai repassar para o Paypal e monitorar as soluções. Você tem 45 dias após a data do Pagamento. Se passar esse prazo, já era.

No abrir a disputa, informe que se trata de um "Non send", e informe que já enviou vários emails através do Ebay e que não obteve resposta. Se possível copie e cole no lugar apropriado um dos emails.

Feito isso aguarde o prazo do Ebay, não me lembro de quantos dias, e caso o tal não responda, basta solicitar um reembolso. O ebay vai julgar o caso e muito provavelmente vai lhe dar o ganho da questão, lhe devolvendo o dinheiro para sua conta do Paypal.

 

Qualquer dúvida, pergunte.

 

Um Abração.

Já tive um problema semelhante. O vendedor, que tinha um monte de feedbacks positivos, de repente deixou de responder. Vários compradores reclamaram e, ao abrir disputa, fui informado que o mesmo havia ficado doente e suspendido os negócios. Fui reembolsado sem problema. 

Ale, complementando as informações para abrir o caso no ebay você terá que esperar a última data de recebimento,  ou seja se o item tem em entre 1 de maio e 1 de junho para receber você tem que esperar ate 1 de junho e após, você tem até 30 dias para abrir o caso, não deixe passar muito desse tempo se você for negativar o vendedor pois o feedback tem um prazo mais curto. Se você nao ver a opção de abrir o caso ou dar o feedbak no seu myebay, entre nas opções account na aba superior e depois feedback e resolution center, la vc tem como abrir o caso e dar o feedback.

 

As primeiras mensagens vão para o vendedor e terá um prazo para se resolverem, se isso não acontecer somente depois deste prazo você pode escalonar. Lembre-se sempre quando escalonar detalhe todo tipo de comunicação até se o vendedor foi grosseiro ou se não respondeu, se você pediu tracking e ele não te forneceu e por ai vai.

 

Last edited by leandro_gama
Originally Posted by leandro_gama:

Ale, complementando as informações para abrir o caso no ebay você terá que esperar a última data de recebimento,  ou seja se o item tem em entre 1 de maio e 1 de junho para receber você tem que esperar ate 1 de junho e após, você tem até 30 dias para abrir o caso, não deixe passar muito desse tempo se você for negativar o vendedor pois o feedback tem um prazo mais curto. Se você nao ver a opção de abrir o caso ou dar o feedbak no seu myebay, entre nas opções account na aba superior e depois feedback e resolution center, la vc tem como abrir o caso e dar o feedback.

 

As primeiras mensagens vão para o vendedor e terá um prazo para se resolverem, se isso não acontecer somente depois deste prazo você pode escalonar. Lembre-se sempre quando escalonar detalhe todo tipo de comunicação até se o vendedor foi grosseiro ou se não respondeu, se você pediu tracking e ele não te forneceu e por ai vai.

 

Desculpe, Leandro, mas se ele fizer isso, vai perder a grana. O prazo para reclamações é de 45 dias da data do pagamento, e no caso dele, o item nem foi enviado. Se ele esperar o prazo do  eBay(que é apenas uma estimativa)que é dado para que se tenha uma ideia de quando o bem deverá chegar.

O que ele deve fazer é abrir imediatamente uma disputa no Ebay e informar que já pediu uma "Send proof", que seria uma prova de envio, no caso o nº do rastreio, coisa que o vendedor não enviou. E se abrir a disputa como "non send case", se resolve em poucos dias.

Só que se passar o prazo dos 45 dias, o Ebay nem permite que o case seja aberto e o comprador se ferra. Isso aconteceu comigo uma única vez, onde o vendedor me enrolou por todo o tempo do prazo, com as mais variadas desculpas, aí quando passou o prazo de 45 dias, simplesmente parou de responder. Quando tentei abrir o caso, o Ebay disse que sentia muito, mas o prazo de disputa estava encerrado e eles nada podiam fazer a respeito.

 

Um Abração.

Paulão, 

 

Você esta se confundindo com ás regras do ebay e paypal.

 

Você tem duas opções para ter seu dinheiro de volta, o ebay money garantee ( antigo ebay buyer protection) e o paypal buyer protection. Os dois tem a mesma função só que com prazos diferentes.

 

Outro detalhe quem resolve os casos aberto no ebay é o ebay, e vice versa, este não é repassado para o outro.

 

O comprador somente pode abrir em um local, aberto no paypal não pode mais abrir no ebay e vice versa.

 

 

Para o paypal é realmente até 45 dias apartir da data do pagamento, se passar esta data, perdeu. Informações sobre o programa do paypal

(https://www.paypal.com/br/weba...-safety-and-security)

 

Para abrir a caso no ebay, este pode ser aberto apartir do día seguinte do último dia a data estimada e em até 30 dias, ele precisa abrir o caso no resolution center do ebay ou enviando uma mensagem de "não recebi o item ainda", o caso e aberto automaticamente. Terceiro item desa página - DIDN’T GET WHAT YOU ORDERED?

 (http://pages.ebay.com/ebay-money-back-guarantee)

 

Eu particularmente abro pelo ebay pois os prazos são maiores e evita que eu receba o item, logo após o reembolso. Portanto não serei injusto com o vendedor.

 

 Abs

 

Last edited by leandro_gama

Jean,

 

Por escolha pessoal minha, não abro no paypal direto, porque o prazo é muito curto e o correio e receita muito lento.

 

Você até recebe o reembolso, mas a dentuça ja mordeu o imposto e se você for reeviar o pagamento depois, ela vai morder de novo.

 

Por isso espero mais e abro pelo ebay.

 

Dependendo do valor é uma boa grana.

Last edited by leandro_gama

Realmente, Leandro as regras mudaram.

Já faz algum tempo que não compro nada no EBay. Na última vez que utilizei o site, as regras eram como mencionei. Devem ter mudado de lá pra cá. Obrigado pelos esclarecimentos. Eu só quis evitar que o colega perdesse os prazos.

 

Um Abração.

Oi Alexandre,

 

Em dez anos, ter um único problema no EBay, você pode se considerar com sorte.

 

Eu sou usuário do EBay desde 19/11/2009, pouco mais de cinco anos. Nesse período levei três "tombos". São eles:

 

Data / Usuário / Valor

 

22/06/2010 … sesame1207 … US$ 51.98 - Taiwan

05/08/2013 … jaunnieli … US$ 8.68 - Coréia

07/09/2014 … 2post22 … £ 13.50 - Reino Unido

 

Esse último, o "2post22" é meio que um mistério. Tinha excelentes qualificações e de uma hora para outra choveram negativações. Como de costume, não respondeu aos contatos e, inclusive, a conta dele no EBay foi encerrada.

 

[ ]s, Guima.

Sou usuário de Ebay desde 1998. Já tomei vários calotes, mesmo escolhendo vendedores com ótima pontuação.  Antes não existia Paypal, quando surgiu, tinham outros concorrentes que não vingaram. Eu prefiro abrir a disputa no Paypal, espero 44 dias. Acho que é um prazo razoável para aparecer o número de rastreio no sistema dos Correios daqui (detalhe, tanto First Class quando Priority tem aquele número de Customs que serve como rastreio e atualmente aparecem normalmente no site dos nossos Correios, teve uma época que não estava aparecendo mais). O pessoal senta a lenha nos China, mas foi o povo que menos tomei pernada, quando algo deu errado foi pelo nossos Correios e eles foram gente boa, ou enviando outro ou devolvendo o dinheiro mesmo eu não tendo aberto reclamação, já nossos amigos lá de cima, pelo amor, tive excelentes experiências mas tb as piores que passei foi com Norte Americanos.

Originally Posted by paulors:

Já tive um problema semelhante. O vendedor, que tinha um monte de feedbacks positivos, de repente deixou de responder. Vários compradores reclamaram e, ao abrir disputa, fui informado que o mesmo havia ficado doente e suspendido os negócios. Fui reembolsado sem problema. 

Idem...

 

Agradeço a todas as ponderações dos colegas, acho que o vendedor deu nó mesmo pois está chovendo negativações, já mandei uma penca de mensagens e nada então vou abrir a reclamação, sempre esperei até meses para receber minhas compras, arriscava pois não queria ferrar os vendedores sérios que não tinham e nem tem culpa da lentidão da RF e correio, o cara era sério mandava o rastreio e pra mim já era suficiente, mas esse não tá nem aí .

 

Abs a todos.

Last edited by Alexandre Oliveira

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