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Faltam apenas trÊs meses para os Mirage 2000 (conhecidos na FAB como M-2000) do 1º GDA (Grupo de Defesa AÉrea) deixarem de voar. E vocÊ tem a oportunidade de ver os aviÕes de perto e dar Adeus aos aviÕes durante o evento PortÕes Abertos 2013 da Base AÉrea de AnÁpolis no prÓximo final de semana (dias 5 e 6 de outubro).

Leia mais (Read More): FAB | Poder AÉreo - InformaÇão e Discussão sobre AviaÇão Militar e Civil 

 

 

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Honestamente, tem coisas que não entendo... por favor, me expliquem, e estou falando sem sarcasmo.

 

Estas aeronaves não são bem mais novas que os F-5 e A-4???

 

Enfim, 5 e 6 de outubro vou para Cabo Frio, e quem sabe, ver os A-1 voltando a sobrevoar a Praia do Forte de frente para minha varanda 

 

 

 

Ano passado fui ao evento pra ver os F-2000 e sinceramente, gostei muito da BAAN, da comida, do evento mas as apresentações dos Mirage deixaram muito a desejar. Foi apenas uma passagem no sabado a tarde e outra no domingo a tarde que acabei não vendo pois tive que pegar o voo de volta pra Floripa. 

Gostaria muito de voltar a Anapolis este ano mas estou com problemas serios de ordem monetaria e pra chegar la e ver os Mirages parados, concordo com o Felipe, prefiro ver no Musal que é mais perto de casa

 

Originally Posted by Júlio Urubu:

Honestamente, tem coisas que não entendo... por favor, me expliquem, e estou falando sem sarcasmo.

 

Estas aeronaves não são bem mais novas que os F-5 e A-4???

 

Enfim, 5 e 6 de outubro vou para Cabo Frio, e quem sabe, ver os A-1 voltando a sobrevoar a Praia do Forte de frente para minha varanda 

 

 

 

A princípio é meio difícil de entender mesmo, mas os Mirage 2000 foram comprados como caça tampão.

 

Eram células com muitas horas de vôo e pouca vida útil. A suposição na época é que o processo do F-X não duraria tanto e até a desativação dos Mirage já teríamos o F-X chegando...

 

Consta que é inviável mantê-los voando, e nem possuem condições de serem revendidos, tendo como possível destino: Museus, Monumentos e desmanche.

 

Muitas horas de uso ?

os F-103, como estavam ? os F-5E ? os Xavantes ?

Será q a "garantia do fabricante" não está sendo menor do que poderia ou deveria ser?

Claro que os franceses não vão deixar barato... querem nos empurrar o Rafale, que até é bom, mas MUITO caro de ter e manter.

Segundo se comenta, a Comissão da FAB designada para a compra escolheu as melhores células estocadas, porém os franceses entregaram outras muito mais velhas.

 

Por isso, já não têm mais horas de voo disponível. Lembremos, também, que são aviões construídos na década de 1970/1980, e foram bem usadas pela Armeé de L'Air. O custo de renovação das células fica está fora de cogitação.

Pois é... há a dúvida: a desativação é por real fadiga ou por "recomendação do fabricante"?

Originally Posted by fabinhoAN:

Salvo engano o negcio foi feito diretamente com a força aerea e não com o fabricante.

 

É preciso ver que os franceses simplesmente não irão cumprir o acordo de compra dos F2000, pois no contrato constava que os mesmos poderiam ser operados, no MÍNIMO, por 10 anos, ou seja, no mínimo até 2016, pois foi aprovado a compra em 2005 e só chegou DEPOIS, e eles mesmos afirmam que já não são mais seguras para serem operadas, e se fosse feita a reforma proposta, eles só voariam até 2016, o que já deveria cumprir, conforme contrato:

............................................

Texto extraído do Jornal da Câmara de novembro de 2005.

O Plenário aprovou ontem o Projeto de Decreto Legislativo 1.937/05, que contém o Acordo entre o Brasil e a França para o Fornecimento de Materiais e Serviços no âmbito da Aeronáutica Militar, assinado em Paris, em 15 de julho de 2005. O objeto do acordo é a compra de 12 aeronaves do tipo Mirage 2000C para substituírem os aviões Mirage III, atualmente em uso no País há cerca de 35 anos.


Segundo o relator do projeto na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputado André de Paula (PFL-PE), as novas aeronaves estão em plena atividade na força aérea francesa e em diversos outros países e são adequadas ao uso em missões de defesa aérea, podendo voar na Força Aérea Brasileira por pelo menos mais 10 ou 15 anos. 

O acordo inclui as 12 aeronaves, itens de suprimento, treinamento para pilotos e para o pessoal de manutenção, bem como intercâmbio operacional. A matéria irá para votação no Senado.

................................................

 

Só 6 aeronaves estão em atividades, sendo que as outras 6 já não podem voar, e as 6 que voam estão proibidos de voar a Mach 2, que era sua maior qualidade em relação aos F-5EM, e se perdeu.


E ainda tem quem acredite nas promessas dos franceses com os Rafales!!!???

A coisa é ainda pior. Eles deveriam ter sido aposentados em 2011, só que o pessoal fez um esforço pra que eles pudessem voar até o final deste ano. Isso eu li no Notaer, numa matéria com citação do próprio Comandante Saito.

O PA aqui em Brasília na BABR ocorreu no sábado dia 05. 

 

Um biplace deu rasantes na parte da manhã e tarde sem pousar. Acredito que aproveitou as demonstrações no PA de Anápolis que ocorreu no mesmo dia e deu uma passadinha aqui em Brasília.

 

No pátio havia um monoplace, o 4948, que decolou no final do evento e só.

 

abs,

MASP

O que eu quiz dizer,É QUE se a compra foi feita diretamente do força aérea francesa, a Dassault não teria nenhum comprometimento com o fornecimento de suprimento... nossa quanto mento, rssrsrsrsrsrs, Esclareceu?
Agora com relação a fadiga de celulas melhor perguntar aos universitários.
Em SE tratando de Rafales, a coisa seria diferente, pois seria com o FABRICNTE, que no caso garante peças e etc etc etc por centos anos, conforme o contrato. Antes que a liga da justiça entre em ação, este concetio serve para americanos, russos, suecos....
 
Originally Posted by Andre Mattos:

Pois é... há a dúvida: a desativação é por real fadiga ou por "recomendação do fabricante"?

Originally Posted by fabinhoAN:

Salvo engano o negcio foi feito diretamente com a força aerea e não com o fabricante.

 

 

Originally Posted by MASP:

Henrique, vc que corajosamente foi a Anápolis - contrariando a recomendação de sua mulher - kkkk Conte-nos como foi!

 

abs,

MASP

Heheheh...

 

Bom, vamos por partes! PA de Brasília teve duas passagens na parte da manha ao estilo FAB mesmo! Rasante para a gente ver a barriguinha do avião... Na parte da tarde foi mais legal! Foram 6 passagens entre rasgando a pista e devagar dando tchau para a galera... O que estava estático só decolou depois que evento acabou...

 

Agora, enquanto isso na BAAN no sábado, eles fizeram passagens baixas e belas curvas acentuadas, foram o que me falaram. Fui no domingo e durante a parte da manhã decolaram 2 e foram dar passagens em outro portões abertos... demoraram um pouco mas quando voltaram passaram juntos rasgando a pista e um deles subiu numa curva fechada e outro seguiu... fizeram varias passagens e digo que voltei aos tempos dos velhos IIIE pois eles passaram baixo mesmo. Um deles sempre fazia uma puxada forte e o outro uma mais leve. Depois fui saber que o piloto do EDA estava no biplace de carona! Acho que o GDA estava tentando fazer o EDA usar o saquinho!!! rs, rs

 

O melhor estava por vir na parte da tarde! Pegaram o pessoal da imprensa e levaram para o outro lado da pista, ficamos "praticamente" na beira da pista pois só tinha uns 50 metros de grama e o resto mato. O piloto decolou e quando subiu passou o rádio que tinha visto a imprensa na pista e que ia passar em cima!! A torre autorizou!!! Estou surdo até agora!!!! Confesso que nunca tinha visto o F2000 tão agressivo nas manobras, acho que foi por causa da despedida no seu último Portões Abertos e o piloto fez a festa! Por várias vezes ele vinha na nossa direção e quebrava numa curva fechada bem em cima da galera, quando não passava rasgando a pista num belo rasante!!!

 

Bom, agora é tirar as fotos da UTI e postar no site... um gostinho para vocês por enquanto!!! Quem não foi perdeu...!!!!!

 

 

 

 

Abraços,

 

Matte

Originally Posted by Angelo-floripa:

Pocha Matte, se soubesse que teria tantas passagens eu daria um jeito de ir

 

Espero que desça algum Jaguar pra Canoas no próximo sábado!

Pois é, muita gente não estava acreditando que teria algo especial, pois sem EDA também e essa falta de grana para combustível, até eu estava descrente, fui com a intenção de fazer um belo walkaround dele, mas acabou que nem consegui isso... Vou tentar na CRUZEX!  Desde os primeiros acordos com a Imagem produções que cuidou do evento estávamos solicitando ficar do outro lado da pista para ficar a favor da luz na parte da tarde. O pessoal do sábado me deixaram com inveja!!! kkk principalmente porque no domingo os horários dos voos acabaram atrasando e eu não estava colocando fé que iria de novo para o outro lado. Mas o pessoal conseguiu e partimos para a beira da pista! Fechou com chave de ouro!

 

Originally Posted by Rogerio77:

Valeu pelo relato Matte, deve ter sido mesmo inesquecível. 

Rogério, mais uma cena para ficar na lembrança para sempre! Jamais pensei que teria uma oportunidade dessas e foi muito bom!!!!

 

Originally Posted by fabinhoAN:

É o que sempre digo, não custa nada 'dar uma passadinha' por pior que possa parecer, os eventos nos divertem, pois o que queremos é 'vião'. rsrsrsrsrs.

Pois é Fábio, Portões Abertos é uma caixinha de surpresas!!!! O de Brasília foi super tranquilo e na parte da tarde o Mirage passou 6 vezes e isso nunca tinha visto também, só não fez manobras bruscas por causa da área mesmo, mas na BAAN os caras arregaçaram!!! Tiro o chapéu!!! Quem me dera se todos os Portões Abertos fossem assim!!!!

 

 

Abraços,

 

Matte

Lá se vai mais um, espero ainda poder ver outro caça no GDA (provisório não vale, rsrsrsrsrs).

Estive na 'visita' do Su-27 e do Grippen e além é claro do Mirage 2000.

Apesar do vôo da cobra do Sukhoi, seu tamanho impressionante e agilidade, apesar do Grippen 'com cheiro de carro novo', o mais impressionante que vi foi a tal curva invertida que o Mirage 2000 executou, showtástico.

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