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  AlguÉm aqui sabe o que posso usar para tirar a tinta de um modelo destes da Altaya sem que afete o metal nem o plÁstico comum do modelo?

 

  Sei que produtos a base de soda podem danificar o metal, não faÇo idÉia se Álcool ou fluÍdo de freio afetam o metal ou o plÁstico do modelo e, por fim, não sei que tinta É esta (automotiva, vinÍlica, esmalte....)

 

  Um abraÇo e agradeÇo pela ajuda,

  Claudio Moura

Last edited by Claudio Moura
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Originally Posted by Joker:

craudim, tenta removedor de esmalte, aqui eu tenho me dado bem na hora de retirar a tinta automotiva duco, mesmo já selada com verniz

  Mas será que não ataca as partes de plástico comum que o modelo tem? Não é poliestireno não... parece plástico de brinquedos chineses! Aqueles escuros com mesclas metálicas (reciclado??)

Originally Posted by Halder:

Não tem alguma marcação indicando o tipo de plástico ? Como essas aqui:

 

  Halder,

 

como todo "brinquedo xing-ling", nada de marcações, só os indicadores "R1, L1..." de posição das peças. O plástico é exatamente como falei, escuro com várias "pintas" em alumínio... bem cara de reciclado mesmo.

 

  Alguma idéia do que possa ser??

Originally Posted by jean paes:

 Eu repintei um desses só dando uma lixada de leve e joguei tinta por cima da pintura original

  Jean,

 

o problema é que em algumas áreas a pintura está "repuxada", aí eu teria que saber se é do plástico ou da tinta mesmo.

 

  Valeu.

Originally Posted by Joker:

cara... se for com acetona mesmo, sem óleo de banana, tira sem problema... mas se tiver vinil no meio... aí lascou

 

  Pois é, meu amigo, tenho que ir com bastante cautela se não são 60 pratas jogadas no lixo! rsrsrsrs

  Bom, primeira etapa concluída. Como eu sei que a acetona não atinge o metal, tirei a tinta desta parte. Algumas observações:

 

- A parte em metal tem as linhas muito semelhantes a um Italeri mais "tosco", um Matchbox mais refinado ou até mesmo ao novo Mirage High Planes;

 

- Para cobrir alguns arranhões do metal (lixadas e etc...) os caras dão uma camada GENEROSA de tinta!!! Demorou pacas para retirar;

 

- NEM PENSAR usar este removedor de esmalte nas peças plásticas!!! Sacrifiquei um míssil para teste e o bichinho começou a virar um chiclete! ACHO que dá para tentar o sabão em pó pois se a tinta for esmalte, vai sair na boa.

 

  Um abraço a todos.

  Claudio

Oi Claudio,

 

Tudo bom?

Use fluido de freio, tanto para o metal quanto para o plástico, pois não corroe ambos!

Dependendo da tinta, o fluido não remove (tipo vinílicas)... então pode experimentar alcool comum mesmo, ou dependendo ainda da tinta, tente com isopropílico.... em 99% dos casos, um destes tres irá remover.

 

Entretanto, lembre-se que estes metais de miniaturas, é um tipo especial de 'liga' no qual a tinta (nova pintura) não irá aderir corretamente seantes não for aplicado uma demão de 'Fundo Fosfatizante', também chamado de  'Wash Primer' ...

 

Abraços!

Last edited by Marcus
Originally Posted by Claudio Moura:
Originally Posted by Halder:

Não tem alguma marcação indicando o tipo de plástico ? Como essas aqui:

 

  Halder,

 

como todo "brinquedo xing-ling", nada de marcações, só os indicadores "R1, L1..." de posição das peças. O plástico é exatamente como falei, escuro com várias "pintas" em alumínio... bem cara de reciclado mesmo.

 

  Alguma idéia do que possa ser??

 

Aí complicou, sem marcações só pesquisando pela net para tentar descobrir,  ou perguntando para o fabricante, ou ainda fazendo testes com o plástico  ou se aparecer alguém aqui que saiba.

 

 

.

Last edited by Halder
Originally Posted by marsal:

Oi Claudio,

 

Tudo bom?

Use fluido de freio, tanto para o metal quanto para o plástico, pois não corroe ambos!

Dependendo da tinta, o fluido não remove (tipo vinílicas)... então pode experimentar alcool comum mesmo, ou dependendo ainda da tinta, tente com isopropílico.... em 99% dos casos, um destes tres irá remover.

 

Entretanto, lembre-se que estes metais de miniaturas, é um tipo especial de 'liga' no qual a tinta (nova pintura) não irá aderir corretamente seantes não for aplicado uma demão de 'Fundo Fosfatizante', também chamado de  'Wash Primer' ...

 

Abraços!

 

Me parece ser uma boa alternativa pois se o PS que é um dos plásticos mais "fracos"  resiste sem problemas ao fluido de freio, os outros plásticos também  resistirão.

 

.

Last edited by Halder
Originally Posted by marsal:

Oi Claudio,

 

Tudo bom?

Use fluido de freio, tanto para o metal quanto para o plástico, pois não corroe ambos!

Dependendo da tinta, o fluido não remove (tipo vinílicas)... então pode experimentar alcool comum mesmo, ou dependendo ainda da tinta, tente com isopropílico.... em 99% dos casos, um destes tres irá remover.

 

Entretanto, lembre-se que estes metais de miniaturas, é um tipo especial de 'liga' no qual a tinta (nova pintura) não irá aderir corretamente seantes não for aplicado uma demão de 'Fundo Fosfatizante', também chamado de  'Wash Primer' ...

 

Abraços!

  Marsal,

 

obrigado pelas dicas!!! Mas o que seria este "fundo fosfatizante"? Onde encontro? Dilui com o que?

 

  Um abraço e obrigado mesmo.

  Claudio

  Pessoal,

 

a parte 2 dos testes revelou o seguinte: A tinta NÃO É ESMALTE! Por que? Porque não saiu com o sabão em pó! Então ou ela é vinílica ou automotiva. Antes de comprar o Fluido de Freio, vou tentar o álcool. Aí vou falando para vcs o resultado.

 

  Obrigado pelas dicas e um abraço.

  Claudio

Originally Posted by Claudio Moura:

  Pessoal,

 

a parte 2 dos testes revelou o seguinte: A tinta NÃO É ESMALTE! Por que? Porque não saiu com o sabão em pó! Então ou ela é vinílica ou automotiva. Antes de comprar o Fluido de Freio, vou tentar o álcool. Aí vou falando para vcs o resultado.

 

  Obrigado pelas dicas e um abraço.

  Claudio

 

 

Pelo que eu sei são as acrílicas que saem com o sabão em pó,  e não as tintas do tipo  esmalte sintético.

 

 

.

Oi Caludio,

 

'Fundo Fosfatizante' é uma espécie de primer (base) que faz a tinta de acabamento aderir mais em metais não ferrosos e impede a oxidação da superfície metálica.

É do tipo bi-componete (parte A + catalisador) na proporção de 2 p/ 1.  Tem uma cor levemente esverdeado transparente e a aplicação é de 1 ou 2 demãos 'bem finas', não deve ser diluido nem lixado depois.

Basta aplicar a outra tinta (ou primer cinza) por cima.

Geralmente é vendido em lojas de tinta automotiva.

A que tenho aqui é da "Sherwin Williams" em lata de 600 ml

 

 

Abs!

Last edited by Marcus
Originally Posted by Los:

acho o fluido de freio a melhor escolha...

 

abracos

   Los,

 

obrigado pela opinião.

 

  Milan,

 

a parte metálica é a que tem o interior, fiz questão de tirar tudo! Está todo desmontado também... rsrsrs

 

  Halder,

 

o sabão em pó tira as esmaltes também. Teve uma fase minha como modelista que usei as esmaltes (Humbrol, Modelmaster, etc...) e quando precisava dava banho nestas peças para retirar a "KAKA" que tinha feito! rsrsrsr

 

  Marsal,

 

valeu pela explicação! Só tem uma coisa, vou precisar limpar o aerógrafo depois deste uso. Aí limpo com o quê?

 

  Abraços a todos,

  Claudio




Originally Posted by giordano:

Fala meu,

 

Não tem foto do modelo não?

 

É um caça moderno ou um carro?

 

Desmonta todo ele e a parte de metal mergulha no thinner.

 

Fiz isso com uma mini de um fusca na 1/43 e saiu tudim...

 

  Tio Gio, tudo bem?

 

   A tinta da parte metálica já foi retirada! (Lê o post todo caramba!!! kkkkkk). Agora é a do plástico e tomar o cuidado que o Marsal comenta, que eu não tinha nem me atentado.

 

  É "vião mudernu"... rsrsrs

 

  Abraço grande,

  Claudio

 

 

  Vamos lá para mais uma parcial... Como não tenho fluido de freio em casa, resolvi testar álcool nas partes plásticas. Eis o resultado:

 

- Álcool comum... NEM COSQUINHA!

 

- Isopropílico deixou o algodão meio sujo mas nada que eu possa dizer que vai remover a tinta sem deixar mergulhado em uma bacia!! O que me deixou desconfiado que seja tinta automotiva é que a superfície da tinta ficou esbranquiçada... a não ser que tinta vinílica tenha este mesmo comportamento, na Segunda terei o fluido em mão para a retirada.

 

  Marsal,

 

esqueci de perguntar. Este fundo afeta o plástico??? Se sim, vou ter que fazer uma manobra das boas pois, invariavelmente, o metal vai ter um pouco do primer "raspado" pois as frestas da colagem com o pástico serão devidamente emassadas. SE este fundo ataca o plástico, terei que fazer máscara na parte onde vai levar massa e na do próprio plástico para recobrir o metal exposto pelos arranhões da lixa, certo?

 

  Um abraço a todos,

  Claudio Moura

Last edited by Claudio Moura

Claudio,

 

Vamos lá...

 

1) Para limpar o fundo fosfatizante do aerógrafo, use thinner comum mesmo, ou acetona.

 

2) Remover com alcool ou mesmo com o fluido, esqueci de dizer: não basta passar um algodão... tem de deixar de molho na 'cumbuca'... e geralmente leva horas para soltar a tinta. Algumas tintas não dissolvem, mas sim se 'desprendem' (enrrugadas) da superfície. Uma escova de dentes ou pincel duro ajuda à remover algum resíduo de tinta.

 

3) Para dizer a verdade, nunca usei o 'fosfatizante' sobre plástico mas acredito fortemente que não irá atacar... por prudência faça um teste antes em alguma sucata!

 

Tudo que relatei sobre remover com fluido de freio, deve-se ao fato de haver peças de plástico 'junto' com peças de metal....

mas vale a regra à seguir:

(sempre usando a proteção adequada)

 

a) se for só peças de plástico, pode remover com fluido de freio, alcool  ou soda cáustica

 

b) se for só peças de metal, pode usar sem susto qualquer removedor... 'Pintoff', thinner, acetona, fluido de freio, etc... "menos soda cáustica"!

 

Abs!

Last edited by Marcus

  Marsal,

 

comprei só hj o fundo fosfatizante, mas não tinha o Bicomponente, me venderam o monocomponente da Wanda.... espero que sirva!

 

  A tinta do metal tirei com removedor de esmaltes sem problemas mas, claro, por segurança desmontei o bichinho para poder tirar a tinta das partes plásticas com fluido de freio.

 

  Agora para todos uma pergunta: Vou emassar as frestas entre o metal e o plástico, então tenho dúvidas sobre qual massa usar pois há diferenças significativas quanto a dilatação, retração e flexibilidade no manuseio entre o metal e o plástico e isso pode interferir na aderência e resistência da massa utilizada. O que devo usar? Massa Epóxi, Kombifiller (poliéster), massa plástica (de modelismo mesmo)? O que sugerem?

 

  Um abraço a todos,

  Claudio Moura

Oi Claudio,

 

Aí com a massa cê pegô pesado...!!!

Até hoje não encontrei nenhuma massa que 'adere realmente' neste tipo de metal...

Já tentei de tudo... até cianoacrilato com bicarbonato de sódio...

'aparentemente' tudo gruda... mas com um pequeno esforço todas soltam...

Dependendo de onde for o preenchimento pode ser que funcione muito bem, mas se for algo estrutural... sei não...!!

 

Se alguém souber de algo, ou algum macete para as massas aderirem eu também vou ficar satisfeito!

 

Abs!

Last edited by Marcus

 Hummmm, então agora é que a "porca torce o rabo!".... Bom, vamos ver se alguém dá uma boa dica. SERÁ que este metal (qual é?) não teria a mesma aderência do metal de um carro??? Aí uma massa de lanternagem resolveria, não??

 

  Abraços.

Originally Posted by Claudio Moura:

 Hummmm, então agora é que a "porca torce o rabo!".... Bom, vamos ver se alguém dá uma boa dica. SERÁ que este metal (qual é?) não teria a mesma aderência do metal de um carro??? Aí uma massa de lanternagem resolveria, não??

 

  Abraços.

taca a massa rápida para reparos automotivos ehehehehe vai resolver numa boa, eu uso a Lazzudur da lazzuril

Oi Joker e Claudio,

 

Confesso que esta massa nunca testei... você já?

É a massa de cor cinza, correto?

Neste caso, ela é do tipo 'Nitrocelulose' e creio que terá uma melhor aderência se aplicada após o fundo fosfatizante...

 

Em tempo: bem lembrado esta massa... me passou batido! Vou experimentar e testar a aderência!

 

Abs!

Originally Posted by Joker:
Originally Posted by Claudio Moura:

 Hummmm, então agora é que a "porca torce o rabo!".... Bom, vamos ver se alguém dá uma boa dica. SERÁ que este metal (qual é?) não teria a mesma aderência do metal de um carro??? Aí uma massa de lanternagem resolveria, não??

 

  Abraços.

taca a massa rápida para reparos automotivos ehehehehe vai resolver numa boa, eu uso a Lazzudur da lazzuril

  Ô meu camarada, valeu pela dica!!! Amanhã vou atrás da diacha.... rsrsrsrs

Originally Posted by marsal:

Oi Joker e Claudio,

 

Confesso que esta massa nunca testei... você já?

É a massa de cor cinza, correto?

Neste caso, ela é do tipo 'Nitrocelulose' e creio que terá uma melhor aderência se aplicada após o fundo fosfatizante...

 

Em tempo: bem lembrado esta massa... me passou batido! Vou experimentar e testar a aderência!

 

Abs!

  Vou comprar amanhã e assim que usar aviso como foi!! Valeu.

Originally Posted by Rogerio77:

Se a fresta não for grande, super bonder não funciona ? Eu uso muito nos meus kits e ( acho que ) gruda em metal.

  Em alguns lugares é maior que em kits comuns... acho que vai dar problema de trincar.

 

  Abração e obrigado pela ajuda.

Eu uso direto massa rápida automotiva, até tenho putty, mas uso raramente, e tem uma bisnaga grande que vende em lojas de tintas para reparos finos em lataria também é ótima, custa 10 reais o bisnagão.

Originally Posted by guacyr:

Eu uso direto massa rápida automotiva, até tenho putty, mas uso raramente, e tem uma bisnaga grande que vende em lojas de tintas para reparos finos em lataria também é ótima, custa 10 reais o bisnagão.

  Guacyr,

 

obrigado pela dica! Acho que vc se refere a Kombifiller, né? Comprei essa mesmo assim que testar, posto lá no tópico do modelo para o pessoal saber como foi.

 

  Grande abraço.

Senhores, qualquer tipo de camada de fosfato, criada sobre um substrato, nada mais é que uma reação entre o substrato e o líquido/meio aplicado, que contém, normalmente, ácido fosfórico.

 

Assim, a reação do ácido fosfórico com o metal criará um fosfato do referido metal. Por ex: Fosfatizante + aço, fosfato de ferro, que normalmente é uma boa base para pintura. Toda linha branca ´r fosfatizada e, posteriormente, submetida a pintura eletrostática.

 

Se este tal de "primer fosfatizante" funcionar da maneira tradicional, não vai funcionar como um bom primer sobre o plástico, simplesmente porque não criará os grãos de fosfato, que é o que dá a aderência.

 

[  ]s

 

Sidney

Last edited by Sidney
Originally Posted by Sidney:

Senhores, qualquer tipo de camada de fosfato, criada sobre um substrato, nada mais é que uma reação entre o substrato e o líquido/meio aplicado, que contém, normalmente, ácido fosfórico.

 

Assim, a reação do ácido fosfórico com o metal criará um fosfato do referido metal. Por ex: Fosfatizante + aço, fosfato de ferro, que normalmente é uma boa base para pintura. Toda linha branca ´r fosfatizada e, posteriormente, submetida a pintura eletrostática.

 

Se este tal de "primer fosfatizante" funcionar da maneira tradicional, não vai funcionar como um bom primer sobre o plástico, simplesmente porque não criará os grãos de fosfato, que é o que dá a aderência.

 

[  ]s

 

Sidney

   Sidney, tudo bem?

 

  Imaginei isso, mas será só no metal mesmo para evitar surpresas desagradáveis no futuro!!!! rsrsrs

 

  Grande abraço.

Originally Posted by Claudio Moura:
Originally Posted by guacyr:

Eu uso direto massa rápida automotiva, até tenho putty, mas uso raramente, e tem uma bisnaga grande que vende em lojas de tintas para reparos finos em lataria também é ótima, custa 10 reais o bisnagão.

  Guacyr,

 

obrigado pela dica! Acho que vc se refere a Kombifiller, né? Comprei essa mesmo assim que testar, posto lá no tópico do modelo para o pessoal saber como foi.

 

  Grande abraço.

Tem Kombfiller e outra marca também, eu comprei a outra marca, pois não tinha Komb.

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