Bom dia.
Alguns dados e fotos que encontrei nos meus porões.
A fuselagem do He 111, de forma geral, continha dois anteparos principais. A cabine estava na frente do primeiro anteparo. O nariz era equipado com uma metralhadora rotativa
que foi deslocada para permitir ao piloto um melhor campo de visão frontal. O cockpit era totalmente envidraçado, com exceção da seção inferior direita, que funcionava como plataforma para o artilheiro-bombardeiro ser posicionado. A mira de bombardeio da série Lotfernrohr
comumente usada penetrava o piso com uma caixa protetora, no lado externo da área da cabine.
Entre o anteparo dianteiro e o anteparo traseiro estava o compartimento de bombas, que foi construído com uma estrutura dupla para fortalecê-lo para transportar a carga de bombas. Após esse espaço, vinha a área usada pelo equipamento de rádio Funkgerät e que continha as posições dorsal e ventral dos artilheiros.
O próprio anteparo traseiro continha uma escotilha que levava ao resto da fuselagem, que era mantida unida por uma série de longarinas. A asa era um projeto de duas longarinas. A fuselagem era formada por longarinas às quais o revestimento externo era rebitada. Internamente, as armações eram fixadas apenas nas longarinas, o que tornava a construção mais simples, mais rápida, mas com a perda de alguma rigidez estrutural.
Particularizando...
No cockpit do He 111, iam dois tripulantes, dos cinco que compunham a tripulação da aeronave.
O piloto, à esquerda,
conduzia a aeronave em posição normal, ou elevada, quando em taxi, decolagem e pouso, para diminuir a obstaculização visual criada pelo painel de instrumentos, a montagem Ikaria GD-A 1114 rotativa da metralhadora ou canhão de proa e a armação metálica do perspex do cockpit.
Ao seu lado, à direita,
ia o tripulante que tinha três funções à bordo, que eram, navegador, artilheiro de proa e bombardeador.
Na função de navegador, ele ia sentado ao lado do piloto.
Quando a aeronave entrava em área de atividade inimiga, ele inclinava e dobrava o seu assento para o lado, assumia uma posição prona sobre uma plataforma blindada, com lona,
empunhando a arma de proa.
Essa posição era aquecida com ar vindo por um duto diretamente do motor direito enquanto o motor esquerdo aquecia a area dos artilheiros de ré.
Quando chegava ao alvo, ele retraía a plataforma, deslizando-a sobre um sistema de trilhos,
e tinha acesso ao sistema de mira da série Lotfernrohr, passando a atuar como bombardeador.
Essa plataforma era conhecida pelas tripulações com púlpito (Die Kanzel).
Algumas fotos são referentes ao He 111H, mas são aplicáveis para a versão He 111P.
Abs.