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OlÁ, galera! Uma vez surgiu a informaÇão, aqui no site, de que as linhas divisÓrias das cores dos aviÕes ingleses, da segunda guerra, atÉ um certo ano, eram sÓlidas e, a partir de um certo ano, passaram a ser esfumaÇadas. AlguÉm teria esta informaÇão?

 

Obrigado!!!

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Não sei se passaram a ser esfumaçadas, mas o registro que tenho é que os aviões ingleses eram pintados com gabaritos de lona, colocados sobre o avião e assim pintados com pistola, o que seria o equivalente 1/1 de pintar com mascara.  Tanto que, pelo menos no caso do Spitfire (não sei se também nos outros aviões) havia o esquema "A" e o esquema "B", que era um o espelho do outro, quando se invertiam as posições das lonas da esquerda para a direita.

Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Não sei se passaram a ser esfumaçadas, mas o registro que tenho é que os aviões ingleses eram pintados com gabaritos de lona, colocados sobre o avião e assim pintados com pistola, o que seria o equivalente 1/1 de pintar com mascara.  Tanto que, pelo menos no caso do Spitfire (não sei se também nos outros aviões) havia o esquema "A" e o esquema "B", que era um o espelho do outro, quando se invertiam as posições das lonas da esquerda para a direita.

Complementando a informação acima do Felipe, os gabaritos eram de borracha espessa e por vezes podia dar a impressão de "soft edge" ou esfumaçado, mas o padrão são linhas duras.

Na figura abaixo você pode ver a diferença entre o padrão A e B.

Slide1

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  • Padrão de camuflagem A e B
Originally Posted by Augusto:

Ainda que fosse pintados com mascara, o efeito final estava longe de ser uma borda bem definida

 

Olá, Augusto! Mas reduzindo-se para a escala 1/48, essa borda continuaria não sendo tão definida?

 

Abraços e obrigado!!!

Elmo

 

Eu prefiro fazer uma borda ligeiramente esfumaçada, acho que dá uma ideia melhor do que era o avião de verdade, mas tem quem prefira uma borda absolutamente definida, como aparece nas fotos vistas de longe. Ai acho que vai do gosto de cada um.

Last edited by Augusto
Não é bem assim, já vi disussões muitas vezes em diversos foruns, mas nunca vi alguém aparecer com fotografia ou registro documental inequívoco desses gabaritos sendo usados na hora da pintura pelas fábricas, ou seja como procedimento padronizado. Tem gente que fala que as máscaras eram desse ou daquele material, tem gente que fala que eram usados só pra traçar a camuflagem (com giz, por exemplo)

As pessoas que eu lembro afirmando categoricamente que existiram e foram usados pra pintar fazem isso baseados em testemunhos de veteranos ou em uma ou duas fotos. Mas também tem um monte de gente que cita veteranos que trabalharam nas fabricas que dizem que era à mão livre, inclusive havia especificação do tamanho do esfumaçado na divisão da cores: uma polegada no máximo.

Uma única foto eu já vi mostrando pintura de P-40 com esses "tapetes", mas sabe-se lá se foi um expediente local.

Você pode ler algumas boas discussões seguindo esses linques:

http://www.britmodeller.com/fo...h-camo-rubber-masks/

http://www.network54.com/Forum...-+soft+or+hard+edges

Agora, existe um vídeo OFICIAL de manutenção da pintura para aviões ingleses que mostra tudo sendo feito à mão, inclusive a pintura dos roundels:

http://www.awm.gov.au/collection/F02334/

Minha opinião para um kit é que a pintura deve ser feita com o menor esfumaçado que você conseguir, mas não linha dura na divisão. Pra mim mascarar um Spitfire com fita fica muito feio, máscara levemente suspensa é uma solução bem melhor...
Originally Posted by Fernando Estanislau:
Uma polegada de esfumaçamento dá meio milímetro na escala 1/48.

É pouco , mas não é rígido.

E como conseguir 0,5mm de esfumaçado de forma adequada?
E 0,5mm de esfumaçado a 50 cm de distância?

 

Sim, sou chato, mas creio que é muito preciosismo esse tipo de detalhe. Faz como gosta e pronto!

Originally Posted by JeanFabricio:
E como conseguir 0,5mm de esfumaçado de forma adequada?

E 0,5mm de esfumaçado a 50 cm de distância?

 

Sim, sou chato, mas creio que é muito preciosismo esse tipo de detalhe. Faz como gosta e pronto!

 

Concordo!

 

 

[]s!

"Faz como gosta e pronto" é uma generalização pra quem não quer aprender ou está com preguiça de pensar. Se você der um pulinho nos linques que eu coloquei e ler alguma coisa que está lá, vai ver que tem gente que diz que o limite era 2 polegadas, o que aumentaria nossa medida em escala pra 1 milímetro de esfumaçamento, o que é - digamos- ainda menos rígido visualmente.

Se fosse pra cada um fazer como der na telha, não precisava de foruns e não estaríamos aqui tendo essa conversa, concorda? O Elmo não postou a pergunta dele à toa, certo?

Mas já que você perguntou, um método que eu sempre usei é cortar as máscaras de papel canson e moldá-las na superfície molhando-as com cola branca (antes de começar a pintura). Quando secas, elas podem ser retiradas e colocadas de volta (depois que limpou o kit de algum resíduo). O macete então é colar quadradinhos depapel por baixo, junto ás bordas e ao longo delas, para fazêlas levantar só um pouquinho. isso é suficiente pra fazer o esfumaçamento ficar bem sutil.

A questão pra mim não é o tamanho do esfumaçamento, mas que ele estava lá e era visível como tal, a não ser que o avião tenha sido polido, mas aí é outro caso. Se você quer fazer no seu kit, faça, concordo que tenha o direito, mas dizer que "para a escala 1/48 ou menores, qualquer esfumaçado 1/1 se torna rígido" simplesmente não corresponde à verdade.
Last edited by Fernando Estanislau

Ô, pessoal! Não vamos nos exaltar... Só perguntei, pois já tinha lido por aqui mesmo que, até um ano, a transição entre as cores era rígida e, após este mesmo ano, a transição passou a ser esfumaçada. Já vi kits com os dois tipos de efeito e achei a esfumaçada mais agradável visualmente e (opinião minha!), mais realista. Pretendo tentar fazer esfumaçada, tentar, pois tenho minhas dificuldades com o aerógrafo e as dicas de todos aqui me ajudaram bastante na montagem do A-36.

 

Abraços e obrigado pelas respostas!!!

Originally Posted by Fernando Estanislau:

um método que eu sempre usei é cortar as máscaras de papel canson e moldá-las na superfície molhando-as com cola branca (antes de começar a pintura). 

Oi Fernando, gostei desta dica. Seria mais ou menos como criar uma espécie de "molde" para a pintura, isso?

 

Abs!

Vou tentar explicar melhor:

Depois do kit montado e pronto pra pintura, eu pego pedaços de papel canson e vou traçando e cortando as máscaras. O papel canson é relativamente macio (acho que tem algodão na composição), mais grosso um pouco que cartolina, e vou pincelando cola branca um pouco diluída. Ele umedece e fica fácil de moldar na superfície do kit.

O legal é fazer, por exemplo nas asas, com que ele dê a volta pelos bordos de ataque e de fuga indo por baixo também, como se fosse um perfil da letra "c" apertadinho. Como a cola não gruda no plástico, ( w pode pincelar só por cima) é só puxar a "peça" de papel como uma gaveta, deslizando pra fora, forçando um pouco. Se precisar segure no lugar com pregadores de roupa até que esteja seco.

Cada peça depois de dura pode ser colocada/deslizada de volta certinho no lugar, se precisar fazer algum retoque. Pode-se até guardar as partes pra pintar outro modelo.

Depois de secas eu corto umas fitas finas e a partir delas um monte de quadradinhos pequenos, que vão sendo colados por baixo, seguindo as bordas, mas um pouco longe delas pra não ter perigo de marcar o esfumaçado, porque a tinta vai entrar suavemente por baixo da máscara.

Se achar que não está alto o suficiente pode colar mais de um quadradinho no mesmo lugar, fazendo um tijolinho. Eles vão manter a máscara sempre na mesma altura, o que aliás eu acho uma vantagem em relação às massinhas, porque isso garante que o esfumaçamento fique sempre homogêneo.

Depois, lavo o kit com água +sabão em pó/detergente pra cola sair e qualquer gordura das mãos que tenha ficado. A partir dessse momento eu só pego nos kits com luvas (de procedimento, uma caixa custa baratinho e vem com 100). Tem gente que acha que usar luvas é bobagem, mas no dia que a tinta arrancar por baixo do mascaramento vão me dar razão.

É claro que esse processo dá mais trabalho, mas pra mim as vantagens compensam. E é como gosta de dizer meu amigo Marculino: "quer moleza vai colecionar selo".

:-)

O papel canson é vendido em papelarias e lojas de material artístico. Não precisa comprar os importados que são feitos pra aquarela, são muito caros. Os nacionais mais vagabundinhos mesmo servem.
Last edited by Fernando Estanislau
Originally Posted by Fernando Estanislau:
Vou tentar explicar melhor:

O legal é fazer, por exemplo nas asas, com que ele dê a volta pelos bordos de ataque e de fuga indo por baixo também, como se fosse um perfil da letra "c" apertadinho. 

Cada peça depois de dura pode ser colocada/deslizada de volta certinho no lugar, se precisar fazer algum retoque. Pode-se até guardar as partes pra pintar outro modelo.

Depois de secas eu corto umas fitas finas e a partir delas um monte de quadradinhos pequenos, que vão sendo colados por baixo, seguindo as bordas, mas um pouco longe delas pra não ter perigo de marcar o esfumaçado, porque a tinta vai entrar suavemente por baixo da máscara.


Oi Fernando!

 

Era isso que eu queria entender melhor, tenho um bloco de papel Canson em casa, uso para outras coisas. Tenho luvas também que uso para mexer em alguns kits. Achei que se misturasse a cola com um bocadinho de água ficava mais fácil impregnar o papel.

 

Muito, muito obrigado mesmo. Foi uma das melhores dicas que li aqui. Valeu mesmo!

Se o cabra preferir usar máscaras, seja de papel, vinil, fita Tamiya, etc, sem problemas. Basta colar por baixo da máscara pedacinhos de fita Tamiya dobrados sobre si, como aqueles anéis de fita que se faz para prender cartazes na parede, perto da borda de pintura. Aí cole a máscara por cima desse "suportes", deixando as bordas levemente descoladas do kit(coisa de menos de 1mm).

Aí quando pintar, o faça normalmente com o aerógrafo a 90 graus da superfície do kit. Naturalmente vai ficar um overspray, bem fininho.

Claro que se o cabra tiver um bom conjunto Aerógrafo/compressor e um a mão firme, dá tranquilamente pra fazer na mão livre, tanto na 1/48 quanto na 1/32.

Originally Posted by fabinhoAN:

       
Fernando, coloca fotos de um dos seus kits feito com este processo.

       


fabinho AN, as fotos desse Typhoon Hasegawa 1/48 estão em papel escaneadas e a qualidade não é como fotos digitais de hoje em dia, o kit foi montado há muitos anos (não é mais meu), mas vou deixar em grande formato pra dar mais ou menos pra ver o efeito:






Só a título de curiosidade as marcações foram todas pintadas (menos o escrito no capô e o número de série)
Last edited by Fernando Estanislau
O Paulão escreveu uma coisa que eu deixei passar e é importante: pra manter a homogeneidade do esfumaçado é preciso pintar na perpendicular.

Mas, eu não gosto de colocar rolinhos de fita por baixo porque com o tempo a fita pode ir cedendo e a máscara levantar, ou em cada lugar a pressão ficar diferente, ou a altura.

E de qualquer maneira é melhor ter o mínimo de adesivo puxando a tinta de baixo.

Com esse método (que não fui eu que inventei, mas meu amigo Eduardo Goethe Barroso) não precisa de adesão á superfície, fica mais fácil de posicionar a máscara.
Last edited by Fernando Estanislau

Também já fiz com máscaras de papel comum recortadas e simplesmente encostadas na superfície do kit com as mãos, aí pintando. Fica um efeito de overspray bem aleatório.

Hoje só faço à mão livre.

 

Esse aqui foi pintado assim:

 

 

 

Abraços, Paulão.

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