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OlÁ garotada, estou com um probleminha nos cockpits. Alguns kits que eu adquiri não possuem especificaÇão sobre as cores do cockpit. Vi não me lembro onde que via de regra com raras exceÇÕes aviÕes aliados eram na cor interior green; os alemães eram cinza escuro; e os japoneses eram preto fosco. 

AtÉ onde isso procede? 

 

 

AbÇ

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Cara, é dificil estabelecer uma regra geral, do tipo dizer que os aviões aliados eram interior green. O interior green inglês é bem cinzento, visivelmente diferente do americano que é mais "vivo" e até um pouco amarelado. O interior dos caças franceses (D-520, MS-406, etc) geralmente eram azul-marinho. Agora no caso dos japoneses é ainda mais complicado, geralmente eram um verde interior também, mas o tom dele variava de fabricante para fabricante do avião em si. Além de outros tons como o azul metálico e outros. Os italianos usavam um verde parecido com o inglês.

É como citou o Mig, é mais fácil dizer qual o avião quer montar pra ajudarmos com a cor.

Last edited by Rogerio77
Eita... o negocio é mais complicado do que eu imaginei. Bem a minha duvida maior é nos luftwaffes pois eu vejo cada um usar uma coisa e no proprio manual dos kits que eu tenho nao tem nenhuma indicação. Atualmente estou com um BF-110, um BF-109 e um Warhawk parados ppr conta disso =[
Originally Posted by Deodato:
Eita... o negocio é mais complicado do que eu imaginei. Bem a minha duvida maior é nos luftwaffes pois eu vejo cada um usar uma coisa e no proprio manual dos kits que eu tenho nao tem nenhuma indicação. Atualmente estou com um BF-110, um BF-109 e um Warhawk parados ppr conta disso =[

Deodato, essa é uma referência confiável. Esse texto abaixo saiu do livro "The official monogram painting guide to german aircraft 1935-45":

 

INTERIORS

 

Prior to  the   introduction of  strict standardization  in   1936, aircraft interiors were varied  in coloring,  de­ pendent  upoh the   nature of  the material used.  (LC/3  154.)  The  reissue  of  L.Dv.521   in  November  1941 stipulated that  all  cockpit areas  or crew  areas  visible  through a glazed covering  were  to  be  painted  Black­ Gray  66,  principally as  an  antiglare measure. The remainder of the inter­ior ,  including weapons bays and  un­ dercarriage housings, were   to   be finished  in  Green-Gray  02.  Instrument  panels  were to be Gray 41 with individual instrument locations iden­tified by  a  letter / number  combina­tion,  usually hand  painted, in  either 04  or  21.  Certain   equipment  packs were painted  in  other   shades   of Interior areas  such as wings and tailplanes were  given an electro­ plated finish  which produced a very high  quality anticorrosive surface, a golden metalic sheen  very similar to that   seen   inside  some processed food · cans.  Interior  wooden compo­nents   were  painted  with   a  special finish  which had  an identifying color of  pale  Yellow-Green 99 when  used with   one  paint   formula, and  a  very pale  yellow tinge when  used  with another paint  formula. (GAM  169.) (LC/3 156.) Prewar  the  interior of the engine cowlings was  finished in silver  as  were   internal  framework and all  connecting rods  between the cockpit and engine. The firewall was left   unpainted on  the  engine  side, but   was  painted 02  on  the  cockpit side as were the fuel, oil and coolant tanks.  Pipelines for fuel,  oil,  coolant, air and fire extinguisher system  were painted, respectively, yellow,  brown, green, blue  and  red.   Around  1937 color 02 was used  inside the engine bay, but  the  firewall remained unpainted.  Engine  serial  numbers usu­ally  appeared in  large   white  or  yel­low  numbers along   the  upper   verti­cal surfaces of inline engines and on the front face of radial engines.

 

Espero que fique claro. Se o inglês complicar copie o texto e cole no Google translator, que ficará bem próximo.

 

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