Tenho uma dúvida: será que o Sdkfz 251/20 UHU além do emprego de visão noturna no campo de batalha, também foi usado como holofote para baterias antiaéreas?
Replies sorted oldest to newest
Boa tarde.
O sistema de infra-vermelho foi criado especificamente para a utilização pela Panzertruppe para deslocamento e combate à noite, em virtude do domínio aliado dos céus da Europa.
O desenvolvimento iniciou-se em 1936. Em 1942, foi produzido um sistema de mira e visão acoplado a um canhão PAK 40 auto-propulsado e foi acelerado em 1943 por exigência de H. Guderian para ser usado no tanque médio Panther Ausf G.
Instalado na escotilha do comandante do carro e podendo ser removido durante o dia, não pode ser integrado ao projeto do veículo por dificuldade de tempo.
Um comandante treinado podia, em noite clara, observar um veículo até 600m.
O inadequado alcance do dispositivo instalado no Panther acabou criando o Sd.kfz 251/20 UHU. Esse veículo era equipado com um holofote de 60cm e todos os dispositivos necessários para, girando em 360º sobre um pivô, dar um alcance de observação de 1500m.
Em operações táticas, um Sd.Kfz 251/20 era incorporado a um pelotão de cinco Panthers e assim operando, aumentava o alcance de observação dos tanques em mais de 700 metros.
Pelo seu alcance reduzido, esses dispositivos e, no caso, o UHU, que teve ao redor de 60 unidades produzidas, jamais foram utilizados para uso com baterias antiaéreas.
Um dispositivo de detecção térmica, Donau 60, com alcance máximo de 7500m, podia a essa distância, visualizar a silhueta de uma tanque. Mas também não passou da fase de experimento.