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Pessoal,

 

Esta semana estava procurando umas pecinhas para detalhar minha maquete ferroviÁria e tive um dissabor.

Um kit da Wollmer que tinha uma mangueira de borracha quando caiu da caixa estava dura e ressecada.

Quando tentei pegar ela quebrou todinha.

 

Na minha região É comum elÁstico ficar ressecado e quebradiÇo, ou, pior, ficar grudento e estragar tudo o que estiver em contato.

 

Lembrei do problema que tive com a mangueira do aerÓgrafo Badger que ressecou e entupiu.

AÍ fiquei preocupado com o kit recente do Scud da Trumpeter que tem pneus de borracha.

 

Tenho tambÉm um Tu-160 que tem os pneus de borracha tambÉm.

Como estão bem vedados, ainda não vi ressecamento.

Existe alternativa? Resina ou metal valem a pena?

 

Grato,

 

Last edited by Lussari
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Sempre que possível, se seu kit vier com pneu de borracha troque por rodas com pneus de resina. A borracha, aqui num país tropical principalmente, reage com o tempo, podendo rachar, abrir e até atacar o plástico em que ela está em contato. Existem vários fabricantes de pneus em resina, tanto para aviação quanto para militaria, vale a pena investir.

Caros,

 

Quando morava em Porto Alegre, aconteceu com os Kits da Italeri (Opel Blitz). Vim para João Pessoa e o desastre foi maior. Atacou diversos na 1:35 e os veículos na 1:24/1:25. A solução foi tirar todo material de borracha ou vinil e somente monto com pneus de resina ou do próprio material do Kit.

E como gosto de repintar alguns kits, já aconteceu com os muito antigos de o plástico de esfarelar na mão, mas é mais raro e aqueles com mais de 20 anos.

Abraços,

Rubens Weyne

Valeu pessoal,

 

Pensei que era só eu que tinha o "azar" das coisas.

Bem lembrado, eu não conseguia lembrar da palavra "vinil".

Só lembrava de "borracha".

Vou dar uma vasculhada e ver se acho para comprar os respectivos pneus.

 

Se alguém puder ou souber onde posso encontrar os pneus do Trump Scud B (1/35) e do Tu 160 (1/72) eu vos agradeço.

Ainda não aprendi a fazer cópias em resina...

 

Abraços,

Originally Posted by Lussari:

Valeu pessoal,

 

Pensei que era só eu que tinha o "azar" das coisas.

Bem lembrado, eu não conseguia lembrar da palavra "vinil".

Só lembrava de "borracha".

Vou dar uma vasculhada e ver se acho para comprar os respectivos pneus.

 

Se alguém puder ou souber onde posso encontrar os pneus do Trump Scud B (1/35) e do Tu 160 (1/72) eu vos agradeço.

Ainda não aprendi a fazer cópias em resina...

 

Abraços,

 

Se os pneus originais em borracha não estiverem deformados, envie pro Fabio Duarte que ele copia em resina pra você. Preço? É com ele.

 

Veja como eram meus pneus do 109 1/24 e como ficaram. A bequilha ele fez em metal, show!

 

 

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Modelistas vem reclamando disso há um tempão, e algumas companhias ainda insistem nessa estupidez de produzir peças em materiais que logo estragam.

 

Além dos pneus, as lagartas da Tamiya e da Dragon (aquelas chamadas "DS tracks") também vão pro brejo em algum tempo. As "DS" da Dragon logo se partem quando a tinta usada para pintá-las é à base de thinner.

 

E recentemente, fui rever na caixa um kit 1/35 da Tamiya começado há alguns anos, o Cromwell. As duas lagartas, feitas do material usado pela Tamiya desde alguns anos para cá, que podem ser coladas com tolueno, estavam soltas dentro da caixa, sem pintura alguma. Uma ainda mantinha a flexibilidade normal. A outra, que estava do lado, tinha uma seção grande completamente endurecida, que quebrou feito biscoito assim que eu toquei nela. Vá entender. Uma parte da mesma peça resseca, outra não. Deve ser por causa da mistura de plástico estireno com vinil, na fórmula dessa bagaça.

 

Engraçado é que as lagartas muito antigas da Tamiya, aquelas de puro vinil, continuam flexíveis (mas são impossíveis de colar e a aparência final, no modelo, é muito ruim). Será que o vinil puro resiste mais ao tempo?

 

Portanto, a lição aprendida é: Cuidado com alguns dos materiais flexíveis, eles ainda vão te sacanear.

 

 

Originally Posted by Carlos Chagas:

Além dos pneus, as lagartas da Tamiya e da Dragon (aquelas chamadas "DS tracks") também vão pro brejo em algum tempo. As "DS" da Dragon logo se partem quando a tinta usada para pintá-las é à base de thinner.

 

 

Não sabia dessa! Valeu pelo aviso, Chagas! 

Realmente estranho porque o primeiro Scud da Dragon, os peneus eram de Plastico Rigido, Total retrocesso, principalmente são enormes

 

Dragon lançado em 90 Trumpete em 15(+ detalhado com motor e +)deveria vir com as rodas em Plastico , ja tem dois fabricantes em resina, não sei se o Bertolin tem estas rodas ,ou vc consegue uma de amostra e envia p/ ele

 

Boa Sorte

 

Last edited by Buhler

,

Os kits mais modernos, pelo menos os de aviação, já vem com pneus em silicone preto, bem mais resistente.

Além disso os Revell 1/32 vinham com pneus em borracha, e não em vinil. Eu tenho kits montados com eles a mais de 30 anos, com os pneus intactos.

Será que a praga só pega em militaria?

 

Um Abração!

Originally Posted by Alexandre Rodrigues:

Por que os fabricantes não usam o mesmo material dos pneus dos kits de carros? Todos os meus carros estão com os pneus como novos, alguns tem uns 15 anos.

 

Abraço, 

Alexandre.

Também tenho carros com mais de 20 anos guardados que não tiveram problemas nos pneus. Não lembro onde li que os pneus não são feitos de borracha natural, que é mais sujeita a deterioração, mas sim de vinil que é (ou deveria ser) mais resistente.

Esta questão da deterioração surgiu também no tópico sobre automóveis.

 

Abraços.

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

,

Os kits mais modernos, pelo menos os de aviação, já vem com pneus em silicone preto, bem mais resistente.

Além disso os Revell 1/32 vinham com pneus em borracha, e não em vinil. Eu tenho kits montados com eles a mais de 30 anos, com os pneus intactos.

Será que a praga só pega em militaria?

 

Um Abração!

Paulão.

 

Será que é silicone? Até procurei aqui uma caixa antiga que se não me engano dizia "with vinil tires". O problema é lembrar onde vi isto e depois achar a caixa no meio do "estoque"... kkkk

 

Abraços.

Giordano,

 

Legal a sugestão.

É um bom começo.

Alguns produtos na 1/72 já vi em metal e outro maiores em resina.

Vamos continuar a pensar...

 

Chagas,

 

Este problema de borracha/vinil/silicone está meio estranho, pois acredito que seja matéria prima mais barata (ou de origem de material reciclado).

Senão outros produtos de uso doméstico e profissional teriam as mesmas limitações.

Vai entender...

 

Tenho 2 Unimogs 1/24 Revell , estvam no Estoque, quando resolvi montar, todos os peneus endurecidos e deformados consegui copias em resina utilizando um peneu que estava em melhor estado

Last edited by Buhler

Atualmente existem muitas opções em resina para veículos com rodas, o que não tínhamos anos atrás. Eu tenho um LRDG da Tamiya que teve este problema  dos pneus atacarem e grudarem no plástico das rodas... O resultado é que elas praticamente derreteram ou ficaram moles demais... Uma ou outra até daria por passar por uma roda amassada por uma pedra, coisa muito comum no deserto, mas achei melhor não insistir...

 

Acabei comprando outro LRDG e desta vez, comprei também as rodas em resina pra ele... Ainda estou pensando se compro pro outro mais antigo ou se aproveito o dano causado nas rodas pra fazer um veículo destruído ou quem sabe eu aproveite as peças deste como reserva ou em algum scratch...

 

Quanto às lagartas, também já tive o problema de ficarem quebradiças, mas um desses foi até oportuno...

 

As lagartas de um Merkava, quebraram exatamente nos links alguns anos atrás, permitindo que eu as recolocassem como link by link... O resultado acabou ficando bem melhor, e permitiu que eu fizesse isso pela primeira vez... Agora sempre que eu posso, procuro fazer desta forma, já que muitos kits já as oferecem desse jeito, ou coloco de metal, de vez em quando...

 

Curiosamente, muitos blindados da Tamiya, que fiz há mais de dez ou vinte anos, ainda continuam com suas lagartas originais e, tão maleáveis como no dia da compra, e rodam perfeitamente sem ter tido uma única rachadura... O mesmo se aplica a outros veículos e até aviões com pneus de borracha... Na verdade, o LRDG foi o único problema de pneu que tive em todos esses anos de modelismo...

 

Entretanto, é melhor prevenir do que remediar...

 

Abração a todos.

O Bertolin tem uma gama grande de pneus em resina pra substituir essas, de borracha:

 

Marcelo Bertolin

Electric Products

Telefone: (32) 3271-2307

e-mail ephobby@uol.com.br

 

Alguns modelos:

 

 

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Last edited by FІЯЭFФЖ

Acompanhando este post, me deu medo de alguns acessórios que acompanham os kits como pneus e esteiras de material flexível.

 

Ontem abri uma gaveta e encontrei um "borrachinha de dinheiro" totalmente derretida e outras em processo de degradação.

 

Viram uma meleca.

 

E outras estavam super ressacadas e quebradiças e o que mais me chamou a atenção foi que, todas estavam no mesmo ambiente (gaveta) sofrendo as mesmas variações de temperatura e umidade.

 

Acredito que boa parte destes problemas, deva ser algum químico utilizado na fabricação e no caso dos nossos amados modelos, além do químico a ação do desmoldante.

 

Mas como disse, uma hipótese.

 

Encomendando substitutos em resina já.

 

 

[]s!!!

Mano, eu também tenho o mesmo problema com esses elásticos, mas é assim mesmo.

 

Uma vez tirados do pacotes, eles começam a sofrer a ação do clima, sem falar na nossa própria gordura existente na pele e na poeira. Tudo isso acaba com eles.

 

 

Também tenho um pacote na gaveta e já deve ter um ano e, pelo menos na aparência, estão em perfeitas condições... É claro que alguns podem já estar enfraquecidos e arrebentarem na hora que forem usados, o que também acontece muitas vezes, perdendo a elasticidade sem ficar obrigatoriamente melequento...

Exitem diferenças, provavelmente devido ao corante colocado. Por experiência própria, o amarelo costuma se degradar muito mais rápido, ficando melequentos. Já os de cor de pele ou puxando pro marrom, ao contrário, costumam ressecar ficando quebradiços... Esses dois tipos são os mais comuns... Já os de cor vermelha e azul, costumam demorar um pouco mais e são mais resistentes...

 

Como compro muito no exterior, recebo vários kits com elásticos variados, e estes parecem durar mais que os nacionais, independente da cor...

 

Espero ter ajudado.

 

Abração.

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