Skip to main content

Pessoal.
Desculpem-me a ignorância mostrada em uma pergunta tão bÁsica: posso dizer que a tinta enamel É a mesma tinta esmalte? Se sim, esmalte automotiva?
Caso contrÁrio equivalente a que em um "burrogues" que eu entenda?

Grato

Edu
Last edited by edufari
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Edu, a denominação enamel significa esmalte. São tintas que formam películas mais resistentese normalmente são diluídas com aguarrás. Não tem a mesma composição das tintas automotivas comuns. Estas são as chamadas tintas nitro-celulose, que usam como diluente o thiner.

Há algumas tintas enamel que podem ser diluídas com thiner para uso em aerógrafo. Experimente fazer isso em uma prova em separado. Dilua um pouco da tinta em uma parte igual de thiner em um pote. Se a tinta diluir bem, de forma uniforme e não formar grumos ou coágulos, dá para usar no aerógrafo.

Espero ter ajudado.

[ ] a todos.

Kesser, há esmalte sintético automotivo sim. Seca rápido (mais rápido que nossos esmaltes de plastimodelismo) e tem alto brilho se diluído e aplicado nas condições corretas.

Antes da laca nitrocelulose (o famoso "duco"), os carros eram pintados em esmalte sintético.

A FORD pintava seus modelos A em preto por ser o esmalte de secagem mais rápida na época.

Last edited by JeanFabricio

Edu, tudo bem por ai.

Não sei os outros mas eu uso atualmente tinta óleo da acrilex, a de uso em pintura de quadros. Diluo em água raz e fica até muito bom, pois tenho também as da AK e são bem parecidos os efeitos obtidos. São mais baratas que outras que são importadas, podem ser encontradas em varias papelarias.

Tem uma grande parte de outros modelistas que usam, tente e veja como fica.

Saudações

Rubens 

Andei usando as "lacas" nitro-celuloses também e gostei bastante do resultado. São diluídas com thiner também.

Um cara aqui que manja MUITO de tintas é o X-Cão. Quando eu andei me aventurando pelas automotivas, ele me ajudou muito com dicas e esclarecimentos. 

Rubens.

Tudo em ordem por aí?

Pois é. Eu uso a da Gato Preto; faço os washes com ela, sem grandes crises, mas quero começar a utilizar filtros, fazer efeitos de desgastes, como os desse vídeo que peguei aqui na WK.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=0c-5ZYUAk6A

Ele reforça a necessidade de uso do enamel ao invés da tinta a óleo.

Para certos aspectos ele usa a óleo inclusive.

É que os efeitos com que quero começar, são os que ele usa a enamel.

Já tentei fazer com as a óleo, mas nem sobra do resultado que vi no vídeo.

Antes de desanimar o melhor é tentar.

"Há muito mais gente que desiste do que as que fracassam" não é isso?

 

Fernando

Então, suas aventuras caminharam pelos campos dos efeitos ou somente a pintura em sí?

Ao devido tempo quero libertar-me um pouco das acrílicas. É que a gente acaba acostumando e parece tudo mais fácil.

 

 

Grato

 

Edu

Edu, talvez seja o diluente mais puro ou um aglutinador que seja usado naquelas tintas já preparadas para filtros, assim ela fique melhor. Mas eu estou me dispondo a apreender a usar as tintas a óleo, e até o momento comparando com os produtos preparados não vejo tanta diferença, o que se difere é a minha inexperiência no assunto.

Mas você que já tem mais caminho andado deve ter melhores praticas no assunto, fico aguardando os resultados.

Rubens

O problema da tinta automotiva é que não da pra se usar o pincel pois seca muito rapido mais(AI ENTRA AS ACRILICAS QUE TEM OTIMO ACABAMENTO NESSE PONTO),eu uso e recomendo pois são baratas,grande quantidade e otimo acabamento.Já as enamel nunca usei então me isento de cometarios sobre ela.

 

Boa montagem.

 

Grifin I

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×