Pessoal, o kit novo da Tamiya sÓ existe na versão motorizada?
E quanto ao Takom? AlguÉm jÁ viu uma comparaÇão entre os kits da Tamiya e da Takom?
[ ]s
Sidney
Replies sorted oldest to newest
No site da PMMS tem apenas um Rewiew do Mark IV da Takom
Eu desisti desse kit da Takon por conta das lagartas. São 5 peças por link! Quase 1000 peças só para fazer as duas lagartas e, sinceramente, não tenho paciência pra isso.
Pois é, estava vendo o link que o Alemão postou.... é de fazer chorar os mais fortes!
A questão é: a Tamiya lançou, até onde sei, a versão com motorização. Para mim não tem serventia, mas aumenta o preço e o peso da caixa, aumentando o frete também. Será que ela cogita lançar uma versão sem a motorização?
E quanto às lagartas do Mark IV Tamiya, como são?
Eu desisti desse kit da Takon por conta das lagartas. São 5 peças por link! Quase 1000 peças só para fazer as duas lagartas e, sinceramente, não tenho paciência pra isso.
A questão não é somente se ter ou não paciência para fazer essa sub-montagem.
É se ver cada vez mais kits com número excessivo de peças em áreas onde isso é perfeitamente dispensável.
Por outro lado, não moldam motores, interiores, suspensões, instrumentos e acessórios enviando-nos diretamente para os dentes dos fabricantes de PEs.
A grande verdade é que a Tamiya cresceu apenas no tamanho.
Ainda continua operando voltada para o próprio umbigo. Produz kits mais voltados para as necessidades nipônicos que do restante do mundo.
Quando comecei no plastimodelismo, ela estava crescendo. Seus kits eram ouro puro... quando se encontrava.
Hoje, com Dragon (outra que tem que se cuidar!), Bronco, Hobby Boss, ICM, Miniart, AFV, mesmo a Revell, o mercado ficou muito disputado e quem não ficar esperto, atento às tendências do mundo inteiro, vai acabar sendo ultrapassado e alijado desse mesmo mercado.
Outra que deve se cuidar é a Italeri. Tenho kits excelentes, mas com 25-30 anos. Comprei um RSO dela, fabricado pelo jeito na China, e a caixa era um lixo, as instruções são simplesmente horrorosas, os encaixes são ruins, PE difícil de cortar e aplicar. Vou terminar porque sou teimoso, mas diminui radicalmente a compra de kits dela.
Abs.
Salvem pessoal,
Gostei dos comentários acima. todos muito pertinentes. E concordo com todos, os kits estão subindo demais o número de peças (e os preços) sem nenhuma vantagem prática pra nós.
Estou doido pra por as mãos num Mark IV. Mas este da Takom realmente dá medo, especialmente as lagartas. Neste ponto a Tamiya se superou de novo.
Seguem alguns links com reviews pra ajudar:
http://www.missing-lynx.com/re...30057reviewbg_1.html
http://www.militarymodelling.c...v-male-in-1-35/18934
Vídeo-review no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?...eN1Z2Xm6JGydylFYGeqg
OBS: existem duas versões deste kit, mas são o mesmo na verdade; uma delas acompanha um kit de figuras de infantaria inglesa na WWI, o outro não acompanha este "bônus". É a única diferença.
E uma boa novidade: o kit do Mark IV pode ser montado sem o motor sem nenhum prejuízo.
Abraço a todos, Destino
quando eu falava que era um desproposito link by link me criticavam dizendo que eu era preguiçosos e eu dizia que dava pra fazer vinil nem detalhado ou que ao menos se fizesem link by link basicas sem querer reproduzir até as porcas- hoje tá ai o resultado - gente desistindo de montar lit por ser uma tortura - ou seja o tempo é senhor da razão
e achei^ um retrocesso da tamiya este kit mtorizado
As esteiras do kit da Tamiya são bem mais fáceis de montar.
Meus dois dedos de prosa. Achei o modelo da Takom muito bacana, mas como alguns colegas postaram, existem detalhes excessivos para partes que NINGUÉM vai perceber depois de montados. Penso que cada um deveria colocar na balança a sua prioridade.
O modelo da Tamiya parece ser mais caro, pois como Xerife apontou tem motor, ferramentas e provavelmente mais pesado o que vai encarecer o frete, mas tem uma esteira mais fácil de ser montada e que requer mais cuidado para não quebrar os pinos de encaixe. Já o modelo da Takom sai por U$50,00 sem frete e a possibilidade de taxação, em contrapartida tem um conjunto de esteiras que irão gerar horas infindáveis de trabalho, pois como foi apontado são cinco peças para cada link da esteira, particularmente acho isso um absurdo e gostei mais da solução da Tamiya.
Acho que o modelista deve equacionar o tempo de montagem na esteira da Takom e no modelo da Tamiya e ver se a diferença de valores vai compensar.
Eu estou pensando muito sobre isso, pois depois que vi a série OUr World War eu cismei de montar o Mark IV Male, só vou esperar passar e período de festas e uma provável queda do dólar. Até lá eu vou avaliando.
Abraços
Xeriff,
Se você aguardaria, se bem conheço a Tamiya daqui algum tempo relançam este kit sem motorização na versão "female" ou algo assim
Nos anos 70 a versão motorizada tinha o preço um pouco mais acima dos kits normais, atualmente é bem mais caro, o motor em si nem tanto, mas neste caso em especial, tem um sistema de engrenagens bastante complexo.
O kit em si parece seguir o padrão Tamiya, simples e bom, pelo que vi o Takom, é quase um exercício de paciência
PlastiAbraços
Xerife, se não tiver pressa, em breve posso te falar, o meu Takon já está em terra brasilis.
Abraços
Obrigado pelo retorno, turma.
Murilo, confesso que o esquema de montagem da esteira do Takom me desanimou. Na fase que ando, onde nada acaba, um kit assim acaba sendo daqueles que eu nem começo.
Ontem recebi a FineScale Modeler, e tem um pequeno review do kit da Tamiya. Lá eles dizem que, pelas peças que vem no kit motorizado, há sobras que indicam que poderá vir um kit sem a motorização:
"Unmentioned in the instructions and unused on the sprues are realistic drive sprockets and idlers. It may be possible to build the model without the motor, or it may be an indication of an non-motorized kit on the horizon."
Sendo assim, vou esperar este kit chegar, para comprar. Não tenho pressa.
Abraço
Sidney