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Achei estas fotos do T-33 na web e observando me parece que a pintura É em cinza, porÉm em todas referÊncias que vejo em termos de documentaÇão, decais,etc. informa que eles eram em Alumilac conforme a foto lÁ de baixo.

 

AlguÉm tem informaÇÕes sobre a cor desta versão das duas fotos abaixo?

 

Cinza?

Cinza?

 

Aqui se percebe claramente o alumilac.

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Se for comparar o trem de pouso da primeira foto com a fuselagem, se nota uma diferença com relação a terceira foto.

Tudo indica que seja cinza mas, tem a questão do filme, exposição, iluminação e também, minha percepção visual.

Os experts no assunto, podem confirmar as cores corretas.

 

[]s!!!

 

Originally Posted by GDA:

E essa cor Alumilac...existe pronta para comprar ou é possível obter ao misturar cinza +alumínio?

Pinta de alumínio e manda um verniz fosco por cima. E não faça diferenciações de tons em chapas. Teve gente que usou essa técnica aqui e ficou muito bom.

Rogério,

 

A cor cinza é conhecida como ADC Gray com FS 16473 e algumas das aeronaves vieram com essa cor. Essas aeronaves, não todas vieram em alumínio natural e depois receberam a pintura em Alumilac.

 

Acho que é isso.

 

Max

Originally Posted by maximiano:

Rogério,

 

A cor cinza é conhecida como ADC Gray com FS 16473 e algumas das aeronaves vieram com essa cor. Essas aeronaves, não todas vieram em alumínio natural e depois receberam a pintura em Alumilac.

 

Acho que é isso.

 

Max

Oi Max, então é a cor dos F-102 e F-106. Seria brilhante então (?)

Embora eu goste de aviões alumínio (natural) não curto muito o alumilac e acho esta pintura muito mais interessante.

Originally Posted by eb:

Aproveitando o tópico, onde posso encontrar decais para estes T-33 cinzas (escala 1/48)? As do FCM acho que são apenas para os pintados em Alumilac.

Acho que pode adaptar o FCM, pois as marcações são um tanto genéricas.

1Chegaram em aluminio, e depois foram pintados em alumilak e cinza, alguns em cinza claro, outros em cinza escuro brilhante....

Operaram no inicio no 1°4° GAv na Base Aérea de Fortaleza, Ceará, e a partir de 1967 no 1° Grupo de Caça, na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro. o 1°/ 14° GAv, baseado em Canoas-RS, foi a ultima unidade da FAB a usar o T-33, o que ocorreu até 1975'

 

Revista (saudosa) AERO, Outubro-Dezembro 1980 página 11

Obrigado Fabinho,

 

Mas a minha duvida é se os esquadrões tinham aviões em cinza e alumilak, ou os cinzas ficaram somente em esquadrão, ex: sempre vi fotos dos T33 do 14 em alumilak, mas como foi a ultima unidade a receber esse equipamento, talvez tenha recebido todos da mesma cor.

 Gostaria de fazer um cinza, pra fugir um pouco do comum, mas qual seria o esquadrão?

 

Pelas fotos o tom "azul/acinzentado" é um pouco como os T-33 que serviram na FAP.

 

 

Há pouco tempo montei um e usei a referência (UA041) da Lifecolor.

 

 

Não é uma cor propriamente fácil de se conseguir captar. A luminosidade influência um pouco.

Last edited by Luis Pacheco
Nesse caso acho o melhor tomar por base fotos,, estamos falando de FAB e informações ESPECIFICAS não são nada fáceis.Originally Posted by Quintiliano:

Obrigado Fabinho,

 

Mas a minha duvida é se os esquadrões tinham aviões em cinza e alumilak, ou os cinzas ficaram somente em esquadrão, ex: sempre vi fotos dos T33 do 14 em alumilak, mas como foi a ultima unidade a receber esse equipamento, talvez tenha recebido todos da mesma cor.

 Gostaria de fazer um cinza, pra fugir um pouco do comum, mas qual seria o esquadrão?

 

 

Esse lote dos cinzas chegaram ao Brasil em 67/68 em compra emergencial para a substituicão dos F-8 quando estes apresentaram trincas nas longarinas. Foram alocados ao 2/1 Grupo de av, ca.(Rompe Mato) em Sta cruz, e todos os F-8 remanescentes que ainda operavam foram locados ao 1/1 Gav.ca..Posteriormente passaram ao 1/14 e foram padronizados com a pintura alumilac até sua desativacão.

 

Originally Posted by Roger Barrett:

Esse lote dos cinzas chegaram ao Brasil em 67/68 em compra emergencial para a substituicão dos F-8 quando estes apresentaram trincas nas longarinas. Foram alocados ao 2/1 Grupo de av, ca.(Rompe Mato) em Sta cruz, e todos os F-8 remanescentes que ainda operavam foram locados ao 1/1 Gav.ca..Posteriormente passaram ao 1/14 e foram padronizados com a pintura alumilac até sua desativacão.

 

Acho que a FAB nunca esteve tão mau equipada e vulnerável quanto no final de década de 60 !

Originally Posted by Rogerio77:
Originally Posted by Roger Barrett:

Esse lote dos cinzas chegaram ao Brasil em 67/68 em compra emergencial para a substituicão dos F-8 quando estes apresentaram trincas nas longarinas. Foram alocados ao 2/1 Grupo de av, ca.(Rompe Mato) em Sta cruz, e todos os F-8 remanescentes que ainda operavam foram locados ao 1/1 Gav.ca..Posteriormente passaram ao 1/14 e foram padronizados com a pintura alumilac até sua desativacão.

 

Acho que a FAB nunca esteve tão mau equipada e vulnerável quanto no final de década de 60 !

É verdade, a situação só melhorou em 1972 com a chegada dos Mirage,

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