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Olá a todos.

Pretendo usar Durepoxi para fazer alguns detalhes em um blindado que estou montando e para isso vou precisar fazer umas "minhoquinhas" bem finas com esse produto.

Preciso fazer as tais "minhoquinhas", colar no lugar e depois ainda dar uma modelada nelas.

Minhas preocupações são duas.

A primeira a de que como serão bem finas (+ou- 1mm.) elas se partam com muita facilidade e a segunda é a de que pelo mesmo motivo endureçam antes de terminar a modelagem.

Li na net que misturando Creme Nivea a massa ficaria mais macia, maleável e teria a secagem retardada.

Mais cheirosa com certeza ficará.

Algum dos colegas alquimistas de plantão já testou isso?

[]s.

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Caros, bom dia.

Algum de Vocês poderia pfv explicar um  pouco melhor esta tecnica? Qual é a vantagem (além do custo) entre este método e usar qualquer outra massa de modelagem?

Abs, Ivan

Last edited by Ivan P

O talco não deixa grudar nas mãos e permite que vc modele com mais calma. Tem  o mesmo efeito do creme nívea, mas não engordura. muito bom para abrir com um rolinho e fazer lonas, mantas etc.

Vejam aqui pessoal. Até onde eu sei quem foi o descobridor dessa técnica (por acidente) foi o Claudio Villela aqui de Varginha. Ele utilizou o creme nívea como desmoldante do Durepoxi quando ele fez umas tampas FOD para um F-4. E eu inadvertidamente acrescentei o creme Nívea na mistura (Parte A e Parte B), descobrindo que o mesmo fica bem mais maleável durante a sua moldagem e mais fácil de lixar após a secagem. Hoje utilizo o mesmo em quase todos os meus trabalhos de emassamento. Neste artigo do Sprue Master eu explico melhor... Ressalto que o talco junto ao Durepoxi tem a função de não deixar ele grudar na superfície e permite que o modelista abra ele até fazer camadas bem fininhas... não tem função de amaciar o mesmo ok???

https://www.spruemaster.com/2012/05/artigo-do-leitor/

Vejam aqui pessoal. Até onde eu sei quem foi o descobridor dessa técnica (por acidente) foi o Claudio Villela aqui de Varginha. Ele utilizou o creme nívea como desmoldante do Durepoxi quando ele fez umas tampas FOD para um F-4. E eu inadvertidamente acrescentei o creme Nívea na mistura (Parte A e Parte B), descobrindo que o mesmo fica bem mais maleável durante a sua moldagem e mais fácil de lixar após a secagem. Hoje utilizo o mesmo em quase todos os meus trabalhos de emassamento. Neste artigo do Sprue Master eu explico melhor... Ressalto que o talco junto ao Durepoxi tem a função de não deixar ele grudar na superfície e permite que o modelista abra ele até fazer camadas bem fininhas... não tem função de amaciar o mesmo ok???

https://www.spruemaster.com/2012/05/artigo-do-leitor/

Valeu, Daniel! Abs, Ivan

Uma dúvida: esta mistura gruda bem no plastico? Ou se no lixamento ficar uma camada bem fina na superficie do plastico, a borda pode soltar ou então não desaparecer totalmente a junção entre massa e plastico?

Abs, Ivan

Não uma vez aplicado o durepoxi não se soltará. Pode acontecer o seguinte. Ao manusear o modelo para lixar ou pintar, o durepoxi pode se desprender de um dos lados da superfície emassada, por causa do creme nívea. Por exemplo se for em uma junção da asa com a fuselagem, neste caso basta aplicar uma camada fina de super bonder para colar o Durepoxi no plástico. Algo que eu esqueci de falar, basta muito pouco creme nívea para amaciar o Durepoxi, não precisa misturar muito não... Vá colocando aos poucos até sentir que ele está ficando mais maleável e macio. Outra coisa, o Durepoxi pode servir de "berço" para receber um filler tradicional como tamiya putty ou kombfiller, ou seja, o Durepoxi pode ser usado primeiro e depois faz-se o acabamento com filler tradicional, isso reduz o efeito de reação com o plástico e diminui em muito a questão da retração.

Não uma vez aplicado o durepoxi não se soltará. Pode acontecer o seguinte. Ao manusear o modelo para lixar ou pintar, o durepoxi pode se desprender de um dos lados da superfície emassada, por causa do creme nívea. Por exemplo se for em uma junção da asa com a fuselagem, neste caso basta aplicar uma camada fina de super bonder para colar o Durepoxi no plástico. Algo que eu esqueci de falar, basta muito pouco creme nívea para amaciar o Durepoxi, não precisa misturar muito não... Vá colocando aos poucos até sentir que ele está ficando mais maleável e macio. Outra coisa, o Durepoxi pode servir de "berço" para receber um filler tradicional como tamiya putty ou kombfiller, ou seja, o Durepoxi pode ser usado primeiro e depois faz-se o acabamento com filler tradicional, isso reduz o efeito de reação com o plástico e diminui em muito a questão da retração.

Obrigado, Daniel. Este material permite fazer facilmente linhas de painel e rebites (em baixo relevo)?

Abs, Ivan

Last edited by Ivan P

Tentei ontem a noite com talco e deu ruim. A massa não colava nem por decreto.

Não sei se foi por conta do Durepox que é bem velho (venceu em 2002) ou se passei do ponto com o talco.

Depois vou comprar outro Durepox e diminuir bem no talco.

[]s.

Oi Zé Victor... como eu disse. O talco é para não deixar o durepoxi grudar na superfície que você está moldando... Ele tem em sua composição um mineral que se chama Xisto, e isso tira a capacidade do durepoxi de grudar. É bom também usar uma massa dentro da validade .

Ivan, sim, o durepoxi tem mais essa vantagem... você pode riscar ele com muito mais liberdade que um filler tipo Tamiya Putty ou Kombfiller...

@Amauri posted:

não se esqueça do fio de solda estanho de 1 mm, já vem pronto e é molinho de moldar, se quiser um perfil achatado é só amassar.

Funciona!!

Depois vou tentar com um fio ainda mais fino (0,30mm.) e ver como ficará.

[]s.

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