Skip to main content

boa tarde,

o acabamento da maioria dos avioes eram o que? semi-brilho?

em cima da lona acho que ia um verniz protetor,que poderia dar um brilho no acabamento.As lonas eram todas pintadas ou tinha alguma ja feita na cor final?

gostaria de saber se eu deixo o kit brilhante,fosco u semi brilho..sei que muitoa coisa seria especulação mas...

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Olá;  
   As aeronaves eram brilhantes quando pintadas. Mas a exposição ao sol, "queimava" a pintura. Veja o exemplo atual da seguinte aeronave entelada. Um paulistinha do Aeroclube do Paraná:

         Perceba o intradorso da asa, não exposta ao sol, como é brilhante (até reflexiva).

Agora compare com o extradorso, muito exposto, da mesma aeronave:

       Veja que, apesar de estar no sol, não tem reflexo nenhum.

  O sol é o grande problema nos aviões entelados. Então pode ser brilho, acetinado ou fosco, só restando saber como estará sua aeronave: recém pintada, em uso ou em uso há mais tempo. É isso, boa sorte.

Eu colocaria acetinado.  A qualidade do dope de 100 anos atrás certamente não era comparável aos produtos atuais, mas o sol era o mesmo de hoje, daí o desgaste seria maior.

Last edited by Felipe C. Miranda

Ou fazemos uma pesquisa antes.

Os aviões da I Guerra poderiam ser totalmente foscos, acetinados ou brilhantes (como os dos "Circos"). Eram de estrutura rígida (tubos metálicos e madeira), revestidos de tecido (geralmente tela de algodão mercerizado) e impermeabilizados com algum produto como dope (como disseram), verniz de butirano, etc. O "brilho" (ou a falta dele) será em função do tipo de tinta que será aplicada sobre as superfícies (sim, levando-se em conta também, o desgaste).  Não podemos generalizar: eram TODOS "deste" ou "daquele" jeito (e existe ainda a "flexibilidade" que o modelismo permite).

Grande abraço!

 

Last edited by Gilson

pra colocar lenha na fogueira, eu observei que isso vale ate para os avioes comerciais, vc ve ele é brilhante embaixo e fosco em cima.

e acetinado é diferente de semi brilho, na escala nao seria brilhante, semi brilho, acetinado e fosco?

ou acetinado e semi brilho é a mesma coisa?

 

certeza,  foto da net nao vale, , principalmente essas que voce postou que nao mostra em cima da asa do TAM e os outros sao avioes recem saidos da fabrtica, vai la pegar aviao, e olhe ao vivo em cima das asas, é queimado, fosco, sujo, tem ate remendo com silver tape :-)

brilhante so depois da pintura, é o mesmo que estao falando aqui sobre os avioes WWI, que sai brilhante da fabrica mas com o tempo fica acetinado, eu observei que vale para qualquer aviao

Então, é aquilo que eu falei: não podemos generalizar. Também existem aviões comerciais foscos, acetinados e brilhantes.

Só por curiosidade: os "remendos" são "speed tape": um reparo temporário certificado, permitido e muito utilizado (na aparência se aproximam das silver tape).

 

Grande abraço!

Last edited by Gilson

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×