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Pelas fotos o teu compressor parece ter um visor para se verificar o nível, aquela peça que esta em baixo no centro do compressor. Tem um vidro ali, o óleo deve estar com o nível no centro do vidro. O compressor deve estar parado a pelo menos meia hora antes de verificar o nível.

 

Caso o óleo esteja baixo ou muito escuro o melhor é trocar.

 

Para isso retire o filtro da entrada de ar incline o compressor de forma que o óleo escorra por ali. Deixe assim por um om tempo até todo o oleo sujo sair.

 

Volte o compressor para a posição normal.

 

Para encher coloque o óleo novo num copo, de inicio cerca de 250 ml, coloque uma mangueira de diâmetro apropriado na entrada de ar, mergulhe a mangueira no copo e ligue o compressor. Ele vai sugar o óleo. Deixe descansar um pouco e verifique o nível completando o óleo se necessário.

Last edited by Augusto

1 - O óleo indicado é conhecido como CAPELA.

 

2 - O que acontece com um motor de moto ou carro funcionando com óleo abaixo do nível??

Sendo pouca coisa, é suportável porém, convém observar sempre é a grande máxima.

O meu compressor é de 1/4 HP e era de um bebedor, foi adaptado pra abastecer um reservatorio de ar com saida para o aerografo, e possui um pressostato para ligar e desligar o compressor automaticamente, assim como o mostrado na imagem que vc postou. É silencioso e raras vezes coloco oleo, mas a grande jogada é que se o oleo estiver indo embora do compressor naturalmente vai se acumular no fundo do reservatorio de ar, que quando é drenado emite um odor caracteristico do oleo capela, ai vem a dica de sempre drenar e checar se ta saindo so agua ou tem cheiro ou viscosidade de oleo. Se abastecer muito alem do nivel ideal também acontece amigracao de parte do oleo. A troca total de oleo é bem rara nestes tipos de compressor, o mais comum seria recompletar quando o sistema é aberto,já  com os sistemas fechados que usam este tipo de compressor de pistao (bebedores, geladeiras e ate alguns tipos de ar condicionados domesticos)   tendem a passar uma pequena quantidade de oleo para  as tubulacoes, logo, sendo o sistema  fechado (bebedores, ar cond e geladeiras) naturalmente acabam por retornar ao compressor (isso quando nao geram entupimento na linha, casos raros e quando o oleo esta absurdamente grosso pela falta de uso do equipamento), ja no caso de compressores com sistema aberto (usados em plastimodelismo, onde nao ocorre o retorno da tubulacao para o compressor) uma infima parte do oleo pode até partir para a linha de pressao e pode se acumular no reservatorio de ar ao longo do tempo. Essa orientacao tecnica foi passada pelo meu amigo que era um profissional que trabalhava com refrigeracao domestica e que montou o compressor com reservatorio. Na verdade tenho esse equipamento ha varios anos e pouco tive que completar o oleo. Uma coisa é certa, a falta de oleo danifica o equipamento, se tiver indicos de que a máquina esta trabalhando fazendo barulho anormal ou esquentando de mais, pode ser um sintoma de falta de oleo. Outro aspecto importante, para a admissao do ar para o compressor uso um filtro, feito com tela de ar condicionado e que é trocado de tempos em tempos, pra evitar impurezas solidas passando pelo compressor.

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