porém observo - - - ....se nos formos puristas ... a gente não monta nada, nada, nada ...mesmo os da trumpeter....se a gente analisar as resenhas de autores de fora vão indicar que este ou aquele modelos deveria ter este tipo de roda ou este ou aquele detalhe de casco ou torre ou mesmo esteira ..que seria mais adequado ao perÍodo 1939 temporada outono-inverno 1940 ou primavera verão de 41 ou 42 e/ou 3 milinesios de meio decimo de dia de um quarto de tres oitavos de meses de determinado ano......ou e um pouco mais estreirto ou curto ou largo como vem de praxe observar um paquimetro .... se não me engano além dos reviews especificos em vários sites de modelismo......modelling madness, p. ex. e ou reviews especificos de vários autores ... por exemplo...
esta disponivel na internet um bom artigo free....."correcting the kv"....... com lista bem extensa de correções para cada versão-ano dos kv.....mas ai é para puristas ..rivet- counters ou kv tarados/wannabe.....com muitas correções em resIna ou quem tiver zilhoes de peças para kitbashing ......só que em tempos de grana curta e importações valendo duas e meia almas pro inferno de goethe- fausto....fica sem graça , frustrante e/ou .dificil de conseguir e/ou impraticavel..... se voce quiser ser radical caprichoso/masoquista tem as esteiras de metal friul ou afins... mas a um precinho que vale dois kits , colas tintas , contas de a gua e de luz e do supermercado.. mas ai é de gosto e bolso proprio...etc etc etc .. ....
Ademais cuidados com os link by lengh - que muitos trumpeter usam, que em especial com os ajustes nas rodas tratoras e tensoras, que e meio punk para justar, as vezes são chatinhas de se ajustar .... que podem dar um trabalhinho maior...tem por si só uma caida boa ....
uma dica constante nos link by lengh é a de se montar primeiro o conjunto de rodas e o casco inferior, dá para ajudar nos ajustes, fazer dryfit antes, usar um pouco de fita de crepe ou adesiva fraca antes para deixar na posição e depois colar em definitivo com bonder ou jet em gotas pequenas.. fazer antes de montar todo o conjunto superior e inferior do casco... ( ja vi colega montando e pintando antes de montar todo o conjunto do casco do tanque ,,,, ja vi colega montando e somente depois de todo o casco superior e inferior ir pintando as rodas e esteiras depois ( vai de sua vontade ou gosto) ....
...se voce tiver as de borracha (as vezes alguns kits trumpeter ainda vinham com estas opções, cuidado com modelos de segunda mão, que as vezes tem estas esteiras de borracha são retiradas, por realmente ser menos trabalhosas ou foram usadas para outros kits pelo dono prévio..... ( as vezes é bom perguntar antes da compra ....pra evitar dissabores...) .... com esteiras de borracha ai é mais felicidade/menor dor de cabeça e se usa as técnicas clássicas de dar caimento...colar as rodas nas esteiras, em geral com bonder e dar uma pressão- zinha com bolinhas de papel pra fazer mais tempo de pegada.. ..ou.passar fio fino de nailon ou de costura para amarrar rodas nas esteiras....
Mas, voto com relatores e é realmente e uma boa relação custo beneficio - - e se fica bem parecido com um kv...é um kv ...
--e o importante é se divertir e modelar bem com o melhor possivel...lembre-se que mesmo um kv antigão tamiya de 1970 já vi na net trabalhos excepcionais , mesmo aqui na webkits, se não me engano tem varios colegas rubens/pressinate e outros mestres com trabalhinhos inspiradores -- .... se você não quiser ser da ala do purismo/ xiita/ radical/extremista/terrorista /sado- masoquista , da pra fazer um bom modelo e/ ou se divertir bastante...
é o modelista que faz o kit e não necessariamente o kit que faz o modelismo...... masss vá em frente e se divirta que os trumpeter .... não são tão ruins assim - -.....
e saudades do tempo da loja de modelismo (horiginal e afins ) que a gente tinha pilhas de caixas trumpeter e podia sair com tres ou quatro deles debaixo do braço sem deixar partes corporais empenhadas...
meus trino octacvus de sestercios de prosa .. ... - plastiresiabços.....
paulo r morgado sp - sp