Olha ai o s/n 001 em construÇão, vai ser grandinho hein ...
Olha ai o s/n 001 em construÇão, vai ser grandinho hein ...
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Que visão maravilhosa ! Estou doido pra vê-lo pronto e fazendo seus primeiros voos.
Parece que voa este ano, já está até na cor!
Não vejo a hora desse bichão ficar pronto.
Parece que voa este ano, já está até na cor!
Não vai ter pintura de protótipo ? Já seria mais uma possibilidade pro modelista
Excelente notícia !!!
Uia... já com a pintura padrão da FAB...
Um pouco de história:
O C-130 já é grande pacawaka! Pelo que pude entender, ele ainda será um pouco maior.
Interessante é que ele não vai substituir o C 130, muito embora a principio se tenha imaginado isso, são aviões de categorias bem diferentes.
Gilson, muito legal os vídeos postados... valeu !
...ele não vai substituir o C 130, muito embora a principio se tenha imaginado isso...
A intensão é que os atuais operadores troquem, no final da vida útil dos seus Hercules, por KC-390.
"O Embraer KC-390 é um projeto de aeronave para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo que estabelece um novo padrão para o transporte militar médio. Foi desenvolvida para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira, que cogita usá-la em substituição ao C-130 Hercules. A Embraer almeja alcançar com o projeto a posição de ser o virtual substituto para as demais Forças Aéreas de países que possuem em sua frota essa classe de cargueiro militar."
Leva uma carga levemente maior (C-130= 20.000 kg / KC-390= 23.000 kg), mas com espaço útil muito melhor distribuído.
Essa simulação com o padrão Correios... delírio ou real possibilidade?
(só lembrando que a logo está desatualizada).
Li em algum lugar que a motorização seria com IAE-V2500.
Alguém confirma isso?
Em outro fórum que participo, há um usuário que prega, para quem quiser ouvir, que será um fracasso de vendas. E isto com uma certeza daquelas que a gente só tem da morte!
Já eu acho que será mais um produto com boas vendas da Embraer, o que irá fortalece-la no mercado de aviação e, de brinde, mostrar ao sabichão de que o pretenso conhecimento dele vale.
Sou da mesma opinião de você, Sidney!
Na verdade a Embraer, desde que foi privatizada, especializou-se em descobrir nichos de mercado que ninguém nunca quis explorar.
Não creio que a empresa apostaria tempo, dinheiro e sua reputação num produto que tivesse poucas chances no mercado, além da própria FAB.
O tempos de CBA-123 já se foram ha muito!
O projeto prevê os IAE Mauricio, mas tem outras opções. A EMBRAER lançou o avião no tempo certo, o mercado já pede um avião assim, com certeza não será fracasso como alguns profetizam.
Não tenho certeza - embora muitos afirme - que irá substituir o Hercules, o mercado fala nisso conforme o Fire postou, mas acredito que quem opera C 130 naturalmente migraria para um A 400 como 1a opção e talvez o 390 como 2a, mas vamos ver, cada força analisará sua real necessidade.
O Kc tem muito do YC 14 e do C-1 da Kawasaki, lembram ???!!! Claro, projeto totalmente novo, mas em linhas gerais lembra tais aviões.
Mas que é mais bonito, com certeza e com excelente envelope de voo.
Lembram das certezas do FX2?
"Em outro fórum que participo, há um usuário que prega, para quem quiser ouvir, que será um fracasso de vendas. E isto com uma certeza daquelas que a gente só tem da morte!"
Lembram das certezas do FX2?
"Em outro fórum que participo, há um usuário que prega, para quem quiser ouvir, que será um fracasso de vendas. E isto com uma certeza daquelas que a gente só tem da morte!"
Desde que as conjecturas a respeito da aeronave a ser escolhida para o FX-2 começaram a pipocar por aqui e tantos outros fóruns eu vinha sugerindo que o escolhido seria o Gripen. Não que eu tivesse alguma "informação privilegiada", mas era o que a conjuntura, acima de qualquer preferência pessoal, indicava!
Em outro fórum que participo, há um usuário que prega, para quem quiser ouvir, que será um fracasso de vendas. E isto com uma certeza daquelas que a gente só tem da morte!
Já eu acho que será mais um produto com boas vendas da Embraer, o que irá fortalece-la no mercado de aviação e, de brinde, mostrar ao sabichão de que o pretenso conhecimento dele vale.
Sidney, meu nobre.
O que tenho ouvido (extra-oficialmente) a respeito deste avião é o seguinte.
Desde a sua criação, o C-130 tem sido o tranporte tático médio padrão de trocentas FFAA. Era adequado para transportar os veículos e equipamentos típicos de sua época, mas atualmente encontra-se dimensionalmente e operacionalmente defasado frente às novas necessidades.
Muitos não sabem, mas o desenvolvimento de um veículo ou equipamento militar está "amarrado" em determinados padrões e normas para permitir que sejam aerotransportados. E o C-130 já não cumpre a função frente a alguns equipamentos atuais. Alguns países optaram pelo desenvolvimento de unidades maiores como o C-17, A-400, etc. que possuem custos operacionais bem mais elevados.
O C-390 veio para suprir esta lacuna: a de um transporte tático médio, multi-missão, capaz de ser empregado em qualquer situação (desde a quente e úmida Amazônia até em temperaturas abaixo de zero), em pistas não preparadas e com custo operacional reduzido.
Na minha humilde opinião, até o Tio Sam vai querer um avião assim.
O projeto prevê os IAE Mauricio, mas tem outras opções. A EMBRAER lançou o avião no tempo certo, o mercado já pede um avião assim, com certeza não será fracasso como alguns profetizam.
Não tenho certeza - embora muitos afirme - que irá substituir o Hercules, o mercado fala nisso conforme o Fire postou, mas acredito que quem opera C 130 naturalmente migraria para um A 400 como 1a opção e talvez o 390 como 2a, mas vamos ver, cada força analisará sua real necessidade.
O Kc tem muito do YC 14 e do C-1 da Kawasaki, lembram ???!!! Claro, projeto totalmente novo, mas em linhas gerais lembra tais aviões.
Mas que é mais bonito, com certeza e com excelente envelope de voo.
Valeu, Luiz!
E que outras opções seriam essas?
Citando o YC-14, aeronave que não passou do protótipo, tem uma aeronave que adoro, e que não sei como não é lembrado, e o conceito Cuanda não é utilizado por outras fábricas:
FIre , o AN 74 que vc postou o video usa esse conceito sim, porém mais aperfeiçoado... ele é muito show ..... anota ai : quando o A 400 estiver redondinho, vais ser muito show !
Citando o YC-14, aeronave que não passou do protótipo, tem uma aeronave que adoro, e que não sei como não é lembrado, e o conceito Cuanda não é utilizado por outras fábricas:
sera que nao sacrifica a estrutura mais rapido,por conta do jato quente no dorso da asa??
Quando A400 estiver redondinho, acho que 390 vai estar em lista de espera, ou como opções firmes, até pela escolha do motor, para não acontecer como o A400, para o 390 escolheram um motor que já existia aprovado, não quiseram reinventar a roda, desenvolver um novo motor é coisa de país rico, acho o 390 decola este ano acertadinho na parte técnica, é claro que terá a FAB para depurá-lo, mas os pilotos de teste da Embraer também são muito bons.
Honestamente mesmo, acho que até os EUA vai querer o nosso "viãozinho". É o tamanho ideal para o transporte "tático" e os C-130 deles estão ficando velhos também.
Citando o YC-14, aeronave que não passou do protótipo, tem uma aeronave que adoro, e que não sei como não é lembrado, e o conceito Cuanda não é utilizado por outras fábricas:
Vlamir, o Efeito Coanda é algo que permanece ainda meio no campo da teoria, tanto que essa aeronave que você postou o filme é a única operacional no mundo. E não sei em que condições!
Os primeiros estudos do ERJ-145 da Embraer previam a utilização desse conceito, mas deu errado já nas simulações de computador!
O An-72/74 está voando em vários países! Não apenas um único exemplar.Ele é operado militarmente e comercialmente também.
Acho que o KC-390 também vai enfrentar seus desafios.A grana não está sobrando para compras militares em muitos países,e a concorrência ultrapassa a mera capacidade do produto.
Para mim,o que vale é a capacidade industrial brasileira,ou seja,capacidade de produzir o que a FAB necessita.Se vai ser sucesso,são outros "500"!
O C-130 já é grande pacawaka! Pelo que pude entender, ele ainda será um pouco maior.
A Lockheed Martin está promovendo na FIDAE o seu C-130XJ, versão de baixo custo do incansável quadrimotor de transporte tático Hercules. Isto pode representar uma ameaça direta à Embraer.
A companhia brasileira havia informado anteriormente que a Força Aérea Chilena tinha interesse em adquirir seis jatos de transporte KC-390.
Embora a Lockheed não tenha afirmado que esteja negociando o C-130XJ com o Chile, ela informou que recebeu várias consultas de países da América do Sul sobre o avião. O C-130XJ é algo entre 15 a 20% mais barato que a versão adquirida pela a USAF.
FONTE: Flight International
SC-130J Sea Hercules
Cada qual terá seu nicho... na verdade pura e simples, os dois irão se complementar. O C-130 sempre terá seu espaço em qualquer força aérea do mundo.
O bacana da EMBRAER é a capacidade de produzir um aviao que o mercado necessita e no momento certo.
Também é interessante acrescentar o papel importante da FAB nesse empreendimento.Sem ela,duvido que esse projeto fosse para frente.
O C-130XJ é algo entre 15 a 20% mais barato que a versão adquirida pela a USAF
É aí que mora o perigo.
Se não me engano a Força Aérea Portuguesa já teria demonstrado interesse no modelo.
Mas grande parte do 390 será desenvolvida pelas OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico) em Alverca, Portugal...
http://economico.sapo.pt/notic...ao-kc390_194290.html