Skip to main content

Mais uma novidade da gloriosa ECT, que parece firmemente empenhada em dificultar compras no exterior.

Fiz uma compra em loja no Reino Unido de dois pequenos itens 1/700, que foram enviados por carta e sem código de rastreio.  Passado um mês e meio, sou informado pela loja que a encomenda foi devolvida com código de justificativa "S10". Fui pesquisar e descobri que o mesmo significa que a encomenda foi devolvida por não possuir código de rastreio.

Vejam só o absurdo. Já recebi várias encomendas sem o código de rastreamento, inclusive dessa mesma loja. Duas coisas aconteciam. Quando não cobravam a famigerada taxa de 15 mangos, a encomenda era entregue aqui em casa sem qualquer problema. Quando cobravam a taxa, eu recebia um aviso indicando um código de rastreamento designado pela ECT e a solicitação de pagamento. Pagava e recebia tempos depois a encomenda.

Estive pesquisando na web e essa praga parece que veio para ficar ou seja, a ECT acaba de eliminar o uso encomendas sem código de rastreio. ECT 7 x 1 contribuinte.

[  ]s

Last edited by paulors
Original Post

Replies sorted oldest to newest

E vem a pergunta. Se a encomenda está corretamente endereçada, pq a ausência de um código de rastreamento impediria a entrega? Se existe alguma taxa a ser paga, que a mesma seja cobrada, mas isso não justifica a devolução. É obrigação, dever da ECT, fazer a entrega. Ela é paga para isso. Ao devolver uma encomenda sem justificativa plausível, ela está causando prejuízo ao comprador, que pagou o frete para ela ser entregue e, graças a ECT, esse valor foi para o espaço.

[   ]s

Colegas,já faz muitos anos os Correios compraram uma maquina alemã se não me engano para modernizar seus serviços  era a  introdução do CEP,o que não avisaram as pessoas é que deveria ter uma padronização de cartas e encomendas para que a máquina fizesse seu serviço a contento,nunca funcionou direito. Tenho a impressão que os R da tal taxa já estão caindo em desuso. Atualmente so compro do exterior no Aliexpress,se não vier codigo o problema é deles.  Meu irmão comprou umas escovinhas de aço tipo para Dremel e enviaram sem rastreio,problema deles caso não entregarem,o dinheiro é devolvido e há outros que vendem a mesma coisa. Para quem não sabe a ECT só recebe para fazer entregas de encomendas L C ou E as sem rastreio é no amor.agora no Aliexpress há um novo acordo NL BR estas são remuneradas.

Bons tempos aqueles em que bastava um endereço correto para uma encomenda ser entregue.

Efetuar ou não uma entrega em função de existir ou não um código de rastreamento ou do seu tipo não faz o menor sentido. É coisa de gente ou empresa preguiçosa.

[  ]s

@paulors posted:

Efetuar ou não uma entrega em função de existir ou não um código de rastreamento ou do seu tipo não faz o menor sentido. É coisa de gente ou empresa preguiçosa.

[  ]s

Faz sim, Paulo. Na visão, ou ética distorcida, dos Correios, é claro. Com o código, eles colocam no site que encomenda foi entregue, mesmo quando não foi. Ela pode estar ainda em algum depósito deles ou pior, perdida. Aí Você fica como um louco aguardando a entrega, que não acontece. Tenta então entrar com uma reclamação nos Correios, para dizer que a encomenda não foi entregue. Só que eles não aceitam, dizendo que foi sim. E não tem com quem Você falar para reclamar lá. Se o site diz que a entrega foi feita, caso encerrado. Simples assim. Ou seja, a premissa é que Você é um mentiroso, tentando dar um golpe nos Correios. E fica tudo por isso mesmo. Eles dizendo que foi entregue, e Você sem encomenda. Até que, se ela não foi extraviada, alguma boa alma lá dentro resolve pegar o pacote e te entregar, talvez com uns dois meses de atraso. Ou seja, código de rastreio ajuda a esconder o serviço porco que fazem.

A propósito, ninguém me contou este caso. Aconteceu comigo, em pelo menos duas ocasiões recentemente.

Abs, Ivan

Last edited by Ivan P

Tenho tantas histórias pessoais dos péssimos serviços da ECT, FEDEX e DHL, desde que comecei a fazer compras internacionais em 2006,  que, se contasse 1/3 delas, deixaria todos mortos de tédio.

Não faz o menor sentido recusar encomenda sem rastreamento.  Não há nada na Convenção Internacional que imponha a postagem com número, ou autorize recusa, por não haver rastreamento.

Vários países operam as encomendas módicas internacionais sem rastreamento (USA, Canadá, UK, China etc.). Alguns, segundo me informei, nem oferecem rastreamento internacional (Canadá).

Pergunte em uma agência da ECT por encomenda nacional módica sem rastreamento. Empurrarão o PAC com rastreamento, cujo valor, para alguns estados (P.ex. do SC, PR ou RS para PE) é igual ou mais caro do que o small packet vindo da China ou de alguns países continentais europeus.

Como são poucos que processam a ECT e fazem reclamações no PROCON (Ou no Ministério Público), por conta do tempo que se perde e do trabalho que dá sem grandes resultados, eles continuam a deitar e rolar.

Mas, eu mesmo já deixei para lá alguns extravios, porque o valor não valia a pena o desgaste.

E o pior: nem adianta ter esperança em privatização, porque as empresas courier internacionais, quando se estabelecem  no Brasil,  têm a qualidade de serviços semelhante ou igual à ECT.

Terra brasilis, Vera Cruz, Nova Lusitânia etc..

@Ivan P posted:

Faz sim, Paulo. Na visão, ou ética distorcida, dos Correios, é claro. Com o código, eles colocam no site que encomenda foi entregue, mesmo quando não foi. Ela pode estar ainda em algum depósito deles ou pior, perdida. Aí Você fica como um louco aguardando a entrega, que não acontece. Tenta então entrar com uma reclamação nos Correios, para dizer que a encomenda não foi entregue. Só que eles não aceitam, dizendo que foi sim. E não tem com quem Você falar para reclamar lá. Se o site diz que a entrega foi feita, caso encerrado. Simples assim. Ou seja, a premissa é que Você é um mentiroso, tentando dar um golpe nos Correios. E fica tudo por isso mesmo. Eles dizendo que foi entregue, e Você sem encomenda. Até que, se ela não foi extraviada, alguma boa alma lá dentro resolve pegar o pacote e te entregar, talvez com uns dois meses de atraso. Ou seja, código de rastreio ajuda a esconder o serviço porco que fazem.

A propósito, ninguém me contou este caso. Aconteceu comigo, em pelo menos duas ocasiões recentemente.

Abs, Ivan

bom, a "eficiencia" dos correios.... que maravilha.... até o final dos anos 1990 eram um excelente exemplo de comprometimento e garantia de entrega....  lembro quando na manhã do dia 22 de DEZEMBRO postava na agência cartões de natal para familiares aqui na capital mesmo, outros para Atibaia e alguns paras Campos do Jordão...  no MESMO DIA A TARDE os cartões destinados para a capital estavam em mãos!!!  na manhã seguinte em Atibaia e no final da tarde lá na Mantiqueira (quase 300km de distancia....).



... mas depois dos anos 2002 a coisa mudou muito...  comprei um kit aqui no MP e chegando em casa a noite verifiquei o rastreio e....  ENTREGUE!!! porém aqui nada chegou! esperei até o dia seguinte afinal, podiam ter atualizado errado e, para minha grande sorte um cidadão chegou aqui na manhã seguinte me entregando o meu pacote, relatando que no começo da noite os correios chegaram, tocaram a campainha e entregaram o pacote saindo rapidamente...



o nome da rua era muito parecido, mudando o final (aqui era morais onde entregaram era freitas) distante uns dois KM daqui!!!



é bem com o colega citou, não fosse o cidadão honesto, ficaria com o meu pacote e eu reclamaria em vão afinal, o pacote foi ENTREGUE!!!!



outro problema durante a copa do mundo foi um autorama que comprei aqui e foi postado a miseros 10km daqui de casa, entrega por SEDEX.....  conseguiram levar UM MÊS para me entregar apesar das repetidas queixas que fiz afinal, era para ter chegado no começo das minhas férias mas, chegou ao final, um mês depois de postado.



isso fora um pacote que veio do japão, sem rastreio (ingenuidade minha) e que  já fazem só uns ONZE ANOS que está perdido em algum limbo por ai.....





... enquanto isso, JadLog, Loggy e outras empresas do tipo conseguem a façanha de "ferrarem" com a minha vida afinal, a loja me diz que a entrega leva uma semana mas... DOIS DIAS DEPOIS o bendito pacote chega em casa e os caras me enchem o saco ligando, mandando mensagem, querendo me dar o pacote naquele momento



e isso com tarifas muitas vezes mais barato que um PAC

Olha nos ultimos cinco anos não posso me queixar,já deveria ter parado de comprar kits mas sou viciado,vou fazer terapia eu juro. Não esquento mais, eu preferia sair da minha casa e ir a uma loja fisica e comprar  lá,este tempo terminou,então é levar o barco,enquanto estou tranquilo colando plastico na minha casa tem gente nos quatro cantos do mundo morrendo em guerras,fome desastres,violência e eu vou reclamar de entrega,não mais;

Bom dia!

Eu já tive a experiência de morar em dois outros países, além do Brasil. Um, de primeiro mundo e o outro, nem tanto. Mas, em ambos, os serviços de correio oferecidos são quase perfeitos. A importância que lhes é dada, nesses países, e o grau de eficiência dos serviços é muito alta. O usuário desses serviços é  considerado como um CLIENTE, de verdade! A consideração que a população desses países tem para com esses serviço coloca, por exemplo, o carteiro como uma das profissões mais respeitadas - melhor até do que outros segmentos mais decantados e glamorosos. Num deles, só para citar um exemplo, o carteiro precedia ao general de exército!

Aqui no Brasil, esse serviço mais parece um favor que nos fazem - não um negócio que precisa e deve se manter em alto nível para continuar a atender bem e crescer. Essas atitudes arbitrárias e contrárias a todo o bom senso são provas disso. Já passou muito da hora de se encontrar uma solução para este calvário que essa coisa se transformou. Acho que uma mudança bastante radical deve ser empreendida até mesmo para tentar, ou ajudar, a melhorar a má-fama que o Brasil têm e sustenta em suas relações com outros países.

Fazer modelismo no "ôco" do mundo não é nada fácil...

Fiquem bem! Abraços.

Aqui na minha cidade a agência do correio já foi uma das piores, com funcionários grossos, mal educados e que costumavam dar carteirada por qualquer questionamento que o cliente fizesse. No entanto, de alguns anos para cá, com mudança de gerência e de funcionários, junto com mudanças na administração regional, passou a ser atualmente o melhor da região e até melhor que o de outras cidades vizinhas no estado de SP.

O serviço aqui na agência da cidade atualmente é rápido e eficiente (mesmo em uma cidade que vive do comércio e com grande movimento de postagem de mercadorias pelo correio) mas saindo daqui a coisa piora muito, principalmente em alguns centros de distribuição no estado de MG.

Muita coisa melhorou mas acho que ainda precisa melhorar muito para poder afirmar que a empresa Correios funciona como deveria.

Last edited by Scout Sniper

Aqui em Varginha, desde que me mudei para cá em 2006, nada a reclamar dos correios. Conforme o colega relatou acima, aqui reina a eficiência, cordialidade, presteza e seguridade nas relações consumidor x correios. Para não falar que nunca tive problema nesse meio tempo, por duas vezes minha encomenda foi parar, por engano, em Poços de Caldas-MG, sendo entregue ainda dentro do prazo no dia seguinte. Envio e recebo encomendas, há mais de uma década, sem tecer qualquer tipo de reclamação ao correios locais. Vai entender...

Pessoal,

apesar de alguns segmentos dessa fatídica organização que é o nosso correio funcionarem de maneira mais adequada em alguns lugares, conforme relatos acima, eu volto a colocar que é necessário um trabalho profundo de revitalização e eficiência nesse serviço. A cidade onde moro tem cerca de 400 mil habitantes mas a estrutura do correio aqui continua a mesma do que quando havia apenas 100 mil.

Tenho dois exemplos de encomendas que recebi recentemente e que dão uma ideia aproximada do que é isso aí. Fiz duas compras de kits na China, em lojas diferentes. A primeira foi despachada em 23/04 da origem. Chegou ao Brasil em 02/05 e a 06/05 foi liberado pela alfândega. Em 07/05 chegava na minha cidade, ou seja, 13 dias! Depois disso, houve um trajeto entre duas agências da cidade que demorou 14 dias para ser feito e depois ser finalmente entregue!

A segunda encomenda foi enviada alguns dias depois e chegou na cidade quase ao mesmo tempo da primeira. Porém ela só foi entregue dois dias após a primeira. Se fossem organizados, teriam feito uma única viagem de entrega. Mas, não é o que acontece aqui. Falta um sistema para organizar todas essas atividades e evitar estes atrasos e redundâncias em atividades similares.

Ou seja, a China fica muito mais próxima do Brasil do que é a distância entre estas duas agências (da mesma organização), aqui na minha cidade. Preciso rever os meus mapas...

Isso não pode dar lucro mesmo! Muito menos deixar cliente algum satisfeito.

Fiquem bem!

Abraços

Last edited by gemerim

como já escrevi eu não esquento a minha cabeça e nem fico me estressando quantos e quantos dias chega algo.Moro em Porto Alegre,aqui ao menos na minha região houve uma mudança,apesar de não ter o que reclamar nos ultimos quatro anos.Quando começei a comprar do exterior faz uns 7 anos a coisa era diferente,muita taxação e demora e burocracia nos Correios.Hoje quem me entrega  as encomendas é um terceirizado e isto agiliza, ele ganha por entrega então não faz corpo mole,mais entregas mais dinheiro.Hoje o grosso do serviço dos correios  são as encomendas e para isso eles tem concorrência principalmente interna,compras  no exterior caracterizadas como postais ainda é monopolio, DHL, UPS e uma outra que esqueci o nome,onde é filé elas faturam onde não dá lucro despacham pelos correios e o custo é altissimo.Quanto ao aumento da população e diminuição do efetivo não há nada demais,pois dentro do pais há concorrência na entrega de mercadorias. Os pacotes são entregues  e separados pelos containers que são despachados par as agências,ou seja dependendo da demanda pode haver  dois pacotes para o mesmo endereço em containers diferentes se não tiver muito serviço ambos são despachados juntos ,ou vice e versa. Hoje recebi duas encomendas da China foram enviadas do centro de distribuição ontem para a agência recebi hoje perto do meio dia,para mim extremamente eficiente,não posso reclamar; E a coisa mais incrivel é que agora os correios estão dando lucro,alias sempre deram só que.....

O problema do brasil é que instrução e, em visão mais ampla, educação, nunca foi política de estado.

Então, tudo aquilo em que o governo coloca suas garras, nunca vai dar certo, pois, fora outros fatores, o entendimento do "gestor" nomeado do dia, semana, mês ou ano, é que treinamento é desnecessário, pois ele está ali é para "aparelhar" a estatal e não prestar um serviço melhor para nós. Desde que ele ajude o caixa do partido e os seus bolsos, está tudo ótimo.

Pessoalmente, tenho recebido tudo o que compro no exterior, Europa e Asia, todos com código de rastreio. Mas, da Europa até aqui, já tive kit levando, desde a compra, 5 dias até Curitiba e mais 14 dias até o Vale dos Sinos...

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×