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Essas marcas só existem em torres que foram fundidas em ferro, a rugosidade reflete a textura da areia utilizada para fazer o molde, chamada de "terra verde", mas na verdade é preta. Perceba também que existe uma linha, parecida com uma emenda, perto da base da torre, no local de maior diâmetro da torre, é o local de junção das duas metades do molde em areia, na foto, esta bem definida abaixo do numero 22.

A rugosidade não é uniforme, varia aleatóriamente com a distribuição da areia, que tem varias granulações, em tanques russos é muito visível, devido a baixa qualidade da fundição, tanques alemães são lisos, com pouca rugosidade e totalmente uniformes, devido a alta qualidade da fundição.

 

Para reproduzir:

 

Passe Jet Classico, numa parte de superfície e bata com um pincel de cerdas bem duras, ou uma escova de dentes velha, deixe o jet agir um tempinho, depois bata mesmo, vai ficar bem visivel. Uma fixinha depois para acabamento.

 

Espalhe putty e vá batendo, quanto mais grossa a camada, mais rugoso fica. Ideal para tanques russos.

 

As torres sempre apresentam uma rugosidade maior que o resto do corpo do tanque.

 

 

Last edited by Laurival Jr
Interessante..e curioso..
Lourival, me desculpe a inguinorância...mas não entendi essa de molde de areia???
Como é usado isso???
 
 
Originally Posted by Laurival Jr:

 a rugosidade reflete a textura da areia utilizada para fazer o molde, chamada de "terra verde", mas na verdade é preta. 

 

 

 

Facinho né?

 

 Perceba que a futura peça em ferro, é formada pelas cavidades que ficam moldadas na areia.

 No caso de peças grandes como a torre de um tanque, não existe aquelas molduras de alumino que são as "caixas", no caso das torres e dos sinos de igreja, o molde é feito no piso da fabrica, manualmente.

 Uma curiosidade, tanto nas torres quanto nos sinos (Estes fundidos em bronze) a parte interna do modelo era formada por areia, palha e bosta de vaca, para dar liga nisso tudo! Era um grande segredo a técnica de fundir sinos, tudo empírico e guardado a 7 chaves. Na minha infância, lá na metade do seculo passado, fui com meu pai ver um Espanhol (Sim com letra maiúscula) que fundia sinos na Moóca em SP, nunca vou esquecer a cara dele quando o Espanhol me trouxe pela orelha, berrando que eu estava espionando o pessoal! Isso foi em 1975, nunca mais voltei lá, uma pena.

 

 

Last edited by Laurival Jr

Quando eu me preocupava com estas coisas (agora monto como vem na caixa mesmo) eu usava a tecnica citada do JET, só que utilizava solvente (thinner), não tem segredo. Aplique com pincel sobre a superficie (o hinner que vai amolecer o plastico) e e vai batendo com uma escova de dentes.

Apenas aplique o thinner com o pincel, não precisa encharcar a peça, pois desse modo vai derreter tudo, rsrsrsrsrs. Vai aplicando e batendo com a escova por partes, não precisa ser na torreta inteira de uma unica vez.

Originally Posted by fabinhoAN:

Quando eu me preocupava com estas coisas (agora monto como vem na caixa mesmo) eu usava a tecnica citada do JET, só que utilizava solvente (thinner), não tem segredo. Aplique com pincel sobre a superficie (o hinner que vai amolecer o plastico) e e vai batendo com uma escova de dentes.

Apenas aplique o thinner com o pincel, não precisa encharcar a peça, pois desse modo vai derreter tudo, rsrsrsrsrs. Vai aplicando e batendo com a escova por partes, não precisa ser na torreta inteira de uma unica vez.

fiz o meu T-69 assim.com jet..nao sei se da para ver mas ao vivo ficou melhor...

Depois realcei com um dry-brush..

 

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