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AlguÉm sabe por que realmente encerraram o projeto do EMBRAER/FMA CBA-123 VECTOR, sei que fizeram dois protÓtipos, um estÁ no musal, de resto sÓ o que todo munda sabe e estÁ na wikipedia (ver wiki). É um belo projeto noticiado no mundo todo, dotado do que havia de mais moderno na Época e que foi essencial para desenvolvimento do bem sucedido jato EMBRAER ERJ-145.

 

 

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  Até onde sei, de matérias em revistas que li ao longo dos anos, a parte argentina (FMA) não teve condições financeiras de tocar a parte dela no projeto e a Embraer não conseguiria arcar com tudo sozinha. Na época a Embraer despontava neste mercado e creio que não ter aparecido parceiros importantes para "tocar o barco" fazia parte dos planos de não deixa-la crescer... atrasou um pouco mas ela cresceu! rsrsrs

 

  Um abraço.

  Claudio Moura

Originally Posted by Claudio Moura:

  Até onde sei, de matérias em revistas que li ao longo dos anos, a parte argentina (FMA) não teve condições financeiras de tocar a parte dela no projeto e a Embraer não conseguiria arcar com tudo sozinha. Na época a Embraer despontava neste mercado e creio que não ter aparecido parceiros importantes para "tocar o barco" fazia parte dos planos de não deixa-la crescer... atrasou um pouco mas ela cresceu! rsrsrs

 

  Um abraço.

  Claudio Moura

Até que cresceu né, apesar das intromissões e politicagem do governo, agora é rezar para não meterem a mão e azedar tudo...

Pelo que entendi então quem perdeu mesmo então foi a Argentina, que podia estar ainda em uma bela pareceria.

este ai esta com cara de ser o indiano mesmo...veja o trem de pouso principal com apenas um pneu,enquanto o da embraer tinha dois...Ate o numero de janelas e diferente...

 

abracos

Last edited by Los

A história que ouvi lá dentro da EMBRAER é que eles cometeram um erro na análise de mercado. O avião ficou muito caro para o segmento a que se destinava e nenhum comprador se interessou por ele. Gastaram milhões no desenvolvimento de uma aeronave que não teve compradores. Tiveram de cobrir a parte dos argentinos também, o que contribuiu para encarecer.

Me disseram que se tivesse acontecido depois da privatização, a EMBRAER teria quebrado.

Pelo menos foi o que ouvi do pessoal que trabalhava lá.

Pelo menos aprenderam a lição e acertaram a mão com o ERJ-145 e acho que hoje em dia essas análises do segmento e posicionamento do produto é um dos pontos mais fortes deles.

 

Abraços,

Glehn

Na época Embraer não estava em uma boa fase, estava a beira da falência, e a aeronave não teve o desempenho de velocidade e peso total o que deixo em uma categoria inferior e concorreria com outras aeronaves mais baratas, nao descartando os problemas ja mencionados acima com o ermano parceiro.

 

Aos que forem ao Open de Sao Jose dos Campos poderao ver, tocar, fotografar o Segundo prototipo que esta nas dependencias do MAB onde sera o evento... e semana que vem dias 18 e 19.

NAO PERCAM

 

PS - Curiosidade, esse prototipo esta com os estabilizadores verticais assimetricos, ou seja, teoricamente ele voaria aparafusando o ar...em rosca...rsrsrsrs

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