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Pessoal, estou numa fase "naval" focada em 'flat tops'!!!

 

Já foi um LST Shimokita e um DDH Izumo, fora um LCS3 Fort Worth.....

 

enfim.

 

A tentação bateu forte em mandar mais um e, entre o LHD USS Bataan da Hobby Boss e o Enterprise Tamiya, decidi voltar à WWII.... (pena ter tido de vender o CVE Bogue!!!!!!).

 

Bom, o manual Tamiya é bem falho ao não trazer os códigos das cores, limitando-se a informar ser a estrutura em Light Grey e o convôo em Deck Colour.

 

Bom, então conclui que as cores Tamiya adequadas (pelo nome) seriam:

Convôo em DECK TAN (XF55)

Casco e estruturas em LIGHT GREY (XF66)

 

Bom, seria isso mesmo?

 

Alguma dica especial quanto a esse kit? Naval não é minha área (estou me aventurando com alguns bons resultados) então, toda dica é bem vinda.

 

Quanto as aeronaves, depois vou pesquisar o grupo aéreo, se realmente operaram juntos Hellcats e Corsair (Caças) sendo que é provavel que em 1944 houvessem esquadrões de Helldivers (Bombardeiro de mergulho) com Avengers (Torpedeiros).

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Meu caro Anderson,

Vai depender da época em que vc pretende retratar o CV-6.

Veja aqui as cores por período.

http://www.shipcamouflage.com/usn_cv.htm

Basicamente vai ser uma escolha entre as Measure 11 (todo azul com Sea Blue 5-S e Deck Blue 20-B), Measure 21 (todo azul com Navy Blue 5-N + Deck Blue 20-B) e a carnavalesca Measure 33 4ab. O site acima traz o mapa dessa última. O esquema que vc menciona foi usado antes da guerra ou bem no início dela.

Já o grupo aéreo vc pode determinar aqui:

http://www.wings-aviation.ch/2...6-USS-Enterprise.htm

Sugiro uma passeada pelo fórum da Model Warships, no tópico de discussões sobre esse navio:

http://www.shipmodels.info/mws....php?f=46&t=4759

Esse kit aparenta ser 1/720, segundo os papas da Model Warships que conferiram as medidas (eu nunca fiz isso). Dizem tb que a ilha é meio magra. Fora isso, é um Tamiya, com todas as boas características da marca.

A WEM tem um bom PE para ele:

https://www.whiteensignmodels....5/5485/#.WQ4w4Ny1vcs

A Tom Modelworks tb:

http://www.tomsmodelworks.com/....php?products_id=520

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Last edited by paulors

bacana Paulo, vou dar uma boa olhada. No manual consta dados do armamento em 1944 e as camuflagens das aeronaves é a de 1942 em três tons indicada no manual.

 

De fato estranhei o convôo em madeira (embora seja bem interessante o resultado).

 

O grupo aéreo contem aeronaves que embarcaram após o final de 1942, então, deverá ser algo após essa data. Ai é ver a camuflagem adequada.

 

Aqui no MP já vi vendendo um set em PE completo para ele mas... não comprei. E do jeito que o dollar anda.... vai direto da caixa mesmo.

 

de fato a caixa parece indicar a measure 11 mas com convôo em madeira......

 

o jeito será mesmo ir entre a MS11 ou MS21

 

e depois, conseguir descobrir as referências para a Tamiya.

Oi, Anderson.

Não vou me alongar muito, pois as dicas e sugestões do Paulo são a mais corretas. Apenas vou dar minha opinião pessoal já que vc não tem muita experiência com naval.

Primeiro, o kit da Tamiya além de ser um molde bem antigo (anos 1970/80) tem esse problema da escala, mais próxima de 1/720. Isso está bem explicado na página dedicada ao Enterprise no Modelwarships. O navio real sofreu modificações de meia vida, na verdade uma tremenda reforma entre abril e julho de 1943 com extensão do convés de vôo (cerca de 6 metros), acréscimo de bolsões laterais (bilges) que o deixaram com a linha d'água mais "gorda" (para dar mais equilíbrio devido ao acréscimo de pesado armamento AAAe), e modificações no formato da ilha com mudança e acréscimo de equipamento radar variado e mais moderno do que aquele iniciado a guerra. Resumindo, pegaram os planos originais, de 1936, e fizeram o kit com base neles, além de cometerem vários outros erros (nada incomum com fabricantes). Além das dimensões, dizem que a ilha é mesmo muito "magra".

Resultado de imagem para uss enterprise cv-6

Com tudo isso acima que eu disse, do ponto de vista de um cara chato portador de AMS, e apaixonado pelo navio como eu (tenho ao menos duas biografias sobre ele, estou lendo a de 1962 bem mesmo agora), o kit é uma salada entre o navio lançado em 1936, parte do armamento de 1942 e após as reformas e novo armamento de 1944. Mas a pergunta básica é, representa o Enterprise? Sim. Deixe de lado questões de detalhamento, a não ser por radares e os canhões de 20 mm em fotogravado. Isso vai dar outra vida ao kit. Os "canhões" Bofors de 40mm nem pense em mexer neles. Estão totalmente fora de escala - na verdade, para aproveitar o molde, são os "Chicago's Piano" de 28mm usados no início da guerra. Para partilhar o mesmo casco básico e convôo com o kit do USS Hornet, esse foi o compromisso assumido pela Tamiya. Como sei disso? Dolorosa experiência tentando usar os sets de detalhamento injetado da Skywave (era o que havia de melhor há 20 anos). As cirurgias necessárias são pesadas e podem destruir o kit para tanto.

Grupo aéreo. O que vem no kit é da segunda metade de 1944. Até a Batalha das Marianas (19/20 de junho) os aviões a bordo eram Hellcats, Corsair (veja abaixo), Avengers e Dauntless (o Enterprise e o Lexington II foram os últimos a trocar seus esquadrões de SBD pelos novos e problemáticos SB2C Helldiver). O Enterprise embarcou a primeira esquadrilha de caças-noturnos da US Navy, VF(N)-101, na forma da variante F4U-2 (apenas 4 aparelhos, um destacamento) entre fevereiro e julho de 1944. Após esse período, e até ser definitivamente retirado de combate em 14/05/1945, foram usados F6F-3/5, SB2C-4 e TBF/M-1C do CVG-20 (de outubro/44 a janeiro/45), e F6F-5/5N e TBM-1C/D do CVG(N)-90 (o "N" é de noturno), de janeiro a maio/45 .

Cores. Até pouco antes da 2.ª Guerra, os conveses de voo dos porta-aviões eram em madeira natural (daí o "amarelo" das instruções), com o casco todo em MS 1 (basicamente, um cinza claro usado pela US Navy em tempos de paz). Pouco antes de eclodir o conflito, começaram a usar os conveses camuflados de azul e o casco também (Sea Blue 5-N, no caso do Enterprise). O vistoso padrão disruptivo Measure 33/4ab foi usado somente entre julho e outubro de 1944.

Resultado de imagem para uss enterprise cv-6

Resultado de imagem para uss enterprise cv-6

1943/1944, note o esquema dos aviões em tricolor (Sea Blue, Intermediate Blue e Off White)

F4U-2 do VF(N)-101

Resultado de imagem para uss enterprise cv-6 cvg-20

VF-20 do CVG-20, outubro de 1944.

TBM-3 do VT(N)-90

Há muita informação e excelentes fotos nesse site dedicado: http://www.cv6.org/

Outro: http://navy.memorieshop.com/Enterprise/index.html

https://johnkellynightfighterp...tegory/introduction/ (caças-noturnos).

A página de discussões da Modelwaships também é muito boa.

Já escrevi demais.

Boa montagem!

Já vi uns caras na Model Warships "engordando" a ilha. Não é algo difícil, mas requer muita paciência.

No site da Shapeways estão oferecendo ilhas perfeitas para o CV-6 impressas em 3D. O precinho, entretanto....

https://www.shapeways.com/prod...ya?optionId=59576760

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Paulo,

Faz tempo que não acesso a Model Warships. Essa eu quero ver.

Quanto às ilhas da Shapeways, muito caras. Mal-e-mal comparando, é no mínimo metade do preço de um kit 1/700 novos. Muito para um pedaço de resina que tem no máximo 4 cm de comprimento por 6/8 mm de largura...

Last edited by Lucianocf

Isso sem falar no frete. Fiz uma consulta e os caras só despachavam UPS, DHL e Fedex, com valor maior do que a peça. Pior - taxação certa. Pior ainda - cobravam outra taxa para liberar o material na RF. Risquei da minha lista. Depois reclamam que os chineses estão abocanhando tudo.

Bem, aí para compensar o frete teria que comprar muitos itens, não? Ao invés de uma única peça, aproveitar e pedir para vários kits distintos.

Agora, além do imposto, outra taxa para liberar da RF? Nessa eu boiei.

 

É isso mesmo. Foi o que a UPS informou. Eles entregam na sua casa, mas cobram pela liberação e retirada do produto da RF, além do imposto de importação. É uma taxa deles mesmo, UPS, sem relação com a nossa RF.

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Last edited by paulors

excelentes informações LucianoCF e Paulo.

 

Já comecei a montagem, estou com ele já aguardando a pintura e eis o dilema!

 

De fato é um kit antigo, veio uma rebarba consideravel para um Tamiya mas... vale pela diversão.

 

Cheguei a pensar em algum set de PEs mas... vai direto da caixa.

 

De fato vou reler com atenção as informações do LucianoCF e, creio que para mim o bacana seja o padrão em Sea Blue (embora gostei do contraste que haveria com o cinza claro e a madeira do convés....).

 

As camuflagens mais vistosas da guerra são bacanas mas... por hora quero diversão então.... quem sabe talvez me aventure, ainda não sei.

 

Quanto ao grupo aéreo, o jeito será, provavelmente, eliminar os Helldivers (eu estava inclinado a eliminar os Corsair mas, com a informação acima eles ficam).

 

quanto a "salada" de armas e outros detalhes, por hora vou relevar, limitando-me a montar o melhor que pude e caprichar na pintura, pois certamente é um modelo bem vistoso.

 

No final de semana devo fazer algumas fotos.

 

 o problema é que estou numa fase "naval"... do inicio do ano já é o QUARTO NAVAL (Terceiro 'flat top') e além de um LHD na caixa, acabei de mandar vir da Lucky outros três navios (um CVN, um LHA e o New Jersey modernizado!!!!!)

Last edited by Anderson Salafia

Esse aí de cima faz ele em meados de 1942, pela época da Batalha de Midway, com adição de muitos canhões AAAe de 20mm. Salvo engano, nessa data ele tinha cerca de 32 peças.

Após a reforma de 1943 que citei acima, o número subiu para 50, e os Bofors de 40mm, instalados pouco antes da Batalha das Ilhas de Santa Cruz (26.10.1942), num total de quatro peças quádruplas (16 canhões), subiram para 40 (6x4, 2x8).

E a suíte de radar foi bem alterada na reforma.

Bom, modelo montado, hora de quebrar a cabeça com a camuflagem...

 

definitivamente vou com a Measure 21 mesmo,  usada tanto em 1942/43 quanto ao final da guerra em 1945.

 

Pesquisei alguma referência com as Tamiyas e me deparei com as referências abaixo:

5-N Navy Blue       898(48) Dark sea Blue      87 Dark Sea Blue        XF17 Sea Blue
5-H Haze Grey      989(154) Sky Grey           (50 Light Grey)           XF66 Light Grey
20-B Deck Blue     867(164) Dark Blue Grey   54 Dark Grey Blue      XF54 Dark Sea Grey or XF63 German Grey

 

 

bem, no caso, o convés será em XF63 (20-B Deck Blue) que é bem mais escuro que o XF54 como possibilidade. O siteShipcamouflage coloca algum tipo de observação ano caso de convés em madeira dos NAes mas não diz como seria pintado..... por algumas imagens e esquemas de pintura de outros modelos, vi que é escuro porém, mais claro que as estruturas verticais então, o XF63 viria bem a calhar.

já as estruturas verticais em XF17 (Navy Blue 5-N).

 

Antes de fazer "caca", seria interessante perguntar:

Esse XF17 seria o mesmo azul escuro dos caças da USN ao final da guerra?

 

bem, assim sendo, concluo que o navio ficava com um aspecto bem escuro (XF63 no convés e XF17 nas estruturas verticais).

 

Bom, é isso ai, agora é partir para a pintura do navio.

 

 

bem, já o grupo aéreo, creio que poderá operar todas as aeronaves de que dispõe o kit, pintadas por completo em Sea Blue XF17

 

como o colega citou acima, o kit não possui o casco caracteristico para representar o navio ao final da guerra mas... enfim, vai assim mesmo.

 

 

 

Anderson,

O XF-17 da Tamiya cai bem, só que a tinta aplicada nos aviões tinha um pouco de brilho. Esse esquema todo azul entrou em vigor a partir de meados de 1944, mas o anterior, em três cores, continuou tb sendo usado.

Sobre o convés de vôo, talvez a XF-63 seja um pouco escura. O convés era mais claro. Veja esse exemplo do CV-6 no site da Tom Modelworks.

http://www.tomsmodelworks.com/....php?products_id=537

Que tal uma experiência com as XF-18 Medium Blue ou XF-50 Field Blue?

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Last edited by paulors
paulors posted:

Anderson,

O XF-17 da Tamiya cai bem, só que a tinta aplicada nos aviões tinha um pouco de brilho. Esse esquema todo azul entrou em vigor a partir de meados de 1944, mas o anterior, em três cores, continuou tb sendo usado.

Sobre o convés de vôo, talvez a XF-63 seja um pouco escura. O convés era mais claro. Veja esse exemplo do CV-6 no site da Tom Modelworks.

Que tal uma experiência com as XF-18 Medium Blue ou XF-50 Field Blue?

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Certo, então a XF17 nas estruturas verticais está fechado.

Para os aviões vou ver se ainda tenho da Aerotech o azul brilhante para caças da USN, como é brilhante dará a devida diferença.

 

Quanto ao convés, não disponho das XF18 ou XF50 aqui, mas certamente vou colocar elas na lista para aquisições futuras.

 

Mas olhando um catalogo da Tamiya e considerando algumas fotos que vi, a XF50 deve ser perfeita para o convés. Vou ver se tenho algo de tonalidade similar. A XF 24 me parece próxima da XF50 porém, mais para o cinza (ligeiramente mais clara que a XF50). Essa XF 24 é indicada para convéses de NAes modernos. Usei ela no Izumo.

 

Bom, como o tempo anda ruim hoje, dificilmente conseguirei pintá-lo então, vou ver o que há numa loja aqui de SP que tem Tamiya. Com sorte, consigo as duas tintas (XF50 e XF18) deixando em reserva aqui.

 

Obrigado pela ajuda Paulo

Last edited by Anderson Salafia

Meu caro Luciano,

Eu ainda estou aprendendo nesse negócio de tintas. Sempre que possível uso as Tamiya e vivo pesquisando na web formas de reproduzir cores usadas em navios utilizando essas tintas. As opções da Tamiya são limitadas, mas sempre acabo pescando alguma dica, incluindo misturas. No meu caso particular a combinação de primer Tamiya + tinta acrílica Tamiya + solvente Tamiya tem funcionado 100%. Fáceis de usar e de limpar.

Recentemente comecei a testar as tintas AK:

http://ak-interactive.com/v2/p...us-navy-camouflages/

http://ak-interactive.com/v2/p...vy-camouflage-vol-2/

http://ak-interactive.com/v2/p...arships-acrylic-set/

Vamos ver o que consigo com elas.

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paulors posted:

Meu caro Luciano,

Eu ainda estou aprendendo nesse negócio de tintas. Sempre que possível uso as Tamiya e vivo pesquisando na web formas de reproduzir cores usadas em navios utilizando essas tintas. As opções da Tamiya são limitadas, mas sempre acabo pescando alguma dica, incluindo misturas. No meu caso particular a combinação de primer Tamiya + tinta acrílica Tamiya + solvente Tamiya tem funcionado 100%. Fáceis de usar e de limpar.

Recentemente comecei a testar as tintas AK:

http://ak-interactive.com/v2/p...us-navy-camouflages/

http://ak-interactive.com/v2/p...vy-camouflage-vol-2/

http://ak-interactive.com/v2/p...arships-acrylic-set/

Vamos ver o que consigo com elas.

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esses sets são incriveis.... já uso alguns washes deles para militaria, certamente ter essas tintas ajudaria... pena que aqui ninguém vende e, do exterior, só pedindo por 'surface'.... ai é uma eternidade.... quem sabe me aventure em breve (havendo na Lucky).

 

por hora as amostras de cores da caixa desses sets, mostrada nas fotos dos links que você indicou já ajudarão a fechar a questão da camuflagem do Enterprise. Fechei com o XF54 para o Deck Blue 20B e o XF17 (embora julgue mais escuro) para o Sea Blue 5-N

 

de fato Paulo, a cada modelo aprendemos mais sobre tintas e cores afinal, são tantos detalhes.

Bom, hoje comecei a pintura.

Conforme dito acima, o convôo em XF54 (embora achei muito claro) e o casco em XF17

 

 

as aeronaves em Gloss Sea Blue (Aerotech).

 

Bem, um problema que nunca tive ocorreu. Pintei o convés com o XF54 e mascarei com masking tape. Já havia aplicado primer aerotech branco e feito um pré sombreado em preto. Apliquei o XF18 e, ao retirar a fita a tinta saiu toda!!!!! Nem o primer ficou, descolou tudo!!!!  Por fim, na impossibilidade de mascarar o convés (e descascar a tinta azul) ou refazer do zero (sem saco para isso!) pintei no pincel mesmo o convés.

paulors posted:

Coisa estranha. Será que foi alguma reação do primer com a tinta?

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não creio, pois usei o que sempre costumo usar. Provavelmente deve ser algum residuo de desmoldante... enfim. Vou aplicar verniz (quando o tempo esquentar de novo....)  e finalizar o modelo.

Bom, hoje finalmente conclui o modelo. basicamente apliquei o verniz sobre os decais aplicados nos caças.

 

Inicialmente pintei em Gloss Sea Blue mas, depois, vendo que os decais seriam importantes, e estes não se destinavam a um caça em gloss sea blue, acabei por descascar todos os 16 modelos (banho com sabão em pó e detergente e estilete para raspar!).

 

Apliquei a camuflagem em três tons, foi até que fácil, depois detalhei o cockpit com aluminio e com caneta fina, fiz os frames do canopie.

 

Depois postarei mais fotos na galeria geral.

 

Agradeço a ajuda de todos. No final, sei que o modelo final pode ter ficado meio fora da realidade mas, enfim, valeu pela diversão e desafio em acertar a pintura dele.

 

O seis foi pintado a partir de uma mascara com masking tape, usando como base um decal para outro NAe americanos da WWII (Um classe essex da Dragon)

 

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