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A Corfix tem um produto chamado Pátina Reagente. Existem para vários tipos de efeitos, uso para fazer ferrugem em blindados e, agora, comprei um para fazer envelhecimento, ainda não o usei, mas se o resultado for igual ao da ferrugem, com certeza ficarei satisfeito. 

Em BH você os encontra em casas de produtos para artesanato, provavelmente tb deve existir naquelas papelarias que esses materiais.

Já utilizei esta Pátina Reagente, gostei do resultado, mas como estou testando diversos produtos não retornei a utiliza-la. Abaixo esta uma imagem do Bruto que utilizei a Pátina na descarga.

Simples e fácil de usar e com bons resultados. Comprei aqui em uma papelaria.

Abs.

vonpaulus posted:

O efeito de ferrugem sobre o plástico parece muito bom mesmo.

Grato pelo exemplo.

Companheiro, não é efeito não, é ferrugem mesmo.

Funciona assim, você passa uma pasta, que provável contem elementos metálicos, e depois aplica o liquido azulado, quando eu era adolescente já havia feito coisas dessas, o liquido reage com a pasta e depois de uns três dias fica assim, não há diferença da época que pintei para a atual. Em esteiras metálicas bastará o liquido, a menos que ela seja de alumínio.

Abs.

Dica, dá pra diluir a pasta com aguarrás, para quando for aplicar em esteiras de vinil ou link by link. 

Dilui, passa na esteira, depois aplica o reagente. Depois coloco umas fotos que fiz usando esse produto da Corfix.

Apenas lembrando que como isso é um processo químico, o efeito da ferrugem vai acontecer ao longo de alguns dias. Percebi isso quando usei em um Char 2C, depois de alguns dias fui reparar que havia bem oxidação do que no dia que fotografei. Seria interessante aplicar uma quantidade não muito grande do reagente e esperar para ver o resultado e se não agradar dá para colocar um pouco mais.

No YouTube tem diversos tutoriais sobre reagentes 'burnishing track' de vários fabricantes. O pessoal costuma deixar 10-15 minutos e as esteiras já ficam pretas, daí o pessoal lava com água limpa para encerrar o processo.  

No caso da pátina talvez seja possível lavar o segundo reagente (ácido) para interromper a oxidação.

Não havia pensado nisso, mas no caso da patina reagente da Corfix o que poderia ser utilizado para estancar o processo da corrosão. Se houver algum colega que seja químico ele talvez possa dar uma ideia, de qualquer forma eu agradeço pela dica.

Não sou da área, mas vão meus pitacos:

A corrosão provavelmente usa uma solução ácida (ácido clorídrico?). Daí, talvez água limpa irá diluir e remover o ácido.

Uma solução alcalina com bicarbonato de sódio ou leite de magnésia provavelmente também resolve, embora essa opção pode deixar algum resíduo esbranquiçado que vai precisar ser lavado depois.

A oxidação se dá com os dois produtos em contato com o ar, seguindo as instruções do próprio fabricante interrompe-se o processo com aplicação ode uma camada de verniz, para mim funcionou desta forma mesmo.

Vcs podem me explicar melhor? Como é isso?

A gente pinta as esteiras de IRON e depois vem essa pátina reagente por cima?

Seria com enamel? Ou poder ser acrlica?

Ou tem algum outro produto??

E a pátina propriamente dita tem cores, ou é um produto só???

vonpaulus posted:

Não sou da área, mas vão meus pitacos:

A corrosão provavelmente usa uma solução ácida (ácido clorídrico?). Daí, talvez água limpa irá diluir e remover o ácido.

Uma solução alcalina com bicarbonato de sódio ou leite de magnésia provavelmente também resolve, embora essa opção pode deixar algum resíduo esbranquiçado que vai precisar ser lavado depois.

Não usa ácido, seria inadequado o uso de materiais tão agressivos na confecção de um produto de uso geral em artesanato. Creio ser a base dele o sulfato de cobre. Mas quase todas as soluções químicas que se acrescente agua, ira minimizar ou interromper o processo. No meu caso passei pouco reagente e depois fui pincelando só mais duas vezes, é algo fácil sem segredos, creio.

Trata-se de um produto só. Vc pinta com a tina base e depois aplica, diluída ou não com o aguarrás. 

Sinceramente, eu aplico a seco com pincel velho e a ferrugem fica alaranjada, ou então escureço-a com um wash de marrom. Os dois resultados ficam muito bons. 

RUBENS COSTA posted:
Não usa ácido, seria inadequado o uso de materiais tão agressivos na confecção de um produto de uso geral em artesanato. Creio ser a base dele o sulfato de cobre. 

Sulfato de cobre! Matou a pau!

Resolveu duas dúvidas:

1. achava estranho um produto de artesanato conter algum ácido por causa do risco, mas thinner é perigoso e também é usado...

2. os líquidos são sempre azuis.

Aqui tem um vídeo explicando o processo: https://www.youtube.com/watch?v=WPzErdAYifo 

O sulfato de cobre é um produto agrícola, usado contra doenças de plantas, entre elas a "ferrugem".

Agora é só descobrir a concentração ideal. No Mercado Livre tem sulfato de cobre a 16 pratas o kg.  Dá prá oxidar muita esteira...

Valeu!!!

Last edited by vonpaulus

Mas pelo que entendi o sulfato por si só não vai fazer nada é necessário a aplicação da pasta que deve conter algum tipo de material a base de ferro e que vai reagir ao contato com o sulfato.

Eu já fiz como o Marcelo sugeriu e também diluindo a pasta com Ecosolv e após aguardar a secagem por um dia inteiro (opção minha) eu apliquei o reagente. O resultado foi fantástico, mas como mencionei acima, observei que a reação durou alguns dias e em alguns foi perfeito, outros nem tanto.

Outra coisa que observei foi que aplicando um tom mais escuro de tinta (Tamiya Red Brown) eu consegui um resultado mais escuro na reação do que havia feito antes usando um tom mais claro (Tamiya Dark Earth)

Vejam o exemplo abaixo onde fiz essa combinação:

Usando Red Brown da Tamiya

Usando Dark Earth da Tamiya

Last edited by Cesar Ferreira
Cesar Ferreira posted:

Mas pelo que entendi o sulfato por si só não vai fazer nada é necessário a aplicação da pasta que deve conter algum tipo de material a base de ferro e que vai reagir ao contato com o sulfato.

Correto. Sobre o plástico vai precisar da pasta que tem o ferro. No meu caso, pretendo usar em esteiras de que já são de metal (Master Club, Friul etc.).

Vou experimentar também essa pasta. Olhando as fotos, o acabamento sobre o plástico fica realmente fantástico. Não imaginava que ficasse  tão bom.

Valeu pela dica da cor de fundo.

E depois, fica bem aderido, ou precisa passar um verniz fosco por cima?

vonpaulus posted:

E depois, fica bem aderido, ou precisa passar um verniz fosco por cima?

Essa é uma das ultimas coisas que faço no modelo com ele já envernizado, não posso afirmar sobre a aderência, mas no manuseio ela não sai. Uma coisa que reparei e quanto maior a quantidade da pasta, mais crostas se formam no material, então se vc pretende usar em esteiras é bom dosar o uso da pasta, mas se for colocar em silenciosos como na foto que postei vale a pena aplicar a pasta para obter aquele efeito com rugosidade e descascado que ocorre nos silenciosos devido a oxidação e o calor.

Vc mencionou usar em esteiras de metal, acho que vc não vai precisar da pasta para isso, mas é bom testar.

Experimente antes em algum outro material para vc pegar a mão sobre a quantidade de pasta a ser utilizada e sua diluição.

Last edited by Cesar Ferreira
RUBENS COSTA posted:
Creio ser a base dele o sulfato de cobre. 

Interessante, utilizei sulfato de cobre em algumas experiências de eletro-corrosão mas não verifiquei isso porque só trabalhei com latão.

A corfix tem umas pátinas (não reagentes) com ferro na composição que são bem mais em conta do que o kit reagente.

Brumbar posted:

Vcs podem me explicar melhor? Como é isso?

A gente pinta as esteiras de IRON e depois vem essa pátina reagente por cima?

Não necessariamente, eu tenho utilizado tons de marrom, depois de pintada e completamente seca eu aplico a pasta espero pela secagem total ( o indicado pelo fabricante acho que é algo em torno de 2 horas) e depois aplico o reagente

Seria com enamel? Ou poder ser acrlica?

Sempre faço isso usando acrílicas porque era o que estava na cor e a mão. Nunca usei outro tipo de tinta e não indicação na embalagem.

Ou tem algum outro produto??

?????

E a pátina propriamente dita tem cores, ou é um produto só???

A patina pode ser comprada para ferrugem, ouro e acho que cobre e bronze, No site da Corfix

Espero ter ajudado

 

 

César,

Veja como são as coisas: há um tempo atrás vi esse tutorial e achei o efeito resultante meio mambembe, daí pulei fora e nem procurei o produto.

Deviam trocar as fotos do tutorial pelas do seu Char B-2, que tá muito, muito melhor.

Boa noite.

Apenas um alerta no uso de Sulfato de cobre;

uso de proteção ocular, luvas e, dependendo do local, do tempo de uso e da quantidade, máscara.

Excelente dicas e colocações.

Obrigado pelo compartilhamento.

Abs e um bom fim de semana para nós e nossas famílias.

Comprei o treco. Custou R$ 34,00 na Casa do Artista aqui de Brasília:

Eu vi uma peça de gesso que eles fizeram lá na loja de mostruário, impressionante! Vou ver se no FDS consigo experimentar...

Brumbar posted:

Comprei o treco. Custou R$ 34,00 na Casa do Artista aqui de Brasília:

Eu vi uma peça de gesso que eles fizeram lá na loja de mostruário, impressionante! Vou ver se no FDS consigo experimentar...

Aqui o preço tá quase igual $44,00 produtos de arte e artesanato são bem salgados nesta região.

Pinte antes a esteira em um tom marrom escuro, depois aplique a pátina bem diluída com ecossolve ou outro diluente, depois aplique o reagente. Um detalhe importante, veja bem como a ferrugem se desenvolve em esteiras de veículos operacionais, pois atrito, óleos lubrificantes etc, não deixam acumular muito. Ao final um wash muito diluído de marrom ou sombra queimada (se tiver produtos específicos melhor), e arremate com verniz fosco.

Abs.

Galera, não monto militaria mas ando querendo imitar ferrugem em alguns carros e caminhões.

Me ocorreu, tem gente que usa gizpastel. Lixa/raspa ele para usar o po certo?

E se usasse corante xadrez em pó? Tem marrom, vermelho, amarelo, misturando deve dar tons utilizáveis de ferrugem.

Alguém já tentou isso? Presta?

Abs.

Marco

Eu utilizei este produto, devidamente lixado, mas também tenho produtos do João (Parabellun), Vallejo, Ammo Mig, Humbrol e por ai vai. Todos que tenho atualmente fazem parte deste mix de produtos que me ajudam  a formar uma base bem diversificada, e graças a Deus, testada, de materiais de desgastes e envelhecimento. Nunca usei o pó xadrez por não conhecer os aspectos de atuação dele perante o que fazemos, porem tinha uma ideia que a sua atuação poderia parecer com os das canetas hidrográficas, e este aspecto de penetrar a cor do pigmento através da tinta não me agrada. Bem esta é minha opinião. 

vonpaulus posted:

Olá,

Estou procurando algum daqueles envelhecedores para esteiras de metal.

Há algum produto fácil de encontrar no mercado brasileiro que seja equivalente ?

 

Esse produto especificamente é vendido no Brasil, por um blog de artesanato. Não é o da MiG, mas dá o mesmo efeito. E é muito mais barato. Eu comprei e uso bastante. Ele funciona bem em cobre e latão, mas não em peças de metal branco.

Se chama envelhecedor e metais e se encontra aqui:

http://casadalatonagem.com/ind...category&path=62

Lá também tem o bicarbonato de sódio que pode ser utilizado para interromper a reação química no ponto desejado além de tutoriais de uso.

 

Um Abração.

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