Se o Me 262 não tivesse sofrido o atraso para a conversão em caça-bombardeiro e estivesse equipado com esses foguetes, muito provavelmente o resultado da batalha aérea de 1944/45 sobre a Alemanha seria bem diferente
Staffa, Eu acredito que o resultado da guerra teria sido o mesmo se a Luftwaffe tivesse optado pelo uso do 262 apenas como caça.
O Desenvolvimento do 262 como caça bombardeiro foi um problema apenas logístico a princípio, mas o que foi determinante para o baixo emprego desse avião, incluindo os diversos armamentos que ele poderia transportar nos anos finais da guerra (44/45), foram os vários problemas técnicos de origem elétrica e mecânica enfrentados tanto no momento da fabricação e fundamentalmente no uso do Me 262 em combate.
A pouca confiabilidade das turbinas era o ponto nefrálgico do caça e um piloto mal treinado no seu manuseio era a combinação fatal. O Me 262 não estava pronto como avião em 1944/45. Os problemas técnicos e de treinamento, eram os mesmos tanto para os esquadrões de bombardeiro (KG 51, KG(j)54, III./KG(j) 6) como para os esquadrões de caça tais como: Kommando Nowotny, JG 7 e JV44. Mais tarde os KG(j)54, III./KG(j) 6 foram convertidos também para a função de caça
A deficiência dos pilotos alemães no manuseio do 262 era evidente. O período de treinamento para a conversão de um piloto para o 262 totalmente insuficiente; o que resultou em grande numero de pilotos mortos em acidentes de voo.
Um exemplo típico disso foi o que aconteceu com o Kommando Nowotny, que foi operacional de 7 outubro de 1944 à 8 Novembro de 1944, eles operavam com 52 Me 262s. Nesse curto período de combate o Kommando Nowotny obteve 18 vitórias confirmadas e 4 prováveis, e sofreu com a perda de 26 pilotos, mas dessas baixas apenas 8 foram devido à ação de caças aliados ou artilheiros de bombardeiros; o que deixa então 18 baixas por acidentes de voo. Isso é estarrecedor em apenas um mês de combate 18 pilotos morreram ou foram feridos por causa de problemas técnicos, mecânicos ou pelo baixo conhecimento do avião. O próprio Nowotny voou apenas uma missão de combate com o Me 262, na qual morreria em 8 de Novembro. Não se sabe se pela ação do inimigo ou por uma falha do avião/piloto.
os pilotos e técnicos restantes do Kommando Nowotny foram então aproveitados para formar o III.JG 7, que se tornou o mais vitorioso dos esquadrões de 262. Eles eram em 1945, veteranos com o 262 e podiam com habilidade e conhecimento adquiridos superar os costumeiros problemas no uso do avião. Em 2 meses a guerra estaria acabada.
O 262 na condição em que se encontrava em 44/45, foi sempre um avião que necessitava de um piloto com tempo de treinamento, uma coisa que a luftwaffe não já tinha em 44 nem para os caças 109 e 190.