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OlÁ;  

FaÇo parte de alguns grupos estrangeiros de discussão sobre o hobby. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, uma questão que tem rendido É a escalada de preÇos dos kits que ganham concursos.

   Um modelinho de avião 1/48 chega a custar U$750,00 para o primeiro lugar. Neste preÇo entram o kit, a tinta, o aparelho de pintura, etched, resina, horas trabalhadas... A questão que levantam É justamente essa: a frustraÇão e a angustia de que pagou somente U$600,00(!) pelo modelo. E daÍ? Por não ter gastado mais U$150,00 não ganhou nada...

   Ora, quais são as questÕes que afetam então aos juÍzes, para que decidam qual foi o modelo campeão? SÓ uma, dinheiro. Esqueceram o que É o hobby e o quÊ dele se espera. Levando isso em conta, um modelo leva-se o prÊmio por muito menos do que ele representa para o hobby e muito mais para o quÊ ele representa como poder aquisitivo.

   Para tentar dirimir esta questão, propÕem eles, quatro regras que deverão ser observada pelos juÍzes nas avaliaÇÕes dos modelos em prÓximos concursos:

 

1- Concentrar-se mais no modelo e menos nos custos;

2- "Pontos" extras para detalhamento alternativos e sem grandes custos (arames, palitos, canudos... {criatividade!});

3- "Pontos" extras se os kits são velhos e conhecidos como "ruins", ou "scratchs", mas muito bem montados e trabalhados no segundo Ítem;
4- " Pontos" extras se o modelo em questão custou menos de U$100,00.

 

   Como nÓs, sentem a escalada de preÇos dos kits e acessÓrios. Como consumidores, comeÇam a sinalizar que jÁ não estão mais dispostos a ter um modelo a qualquer custo. Talvez, como consumidores, devÊssemos aderir a este movimento e discuti-lo em nÍvel local, bem como aplicÁ-lo, pois tambÉm nos diz respeito. Ou eles estão errados? Com a palavra, vocÊ, modelista.

  

Last edited by Sosenka
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Vou dar minha opinião! Não sei os critérios dos outros concursos, mas os que frequento ou como participante ou como juiz, o custo do modelo não é levado em conta! Aliás, desconheço no Brasil algum juiz que leve em consideração o custo.

Já ví muito veículo cheio de resina e p.e. perder para veículo direto da caixa, pois quanto maior a quantidade de traquitanas que se coloca, maior o risco de se errar!

   Sim Assef, eles não são contra o uso destes detalhes. Creio que ainda não seja o nosso caso também. Mas lá, detectaram a questão da escalada de preço dos modelos e que não estão mais dispostos a pagá-lo. Buscam uma maneira de mostrar aos fabricantes, de kits e acessórios, que estes atingiram o teto do admissível em matéria de preço. E um dos "flags" deles para os fabricantes (sinalizando a posição tomada) é de que, em determinado instante, modelos mais baratos, serão melhores avaliados (aceitos) pelos modelistas.

   É a maneira que o mercado (modelista) achou para dizer: "Não queremos mais pagar estes valores pelo hobby."

   Exatamente neste ponto que eles saem na frente: conseguem formar uma sociedade de modelistas e não aceitar mais a imposição (preços) dos fabricantes ou lojistas.

   Isto representa o grau de maturidade que se encontram. Independente de suas diferenças, conseguem se agrupar para fazer frente aos fabricantes. Neste aspecto, estamos engatinhando ainda (e aqui me incluo)...

Last edited by Sosenka

Entendo seu ponto de vista Sosenka, mas não há tempo hábil nos eventos no Brasil para avaliar questões tão sutis. Há que se receber os modelos no próprio domingo pela manhã, avaliar, e já anunciar os premiados à tardem, então ficaria realmente difícil. entende ?

Agora, o que o Assef citou é a mais pura verdade, se o Giordano ou outros ninjas do hobby montarem um biplano Lindberg direto da caixa, vão ganhar do meu Eduard profi-pack, com certeza.

Entendo. Mas desviando um pouco do assunto. Entendo a questão de recebimento e julgamento. Entendo o tempo curto para realizar a análise de várias categorias. Entendo que não hão juízes habilitados em todas as categorias. Entendo também, que estas dificuldades estão calcadas na própria "cópia de cópia" dum formato de evento primitivo e desconhecido, que necessita de uma reavaliação e modernização.

O que não entende-se é como um concurso de modelismo, só premia um ou dois modelistas. Os outros, que também fizeram o evento e com modelos muito bons, não ganham nada. Fica-se numa questão subjetiva. O "perdedor"não sabe nem o por quê "perdeu". Não sabe em que precisa melhorar. Se fosse uma corrida, talvez diria:" Ah, preciso melhorar três décimos...". Num levantamento de peso:" Preciso colocar mais trinta quilos no arranque!". E no hobby:"Preciso... Preciso... Preciso o quê para melhorar?".  Não há uma resposta modelística (aqui se trata de neologismo) para ele.

   Voltando ao assunto: naqueles quatro pontos do início do tópico, começam a surgir algumas questões que possam dar uma resposta satisfatória ao modelista que não saiu premiado. Ele saberá, ainda que mais ou menos, onde deverá melhorar para o próximo evento.

   Desta forma, conseguiram colocar num só arcabouço, questões financeiras do hobby, da participação de veteranos e neófitos e da relação deles com eles mesmos. Bem como a melhoria do hobby como um todo.

   De uma maneira muito sutil e simples, propõem mudanças profundas no hobby. Começando pela própria relação entre: modelistas - modelistas; modelistas - fabricantes - lojistas e modelistas - eventos.
   O preço que não querem pagar, não é só em espécie, mas em outros valores também...

   É isso.

Originally Posted by Assef:

Vou dar minha opinião! Não sei os critérios dos outros concursos, mas os que frequento ou como participante ou como juiz, o custo do modelo não é levado em conta! Aliás, desconheço no Brasil algum juiz que leve em consideração o custo.

Já ví muito veículo cheio de resina e p.e. perder para veículo direto da caixa, pois quanto maior a quantidade de traquitanas que se coloca, maior o risco de se errar!

 

Originally Posted by Rogerio77:

Entendo seu ponto de vista Sosenka, mas não há tempo hábil nos eventos no Brasil para avaliar questões tão sutis. Há que se receber os modelos no próprio domingo pela manhã, avaliar, e já anunciar os premiados à tardem, então ficaria realmente difícil. entende ?

Agora, o que o Assef citou é a mais pura verdade, se o Giordano ou outros ninjas do hobby montarem um biplano Lindberg direto da caixa, vão ganhar do meu Eduard profi-pack, com certeza.

Me desculpem, mas não concordo com essas afirmações. Mesmo que o juiz desconheça o preço que custou o kit "A", ele evidentemente vai premiar o tal kit, se não contiver defeitos, apenas pela quantidade de portinhas abertas e detalhes extras que o bicho apresentar.

O que quero dizer é que se dois kits passarem pelo crivo inicial de defeitos, a próxima etapa de decisão deveria ser o trabalho exigido para chegar ao resultado obtido, e não a quantidade de PEs e resinas que o kit tem. Eu sempre vou achar um kit que tem detalhes feitos no scratch, mas valioso que um que foi feito com resinas e PEs. Até porque PE algum substitui um bom trabalho em Scratch.

Eu canso de ver aviões com painéis em PE serem mais valorizados que um feito no scratch, mesmo se sabendo que o PE é bidimensional, enquanto o scratch é tridimensional.

 

Eu sou um modelista médio, ainda cometo alguns erros de montagem. Mas vejo ótimos kits de outros modelistas perderem para outros, apenas porque o kit vencedor era o mais caro e perfeito que existe, sem considerar  o trabalho que o modelista do kit inferior teve para chegar ao resultado obtido. Existem juízes que em caso de dois kits semelhantes e ambos sem defeitos, preferem dar o prêmio ao kit da ESCI em relação ao da Kinetic, por perceberem que o 1º kit teve uma dose de trabalho muito superior que o 2º. Mas isso é raro.

Normalmente se o modelista já é um ótimo modelista e tem dinheiro, ganha tudo, porque o seu kit sempre será o melhor que existe naquele tipo de kit.

Eu vejo isso em quase todos os eventos.
Chega ao absurdo de se dizer que o que importa é o resultado final do kit, independentemente de quem montou(isso em caso de ser apresentado or outro modelista, diverso ao que  efetivamente o fez), e valorizando os acessórios apresentados e até o tipo de tinta utilizada.

 

Eu posso falar isso de cadeira, porque tenho acompanhado os trabalhos do Alexandre CE, que há vários anos ganha tudo o que concorre. Eu sei que ele faz kits espetaculares, sem nenhum erro, quase sempre utilizando o que existe de melhor no mercado para o avião que está montando. Chega a ser cruel tentar concorrer com ele, pois mesmo que o modelista produza um kit perfeito, não ganhará nunca, porque o do rapaz tem as linhas mais acentuadas ou tem detalhes que só o kit top possui.

E antes que me contradigam, eu também sei que ele já ganhou troféus com kits considerados péssimos, com excelentes trabalhos de rebaixo de linhas e detalhamentos, mas sem nenhuma concorrência de algum kit superior, que nesse caso não existe, como foi o caso do Mirage IV e o Mirage III do moço.

 

Enfim, citei os trabalhos dele, nesse comentário apenas como exemplo, já que convivo com o rapaz de uma maneira constante.

 

Outro exemplo são os navios do Martini, que sempre são modelos caros e cheios de detalhes, o que associado ao excepcional talento dele, já lhe trouxeram vários "Best of Show".

 

Por favor, não me entendam mal. Eu concordo com o Rogério quando diz que se um dos ETs montar um kit de marca inferior, vai ganhar de um Paulão, com aquele top de linha, simplesmente porque o cara monta muito.

O que estou tentando dizer é que se compararmos dois modelistas experientes e geniais, com kits diferentes, provavelmente o kit que vai ganhar será o mais caro. E é esse o ponto que quero fixar.

 

No último open do GPPSD tive a oportunidade de conversar longamente com um conhecido juiz de opens que me deixou satisfeito em me dizer que ele valorizava sempre o trabalho que o modelista teve para chegar àquele resultado. Isso me deixou com esperanças de ver um kit simples ganhar um troféu, apenas por ter sido bem trabalhado.

 

E por fim, acho que essa reclamação dos modelistas procede, pois se continuar assim, logo teremos kit com a inscrição recusada, se não contiver uma determinada quantidade de Aftermarkets.

 

Uma boa maneira de amenizar isso seria dividir os prêmios. Seria algo como o melhor kit de uma determinada temática com afters, e um outro prêmio igual para o melhor kit OOB. Mas isso é difícil, pelo aumento dos custos do evento.

 

Quem sabe com esse tipo de discussão se obtenha algum proveito, como a redução dos preços finais dos kits que são apresentados nos Opens...

 

Um abração.

 

Li o tópico e vou dar alguns pitacos:

 

O melhor kit: é aquele que apresenta, passados os quesitos básicos (montagem, pintura, alinhamento, marcas de cola e etc.) o melhor trabalho de pintura, detalhamento e pesquisa. A meu ver, pouco importa se custou 50 ou 500 reais. Qualquer um que já julgou sabe que, ao bater o olho em um grupo de kits concorrentes, identifica-se imediatamente os 4 ou 5 melhores, por questões básicas, como defeitos na pintura ou na montagem. Portanto, premia-se o melhor kit, e não o kit onde houve maior esforço. Se, e somente se, houver dois kits disputando uma medalha e eles estiverem absolutamente parelhos, até o último critério técnico, aí a vantagem é daquele kit inferior que, mesmo assim, chegou cabeça a cabeça com o outro, superior na qualidade do kit que vem na caixa.

 

Julgamento detalhado de todos os kits: concordo que seria ótimo que todos os kits tivessem uma avaliação por escrito, ao final do julgamento, para orientar os que não venceram nos pontos a serem melhorados e ressaltar os pontos fortes do modelo. Isto, infelizmente, não é viável no tipo de julgamento que é feito aqui. São poucos juízes e muitos modelos, em um período de tempo muito curto. Aumentar o tempo para julgamento é inviável, por questões de logística do evento. Minha sugestão é a realização de eventos com escopo definido, tipo "Militaria WW2", pois aí o número de kits seria menor e o tempo para julga-los e conversar com os juízes, depois da premiação, maior.

 

Concursos x Fabricantes de kits: não creio que o que rola em eventos de plastimodelismo oriente a linha de produção dos kits dos fabricantes. Para cada modelista que vai em concurso e se preocupa com estes critérios, dezenas de não modelistas mas simpáticos ao hobby compram kits nas lojas. Obviamente, perguntam aos vendedores de loja o que vende mais, e não o que os modelistas de concurso desejam. A meu ver, é como na fórmula 1: os grandes fabricantes da indústria automobilística estão lá, mas não é o que desenvolvem para os carros de F1 que define o que vende nas concessionárias. A meu ver, os modelistas de concurso vivem em um mundinho muito particular e egocêntrico, achando que tem um peso maior do que realmente tem na decisão dos fabricantes. Haja visto que os fabricantes ficam de olho em pesquisas como as da FineScale Modeler, uma revista de modelista que visa o "povão do plasti".

 

Um exemplo claro disto é o recente lançamento do Mark IV, da WWI, pela Tamiya e pela Takom. O modelo da Tamiya monta bem e é mais simples, o modelo da Takom é super detalhado, com uma esteira onde cada um dos links é composto por várias partes. Qual vai vender mais? Alguém tem alguma dúvida?  E a indústria vai seguir o padrão que vende mais, não tenham dúvida disto.

 

Nenhuma grande empresa sobrevive se não decidir pelo que é financeiramente recompensador. A indústria do plasti não é diferente. 

 

[  ]s

 

Sidney

 

PS - esqueci de comentar que ainda há a questão do "quem é você?", especialmente lá fora. Aqui o hobby é um mercado secundário ou talvez até terciário, mas lá fora tem muita gente que vive disto. Aí, interesses pessoais e comerciais acabam permeando os julgamentos e até mesmo o review dos kits. Já li reviews de modelistas renomados que não apontam para falhas básicas dos kits. Se é assim, como será na hora de um "Tamiya Contest"?   

Last edited by Sidney
Originally Posted by Sosenka:
 
E um dos "flags" deles para os fabricantes (sinalizando a posição tomada) é de que, em determinado instante, modelos mais baratos, serão melhores avaliados (aceitos) pelos modelistas.
 

 

Em resposta à sua pergunta: acho que  modelos mais baratos sempre serão mais aceitos, mas isto é diferente de ser melhor avaliado. O melhor avaliado é o que representa melhor a realidade, em escala. Qualquer coisa fora disto, a meu ver, distorce o resultado do julgamento.

 

Não é admissível, a meu ver, que um kit com melhores detalhes perca para um modelo com detalhamento inferior, somente porque o segundo utilizou materiais alternativos mais baratos. Não é possível sobrepor preço baixo à qualidade do resultado.

 

A meu ver, louvável seria desenvolver materiais e técnicas alternativas mais baratas que resultem em kits iguais ou melhores aos que usam os acessórios prontos que encarecem os kits. Mostrando como fazer para ficar igual e mais barato, fecha-se a questão.

 

[  ]s

 

Sidney 

Last edited by Sidney
Originally Posted by Sidney:

Li o tópico e vou dar alguns pitacos:

 

O melhor kit: é aquele que apresenta, passados os quesitos básicos (montagem, pintura, alinhamento, marcas de cola e etc.) o melhor trabalho de pintura, detalhamento e pesquisa. A meu ver, pouco importa se custou 50 ou 500 reais. Qualquer um que já julgou sabe que, ao bater o olho em um grupo de kits concorrentes, identifica-se imediatamente os 4 ou 5 melhores, por questões básicas, como defeitos na pintura ou na montagem. Portanto, premia-se o melhor kit, e não o kit onde houve maior esforço. Se, e somente se, houver dois kits disputando uma medalha e eles estiverem absolutamente parelhos, até o último critério técnico, aí a vantagem é daquele kit inferior que, mesmo assim, chegou cabeça a cabeça com o outro, superior na qualidade do kit que vem na caixa.

 

Seria muito bom se fosse sempre assim, Xerife. Infelizmente não é o que se vê nos opens.

 

 

Originally Posted by Sidney:
Originally Posted by Sosenka:
 
E um dos "flags" deles para os fabricantes (sinalizando a posição tomada) é de que, em determinado instante, modelos mais baratos, serão melhores avaliados (aceitos) pelos modelistas.
 

 

Em resposta à sua pergunta: acho que  modelos mais baratos sempre serão mais aceitos, mas isto é diferente de ser melhor avaliado. O melhor avaliado é o que representa melhor a realidade, em escala. Qualquer coisa fora disto, a meu ver, distorce o resultado do julgamento.

 

Não é admissível, a meu ver, que um kit com melhores detalhes perca para um modelo com detalhamento inferior, somente porque o segundo utilizou materiais alternativos mais baratos. Não é possível sobrepor preço baixo à qualidade do resultado.

 

A meu ver, louvável seria desenvolver materiais e técnicas alternativas mais baratas que resultem em kits iguais ou melhores aos que usam os acessórios prontos que encarecem os kits. Mostrando como fazer para ficar igual e mais barato, fecha-se a questão.

 

[  ]s

 

Sidney 

Também acho que não se pode hipervalorizar um kit apenas baseado no quesito "preço".

O que eu mencionei acima é que seria interessante que os kits "inferiores" tivessem uma avaliação melhor do que é feito hoje, desde que bem executados.

No evento do GPPSD havia uma sub-temática de F-5 FAB. E eu vi muita gente torcendo o nariz para kits de marcas mais simples, percebendo que só os kits da AFV teriam alguma chance de vitória, tamanha a diferença dos kits desse fabricante para os outros. E haviam bons kits, fora os AFV.

 

Um Abração.

Olá;

   Então, perceberam a dificuldade da "coisa"? Mas por lá, resolveram enfrentar isso e de alguma maneira tentar algo diferente. A discussão nos fóruns ainda continua e está neste pé:

 

a) "- ... suas ideias e sugestões parecem ilimitadas. Que tal um dia, em vez de 'talking the talk' , você 'walking the walk'..." ;

 

b) " ...Sim, eu sou bem estranho. Eu venho de uma época em que nosso hobby era feito com a imaginação, a criatividade, com habilidades desenvolvidas e sem cartões de crédito... É tarde demais para me salvar, eu simplesmente não me encaixo no século 21...";

 

c) "... Sou agradecido pelo século 21. Fiz uma operação a laser em meus olhos e agora posso enxergar bem(!). E acredite, meus modelos ficaram muito melhores...";

 

d) "...O que parece ter sido ignorado na maior parte desta discussão prolixa, é que muitas pessoas que compram os kits e acessórios, o fazem porque não têm tempo para construir tudo a partir do zero ou possuem as habilidades para fazê-lo. Apesar de ser de uma época que se fazia tudo, eu também gosto do "pronto" para ser executado (ou modificado), a custos razoáveis..."

 

e) "... e assim, conversando com um amigo lojista sobre os problemas de custo que eu vejo hoje, ele prontamente me disse que suas vendas estão caindo especialmente porque as pessoas em nossa região simplesmente não têm o dinheiro para gastar mais. Foi até a seção de modelos da loja e apontou vários modelos menores, tão barato quanto $ 20,00 que ele lidaria dali em diante.."

 

f) "...é claro que eles custam, as pessoas que produzem este material gostam de comer também. Se eles não têm um bom lucro, vão investir em algo mais lucrativo. Como alguém disse antes, estamos no melhor dos tempos para ser um modelista. Diversão, prazer e satisfação estão nos olhos e na mente de quem faz o hobby, ninguém deve presumir ou definir a regra para o que é aceitável ou normal, ou se preocupar com os fatos da vida. Qualquer um pode ter uma experiência de modelismo agradável, independentemente dos recursos (exceto aqueles verdadeiros e profundos na pobreza). Nós devemos apenas relaxar e se divertir, não se preocupe com o que os outros estão fazendo ou quando eles não fazem as coisas como nós fazemos. Lembre-se da única regra no hobby:não há nenhuma regra...";

 

   Alguns apontamentos meus, nestas afirmações pinçadas nas mais de 1500 respostas naquele tópico:

 

a) Lá como cá, muitos falam. Mas poucos fazem;

b) Pessoas normalmente, possuem certa resistência à mudanças;

c) O século 21 mudou a maneira como vemos o hobby;

d) Apesar do pouco tempo para o hobby, os "fittings" ajudam na modificação de modelos existentes. E esse trabalho de modificação também é o hobby;

e) É fundamental a existência de modelistas para as lojas de modelismo. Use desta força.

f) Se o modelismo é uma questão pessoal, concursos para quê? Se hão concursos, quais as regras?

 

   Como este é um fórum nacional de plastimodelismo, achei por bem trazer estas questões aqui. Afinal precisamos discutir, em nível local, os problemas que ano a ano se repetem no hobby (quem já não ouviu sobre eles?) e o impedem de seguir adiante. É isso.

 

 

 

Last edited by Sosenka

Na minha opinião, só deve se levar em conta o resultado final e ponto.

 

Acredito inclusive que em todos os concursos, os trunfos dos meus mirages da ESCI e da Heller mencionados pelo Paulão, se deram apenas pela análise do resultado final, e não pelo martírio que tive que passar para torná-los kits a nível de concurso. Desde quando tirei a 1° peça da grade eu tinha essa consciência.

 

Esse papo de até o valor ser levado em conta, é só mais um chorôrô infundado.

 

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:
No evento do GPPSD havia uma sub-temática de F-5 FAB. E eu vi muita gente torcendo o nariz para kits de marcas mais simples, percebendo que só os kits da AFV teriam alguma chance de vitória, tamanha a diferença dos kits desse fabricante para os outros. E haviam bons kits, fora os AFV.

 

Um Abração.

Coincidentemente estavam todos bem inferiores em acabamento/pintura/realismo aos AFV da mesa. Mas conheço uma meia dúzia de modelistas que são capazes de igualar os kits antigos aos da AFV.

Mas pra que sofrer?????? Masoquismo modelístico?! kkkkk

Last edited by alexandre ce
Originally Posted by alexandre ce:

"Na minha opinião, só deve se levar em conta o resultado final e ponto..."

"...Esse papo de até o valor ser levado em conta, é só mais um chorôrô infundado..."

 

Será? Já não vivemos o custe o quê custar e não apenas o chororô? Não advém exatamente dos resultados finais os problemas dos concursos? É esta a questão. Não se trata dos custos em dinheiro, mas dos custos em outros valores. O dinheiro só foi o escolhido, pois todo mundo sabe o quanto ele custa. Outros valores, são subjetivos e ligados à cultura de cada um. Por isso um debate regional mais amplo. Afinal, há apenas algum tempo os brasileiros começaram a sermos atendidos pelo hobby. Ele nasceu foi para ingleses e americanos.

Os eventos que acontecem pelo país a fora, em maior ou menor grau, deveriam também levar em conta o que pensa modelista (em seminários ou outras formas de debate) e não só o que se está exposto sobre a mesa. E o resultado disso, ser discutido, aprimorado e aplicado em prol do hobby e da sociedade formada por/pelos modelistas, tratando-se de apaziguar os extremos e torná-los assintóticos.

bom, penso que de uma maneira geral os custos estão subindo!

 

Os kits mais novos tem chegado ao mercado com preço (no exterior) em torno de uns 35/40 dolares (militaria 1/35) a 45/50 dolares (aviação 1/48) o que contrasta com os preços cerca de 15 a 20 dolares mais barato da "geração" anterior de kits!!!!

 

some-se a isso o fato de que tão logo se lança um kit, que já começa a trazer de fábrica alguma coisa em PE, temos uma enxurrada de acessórios em PE, resina e por ai vai.....

 

Certamente a coisa começa a ficar impraticavel para o modelista que está acima do mediano mas, abaixo do "top", que deseja participar de concursos e se vê diante de um dilema (isto para quem vive no exterior): como investir em um kit caro e mais ainda em aftermarkets para poder estar em "igualdade" com os tops????

 

É fácil no exterior, onde a oferta de acessórios é grande, "perder a cabeça" e comprar uns 50 dolares em PEs e resinas para dar aquele "up grade", enquanto por aqui isto ainda é raro....

 

... dai fica fácil imaginar o que passa pela cabeça do modelista: como fazer frente em concursos onde modelistas profissionais arrebatam os premios pois contam com recursos para melhorar os modelos?

 

 

Aqui, vendo um debate ano passado, após o resultado de militaria no evento de Campinas (se não me engano!) para mim ficou visivel o que retrataram acima: que nos eventos do Brasil se prioriza se o kit está sem erros e por fim, o aspecto geral.

 

Não acredito que por aqui tenhamos de ter a mesma preocupação sobre vermos nos concursos modelos "recheados" de PEs e resinas predominando como os unicos vencedores pois por aqui, apenas quem realmente é "top" acaba tendo acesso a alguns itens, e ainda assim, muitos investem pesadamente no Scratch (dificil não lembrar do Mano e do Pitoco com modelos excepcionais, um no scratch e outro nos aftermarkets, concorrendo em igualdade e olha que já vi ambos fazendo milagres com kits mais antigos!!!!!).

 

 

Como citaram o caso acima, do F.5, onde hoje fica visivel que é mais fácil investir num da AFV do que sofrer num da Revell (embora o dobro ou mais que o antigo!) mas, pelo que sinto, ainda predomina por aqui nos julgamentos o TALENTO que cada um terá para montar seu modelo, usando ou não de recursos extras!

 

COMO SUGESTÃO, PARA EVITAR PROBLEMAS...

 

... seria viavel fazer com que houvesse uma sumula ou algo a ser entregue ao modelista ao final do concurso, para que ele soubesse onde errou????

 

acredito que algo ainda que simples, indicando por exemplo "wash muito carregado" ou "pintura falha" já serviria para auxiliar o modelista...

 

..... embora certamente geraria debates posteriores!!!!

Originally Posted by Anderson Salafia:

COMO SUGESTÃO, PARA EVITAR PROBLEMAS...

 

... seria viavel fazer com que houvesse uma sumula ou algo a ser entregue ao modelista ao final do concurso, para que ele soubesse onde errou????

 

acredito que algo ainda que simples, indicando por exemplo "wash muito carregado" ou "pintura falha" já serviria para auxiliar o modelista...

 

..... embora certamente geraria debates posteriores!!!!

Anderson, isso seria completamente inviável, pelo tempo escasso que os juízes tem para julgar. E acho que seria mais um agente complicador.

Mas tem uma alternativa, que eu uso:

Quando eu participo de um Open com um kit que acho que teria condições de concorrer e não ganhou, geralmente procuro o juiz (Geralmente é um dos meus amigos) e educadamente pergunto(não questiono, pergunto) o que tirou pontos de meu kit, na única tentativa de corrigir o erro em um futuro kit, e com isso melhorar o meu nível de montagem. Então peço sugestões de melhora em relação ao kit específico, agradeço e saio feliz, porque sei o que ocorreu.

Simples assim.

 

Um abração.

O que se julga é o trabalho que esta em cima da mesa, levar em consideração se tem resina, PEs ou o trabalho que deu, para dar maior ou menor valor ao resultado, além de introduzir mais subjetividade a um julgamento que já é subjetivo, ainda pode conter alguns enganos básicos.

 

 Quem disse que colocar resinas e PEs torna o trabalho mais fácil? Ao contrario, muitas vezes substituir partes do kit por acessórios de terceiros exige muito trabalho e talento. Certos acessórios exigem extensa "cirurgias" nos modelos,o que torna a montagem muito mais complexa.

 

 Outro ponto:

 

 Se formos dividir isso então também teríamos que dividir os próprios modelos por fabricantes, já que sabemos que não se pode comparar a qualidade de um Hasegawa com um Amodel, por exemplo.

 

 Quem escolhe o modelo que vai levar, e o que vai colocar nele, é o modelista, e ele deve assumir a consequência da escolha. Se escolheu um modelo mais difícil, ou se refere fazer em scratch, vai ter que trabalhar mais. Isso não muda o fato de que o que vai ganhar é aquele que apresentar o melhor resultado final.

 

Seria legal mesmo que houvesse uma ficha em que os juízes pudessem descrever o que acharam de errado em cada modelo, mas simplesmente não há tempo hábil para isso. No entanto é sempre possível conversar com os juízes desde que isso seja feito de forma educada. Eu julguei militaria em Campinas  este ano e dei explicação a pelo menos dois modelistas que vieram perguntar sobre o julgamento.

 

Ps. Não espere que o juiz saiba a resposta de pronto, depois de julgar 60 ou 70 modelos não é possível se lembrar imediatamente de todos os problemas, como foi no meu caso, as vezes vai ser preciso olhar o modelo novamente.

 

Originally Posted by Anderson Salafia:

 

Aqui, vendo um debate ano passado, após o resultado de militaria no evento de Campinas (se não me engano!) para mim ficou visivel o que retrataram acima: que nos eventos do Brasil se prioriza se o kit está sem erros e por fim, o aspecto geral.

 

 

 

É assim mesmo que se julga. O processo é eliminatório, começando pela montagem. 

O modelista pode ter gasto os olhos da cara para encher o tanque de PEs, resinas e outros detalhes, mas se, por exemplou, não emassou o cano e fica aquela fresta, já era. É montagem básica.

É perdoável num iniciante, mas não para quem disputa na categoria principal.

 

 

 

 

Originally Posted by fernando frota melzi:
Originally Posted by Anderson Salafia:

 

Aqui, vendo um debate ano passado, após o resultado de militaria no evento de Campinas (se não me engano!) para mim ficou visivel o que retrataram acima: que nos eventos do Brasil se prioriza se o kit está sem erros e por fim, o aspecto geral.

 

 

 

É assim mesmo que se julga. O processo é eliminatório, começando pela montagem. 

O modelista pode ter gasto os olhos da cara para encher o tanque de PEs, resinas e outros detalhes, mas se, por exemplou, não emassou o cano e fica aquela fresta, já era. É montagem básica.

É perdoável num iniciante, mas não para quem disputa na categoria principal.

 

 

 

 

Falou tudo! Aliás, o que tinha de fresta!

Vou dar meus pitacos, sou da velha guarda, do tempo que os kits vinham com mais plástico nas rebarbas que o kit propriamente dito, óbvio que estamos vivendo a época de ouro do plastimodelismo, PE perfeitos para interior/exterior, acessórios de resina que beiram a realidade, decais, tintas e insumos de qualidade absurda, claro que isso encareceu o hobby, e se 2 modelistas do mesmo nível montarem 2 kits, tipo um P-51 da Tamiya e o outro um P-51 da Monogram por exemplo, é claro que mesmo colocando os mesmos acessórios nos 2 kits, o da Tamiya vai ficar melhor pois o kit é melhor, o que quero observar é que hoje em dia eu prefiro comprar um kit de 150,00 do que 3 de 50,00, é claro que mesmo um de 50,00 sendo bem trabalhado bate o outro mais caro, mas veja o Alexandre CE por exemplo, que diz ter passado uma saga para montar o lindo Mirage que eu vi na APRJ, eu tinha esse mesmo kit, mas abria a caixa e desanimava, aí vendi, sinceramente o tempo é escasso para o hobby, por isso a minha preferência por kits mais "caros".

Originally Posted by Assef:

 

É assim mesmo que se julga. O processo é eliminatório, começando pela montagem. 

O modelista pode ter gasto os olhos da cara para encher o tanque de PEs, resinas e outros detalhes, mas se, por exemplou, não emassou o cano e fica aquela fresta, já era. É montagem básica.

É perdoável num iniciante, mas não para quem disputa na categoria principal.

 

 

 

 

Falou tudo! Aliás, o que tinha de fresta!

2! E essa tem sido a conduta utilizada em muitos eventos que participei por aqui!

Last edited by alexandre ce

Olá;

   A "coisa" por lá continua. Propuseram um group build com algumas característica para testar o que foi definido nesta discussão toda:

 

1) Montagem de um modelo em escala definida, comercial (comprado em loja) e que tenha sido lançado a mais de 20 anos (talvez livre de softwares em sua fabricação) e sem uso de aftermarkets, straight out of the box;

2) O modelo não poderá custar mais de X dólares (custo mínimo definido posteriormente em consenso);

3) Ao término da montagem do modelo, o trabalho de pesquisa deverá ser disponibilizado em arquivo (PDF, Word, DJview...) para toda a comunidade do fórum, bem como o memorial descritivo da montagem do modelo e suas fotos;

4)Qualquer membro do fórum será o juiz e suas decisões serão tomadas através do documento descrito acima e em outro esquema que brevemente está por se definir.

 

Ou seja, um GB miséria!

 

Se ocorrer algo parecido por aqui, estou dentro. E como lá, este GB será definido por quem dele participar, em forma de consenso. Só aguardo o "outro esquema a ser definido (item 4)" para disponibilizá-lo. Mas de qualquer forma, para aqueles que quiserem, abrirei um GB por aqui (se é que eu posso fazer isso?). Até lá.

Last edited by Sosenka
Originally Posted by Sosenka:

Mas de qualquer forma, para aqueles que quiserem, abrirei um GB por aqui (se é que eu posso fazer isso?). Até lá.

Pode, mas é preciso definir o tema, o prazo e ter um número mínimo de integrantes, senão não faz sentido.

 

Havia regras quanto ao número mínimo de integrantes para abrir um GB, etc e tal, mas dado o baixo rendimento atual dos GBs, se você juntar ao menos seis candidatos comprometidos a participar pode abrir o GB.

 

[  ]s

 

Sidney

Last edited by Sidney

uma coisa que tenho percebido é que ultimamente há um grande debate:

 

o kit é um modelo que REPRESENTA COM FIDELIDADE RAZOAVEL algo real x o kit é uma REPLICA EXATA E PERFEITA EM SEUS MINIMOS DETALHES de algo real

 

 

vou citar aqui, por exemplo, o debate em torno do kit do Super Tucano da Hobby Boss.

 

sim, o kit tem algumas falhas mas, a exceção de um cara detalhista que tenha estudado plantas e milhares de fotos do avião real, nem se nota!

 

mas ai há aqueles que querem fidelidade total e buscam os sets de correção e tudo o mais, refazem linhas de painel, criam ou refazem rebites e por ai vai....

 

 

se estamos falando de julgar o TRABALHO DE MONTAGEM, como ocorre nos eventos daqui (e ficou bem claro neste tópico!) penso que indiferente ao sujeito montar um kit "no estado da arte" com aftermarkets ou um kit "veterano" com algum scratch, no final prevalecerá sempre o MELHOR TRABALHO DE MONTAGEM!

 

enfim, se o objetivo de um evento é julgar a montagem em si e o resultado final do modelo, é uma coisa...

 

e vamos considerara que os kits mais modernos, sem nenhum aftermarket (muitos já trazem uma pequena cartela em PE!) montado direto da caixa, como bem disseram ai acima, será muito mais tranquilo de montar que um velho Tamiya.

 

... agora se no exterior os caras levam em conta o que foi adicionado à montagem, ai é outra coisa....

 

 

o que concluo é que aqui no Brasil, indiferente ao que se tem em mãos (um kit antigo ou moderno, com scratch, aftermarkets ou direto da caixa!) o que será fator DETERMINANTE na hora do julgamento será o empenho da pessoa em montar o modelo!

 

 

quanto ao GB que sugeriram ai, de se pegar um kit antigo e fazê-lo sem nenhum aftermarket e registrar tudo, creio que seja interessante afinal, o que prevalecerá será o trabalho do modelista em montar o kit.

Originally Posted by Sosenka:

Olá;

   A "coisa" por lá continua. Propuseram um group build com algumas característica para testar o que foi definido nesta discussão toda:

 

1) Montagem de um modelo em escala definida, comercial (comprado em loja) e que tenha sido lançado a mais de 20 anos (talvez livre de softwares em sua fabricação) e sem uso de aftermarkets, straight out of the box;

2) O modelo não poderá custar mais de X dólares (custo mínimo definido posteriormente em consenso);

3) Ao término da montagem do modelo, o trabalho de pesquisa deverá ser disponibilizado em arquivo (PDF, Word, DJview...) para toda a comunidade do fórum, bem como o memorial descritivo da montagem do modelo e suas fotos;

4)Qualquer membro do fórum será o juiz e suas decisões serão tomadas através do documento descrito acima e em outro esquema que brevemente está por se definir.

 

Ou seja, um GB miséria!

 

Se ocorrer algo parecido por aqui, estou dentro. E como lá, este GB será definido por quem dele participar, em forma de consenso. Só aguardo o "outro esquema a ser definido (item 4)" para disponibilizá-lo. Mas de qualquer forma, para aqueles que quiserem, abrirei um GB por aqui (se é que eu posso fazer isso?). Até lá.

Mas a idéia da categoria ootb (Out of the box) é esta mesmo ué, que o kit seja montado sem aftmks ou scratchs...isto é, o "kit puro".

Last edited by Fabio Moretti

"...Mas a idéia da categoria ootb (Out of the box) é esta mesmo ué, que o kit seja montado sem aftmks ou scratchs...isto é, o "kit puro"....".

 

   Sim, assim estimula-se o do yourself ( um pouco de modelismo) e torna o teste de uma nova metodologia de avaliação mais simples de realizá-lo. Esta metodologia incorpora um método de "julgamento", onde o modelista saberá onde foi seu "pecado", obtendo desta forma, uma resposta positiva sobre seu trabalho presente e futuros.

   Dei minhas sugestões lá, dentro em breve definiremos qual é a metodologia de avaliação. É isso. Até mais.

É uma pena! Nestes últimos anos tenho visto os modelos caírem de qualidade! Ano após ano, os kits aparecem nos concursos, mais simples e mais mal montados! O que vejo é um estímulo à pobreza das montagens! Gostaria de ver pessoas estimulando a melhoria da qualidade dos kits montados, isso sim!

"...é uma pena! Nestes últimos anos tenho visto os modelos caírem de qualidade! Ano após ano, os kits aparecem nos concursos, mais simples e mais mal montados! O que vejo é um estímulo à pobreza das montagens! Gostaria de ver pessoas estimulando a melhoria da qualidade dos kits montados, isso sim!..."

 

   Meu caro Assef, vamos por partes:

 

a) da Etimologia: - O quê é um Hobby?: Um hobby é uma atividade particular e regular que é feito para o prazer, normalmente durante o tempo de lazerE isto pode ser em atividades de coleta e preservação de itens temáticos ou objetos. Realizado como atividade artística e/ou criativa.

   Por participar continuamente em um hobby em particular, pode-se adquirir conhecimento e habilidade consideráveis nesta área do conhecimento.  De um modo geral, uma pessoa que exerce essa atividade para o divertimento é chamado de 'hobbysta' (em nosso caso, plastimodelista). Enquanto um profissional geralmente se envolve nesta atividade para uma recompensa pelo seu trabalho ($), um amador pode ser tão hábil como um profissional e geralmente não o realiza pela pecúnia. O faz por outro tipo de recompensa;

 

b) Do conceito de qualidade: é um gradiente esperado ou adquirido sobre qualquer coisa, visualizado através da forma e de elementos que constituem esta coisa e pelo resultado obtido de seu uso. Como um conceito subjetivo, está mais relacionado com percepções, necessidades e resultados de cada indivíduo. Fatores como a cultura, experimentações apriorísticas, necessidades e expectativas influenciam a percepção da qualidade;

 

c) Do conceito de pobreza: etimologicamente, pobreza vem do latim e significa pouca luz. Pode ser definida em diversos campos da existência humana:

1) carência de bens e serviços essenciais, envolvendo as necessidades da vida cotidiana;

2) carência de rendimento, falta de recursos econômicos, não apenas em termos monetários;

3) carência social, que é a incapacidade de participar numa sociedade (mesmo tendo-se muito dinheiro).

 

  Assim, já pela etimologia, não deveriam haver concursos, pois é uma atividade individual e não coletiva.

  Havendo concursos, sendo o "pai das corujas", os meus filhos (modelos) são os mais bonitos e eles são como eu os vejo e não como você os vê (juiz). Tive muita satisfação (dentro do conceito de qualidade) em fazê-los e sim, eles são os mais bonitos do concurso;

  Meus modelos não são tão bons como outros o querem. Mas não são bons em quê? Como faço para melhorar? É só ter dinheiro(conceito de pobreza)? Cada modelinho na mesa é um pouco de luz (combatendo a pobreza) no hobby e deveria ter-se mais respeito com os "filhos" destes que nada ganham (apesar de para eles, serem maravilhosos...)

  Desta forma, como pode um proposta que estimula o modelismo, desenvolvendo a habilidade e a criatividade para tanto. A pesquisa e sua divulgação numa sociedade de modelistas. Onde o valor monetário já não assume uma amplitude ocupada anteriormente.

  Fazer isso como uma realização e diversão pessoal, com o engrandecimento e melhoria individual da percepção do hobby pela própria prática do hobby e com respostas positivas dos/para modelistas, num ambiente social muito mais saudável e agradável.

 Assim, me diga, como poderia uma proposta desta se encaixar na sua afirmação, do seu texto lá em cima? É isso. Espero que você participe dos eventos testes de montagens e análises da proposta.

Last edited by Sosenka

Rapaz....esse tópico é bom pra quem não monta ou compra kit montado!

Porque se eu fosse tirar um tempo para ler com calma algumas das últimas postagens, levaria o mesmo tempo que deu em retirar os excessos de resina, preparar, pintar e montar um cockpit da Aires para meu F-16! (MUITO MAIS TRABALHOSO QUE O DO KIT!!! "diga-se de passagem")

 

É muita viagem que não colabora em nada.....

Originally Posted by Assef:
Parece discurso da Dilma, fala fala e não diz nada!kkk

 Acho que você se enquadra no terceiro quesito do conceito de pobreza apresentado mais acima: incapacidade de participar numa sociedade.

  Seu ego gigantesco, aliado à uma vaidade muito maior, girando somente em torno do seu próprio umbigo, não o permitem novamente em contribuir e muito menos reconhecer a utilidade de tudo que foi escrito aqui. E novamente, o ponho de "castigo".

Last edited by Sosenka
Originally Posted by alexandre ce:

Rapaz....esse tópico é bom pra quem não monta ou compra kit montado!

Porque se eu fosse tirar um tempo para ler com calma algumas das últimas postagens, levaria o mesmo tempo que deu em retirar os excessos de resina, preparar, pintar e montar um cockpit da Aires para meu F-16! (MUITO MAIS TRABALHOSO QUE O DO KIT!!! "diga-se de passagem")

 

É muita viagem que não colabora em nada.....

   Como ele ainda se encontra em uma fase conceitual e onde as propostas de todos deveriam contribuir, é normal esta profusão de escrita. Mas quase nada da chamada "contribuição" aconteceu. O quê ocorreu? A ideia não foi clara?

Em tempo. No mais recente número da revista Scale Aviation Modeller International, em capa já aparece o começo desta proposta que tentei apresentá-los e de fazermos parte. Há um selo com os dizeres: Classic Plastic - Our monthly look in the Artic. E em seu interior, seis páginas de matéria tratando disso. Perdemos a oportunidade! Isto sim, é uma pena...

Bom, vamos lá....

 

acredito que ficou mais do que evidente para todos que NO BRASIL, O QUE VALE NOS OPENS É O TRABALHO DO MODELISTA EM MONTAR O MODELO.

 

Pouco importa se é um kit simples, direto da caixa ou um kit "no estado da arte" recheado com detalhes em PE/resina! O que prevalecerá sempre é a HABILIDADE em realizar o trabalho de montagem, explorando técnicas para dar vida ao modelo!

 

 

No final das contas estamos debatendo uma realidade de paises onde há uma grande facilidade em se acessar aftermarkets variados e o povo que julga acaba priorizando o numero de rebites e uma infinidade de coisas que, evidentemente, forçam o cara que quer ter chances num concurso, a desembolsar uma pequena fortuna......

 

 

lá fora os caras não querem priorizar o trabalho do modelista mas sim valorizar o cara que usou o máximo de itens extras para fazer o modelo....  é a realidade deles e pelo visto, muitos estão descontentes (por não terem recursos ou habilidade em lidar com tantos itens em resina e PEs!).

 

 

HOJE, no Brasil, é certo que ninguém vai ficar olhando se o cara usou PE, resina, adicionou rebites extras ou pintou um a um os cabelos em escala numa figura que vai dentro de um tanque em escala 1/72....

 

.... mas sim se o cara fez o melhor uso de técnicas na montagem de seu modelo! E neste caso, um modelista experiente e com um dominio razoavel de técnicas avançadas pode fazer milagre e irá obter melhor premiação montando um "velho" Bren carrier da tamiya do que um iniciante que domina umas poucas técnicas e se valeu de um kit "no estado da arte", que incluia PE, resina e por ai vai mas, se esqueceu de itens básicos!

Caro Sosenka , pelo jeito o caso é pessoal comigo! Afinal, embora não tenha percebido, falaram e te chamaram de algumas coisas que vc bem deu bola! Não tem problema! Aliás, vc não está me pondo de castigo, eu quero mais é agradecer! Eu estava ficando no esquecimento , agora vc me pôs na vitrine novamente! Muito obrigado! Como diz aquele velho ditado : falem bem ou falem mal, mas falem de mim!
Infelizmente não posso falar nada de vc( com exceção da imaturidade e falta de culhão para manter um debate), afinal não te conheço e pelo visto vc não conhece nada de mim!
Quanto ao tópico, mantenho o que disse , quero ver gente estimulando a qualidade dos trabalhos e não querendo nivelar por baixo! Afinal , este "hobby" se caracteriza por replicar um veîculo que existe ou existiu e a riqueza dos detalhes é que diferenciam João de Joana!
Anderson , vc foi muito feliz no seu comentário ! É bem por aí mesmo!
Só gostaria de acrescentar minha opinião pessoal: o custo dos acessórios lá fora, para os padrões deles, é muito barato ! Então esta  discussão está mais me parecendo o choro melindrado de pessoas que não tem capacidade de montar um belo modelo do que custo em si! Algumas pessoas preferem nivelar por baixo para ter alguma chance num concurso do que tentar aprender as técnicas! E não entendem o que já foi dito por alguém por aqui: as pessoas tem dificuldade de entender que algumas tem dom e outras não!
Anderson, deixa eu exemplificar pra ficar mais fácil! Na militaria que eu gosto mais , eu sou apenas esforçado! Não tenho a mesma habilidade e facilidade que o Pitoco para instalar p. És,  tampouco a destreza do Mano para fazer aqueles scratches !! Montar o Charrua como vc fez? Nem pensar! Tenho muito a aprender ainda!
Quer piorar as coisas? Eu adoro jatos!! Agora , eu posso comprar todos os acessórios do mundo e ler todas as técnicas, mas eu vou passar o resto da minha vida montando e nunca vou conseguir  fazer um jato como o Alexandre! É humanamente impossível!

“Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...”

Pessoalmente eu discordo de muita coisa que foi escrita nesse tópico, não ia me manifestar mas devido a um acidente que sofri ontem e por conta dele estou de molho, tempo para mim é o que não falta... 

Falar que  é o custo investido em um modelo que faz ele ganhar premiação é errado, salvo aqueles que compram modelos de terceiros para expor como sendo de sua autoria, acessórios sejam eles em metal, resina, fotogravados ou scratch, assim como os insumos utilizados na construção, não valorizam o modelo,  se for contabilizar o tempo investido na construção então nem se fale, muita gente vai ver que só tem “prejuízo”.

Quem faz o modelo é o modelista, não importa os recursos disponíveis, se o cara é bom é “BOM”, se é mediano é “MEDIANO”, se é medíocre é “MEDIOCRE” e se é ruim é “RUIM”. Como já foi dito, já vi muito modelo “LISO” dando show em modelo “CAMICLETA” cheio de coisas, um acessório mal instalado pode matar um modelo.

Um ditado popular diz: “Todo mundo quer atirar pedras, mas ninguém quer ser vidraça...”, então antes de falar ou afirmar alguma coisa, passe para o outro lado, esse ano fui convidado para ser juiz e podem acreditar não foi fácil, críticas sempre vão existir, insatisfeitos idem e palpiteiros também, não será possível agradar a todos, isso vale para todos os eventos.

E como disse o Alexandre: “Rapaz..., esse tópico é bom pra quem não monta ou compra kit montado! ... É muita viagem que não colabora em nada...”

Isso para mim não vai levar a lugar nenhum, as coisas irão continuar a ser como são, todo concurso tem suas regras e elas são explícitas e aceitas pelos participantes antes da inscrição, a coisa é simples se não concorda, não participe.

Meus "5 cents" como diz o Sheriff...

Novamente por partes, tentarei recuperar o que era uma discussão sobre uma proposta de avaliação de modelos por juízes e colocá-la em perspectiva. Naquela discussão, onde mesmo quem não ganhasse um famigerado "concurso", saí-se do evento com uma resposta, mostrando quais os pontos a serem melhorados. Em melhorando estes pontos, o modelista em um próximo evento, voltaria com uma modelagem aperfeiçoada, elevando o nível dos modelos em julgamento. Os critérios para este julgamento, em primeira instância, descartaria o valor dinheiro deste mesmo julgamento. Estavam nestes termos as discussões, caminhavam bem e eu tentando dirimir dúvidas da melhor maneira possível. E  aqui começaram os problemas, senão, vejam as citações coligidas ali de cima, onde começou-se a desvirtuar tudo e logo em seguida um comentário didático:

 

a) Retentiva:

 

"...É uma pena! Nestes últimos anos tenho visto os modelos caírem de qualidade! Ano após ano, os kits aparecem nos concursos, mais simples e mais mal montados! O que vejo é um estímulo à pobreza das montagens! Gostaria de ver pessoas estimulando a melhoria da qualidade dos kits montados, isso sim!..."

  

    Perspectiva:

  

   Escreves isso a partir da própria falta de informação do modelo observado e dentro de suas limitadas possibilidades. Ou você já montou todos os kits do mundo, para saber deles e formular a questão do qual é o pobre ou qual é o de baixa qualidade? E você já se relacionou com todos os modelistas do mundo para saber qual seria a reação deles para com esta sua afirmativa? 

   Para evitar estes tipos de falatórios, a proposta inicial prevê um memorial descritivo, onde o modelista traria as dificuldades do modelo e suas técnicas para contorná-los, bem como sua pesquisa. E em contrapartida, receberia uma análise, por parte de juízes (que também não conhecem todos os modelos do mundo), quais seus aspectos positivos e pontos a serem melhorados.

 

b) Retentiva:

 

  "...Rapaz....esse tópico é bom pra quem não monta ou compra kit montado!

Porque se eu fosse tirar um tempo para ler com calma algumas das últimas postagens, levaria o mesmo tempo que deu em retirar os excessos de resina, preparar, pintar e montar um cockpit da Aires para meu F-16! (MUITO MAIS TRABALHOSO QUE O DO KIT!!! "diga-se de passagem")

 

É muita viagem que não colabora em nada..."

 

   Perspectiva:

 

   Como podes dizer que é uma viagem, pois afirmaste que não tirou um tempo para ler. Se não leste, não podes afirmar absolutamente nada.

 

c) Retentiva:

 

    "... lá fora os caras não querem priorizar o trabalho do modelista mas sim valorizar o cara que usou o máximo de itens extras para fazer o modelo....  é a realidade deles e pelo visto, muitos estão descontentes (por não terem recursos ou habilidade em lidar com tantos itens em resina e PEs!)..."

 

   Perspectiva:

 

   É exatamente o contrário. Eles estão muito contentes e TODOS os recursos do hobby são direcionado a eles. O que eles querem sim, é mudar todo um esquema de modelismo. Querem que aqueles que não "ganharam" nada num ano, voltem no seguinte melhores e mais fortes. O principal critério descartado nesta nova avaliação era o custo (dinheiro), mas nada impediria de ser outra coisa em outro momento, pois as propostas estavam abertas e dei minhas sugestões naquele momento e queria a de vocês para colocar junto no pacote.

 

d) Retentiva:

 

"...Ver gente estimulado..."; "...por replicar um veiculo que existe ou existiu e a riqueza dos detalhes é que diferenciam...".

 

  Perspectiva:

 

   Como queres ver estímulo, se és o desalento, com a seguinte afirmação:

" ...tenho visto os modelos caírem de qualidade! Ano após ano, os kits aparecem nos concursos, mais simples e mais mal montados!...  "

   Como posso saber se o modelo é rico em detalhes e diferenciá-lo, se não conhece-se todos os modelos do mundo. Quem o montou tem que contar a "trajetória" deste modelo, para poderem avaliá-lo.

 

 

e) Retentiva:

 

"...Caro Sosenka , pelo jeito o caso é pessoal comigo! Afinal, embora não tenha percebido, falaram e te chamaram de algumas coisas que vc bem deu bola! Não tem problema! Aliás, vc não está me pondo de castigo, eu quero mais é agradecer! Eu estava ficando no esquecimento , agora vc me pôs na vitrine novamente! Muito obrigado! Como diz aquele velho ditado : falem bem ou falem mal, mas falem de mim!
Infelizmente não posso falar nada de vc( com exceção da imaturidade e falta de culhão para manter um debate), afinal não te conheço e pelo visto vc não conhece nada de mim!..."

 

   Perspectiva:

 

    A questão de "culhões", não responderei.

    Infelizmente, você não me conhece. Felizmente, eu não te conheço. Só acho que você apareceu com uma proposta válida no começo do tópico e a mudou completamente no fim. Depois, eu quem sou o imaturo e não tenho a coragem de manter um debate...

    Quanto a pô-lo em destaque, não precisa me agradecer. Agora promoveu-se, por sua honra e mérito de um nível local, a medíocre em nível nacional. Meus parabéns, você foi perfeito nesta tarefa. Se você se dedicar, com afinco, desta maneira ao modelismo e aos modelistas, você será um grande modelista medíocre em nível mundial! Não desista, continue assim...

   O bom, que a proposta de uma nova metodologia, pessoas assim deixarão de interferir no meio. O que escreves, para mim, soa como o guincho dos que serão extintos.

   É isso. E qualquer discussão doravante é inócua, pois tudo isso, já era. Ficamos de fora... Voltaremos a seguir, com nossas atrações meio esquizóides...

Last edited by Sosenka

Retentiva:

Várias linhas de texto retórico que só causa polêmica e não leva a lugar algum.

Perspectiva:

Com um ótimo material de pesquisa, terminei o cockpit e vou fechar a fuselagem enquanto o tópico rola....

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