Onde ficava o cano de saída do escape do Sherman A4E3E8?
Não era visível?
Já olhei várias fotos na net mas não consegui localizar o dito cujo.
[]s.
Onde ficava o cano de saída do escape do Sherman A4E3E8?
Não era visível?
Já olhei várias fotos na net mas não consegui localizar o dito cujo.
[]s.
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eles ficam embaixo do veiculo não sao visiveis,tem uma foto de um aqui mas só mostra a proteção
Oi Pak43.
A foto não está abrindo, mas sem problema. Já entendi.
Obrigado.
[]s.
Zé Victor, boa noite.
Estou preparando a Introdução Histórica para a montagem de um Sherman da RFM com interior
e estou coletando material há uma semana. Acho que posso ajudar nesse tópico.
Os tubos de escape do silenciador do tanque Sherman estavam localizados na parte traseira do casco, em ambos os lados do compartimento do motor. Eles faziam parte do sistema de exaustão que expelia os gases quentes do motor para o exterior.
A forma e o tamanho dos silenciadores variavam conforme o tipo de motor usado no tanque. Por exemplo, o modelo M4A1 com o motor radial a gasolina Continental R975
tinha silenciosos cilíndricos enquanto o modelo M4A4 com o motor a gasolina multibancada Chrysler A57 tinha silenciosos retangulares.
Os silenciosos eram frequentemente cobertos com chapa metálica ou malha aramada para protegê-los de danos e também reduzir o ruído.
Algumas versões do Sherman também tinham defletores de exaustão adicionais ou extensões para direcionar os gases quentes retirados do motor para longe do veículo ou da infantaria que o seguia.
Assim que tiver mais material, posto aqui.
Abs.
Eis uma foto que, acredito, posicione bem a situação.
Eis a saída dos dois escapamentos do motor Continental R-975. Foto tirada de baixo para cima, tendo ao lado as duas entradas de ar.
As duas bolas claras são reflexo na lente da câmera.
Outros dois dados sobre os silenciadores dos Sherman:
Os silenciadores e tubos de escape eram componentes importantes do sistema de exaustão do Sherman, pois ajudavam a evitar o superaquecimento e incêndios do motor, o que acontecia muito amiúde com os primeiros veículos.
Por outro lado, os silenciadores e escapamentos também afetavam o desempenho e a mobilidade do tanque, pois adicionavam peso e arrasto e, às vezes, interferiam na suspensão ou nas lagartas. Algumas tripulações de tanques os modificaram ou removeram para melhorar a velocidade e a manobrabilidade, mas isso, é claro, aumentou o risco de falha do motor por aquecimento, incêndio ou desgaste e a detecção por parte do inimigo.
Abs.
[]s.
Fiquei curioso porque nunca tinha pensado antes nisso. Consultando o manual de montagem do Sherman da RFM que é um kit super detalhado (motor Ford GAA 500hp) não dá para ver o escape, não explorei as árvores para localizar mas parece que a saída é por trás da grade traseira...
Wolf não sei qual Kit voce tem mais eu tenho o de numero 5058 e esta bem claro no manual na pagina 3 onde vai o escapamento deste veiculo.
@Wolf posted:Fiquei curioso porque nunca tinha pensado antes nisso. Consultando o manual de montagem do Sherman da RFM que é um kit super detalhado (motor Ford GAA 500hp) não dá para ver o escape, não explorei as árvores para localizar mas parece que a saída é por trás da grade traseira...
Wolf, veja no manual de montagem, na etapa 16, as peças E29 e E30. São as duas saídas dos silenciosos do sistema de exaustão do Sherman M4A3E8.
As peças M12, M23 e M24 que formam a proteção traseira do Sherman M4A3E8 montam uma peça que fica abaixo das saídas do sistema de exaustão. Ou seja, as duas saídas que coletam os gases que saem pela parte inferior do motor, enviam esses gases para cima e os expelem por duas frestas na parte traseira do veículo, acima da proteção aramada (não é bem aramada, parecem mais prateleiras). Mas não estão escondidas. Estão bem expostas.
É verdade Pak,
Olhando o manual do kit RFM do Sherman M4A3E8 1/35 notei o seguinte, que a chapa que fecha o compartimento do motor tem dois recessos onde encaixam as saídas dos escapes do motor, mas não fizeram o furo provavelmente porque fica encoberto pela grade externa.
Pode-se ver pela imagem do motor a saída dos escapes e que vai encaixar no recesso da chapa.
Interessante também ver o tanque de gasolina, bem na lateral traseira. O tanque de água do radiador deve ser aquele ao lado do motor, no interior. Tem também as latas de água que ficam na lateral da chapa de blindagem. O Sherman tem dois pontos fracos principais que são a lateral no meio, onde se aloja a munição que ao ser atingido causa a ignição dos projéteis, e os tanques de gasolina na lateral atrás. Como paliativo os americanos colocaram essas latas de água na lateral que no caso de ser atingido libera água que parcialmente inunda o compartimento de munições. Esses itens estão bem detalhados no kit mas a parte de ventilação forçada do radiador, no kit, não tem a saída de ar que penso existir mas que fica escondido pela grade externa. Alguém consegue confirmar esta saída de ar do radiador?