boa tarde amigos, alguem sabe me dizer qual ou quais as versÕes do Spit faziam a escolta dos Lancaster MKIII e qual o melhor destes Spit na 1/48 para comprar?
obrigado
boa tarde amigos, alguem sabe me dizer qual ou quais as versÕes do Spit faziam a escolta dos Lancaster MKIII e qual o melhor destes Spit na 1/48 para comprar?
obrigado
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Spitfire Mk. IX
As missões do Lancaster não eram a noite? Algo bem diferentes das americanas, que usavam escolta de forma bem abrangente. Lembro de ter lido sobre missões de caças noturnos ingleses contra os alemães.
O Spitfire era um caça de curto alcance. As missões "Circus" tinham o perfil ideal para seu desempenho. Eram missões de bombardeio diurno com pequeno numero de bombardeiros, escoltada por grande numero de caças. Várias versões de Spitfire foram usadas em escolta para vários tipos de bombardeiros tanto da RAF (Blenheims, Stirlings, Lancaster etc..) quanto da USAAF (B-17, B-24, B-26 etc..) isso dependia da distancia e da disponibilidade dos esquadrões Aliados para a missão. Os Avro Lancasters participavam também desse tipo de missão e outras missões táticas.Eles voaram na manha do Dia D inclusive; como relembra o oficial navegador John Dyer.
http://www.history.co.uk/shows...the-morning-of-d-day
Alguns foram derrubados:
Sempre ouvi dizer que na europa a USAAF bombardeava de dia, com escolta de caças, enquanto a RAF bombardeava de noite, sem escolta.
As operações Circus estavam mais para varredura de caças do que para missões de bombardeiros, em termos absolutos os Lancasters operavam muito mais a noite, missões diurnas eram minoria.
Tanto era que os bombardeiros ingleses eram sempre pintados de preto por baixo e dos lados. Camuflagem noturna.
Os Spitfires fizeram missões de escolta com Lancastaers no fim da guerra. Participaram de ataques ao vale do Rhur. Procure pelos Spitfires Mk XIV. do esquadrão 610.
A RAF fez vários ataques diurnos durante a guerra, incluindo ataques a alvos na Alemanha a partir do fim de 1944.
"Sempre ouvi dizer que na europa a USAAF bombardeava de dia, com escolta de caças, enquanto a RAF bombardeava de noite, sem escolta.Tanto era que os bombardeiros ingleses eram sempre pintados de preto por baixo e dos lados. Camuflagem noturna".
"As operações Circus estavam mais para varredura de caças do que para missões de bombardeiros, em termos absolutos os Lancasters operavam muito mais a noite, missões diurnas eram minoria".
A pergunta do Angelucci foi qual era o Spitfire que escoltava os Lancasters Mk III. Ela não foi se os Lancasters bombardeavam mais de dia do que a noite. Os Lancasters foram usados sim em bombardeios diurnos até o final da guerra, bem como outros modelos de bombardeiros. Obviamente não com a mesma intensidade que nos noturnos, eram bombardeios táticos como eu disse na minha primeira postagem. O fato da camuflagem não era um empecilho para o bombardeio diurno de qualquer bombardeiro da RAF. Que alias bombardeou sozinha de 1940 até 1942 a Europa de dia e a noite. No final de 1942 com a chegada da Oitava Força Aérea a RAF e a USAAF dividiram estrategicamente a concentração de forças, para otimizar o efeito destrutivo sobre a Alemanha. Mas a RAF nunca se eximiu de bombardear de dia quando possível.
Ataque diurno da RAF com Stirlings em uma fabrica de motores da Renault em Paris, Março de 1942.
Em Abril de 1942 doze Lancasters dos 44 e 97 esquadrões voando baixo atacaram de dia a fabrica de motores a disel da MAN em Augsburg, no interior da Alemanha.
Nesse video o Lider desse ataque aparece aos 4 minutos.
Os Lancasters atacaram também em bombardeios diurnos usando as "Grand Slam" e as "Tallboys".
Em 12 de Novembro de 1944 a RAF desfechou o mais bem sucedido e preciso ataque de toda a WWII, quando destruiu o encouraçado alemão Tirpitz.
"Rodeo" era o nome código usado pela RAF para missões de varredura de caças. As "Circus" eram missões de bombardeio contra alvos da infra estrutura alemã localizados na Europa ocupada. A função dos caças era a de proteger esses bombardeiros até o alvo e durante o caminho de volta, tentando, claro, abater o maior numero possível de aviões da Luftwaffe.
Acho que o colega se refere a cobertura de caças para os Lancasters a exemplo das GRANDES formações da USAAF com GRANDE cobertura de caças durante o dia, não sei se os esquadrões de bombardeiros ingleses chegara a efetuar esse tipo de missão, não um avião solitário, uma unidade, um esquadrão, GRANDES formações (inglesas/RAF) com cobertura de caças (RAF), isso aconteceu ?
Acho que o colega se refere a cobertura de caças para os Lancasters a exemplo das GRANDES formações da USAAF com GRANDE cobertura de caças durante o dia, não sei se os esquadrões de bombardeiros ingleses chegara a efetuar esse tipo de missão, não um avião solitário, uma unidade, um esquadrão, GRANDES formações (inglesas/RAF) com cobertura de caças (RAF), isso aconteceu ?
Sim, nos meses de março e abril de 1945, os ingleses fizeram diversos ataques diurnos a alvos na Alemanha. Estes ataques envolveram de 300 a mais de 1000 aviões dependendo do alvo.
Acho que o colega se refere a cobertura de caças para os Lancasters a exemplo das GRANDES formações da USAAF com GRANDE cobertura de caças durante o dia, não sei se os esquadrões de bombardeiros ingleses chegara a efetuar esse tipo de missão, não um avião solitário, uma unidade, um esquadrão, GRANDES formações (inglesas/RAF) com cobertura de caças (RAF), isso aconteceu ?
Sim, nos meses de março e abril de 1945, os ingleses fizeram diversos ataques diurnos a alvos na Alemanha. Estes ataques envolveram de 300 a mais de 1000 aviões dependendo do alvo.
"Acho que o colega se refere a cobertura de caças para os Lancasters a exemplo das GRANDES formações da USAAF com GRANDE cobertura de caças durante o dia, não sei se os esquadrões de bombardeiros ingleses chegara a efetuar esse tipo de missão, não um avião solitário, uma unidade, um esquadrão, GRANDES formações (inglesas/RAF) com cobertura de caças (RAF), isso aconteceu ?"
Essa não foi a questão levantada neste tópico. Não foi feita nenhuma comparação para estabelecer quem usou a maior formação de bombardeiros com a maior cobertura de caças no maior numero de vezes, ou se foi no final de guerra ou no inicio. Foi apenas para estabelecer se os bombardeiros Lancasters da RAF voaram em missões diurnas e se eram ou não escoltados. O que foi obviamente fato histórico para estes dois aspéctos. Sim eles atacaram de dia e sim eles foram escoltados por vários tipos de caças, incluindo é claro o Spitfire.
Após Março de 1944 o comando de bombardeio da RAF intensificou as missões diurnas sobre a Europa ocupada (França, Bélgica e Holanda) e a partir de Setembro de 1944 efetuou ataques diurnos sobre Berlim. Grandes formações só eram usadas de acordo com o tipo de alvo. Não havia necessidade do comando de bombardeio britânico mandar grandes formações atacar uma ponte, ou um navio como o Tirpitz (30 Lancasters deram conta do trabalho escoltados por Mustangs da RAF).
Grandes formações foram usadas como disse muito bem o Augusto. Só pra citar algumas: Em 25 de Outubro de 1944 770 Lancasters atacaram de dia alvos na cidade de alemã de Essen escoltados por grande numero de caças da RAF. Dias mais tarde em 27 de Outubro Dusseldorf foi varrida por mil bombardeiros da RAF fortemente escoltados mais uma vez pelos caças da RAF. Ainda no mês de Outubro, as cidades de Colônia e Duisburg foram atacadas dia e noite pela RAF, no espaço de 18 horas mais de 2000 aviões jogaram nas cidades, 9299 toneladas de explosivos, o que foi mais do que a Luftwaffe jogou durante um ano inteiro da "Blitz" em Londres. Em Março de 45 a cidade de Essen foi novamente atacada por 1079 aviões. Esse ataque foi o maior efetuado pelo comando de bombardeio britânico.
Pequenas formações foram usadas pela USAAF também de acordo com o alvo a ser atacado e o tipo de avião a ser usado. No seu primeiro ataque em Agosto de 1942, o esquadrão 97, da USAAF atacou um pátio ferroviário em Rouen, França, usando apenas 12 B-17 com cobertura de caças Spitfire V da RAF na ida e na volta do ataque. Em 15 de Agosto de 1944 um B-17 solitário, atacou subindo a região do Reno tentando destruir com metralhadoras colunas de suprimentos ou qualquer outro alvo de oportunidade; esse B-17 foi derrubado pelo Feldwebel Helmut Lennartz foi a primeira vitória de um Me 262 sobre uma B-17. A USAAF também, só pôde empregar as grandes formações de bombardeiros com mil ou mais aviões no final de Fevereiro 1944 quando a Luftwaffe já estava bastante enfraquecida.
Existem bons livros sobre a campanha de bombardeio contra a Alemanha como:
-'The Bomber Command War Diaries' autor Martin Middlebrook
-'The Strategic Air Offensive Against Germany' volumes 1 & 2 autores Charles Webster e Noble Frankland.
Os spitfires mais produzidos neste período foram o MK V e MK IX e certamente participaram de missões de escolta, tanto de bombardeiros americanos como ingleses. Os MK VI e VII (acho) também foram usados, mas foram produzidos em menor número.
Quanto a kits, acho o Mk V Tamiya muito bom (não sei se há superiores) e, pro MK IX, tem este novo da Eduard, que é muito detalhado e me parece muito bom também (não sei se há erros no kit, mas se houver creio não ser nada que salte aos olhos).
"Acho que o colega se refere a cobertura de caças para os Lancasters a exemplo das GRANDES formações da USAAF com GRANDE cobertura de caças durante o dia, não sei se os esquadrões de bombardeiros ingleses chegara a efetuar esse tipo de missão, não um avião solitário, uma unidade, um esquadrão, GRANDES formações (inglesas/RAF) com cobertura de caças (RAF), isso aconteceu ?"
Essa não foi a questão levantada neste tópico. Não foi feita nenhuma comparação para estabelecer quem usou a maior formação de bombardeiros com a maior cobertura de caças no maior numero de vezes, ou se foi no final de guerra ou no inicio. Foi apenas para estabelecer se os bombardeiros Lancasters da RAF voaram em missões diurnas e se eram ou não escoltados. O que foi obviamente fato histórico para estes dois aspéctos. Sim eles atacaram de dia e sim eles foram escoltados por vários tipos de caças, incluindo é claro o Spitfire.
Após Março de 1944 o comando de bombardeio da RAF intensificou as missões diurnas sobre a Europa ocupada (França, Bélgica e Holanda) e a partir de Setembro de 1944 efetuou ataques diurnos sobre Berlim. Grandes formações só eram usadas de acordo com o tipo de alvo. Não havia necessidade do comando de bombardeio britânico mandar grandes formações atacar uma ponte, ou um navio como o Tirpitz (30 Lancasters deram conta do trabalho escoltados por Mustangs da RAF).
Grandes formações foram usadas como disse muito bem o Augusto. Só pra citar algumas: Em 25 de Outubro de 1944 770 Lancasters atacaram de dia alvos na cidade de alemã de Essen escoltados por grande numero de caças da RAF. Dias mais tarde em 27 de Outubro Dusseldorf foi varrida por mil bombardeiros da RAF fortemente escoltados mais uma vez pelos caças da RAF. Ainda no mês de Outubro, as cidades de Colônia e Duisburg foram atacadas dia e noite pela RAF, no espaço de 18 horas mais de 2000 aviões jogaram nas cidades, 9299 toneladas de explosivos, o que foi mais do que a Luftwaffe jogou durante um ano inteiro da "Blitz" em Londres. Em Março de 45 a cidade de Essen foi novamente atacada por 1079 aviões. Esse ataque foi o maior efetuado pelo comando de bombardeio britânico.
Pequenas formações foram usadas pela USAAF também de acordo com o alvo a ser atacado e o tipo de avião a ser usado. No seu primeiro ataque em Agosto de 1942, o esquadrão 97, da USAAF atacou um pátio ferroviário em Rouen, França, usando apenas 12 B-17 com cobertura de caças Spitfire V da RAF na ida e na volta do ataque. Em 15 de Agosto de 1944 um B-17 solitário, atacou subindo a região do Reno tentando destruir com metralhadoras colunas de suprimentos ou qualquer outro alvo de oportunidade; esse B-17 foi derrubado pelo Feldwebel Helmut Lennartz foi a primeira vitória de um Me 262 sobre uma B-17. A USAAF também, só pôde empregar as grandes formações de bombardeiros com mil ou mais aviões no final de Fevereiro 1944 quando a Luftwaffe já estava bastante enfraquecida.
Existem bons livros sobre a campanha de bombardeio contra a Alemanha como:
-'The Bomber Command War Diaries' autor Martin Middlebrook
-'The Strategic Air Offensive Against Germany' volumes 1 & 2 autores Charles Webster e Noble Frankland.
"Ninguem aqui esta fazendo comparações, ou dizendo 'o meu é maior que os seu'...Esses lutaram mais e aqueles lutaram menos...
O Q da questão creio que o Angelucci é quem sabe.
EU e outros colegas aqui no topico, acredito, não sabiam e/ou não houve interesse antes de saber, pois que o mais falado, sempre, são as grande formações de B-17, B-24, bla bla bla bla bla"
Exato, não comparar era o que todos estavam fazendo, até o momento em que o colega fez a primeira postagem.
Comparar, foi exatamente o que o colega fez, quando usou a palavra grande repetidamente em caixa alta. Só para lembrar:
"Acho que o colega se refere a cobertura de caças para os Lancasters a exemplo das GRANDES formações da USAAF com GRANDE cobertura de caças durante o dia, não sei se os esquadrões de bombardeiros ingleses chegara a efetuar esse tipo de missão, não um avião solitário, uma unidade, um esquadrão, GRANDES formações (inglesas/RAF) com cobertura de caças (RAF), isso aconteceu ?"
O fáto da RAF ter utilizado, um avião solitário, uma unidade, um ou dois esquadrões em missões, seja lá com 12, 20 ou 100 aviões, se foi no início ou no final da guerra não desqualifica esse tipo de missão como não sendo de bombardeio. Elas eram sim missões de bombardeio.
A questão do Angelucci foi pertinente ao tema deste forum (aviação militar) e bem clara "alguém sabe me dizer qual ou quais as versões do Spit faziam a escolta dos Lancaster".
Se só ele soubesse "O Q da questão", não teria sentido ele perguntar aqui na webkits algo que ele já sabe.
A questão foi prontamente respondida pelo Márcio Pinho e depois por mim, o Augusto e o Daniel Kirchner. Só que surgiram duvidas quanto aos lancasters terem voado em missões diurnas, escoltados ou não. Questões essas que foram respondidas então, por mim e pelo Augusto.
E é isso. Nem sempre o que é mais falado (o bla bla bla..) representa ou explica tudo de um período histórico. Nós sempre aprendemos um pouco mais, é claro se houver interesse. A história da aviação é um tema, múltiplo, que é reescrito regularmente, e isso é ótimo.
Não sei porque tanta ‘tempestade’ por coisa pouca, é cada uma... vamos aos fatos.
Quando eu disse GRANDE em caixa alta, maiúsculas, foi exatamente o que quis dizer, GRANDES FORMAÇÕES e ponto final, sem menosprezar as missões de um, dóis, 12, 30, 50 de quem quer que fosse. ACHO que vc foi a unica pessoa aqui que viu uma COMPARAÇÃO.Pois é do conhecimento de todos que os americanos enviavam centenas e centenas de aviões por missão
Exato, não comparar era o que todos estavam fazendo, até o momento em que o colega fez a primeira postagem.
Comparar, foi exatamente o que o colega fez, quando usou a palavra grande repetidamente em caixa alta. Só para lembrar:
"Acho que o colega se refere a cobertura de caças para os Lancasters a exemplo das GRANDES formações da USAAF com GRANDE cobertura de caças durante o dia, não sei se os esquadrões de bombardeiros ingleses chegara a efetuar esse tipo de missão, não um avião solitário, uma unidade, um esquadrão, GRANDES formações (inglesas/RAF) com cobertura de caças (RAF), isso aconteceu ?"
O Q da questão, se refere ao que o colega quis perguntar, pois caso não tenha percebido, havia uma dúvida ‘no ar’ que todos tiveram e tentaram cada um a sua maneira ajudar o colega, até que vossa pessoa resolveu o problema. Conseguiu esclarecer, saber, decidir, você é realmente ‘0 cara’.
Se só ele soubesse "O Q da questão", não teria sentido ele perguntar aqui na webkits algo que ele já sabe.
Concordo plenamente.... nesse caso especifico nunca houve da minha parte interesse em ir fundo no assunto, tanto QUE não tentei impor meus conhecimentos, meu achismo, meu estrelismo
Em algum momento até perguntei se os ingleses haviam utilizado estas GRANDES formações a exemplo dos americanos, o resto é BLA BLA BLA BLA BLA e BLA BLA.
Tenha um feliz ano novo.
Guarde bem estas sábias palavras.
Nós sempre aprendemos um pouco mais, é claro se houver interesse.
Algo que EU ACHEI interessante. Isto não é uma comparação.
Bomber Command crews also suffered an extremely high casualty rate: 55,573 killed out of a total of 125,000 aircrew (a 44.4% death rate), a further 8,403 were wounded in action and 9,838 became prisoners of war. This covered all Bomber Command operations including tactical support for ground operations and mining of sea lanes.[lease_clarify" title="Wikipedialease clarify">clarification needed][25] A Bomber Command crew member had a worse chance of survival than an infantry officer in World War I;[25] more people were killed serving in Bomber Command than in the entire Blitz, or in the bombings of Hamburg or Dresden. By comparison, the US Eighth Air Force, which flew daylight raids over Europe had 350,000 aircrew during the war and suffered 26,000 killed and 23,000 POWs.[25] Of the RAF Bomber Command personnel killed during the war, 72% were British, 18% were Canadian, 7% were Australian and 3% were New Zealanders. [26]
Taking an example of 100 airmen:[27]
In total 364,514 operational sorties were flown, 1,030,500 tons of bombs were dropped and 8,325 aircraft lost in action.
e para quem quer um kit
Muito bom Fabinho!
Não há nenhuma tempestade.
Eu não sou ‘0 cara’ e nunca tentei impor "meus conhecimentos", "meu achismo", "meu estrelismo" quando postei aqui na webkits, lamento que colega tenha entendido dessa maneira. Acho que o colega se enganou, apenas tentei me ater adequadamente ao tópico.
A "dúvida no ar" referente a questão do Angelucci; era sobre qual ou quais os spitfires usados na escolta dos lancasters em missões diurnas.
e foi à isso que me ative quando o colega postou.
A postagem do colega com os kits do Lancaster e o link para o site da RAF só vem complementar o que eu e o Augusto postamos, anteriormente, o que é ótimo.
Quanto á postagem das baixas, Já que o colega disse que "não é uma comparação" não será necessário comentar
As sábias palavras eu as guardo sempre comigo; e aprendo muito quando leio as postagens de outros colegas da webkits.
Obrigado pelos votos de feliz ano novo
segundo esta discussão:
http://forum.keypublishing.com...mmand-Daylight-Raids
a escolta era fornecida por Mustangs da RAF (150 Wing e posteriormente 122 Wing)
segundo este site:
http://www.rafcommands.com/archive/05301.php
antes dos Mustangs, Spitfires IXb e IXe foram tb usados
segundo este site, tb foram usados P38 da USAAF
http://forum.12oclockhigh.net/...index.php?t-697.html
e aqui:
https://legionmagazine.com/en/...er-command-strategy/
menção de escolta de Spitfires, Typhoons e Mustangs