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Pois É, eu tentei e não gostei do resultado. Entupiu o aerÓgrafo, ficou sem o brilho por causa da diluiÇão, em suma, ficou uma merda! SÓ que tem umas cores em esmalte que são fantÁsticas! Vi um cara na internet que dilui com thinner PU  e fica espetacular! SÓ que eu não pretendo comprar thinner PU... AlguÉm jÁ se arriscou? Alguma sugestão? 

AbraÇão

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Originally Posted by JeanFabricio:

Jaca, por que não comprar o thinner PU?

Eu comprei para usar com PU mesmo e achei com cheiro menos forte do que o "nomal" (para laca).

Manei qui é gud nóis não hévi...

fala tripa seca....
foi num Fokker DRi 1/72 (q blasfêmia para minha família.......rsrsrsr  brincadeira)

 

dá certo.
porém não dá cobertura.

são inúúúúúúmeras  camadas.

mas uso o esmalte para corem enjoadas como:

cobreado do frame do canopi do F-15.

 

pequenos detalhes, principalmente de for metálico:

os conectores do intercooler (no foto parecem vermelhos , mas na verdade são puxados pro rosa metalico). os eixos de transmissão e os conectores em azul foi tudo esmalte de unha.

Originally Posted by jacavoadora:

Pois é, eu tentei e não gostei do resultado. Entupiu o aerógrafo, ficou sem o brilho por causa da diluição, em suma, ficou uma merda! Só que tem umas cores em esmalte que são fantásticas! Vi um cara na internet que dilui com thinner PU  e fica espetacular! Só que eu não pretendo comprar thinner PU... Alguém já se arriscou? Alguma sugestão? 

Abração

 

Um diluente de esmalte é o óleo de banana, recentemente conversando com uma pessoa sobre o uso em kits ela disse que já usou com óleo de banana e deu certo. Nós mulheres para "salvar" esmaltes misturamos os 2, acetona e óleo de banana e NÃO FICA OLEOSO, óleo de banana vende em qualquer perfumaria e as vezes em uma boa farmácia.

 

Espero ter ajudado 

Bom dia.

O modelista João Pedro, de São Paulo, no www.autochampion.livreforum.com postou o processo abaixo.

 

Como tenho sido sondado por vários modelistas a respeito de pinturas com esmalte de unhas unhas, resolvi colocar aqui um tutorial.

As pinturas em kits utilizando esmaltes de unhas são interessantes pelas cores que atualmente se apresentam nos catálogos das mais variadas marcas de esmalte. Algumas são bem próximas das cores especiais que encontramos em carros 1:1. Os esmaltes apresentam pigmentos muito vibrantes, com perolizados que após aplicados dão um efeito muito bom à pintura.

Também tem a vantagem de serem materiais mais baratos e caseiros e poderem ser adquiridos em volume suficiente para a pintura de um kit. Para um kit utilizei 2 vidros de 8ml e sobrou um pouco de tinta.

PRIMEIRA TÉCNICA


Primeiramente preparei a carroceria do kit aplicando primer, lixando as imperfeições com lixa dágua 600 e depois retocando o primer novamente. Depois de 24 horas de cura, alisei a carroceria toda com lixa dágua 1200 deixando a carroceria bem acetinada e lisa.

A primeira camada de tinta aplicada foi o prata. Utilizei um Alumínio automotivo bem brilhante, bem diluído e apliquei uma camada fina, suficiente apenas para cobrir o primer e tomando cuidado para não perder o acetinado da carroceria. Deixei secar bem por umas 4 horas e não lixei. Lixar o alumínio é perder o brilho e não é o caso neste tipo de pintura.

Apliquei uma camada de esmalte de unhas diluído em thinner PU (1:2,5). A tinta fica bem líquida permitindo fácil aplicação com aerógrafo a baixa pressão (15 a 18 lbs). Apliquei camadas bem finas sem me preocupar muito com a cobertura completa do kit. A idéia é que ela vá aderindo ao primer, por isso fui cobrindo aos poucos. Uma demão rápida, clara, mesmo que ficando manchada sem cobrir o kit 100%. Depois de 20 minutos, uma demão diluída em 1:2, mais encorpada já fazendo o kit pegar toda cor do esmalte. Ele fica fosco, não se assuste, é assim mesmo. O Esmalte de unhas perde o brilho quando diluído em thinner. Mais 20 minutos de secagem, uma passada de lixa 2000 bem de leve e aí uma 3ª camada diluída em 1:2 para encorpar a pintura toda.







Depois de 1 hora, entrei com o verniz PU seguindo a mesma sequência de pintura que o esmalte de unhas: 1ª fina, 2ª mais grossa e a 3ª para terminar. Todas com intervalo de 20 minutos entre elas. Aí deixei 24h de cura para polir.





SEGUNDA TÉCNICA

Daí parti para outra técnica, mais ou menos como a que fiz com o verniz vitral.

Então fiz uma mistura de 1 vidro de esmalte + 1/2 de verniz PU (pode ser usado o verniz acrílico), essa mistura eu diluí em 1:3 (1 parte de mistura para 3 partes de thinner PU). Apliquei uma primeira demão bem empoeirada com aerógrafo a 18 lbs e um jato bem fino, cobrindo a carroceria toda de maneira uniforme. Deve-se deixar a tinta bater no kit bem úmida para que haja aderência ao primer. A tinta fica bem clara, mas não se assuste, é assim mesmo. Deixei secar por 20 minutos, dei uma Segunda demão dessa mistura já um pouco mais encorpada, cobrindo o carro todo. A cor vai ficar mais forte depois dessa demão. Deixei secar por mais 20 minutos.

Refiz a mistura de esmalte de unhasl+verniz PU na mesma proporção e diluí em thinner a 1:2 (1 parte da mistura para 2 partes de thinner). Apliquei essa demão bem generosa com aerógrafo a 20 lbs, Já se percebe melhor a cobertura da tinta. Novo intervalo de 20 minutos e nova camada generosa, aí a cor definitiva do carro já vai se definindo. Caso seja necessário cobrir qualquer diferença, repita a aplicação dessa mistura. A mistura assenta bem e vai ficando bem liso e brilhante. Deixei secar por 24 horas para cura da tinta.





Depois da cura, lixei a carroceria toda com lixa 2000 (na falta dessa lixa pode ser a 1200 usada) para corrigir qualquer imperfeição ou granulação da pintura. Por último apliquei 2 demão só de verniz PU, a primeira bem fina e diluída, a Segunda mais encorpada, com tempo de secagem entre a primeira e a Segunda de 20 minutos também.

Por fim, deixei curar por mais 24 horas e dei polimento.

POLIMENTO
Passei uma lixa 2500 bem de leve para tirar qualquer granulação da superfície, lavei bem o kit e deixei secar ao natural. Depois, com algodão apliquei o famoso KAOL, ele tem uma granulação abrasiva fina mas eficiente. Ai entrei com massa de polir nº 2, depois com uma massa SUN CAR a base de carnaúba aplicada com algodão. Por fim, uma camada de cera automotiva comum e depois uma mais fina, para pinturas metálicas.

Aqui abaixo seguem os 2 exemplos de kits pintados com esse processo.



Mais imagens: http://autochampion.livreforum.com/t2199-mitsubishi-3000-gt-vr4

 

 

Last edited by artemius111

eu dilui com acetona mesmo.

 

olha, mas quem está afim de fazer todo o processo  acima....é praticamente como se usasse tinta poliéster automotivo.

 

então....qual a vantagem?
meia lata de tinta poliéster (ou 1/8) custa de 20 a 30 reais.
quantos esmaltes se usa para pintar uma carroceria 1/24?

pq dependendo do esmalte (a linha ludurana) chega 8 reais o vidro (tive q comprar 3  para fazer um carro 1/43 pq essa linha ludurana  em a cor "furta cor" ou chamada tbm de camaleão com um pigmento finíssimo, proporcional a escala .

pois já a venda para o modelismo estar cores "camaleão" e mesmo para a escala 1/18, o pigmento metálico é gigante.

 

eu tenho a seguinte linha de pensamento:

 

ou usa tudo esmalte (para no final usar um verniz PU, já q se for pintura automotiva, aviação civil ou militar comemorativa/especial, é o melhor tipo de verniz)

ou usa tudo linha automotiva.

 

mas, é só a minha opinião.......

Obrigado a todos pelas dicas. Igor,valeu pela atenção. Não vale a pena mesmo. A intenção era encontrar mais uma alternativa para o branco. Tá muito difícil - e caro - achar tinta Tamiya e o esmalte me pareceu uma boa ideia. Não é. 

tô fazendo uns testes com spray branco para plasticos da colorgin:

-no primeiro (direto do spray)numa sucata deu excelente cobertura, é um branco bem "branco geladeira" (não é amarelado) porém, acho q o propelente ou alguma composição dali deu uma arrepiada leve no plástico (o suficiente para provar q não fica bom)

se bem q o teste o mais tosco possivel: agitei a lata e joguei, talvez alguém q tenha mais a mânha em lidar com spray consiga melhor resultado.

 

- no segundo teste (ainda está por vir) vazar ele para um pote e usar no aerografo, para ver se outras tintas aderem por cima desta tinta spray.

Originally Posted by Igor:

tô fazendo uns testes com spray branco para plasticos da colorgin:

-no primeiro (direto do spray)numa sucata deu excelente cobertura, é um branco bem "branco geladeira" (não é amarelado) porém, acho q o propelente ou alguma composição dali deu uma arrepiada leve no plástico (o suficiente para provar q não fica bom)

se bem q o teste o mais tosco possivel: agitei a lata e joguei, talvez alguém q tenha mais a mânha em lidar com spray consiga melhor resultado.

 

- no segundo teste (ainda está por vir) vazar ele para um pote e usar no aerografo, para ver se outras tintas aderem por cima desta tinta spray.

ele funciona p/ plásticos de uso externo. fica bem em PVC, mas PS vai estragar mesmo.

tinha um fundo branco p/ isopor que ficava bom em PS, mas saiu de linha.

ainda se acha por aki esse fundo para isopor.
mas não sever como tinta, serve como fundo mesmo.
mas acho ele muito "peguento"

sinto q toda a situação aki é a q to passando:
uma solução para a cor branca no kit.

Originally Posted by Igor:



sinto q toda a situação aki é a q to passando:
uma solução para a cor branca no kit.

Pois é Igor. Pra quem pode se dar ao luxo de pagar uma fortuna num potinho de Tamyia ou segurar a onda das automativas, sem problemas, mas para o modelista médio isso do branco se tornou um problema grave. Pena o MH ter desistido das tintas dele. Não cheguei a experimentar, mas na época falava-se que eram equivalentes às Tamyia.

Já testei Colorgim e não gostei.

Não entendi bem as conclusões a que os amigos chegaram.

 

Nunca usei esmalte de unhas para pintar modelos de veículos mas, pelo que li até agora, quaisquer dificuldades com ele não passa pelo preço, disponibilidade nem pela toxidade de aplicação.

 

Vejamos:

Um esmalte comum, de 8ml, custa ao redor de R$3-4,00 reais.

É diluído com óleo de banana, 100ml, R$3,39, para uso com aerógrafo.

 

João Pedro na descrição acima: "para um kit utilizei 2 vidros de 8ml e sobrou um pouco de tinta".

 

Usar 3 vidros de esmalte de unha com 24ml, não diluído, para pintar um kit 1/24, é um exagero.

Seria o mesmo que pintar um kit de Tiger I, de qualquer fabricante, 1/35, com um pote inteiro de Dark Yellow. Ora, usamos as nossas tintas, ao menos eu o faço, diluídas, o que faz com que um pote Tamiya tenha um bom custo-benefício.

 

Usar ou não esmalte de unhas é um questão de opção de cada um, mas com a alta do dólar, taxação alfandegária e restrições à importação é mais uma alternativa de pintura que se deve ver com bastante carinho.

Abs.

artemius111...... pintura é um assunto q ganha  amplitude imensa pq envolvem vários componentes:
tinta (tipo)

diluição (tipo de diluente e quantidade)
equipamento (no caso do aerógrafo acrescente :tipo e pressão e distância na hora da aplicação )

junta tudo com a maior de todas as variáveis:
técnica (a mãozona do modelista).

 

dai vc vai vendo q a pergunta foi apenas uma:
se alguém usava ou usou esmalte de unha, e viu a amplitude e proporção q tomou?

 

o mais importante q eu acho é o cara compartilhar o que aconteceu ou acontece na hora q entra todas as "variáveis" acima.

 

vc citou:

"Usar 3 vidros de esmalte de unha com 24ml, não diluído, para pintar um kit 1/24, é um exagero."

 

e eu citei:
esmalte não dá cobertura, são muitas demãos para criar uma boa cobertura.

 

não sei se vc usa ou já usou um aerografo Paasche da linha VL VLH ?

meu amigo...... , ele é um consumidor voraz de ar q na minha mão para fazer uma pintura usando tinta automotiva duco ou poliéster só usando ele com 30 -40 libras.

tem gente q acha um absurdo, mas os Paasches são os mais utilizados para pinturas de grandes áreas ou na qual vc tem q usar bastante ar para q a tinta não ataque o plástico caindo nele praticamente seco.

 

ja para pinturas "militares" o consumo de tinta e pressão cai muito.

então entendo vc achar q é um exagero, mas não é não.

 

pra vc ter uma ideia, numa boa vc usa uns 50-70 ml de tinta automotiva diluida (dai o pq de tanto volume, é mais diluente do q tinta propriamente ) pintando um carro 1/24
e a cor usada influencia muito.

 

 

Originally Posted by Bradley:

Uma ALTERNATIVA para o branco é usar nanquim(existem outras cores também além de branco e preto).

Só precisa SEMPRE de algum tipo de "primerização".

ja ouvi falar, mas nunca tentei.
aqui em Belém não tem o branco..........
mas tá ai a ideia.

opa jaca brigadão, ainda bem q é caraca, e não o  outro....rs
o VL é o melhor aerógrafo q trabalhei, tenho 4 (na epoca q montar para os outros era meu ganha pão, eram 2 para brancos e vernizes, e 2 para outras cores).....mas desde que quando são usados do mesmo jeito de pistolas de pinturas grandes.
já para o modelismo "fino" e digamos "hobby" os Badger (tenho um 150 aki é é uma maravilha) Iwatta, holbein são os q usei e putz.....q aerografos.
mas como estou voltando pro modelismo agora, tô bem curioso com essa nova geração muito usada e comercializada aki na web kits.

 

Originally Posted by Tripa seca:

Chutando o assunto do tópico de vez, o Juliano não retornou com as tintas Easy Colors?

Que eu saiba 'Easy Colors' foi-se à tempos.... e não volta mais!

os caras se deram mal com o tal de 'Lata Velha' da Globo....

Last edited by Marcus

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